A Concepa, empresa privada que administra - e bem - a freeway Porto Alegre-Osório, pediu à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorização para admitir velocidade de 120 kms na estrada, hoje limitada a 100 kms. Quando foi criada, a freeway permitia o limite máximo de 120 kms.
. Um dos objetivos da permissão é melhorar o fluxo de veículos nos horários de maior movimento, no verão.
- A Concepa andará melhor ainda quando elaborar um plano para abrir duas das tres pistas do lado contrário, para admitir o tráfego para Porto Alegre também por ali, sempre que o retorno das praias exigir isto.
7 comentários:
Já enfrentei essa loucura de mão invertida na Free-Way, apoiar isso é caso para internação, é um perigo total. O que tem que ser feito é: a Concepa fazer as obras para implantar a quarta pista em toda a estrada, e com acostamento. Aí o fluxo será melhor e aí sim poderá se elevar a velocidade máxima para 120 km/h. Até lá, o limite de 100 km/h é mais seguro, haja vista que não há inspeção veicular e numa estrada estreita qualquer "caieira" andando é um perigo. Com quatro pistas, aí pode ser.
O que a Concepa tem de fazer na verdade é construir mais duas pistas de cada lado, não importando se isto seja caro ou barato. Afinal, grana eles já ganharam e bastante todos estes anos.
Pensar em aumentar o limite de velocidade na freeway só depois que a Concepa completar as obras que faltam, pois existem muitos trechos onde a terceira pista e acostamento não foram feitos.
Atualmente seria um risco grande.
Abrir duas pistas no sentido inverso seria uma insanidade monumental.
Preferivel então, por segurança, manter o fluxo apenas numa direção nas duas pistas, isto num periodo de horas limitado nos dias onde o movimento esperado seja muito grande.
Lembremos que a freeway tem uma via alternativa funcionando que atenderia os veiculos no sentido inverso.
E quem hoje respeita o limite dos100 km na FreeWay? Todas as vezes que anda nela a 100km/h 99% dos carros passam por mim e se ando a 120km/h, tambem passam por min. Tem que passar para os 120 e tambem mexer neste limite ridiculo de 80 km em estrada, que diga-se de passagem, ninguem respeita.
A free way deveria voltar aos 120km/h, como na sua inauguração.
Sem esperar completar 3 pistas, acostamento, etc. Com duas pistas dava por não haveria de dar agora.
De mais a mais a Free Way passou uns bons 10 anos sem fiscalização de velocidade. Dava para se ir em 45 min do trevo da Assis Brasil até o trevo de Osório anos a fio (média de 120km/h).
Quando a pista c/ sentido inverso.
Minha opinião:
- as duas pistas com sentido Praia -> P.Alegre
- durante algumas horas ( 4, 6, 8 ??)
- antecedência: no início do verão já marcar dias e horas de sentido inverso para todo verão.
- quem for para praia vai pela RS30 que é paralela à FreeWay.
PRE REQUISITOS:
- sinalização completa para o sentido inverso
- cancelas ou assemelhados impedindo a entrada de desavisados no sentido normal.
- saídas sinalizadas e bem feitas para se sair da pista com o sentido invertido.
Planejando direito dá.
Acho ridículo o limite de 100km/h com 3 pistas. Querer 4 pistas para andar a 120km/h ? O que que é isto ?. Em qualquer estrada de mão dupla aí do interior se anda a 120 sem problemas.
Quanto a inspeção veicular: é mais um imposto a nos sugar. E' a única certeza que temos. Quem mantém o carro em ordem continuara mantendo. E os relaxados vão fazer o mínimo para passar no exame.
O exame veicular não pega, entre outras coisas porque o estado do veículo raramente é a causa dos acidentes.
A velocidade não provoca acidentes sózinha, tem que haver um outro risco combinado. No Japão inauguraram uma rodovia 8 pistas, perfeita para 200km/h, comlimite de 100 ou 120. Ela apresentou mais acidentes que as congeneres: os motoristas caiam no sono com muito mais frequência.
Os acidentes, esta mortandade estúpida no transito pouco tem a haver com acostamentos, 3 pistas ou 4 pistas, "caieiras", inspeção veicular, etc.
São os motoristas que assumem riscos desnecessários, de toda ordem.
Passaram-se umas poucas semanas com a "Lei Seca" sendo fiscalizada e as estatisticas já refletiram a diminuição de mortes. Parou a fiscalização, voltou tudo ao "normal".
A impunidade, como em toda sociedade, está solta. Para casos realmente graves não há local adequado sequer para uma detenção temporária dos infratores. O lugar dos motoristas culpados certamente não é numa penitenciária dominada por traficantes e marginais de toda espécie.
Mas muita coisa pode, e deve ser feita, p. ex. cameras.
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