Eis a prova da votação do Brasil moderno e do Brasil dos grotões.

A lista que você pode examinar ao lado (clique em cima para ampliar a imagem) foi elaborada pelo site www.terra.com.br e revela de que modo a candidatura do tucano José Serra capturou amplo apoio nas cidades de IDH mais alto do Brasil, ao mesmo tempo em que demonstra que nas cidades de mais baixo IDH a vantagem foi da petista Dilma Roussef.

. O IDH mede o Índice de Desenvolvimento Humano, portanto apresenta as cidades com melhor qualidade de vida, o que inclui rendimento melhor e mais bem distribuído entre a população, maiores níveis de educação e de cultura, melhores condições de vida social e segurança.

. Nas 10 campeães de IDH, entre as quais três gaúchas, inclusive Bento Gonçalves, cujo prefeito é do PT, Serra levou vantagem em nove. É um número muito alto e muito superior à fatia que ele conseguiu no Brasil.

. Ao contrário, Dilma Roussef levou vantagem em nove das dez cidades de pior IDH do Brasil.

. O que revelam as tabelas é que a candidatura de José Serra, do PSDB, é a candidatura dos centros urbanos e rurais mais modernos, contemporâneos, progressistas, que compreendem suas propostas de administração inovadora, competente e eficaz, comprovada pelo seu currículo e biografia conhecidíssimos.

. No caso dos municípios de IDH baixíssimo, prevaleceu o voto dos eleitores mais atrasados, pobres, dispostos a fazer concessões por bolsas-fomes. São os votos dos grotões. O PT surge no caso como o Partido dos velhos coronéis dos antigos PSD  (PMDB) e UDN (PT). Este tipo de eleitor vai atrás de qualquer Padim Ciço, votando numa candidata que possui um currículo já denunciado como falso (Sistema Lattes) e uma biografia totalmente obscura, sombreada e sem brilho próprio algum.

. O cotejo desses dois candidatos e desses dois Brasis estará em jogo no segundo turno.

10 comentários:

Marcelo disse...

E outra: deve-se analisar a evolução dos IDH dessas cidades ao longo do tempo. Bento, por exemplo, deve ter IDH alto desde sua emancipação. Ou seja, seus moradores já têm mais qualidade de vida, independente da ação de um ou de outro.

Anônimo disse...

És um gênio!

Mordaz disse...

A enquete da Inquiete, na internet, acessível apenas a que usa internet, com 248 240 internautas votando, dava 10% para Dilma e 60% para Serra, neste universo todo. O que comprova que os mais desinformados estão com Dilma pelo espírito de manada.

Anônimo disse...

a qual Brasil o Rio Grande do Sul pertence? Basta olhar o mapa das votaç~eos!!!

Anônimo disse...

DILMA = candidata dos ignorantes e vendilhões do templo, atrasados e panacas de cursos da área de ciências humanas nas universidades.
SERRA = candidato do progresso e do Brasil adiantado, basta ver o up grade de SP nos últimos anos frente ao RS por exemplo. Candidato dos cursos de medicina, engenharias e dos cursos de inteligência verdadeira.

Anônimo disse...

AQUI, no Rio Grande do Sul, de IDH alto, tem bolsa familia / bolsa BNDS, bolsa BB, bolsa CEF.

Portanto, está claro porque Dilmá ganhou.

Todos tem preço, o que não tem é dinheiro de graça suficiente para todos. Logo, Dilmá não obteve maioria no País.

Paulo A Gazzana disse...

Quem conhece o sertão nordestino, sabe que as famílias precisam do Bolsa-Família. Agricultores trabalham um ano inteiro para ganhar no máximo mil reais POR ANO!. A questão é se vale à pena mante-los nas regiões áridas, onde é impossível progredir. Melhor seria levar essas pessoas para regiões mais férteis, onde houvesse condições de uma vida digna. Após 10 anos de Bolsas disso e daquilo (FHC começou, lembram?) as pessoas continuam pobres, passariam fome sem esses recursos. Isso indica que a ajuda precisa continuar, mas o programa precisa tomar outros rumos, porque parece não estar resolvendo o problema da miséria, apenas ameniza a fome e, parece, é fundamental na eleição de certos políticos. Acabar com a miséria seria um nobre objetivo e, isso, ajudaria a limpar a demagogia do cenário político. Proponho ampliar a ajuda, remover essas pessoas para locais melhores, longe das regiões áridas, controle da natalidade e 15 horas por dia de atividades produtivas, ou seja, trabalhar de dia, estudar das 19 às 23 horas e aos finais de semana, como qualquer cidadão classe média do nosso planeta.

Anônimo disse...

O Rio Grande (Pequeno) do Sul também tem sua Tiririca Manuela - duranta as votações na Camara dos Vereadores e, depois, na dos Deputados, adorava surfar na web.

Anônimo disse...

O gaúcho e seu jeito bairrista de ver e votar,hehe!


Almirante Kirk

Fernandez disse...

Antigamente eleitores que trocavam seu voto por dentadura.
Nesta última eleição uma repórter flagrou gente da Roseana Sarney pagando de contas de água, luz e telefone de eleitores.
O eleitor continua o mesmo, só mudou a moeda de troca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/