Clipping
Revista Veja
14 de marco de 2009
Eminências da direita mais empedernida da política americana deram para denunciar que as medidas tomadas por Obama para combater a crise estão colocando os Estados Unidos na rota do socialismo. O ex-quase-presidenciável Mike Huckabee, que perdeu a disputa pela candidatura para o senador John McCain, disse que Obama está criando "repúblicas socialistas" no país, e completou: "Lenin e Stalin iam amar isto aqui". O assunto virou capa de revista e está no parachoque dos carros na forma de adesivos que saúdam o presidente como "camarada Obama" e o país como "União dos Estados Socialistas da América". Os trombeteiros do "socialismo americano" começaram a se agitar porque, para domar a crise, o governo americano está drenando oceanos de dinheiro público na economia, despertando o perigo do gigantismo estatal. A coisa piorou quando Obama entregou ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010. Com 3,6 trilhões de dólares, a proposta é ousada e promete uma guinada radical em boa parte das políticas públicas que o país vem adotando nos últimos trinta anos. Obama propõe universalizar o sistema de saúde, incorporando os 40 milhões de americanos que hoje não têm nenhum tipo de assistência. Quer ampliar o papel do governo na educação primária, aumentar a ajuda federal aos estudantes de baixa renda que entram na universidade e implantar uma política de proteção ambiental inteiramente diferente, que força a redução da emissão de poluentes à base de taxações. Para financiar tudo isso, em parte, Obama pretende aumentar os impostos dos 5% mais ricos – os que ganham acima de 250 000 dólares anuais.
2 comentários:
E tem toda a razão. Governos democratas adoram isso, tem um pé ao menos no marxismo, quando não os dois. Negar isso é pura ignorância. Procure no Google pelo Comunity Reinvestment Act, do governo Carter, que dá (ainda está em vigor) vantagens aos bancos americanos que emprestassem a quem tinha condições de pagar menos, os "excluídos"... Aí, se você tiver dois neurônios, saberá de onde surgiu a crise de inadimplência que abala os EUA de 2007 para cá... Coisa de socialista, o Estado interferindo no mercado, e o forçando a fazer o que a matemática diz que está errado. Se não fizer, seu banco acaba quebrando porque outros farão e terão apoio do governo americano (acesso a verbas públicas entre outras coisas) e você ficará a ver navios. Aí, todos fazem e o resultado é esse que estamos vende. Com o patrocínio do governo socialista de Carter. E é como o Bolsa-Família: depois de criada tal lei, ninguém mais consegue revogá-la sem se suicidar politicamente.
Concordo integralmente com o Surfista Prateado!
Uma democracia liberal quando se aproxima da configuração social-democrata está ficando mais perto de quê ? Não seria do socialismo ?
Ignorar isso é o mesmo que dizer que 2+2 é 5...
Postar um comentário