Saiba por que não dá para se conformar com Pibinho de 3% ao ano

No comentário diário via Twitcam que o editor disponibiliza no site www.polibiobraga.com.br, a chamada de capa avisa que não dá para se contentar com crescimento do PIB de apenas 3%  ou 3,5% no ano.

. O governo até comemora o número, mas faz isto por demagogia e irresponsabilidade, já que abriu o ano projetando um Pibão de 5% (Dilma começou a falar em Pibão de 2013,  quando defrontou-se com o Pibinho de 0,9% de 2012 e queria sepultar o mau passado).

. O assunto é tema central da conversa de uma hora que o editor teve com o professor André Azevedo (Azevedo é graduado pela Ufrgs e tem doutorado na Inglaterra). O professor da Unisinos e os outros dois interlocutores (Leandro Rushel e Stormer) da conversa que está disponibilizada na telinha de TV desta página, aí ao lado, acima, do lado direito,  chamaram a atenção para o fato de que o crescimento de 3% a 3,5% é intolerável.

. Não se trata apenas de gerar mais riquezas e com isto fazer com que o Brasil seja mais próspero, mas é também a necessidade de manter e ampliar as condições de bem estar social da população. Se o Brasil quiser manter o avanço dos indicadores sociais registrados entre 1970 e 2011, terá que crescer acima de 5% ao ano, segundo conclusão do Instituto nacional de Altos Estudos, Inae, conforme exposição feita por seu economista, Roberto Cavalcanti de Albuquerque, quarta-feira, no 25º Fórum Nacional, no Rio. O progresso social apresentado pelo Brasil nos últimos 340 anos,está acoplado ao próprio crescimento econômico. Nos anos 1970, que tiveram forte expansão econômica, o indicador de desenvolvimento social cresceu 4% ao ano, enquanto no período 2000 a 2010, que registrou expansão menor, o crescimento foi de apenas 2%.

. Apostar em crescimentos pífios de 3%, menos do que isto ou pouco mais, é condenar os brasileiros ao atraso.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aécio provoca crise diplomática dos tucanos com país africano, por declaração preconceituosa e falsa:

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) demonstrou todo seu despreparo e preconceito, ao fazer declarações pejorativas ao Gabão, nação africana amiga do Brasil.

Para piorar, não havia qualquer motivo para colocar o nome do país no meio. E ainda por cima, a informação que ele cita é falsa. E é coisa de colonizado, pois o tucano mostrou que se orienta por um suposto "estudo" estadunidense.

Quando a presidenta Dilma criou o ministério da micro-empresa, o tucano (que, pelo jeito também não deve gostar das pequenas e micro-empresas), disse:

— Teremos a posse de mais um ministro de Estado, algo inimaginável (...) Recentemente, um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, em mais de 170 países, mostrou que os países mais bem administrados são aqueles que têm entre 19 e 22 ministérios e o governo brasileiro, a partir de amanhã (quinta-feira), concorrerá com o Gabão, o único país do mundo que tem também cerca de 40 ministérios — disse Aécio.

A declaração provocou reação da embaixada do Gabão, que emitiu a nota:

Em reportagem publicada em 9/5, o Senador Aécio Neves (PSDB-MG) tomou a liberdade de fazer uma falsa declaração sobre a composição do governo da República do Gabão que, assim como a do Brasil, ele considera pletórica. De fato, o Senador sustenta, e cito: "O Senador tucano afirma que só o país africano (o Gabão) tem cerca de 40 ministros..." Reitero que o governo do Gabão é composto por 28 membros, além do primeiro-ministro, chefe do governo, totalizando 29. A declaração do Senador é infundada e a alusão é totalmente incompreensível, pois o Gabão e o Brasil, embora sejam países amigos, cada um tem a sua especificidade política. Da mesma forma, o governo do Gabão manifesta o seu firme apoio político ao governo brasileiro e, ao mesmo tempo, elogia a sabedoria de sua presidente, Sua Excelência a senhora Dilma Rousseff.

JÉRÔME ANGOUO

EMBAIXADOR EXTRAORDINÁRIO E PLENIPOTENCIÁRIO DO GABÃO NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Anônimo disse...

Então nem o Gabão é tão perdulário como o governo petralha.
Confirmado.

Anônimo disse...

Gabão, quem se preocupa com o Gabão ?
Só o louco do Lulla, que colocou embaixadas em todos os países pois achva que ia para a ONU !
Gabão, e eu co o Gabão ?

Anônimo disse...

Anos atras os EUA diziam a mesma coisa do Brasil.

Anônimo disse...

O Aécio está correto,comparou com que há de mais atrasado no mundo.São governos que utiliza o dinheiro dos pobres do Gabão para pagarem uma máquina ineficiente e cara.

Anônimo disse...

Provavelmente o playboy mineiro estava filosofando da janela de seu apartamento no Rio de Janeiro...
Boca braba...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/