A corrupção no PT e nos governos Lula e Dilma foi tema recorrente durante todo o debate. Dilma fugiu do assunto o tempo todo. Ao ser interrogado sobre a melhor maneira de combater a corrupção, Aécio arrancou aplausos ao dizer para a indecisa Adriana, uma das perguntadoras: "É só acabar com o PT".
Em todas as ferramentas disponibilizadas pelo site G1, Globo, para votação dos eleitores, o candidato Aécio Neves recebeu a maior quantidade de manifestações a seu favor na seguinte pergunta?
Quem venceu o último debate ?
O resultado no Facebook foi o seguinte:
Aécio, 56%
Dilma, 44%
. Em alguns momentos a presidente estava claramente transtornada, gaguejou, confundiu-se na formação de frases, não conseguiu esconder a expressão de desconforto diante de perguntas e colocações mais fortes e fugiu flagrantemente diante de questões decisivas, com respostas evasivas sobre sua posição em relação aos companheiros petistas presos por corrupção no Presídio da Papuda. A reportagem de Veja, denunciando-a como chefe de quadrilha na Petrobrás, foi objeto de poucas palavras de indignação da presidente e nenhuma explicação. Ela exigiu provas, coisa que ao pediu na semana anterior quando acusou o senador Sérgio Guerra.
. O adversásrio de Dilma, Aécio Neves, apesar de jovem é um político experiente, líder no Congresso Nacional, presidente de Partido e dono de uma eloquência indiscutível, jamais registrando dificuldade para se expressar. O senador tucano não conseguiu conter o permanente sorriso irônico diante das trapalhadas e mentiras que ouviu o tempo todo.
. O formato do debate ajudou os eleitores a decidir seus votos, porque nos dois blocos em que os indecisos falaram, foi possível avaliar respostas diretas sobre planos de governo, o que incluíram avaliações sobre obras passadas.
CLIQUE AQUI para ler, também, análise de Reinaldo Azevedo, Veja, sobre o debate.
Um comentário:
A democracia brasileira não deixa de estar funcionando, pois todos tem oportunidade de ser presidente da república, até uma idiota. É o verdadeiro poste de um populista. A Dilma em situação normal, sem o Lula, era secretária meia-boca e já protegida pelo Collares, pois já estava demais pro cargo.
Infelizmente, o Brasil é um país desgraçado, pois teve oportunidade de ter grandes presidentes e perdeu-os por decisões populistas. Espero que Deus coloque sua mão nas nossas cabeças desta vez, chega de sofrer!
Postar um comentário