Governo gaúcho programa notebook e internet para todos os professores públicos.

Passou quase despercebido o anúncio do governo gaúcho de que vai subsidiar os juros e os impostos do financiamento para que os 84 mil professores em atividade da rede pública estadual comprem seus notebooks e softwares. Todos estarão plugados na Web por banda larga. O governo também já investiu em 534 novos laboratórios de informática nas escolas. A rede estadual já conta com 1,8 mil ambientes informatizados.

. Os 2,6 milhões de alunos das escolas públicas estaduais não entraram no jogo.. O governo atribuiu a efetivação do plano ao Banrisul.

. A idéia do Projeto Professor Digital, braço do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, é alcançar computadores pessoais portáteis muito baratos – e prestações baixíssimas.

. O negócio todo poderá alcançar R$ 84 milhões.. O editor foi atrás de um programa muito parecido que o governo federal do Uruguai começou a implementar há dois anos e meio. A idéia do editor foi comparar o que fez o governo federal uruguaio e o que começou a tocar o governo estadual gaúcho.

. No site do programa aparece claramente a ambição da decisão do governo federal: “Hoje está começando um novo Uruguai”.

. O chamado Plano Cibal (Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje en Línea) concluirá este ano com a entrega de laptops para 300 mil alunos e professores do curso primário das escolas públicas. Você saberá mais logo a seguir.

. O Plano Ceibal chegará ao final do programa com um custo de US$ 100 milhões e já é considerado a mais importante e completa ação deste gênero em toda a América Latina.

CLIQUE AQUI para conhecer tudo sobre o Plano Ceibal, inclusive vídeos (o site é excepcionalmente bem produzido).

CLIQUE AQUI para conhecer o projeto enviado para a Assembléia do RS.

7 comentários:

Anônimo disse...

Deveriam dar este beneficio só aos que trabalham. Os que são pelegos do sindicato deveriam pedir um vale-note para o Lula.

Gilmar Moschen disse...

Alguns destes professores bloquearão os computadores sendo permitido somente o acesso as bibliotecas do Cpergs e do PT.
Estes compuradores nem precisariam serem dualcor, afinal tudo que forem consultar estará em vermelho.

teste disse...

Pontos a ponderar:

A) Os professores não sabem usar computadores. Nem no ensino superior. Recusas no recebimento de trabalhos acadêmicos por email, apresentações ruins e timidez no uso dos recursos são comuns. No ensino superior público e privado. Imagina no fundamental e médio.

B) Deve-se criar um plano de financiamento para cursos e financiar ou subsidiar também o acesso à internet na residência do professor. Em contrapartida colocar serviços de retorno de informação via internet para os professores informarem dados de ensino. Assim vão "acostumando" com a coisa. Leilões de compra de banda larga para todas as teles seriam uma ótima idéia.

C)Deveriam exigir que todos os fornecedores de notebooks fossem do estado do RS, e todos aderissem a nota eletrônica para entrar no "catálogo" de fornecedores. Pesquisa indica que mais de 50% dos notes vendidos são "irregulares". Não vai faltar esperto fazendo "esquema" pra vender notebook. Rastreio fiscal TOTAL. Antes que gritem: Nota fiscal eletrônica é mais barata que um pacote de notas (formulário) + impressora matricial.

D)Exigir dos fabricantes um comprometimento de 2 anos ou mais no suporte de drivers e garantia, para que a empresa x não traga da china containers de notes xing link e coloque um adesivo de marca recém criada. Vendem o "Notetche" e daqui a 6 meses tu não acha driver pra nada. Nem bateria para reposição. Exigir também todas as certificações de fabricação possíveis (RoHS, etc.)

E) Criar condições claras para a compra de software, agradar gregos e troianos no software livre ou microsoft/apple. Dar opções sem preconceitos aos dois.

F) Preparar a paciência para o berreiro dos defensores políticos do software livre. Me faz lembrar Banrisul...

E por aí. Esta é mais uma daquelas idéias boas que podem virar uma droga.

Anônimo disse...

O problema é que a mairia desses professores utilizará o notebook e a Internet só para frequentar os blogs da RBS, para atacar Yeda.

Anônimo disse...

Para que computador? Gasta em propaganda na Zero Hora e ajude Nelson Sirotsky a comprar outro apartamento em Punta. Será reeleita e estará bem na mídia...

Bred disse...

POR QUE SERÁ QUE O GOVERNO NÃO ESTENDE ESTE BENEFICIO PARA OS PROFESSORES APOSENTADOS ! JÁ QUE NÃO VÃO SER AGRACIADOS COM O AUMENTO !!!!!

Anônimo disse...

POR QUE SERÁ QUE O GOVERNO NÃO ESTENDE ESTE BENEFICIO PARA OS PROFESSORES APOSENTADOS ! JÁ QUE NÃO VÃO SER AGRACIADOS COM O AUMENTO !!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/