Este artigo é do "Observatório para um Brasil Soberano".
O mercado financeiro não deveria minimizar a ordem de Donald Trump que classificou cartéis como organizações terroristas. A decisão, embora cercada de interpretações políticas, acerta ao ir além do campo militar e abre caminho para um conjunto de medidas que impactam diretamente o funcionamento do sistema financeiro e das cadeias de comércio internacional. Ao alterar a forma como fluxos de capital e mercadorias são examinados, os Estados Unidos elevam o nível de exigência para qualquer operação ligada a setores sensíveis, mesmo quando realizada no mercado formal.
Isso pode alcançar bancos, fundos, exportadores e cadeias logísticas com algum grau de exposição a fluxos suspeitos. Pode significar triagem mais rigorosa, cruzamento de dados com listas de sanção, bloqueios preventivos e exigência de auditorias e rastreabilidade.
Não se trata apenas de punir organizações criminosas, mas de apertar o cerco sobre toda a rede econômica que dá suporte a essas atividades, direta ou indiretamente.
CLIQUE AQUI para ler mais.
2 comentários:
E? Vcs acham que o governo dá bola pra isso? Jair avisou o que ia acontecer se esse pessoal voltasse e está acontecendo. Agora façam um l e se f!
Algum bolsonarista sabe me informar se é verdade que o mais novo presidiário está com crise de soluço?
Postar um comentário