Lula quer, mas acordo de livre comércio entre UE e Mercosul dificilmente será assinado neste sábado

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, dificilmente será assinado neste sábado, ao contrário do que vem anunciando o governo brasileiro, que preside atualmente o Mercosul. 

França, Itália, Bélgica, Holanda e Polônia tentam bloquear a votação prevista para amanhã no Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado dos 27 países membros da União Europeia. A maior parte desses países tem que aprovar, e é preciso ter em conjunto 75% da população do bloco apoiando o acordo.

O problema todo está no agro. O agro europeu teme ser esmagado pelo agro brasileiro.

Os dois blocos conversam há 25 anos para criar uma grande área de livre comércio com mais de 700 milhões de pessoas.

Um dos principais entraves foi parcialmente superado ontem, quando o Parlamento Europeu votou e aprovou salvaguardas para proteger o agronegócio europeu. 

5 comentários:

Anônimo disse...

O agro europeu se protege. O negociadores do governo pensam nas benesses da colheita deste ano.
A indústria brasileira ficará submissa. A indústria europeia se protege e quer logo estar competindo com a chinesa na exportação de tudo, até de pás, arames, pregos e parafusos.

Anônimo disse...

A única coisa, além de dinheiro, óbvio, que Lula quer na vida inútil dele, é continuar inútil, já que ser útil dá trabalho.

Anônimo disse...

Nos anos 90 a participação da indústria no PIB do Brasil estava em 35%. Hoje é de 11%. Com este acordo vai cair ainda mais.

Anônimo disse...

Falando em Lula, saiu a foto dele com todo o ministério para comemorar o fim do ano.
São mesmo ele e + 40!
Entendam como quiser…

Anônimo disse...

Será que a União Europeia não aceitaria uma propina ? Nisso o Lula é exímio negociador.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/