O turismo de massa obriga os gaúchos a repensar Gramado

Gramado, 40 mil habitantes, 102 kms de Porto Alegre, na Serra do RS, é o único município gaúcho totalmente focado na atividade de turismo.

. Não existe nada semelhante no Estado.

. Neste feriadão de Páscoa, Gramado recebeu 120 mil turistas – três vezes a sua própria população. O cálculo é do secretário municipal do Turismo, Gilberto Tomasini.

. É um feito e tanto.

. Nem mesmo no maior evento do ano, o Natal Luz, aconteceu algo semelhante num único feriadão, embora a promoção receba 1 milhão de visitantes durante os seus tres meses de duração.

. O prefeito Nestor Tissot, do PP (o PP não perde eleição local há 20 anos) apostou corretamente quando recebeu de volta os empreendedores privados da Chocofest.

. Com eventos como a Chocofest e o Natal Luz, Gramado transforma-se rapidamente numa espécie de Orlando com Disneylandia aberta, mas nem de longe conta com a infraestrutura material e social existente na Flórida. Seus atrativos são as promoções perfeitas, a cidade limpa, a segurança, a ausência de lúmpens urbanos (pedintes, ambulantes e achacadores) a oferta abundante de bons leitos e ótimos restaurantes, a paisagem serrana e o espírito acolhedor da população. É um povo que joga para ganhar.

. Nos quatro dias do feriadão da Páscoa faltaram ruas, restaurantes, lojas e até hotéis.

. Os veranistas que desbravaram a cidade e implementaram a cultura local de bem receber o forasteiro, estão alarmados com o advento do turismo de massa, mas ele veio para ficar.

. O prefeito Nestor Tissot, os políticos e os empreendedores de Gramado sabem que decisões dramáticas terão que ser tomadas – e com urgência.

16 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, a única coisa ruim que tem gramado são os deslumbrados que aparecem por lá, gente que nunca teria condições de frequentar gramado na alta temporada mas em troca de permuta e outras cositas más se hospeda, come e dorme lá como se tivesse condições..pobre gente..permutam tudo, comida e hospedagem então..e delhe desconto pra patota que se acha ehehehe

Anônimo disse...

Aos Moradores de Gramado que não aguentam mais o movimento intenso causado pela invasão de turistas; único refugio é a bela e verdadeiramente européia Nova Petrópolis. Eu já mudei-me para la; alias, aproveitem para comprar antes que os terrenos e casas não subam ainda mais. Só que o perfil lá é para gente que quer tranquilidade com qualidade e não badalação.

Anônimo disse...

Gramado ficaria bem melhor se não existissem gramadenses, mas o que fazer ? Já notaram que carro velho que corta a frente tem placa de Gramado ? Alguém percebeu que carro que não pára para pedestre passar, é sempre com placa de Gramado ? E você diz que eles recebem bem ? Ora. Na últma campanha, por pouco não ganhou o candidato que queria fechar as fronteiras de Gramado. Não chateia, Polibio, tu não entende nada de Gramado.

Anônimo disse...

Esqueceu de mencionar o preço da comida em Gramado, mais caro que Paris, um roubo.

Anônimo disse...

Não senhor...tem uns tipos estragados de Placa de Porto Alegre...que não "Conhecem" faixa de segurança, vai ver é tudo carro alugado.

Anônimo disse...

gramado é terra de colono.
sem o turismo eles estariam espalhando esterco no campo.

Rodrigo disse...

Lendo os comentários acima, penso que quem escreveu tem inveja de quem mora na região serrana.
Aqui as pessoas são educadas e preocupam-se com a cidade onde moram. Você que escreveu que os Gramadenses são colonos, respondo que temos a origem simples sim e talves por isso a cidade é linda, segura e tantas pessoas vem do mundo inteiro ver o feito do povo Gramadense. Abraço e cuide de sua cidade, ela pode ficar como Gramado, seja educado com as pessoas e assim não precisará vir mais a Gramado, caso contrário será muito bem recebido aqui na minha cidade.

