Assessor de presidente da CPI diz que áudios não foram manipulados

Sobre a postagem abaixo a respeito da denúncia de manipulação da sequência de áudios apresentados na CPI do Detran, vai esta carta do jornalista Marcelo Nepomuceno, que a mando do deputado Fabiano Pereira realizou o serviço, que segundo ele foi apenas organizado segundo avaliação feita por antecipação sobre a deupagem das gravações:

Conforme conversamos por telefone, deixo aqui as minhas observações quanto à organização e apresentação das interceptações telefônicas da Operação Rodin, executadas na quarta-feira (4), na CPI do Detran e que foram motivo de discussão em teu prestigiado blog.

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a compilação dos áudios prescindiu uma análise prévia dos Relatórios de Inteligência Policial (RIPs), da Polícia Federal, que estão de posse da CPI há nove dias. Constam nesses RIPs as transcrições de todos os áudios - com data, hora e interlocutores - recebidos pelo presidente da Comissão, deputado Fabiano Pereira, na terça-feira.

O meu trabalho foi, sim, solitário, porém iniciou há mais de uma semana. Fui incumbido pelo deputado Fabiano da tarefa de, a partir da compilação desses áudios, permitir aos deputados que esclareçam as principais dúvidas deixadas pelos depoentes que passaram pela Assembléia Legislativa. Quais sejam:

- Como se davam as negociações e operações entre os professores, diretores de Fundação e das sistemistas. Quais códigos utilizavam para falar de dinheiro e percentuais, que pressões sofriam e de quem;

- Como o ex-presidente Flávio Vaz Netto tomou conhecimento das investigações no Tribunal de Contas do Estado. Como procedeu nessa questão, e a quem recorreu;

- Esclarecer qual a real participação na fraude de pessoas como Flávio Vaz Netto, Chico Fraga, Lair Ferst, Antônio Dorneu Maciel, Carlos Ubiratan. De que forma atuavam, como interagiam, o que buscavam e se havia a participação de algum agente do governo nesse processo;

- Por fim, deixar claro como se dava - em Santa Maria e Porto Alegre - as negociações e tensionamentos que visavam a arrecadação e posterior entrega de dinheiro destinado a propina.

-----

Reitero que, se for de seu interesse, posso encaminhar o roteiro de escutas executadas na CPI, organizadas por este jornalista, para tua avaliação.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/