Anônimo disse...

Tem gente que cultiva esta maldita mentalidade bairrista e tacanha de gaúcho. Parece que tecer qualquer crítica a Gramado é uma ofensa mortal! Gramado é cara, muito cara! Estive mês passado em Gramado com um amigo austríaco que ficou horrorizado com os preços da cidade em relação a qualidade do serviço oferecido. Depois, com suas exceções, o gramadense é prepotente e grosseiro. Considera o turista, aquele que sustenta a cidade, um intruso, um estorvo. A mentalidade não é muito diferente dos infernais "manezinhos" de Florianópolis. Ou seja, os "manezinhos" acham que moram em St. Barth ou no Havaí. E os gramadenses acham que moram na nos Alpes.

Anônimo disse...

Rodrigo, tenho amigos em Gramado e moro perto de Gramado...tô contigo, Parabens pelo comentario equilibrado, verdadeiro e adequado.

Anônimo disse...

Gramado tem opção para todos os Bolsos, tem que saber procurar, perguntar

Anônimo disse...

Sou moradora de Gramado e a cidade cultiva a limpeza e flores, aquela destruida por turistas, a boa educação - abusada pelo turista. Falar mal do gramadense? O que sobrará para o portoalegrense que esnoba sujeira, lixo e total falta de educação no trânsito? É preciso olhar para o 'próprio rabo' antes de atirar pedra no telhado alheio. Se não gostarem de Gramado, tudo bem, podem ir para Viamão ou outras cidades que não os deixem esquecer que a falta de educação é uma característica bem brasileira.

Ventura disse...

Como gaúcho e morador de outra cidade da serra, não acho que Gramado seja tudo isto que falam. O transito é um inferno quando é época de festas,com congestionamentos de cidade grande. A comida é caríssima e já tive o carro arrombado e o rádio roubado enquanto estava jantando com minha família. Jantar, aliás, bem mais caro que o Riverside em Porto Alegre, que considero melhor. Enfim acho que é muito marketing! Mas é bom que paulistas, mineiros, etc. venham e deixem seu dinheiro. Mas é preciso melhorar muito a infra-estrutura.

Anônimo disse...

Sem dúvida a pior pobreza é a de espírito e nesta questão não há como competir com os porto-alegrenses. Porto Alegre, depois da Era PT, é uma cidade mesquinha, com gente mal educada e de nariz em pé, que pensa que por morar numa capital, todos os demais são colonos. Senhores, estejam certos que a não vinda de vocês à Gramado será um grande favor, não para a cidade serrana, mas sim para todos os outros visitantes ordeiros que adoram Gramado. Fiquem com seu por do sol e a brisa fétida do Guaíba. Desfrutem de seus parques tomados por maconheiros e pichações. Aproveitem suas belas ruas, como a Voluntários, com seus novos carros comprados em 84x, mas, por favor, não venham à Gramado.

Paulo A Gazzana disse...

A verdade é que se o Brasil seguisse o exemplo do povo de Gramado e outras cidades da Serra Gaúcha, já estaríamos no primeiro mundo há tempos. A Serra Gaúcha é o país que o Brasil teve preguiça de fazer. É o resultado do trabalho dos "colonos" que fizeram com esforço próprio, sem esperar os favores de ninguém. Ser colono é uma honra, um prazer, é não ter medo do trabalho honrado e honesto. Gramado e a Serra Gaúcha são uma opção. Quem não gosta, pode ficar longe.

zé do bode disse...

Adoro esta gente que debanda pra Gramado em feridões ou quando a RBS decreta neve na região. Sempre vou no contra fluxo dos que se encantam com as luzes, papais noéis e chocolates. E agora a nova classe "média" assola aquela cidade, disputando os espaços dos outrora donos do campinho. de fatoo que já era chato agora ficou insuportável. Ih ih ih!

Anônimo disse...

tem muito gramadense malandro botando a mão na cumbuca com esse tal de Natal Luz

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/