O editor teve acesso, esta manhã, aos resultados da pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e pela
CDL Porto Alegre, que revelou que os gaúchos pretendem gastar, em média, R$ 71,28
com o presente para o Dia das Crianças na Capital. Com esse ticket médio a
expectativa é introduzir R$ 58,45 milhões no comércio com a data comemorativa.
Em relação ao ano passado, a projeção prevê uma redução de 6% na movimentação
financeira, sem considerar a inflação do período. A apresentação com os
resultados está disponível no site do Sindilojas Porto Alegre.
O levantamento identificou ainda que as classes D e E,
pretendem cortar os gastos em 30% e 21%, respectivamente. Os consumidores das
classes A e B também afirmaram que pretendem diminuir os valores com os
presentes, em 10% e 9%, respectivamente. E a classe C é a que menos pretende
diminuir o seu investimento, reduzindo apenas 2,5%.
O quadro é um reflexo do cenário de instabilidade
econômica que o País vive, com o aumento da retração econômica e a desconfiança
do consumidor. No entanto, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo
Kruse, ressalta que em toda crise há oportunidades para quem estiver atento ao
que o consumidor procura. "Um exemplo disso são os produtos com
personagens de filmes e desenhos infantis. Nossa pesquisa mostra que é a
preferência para 79% dos consumidores", aponta.
Além disso, para atrair o cliente para a sua loja e
fidelizá-lo, Kruse reforça que o relacionamento com o público segue sendo o
grande ativo do varejo. "Oferecer promoções de preço e um bom atendimento
são os principais itens que os as pessoas consideram importantes no ato da
compra", garante.
"A pesquisa confirmou um dado interessante: de que a
crise econômica atual não impedirá a compra de presentes. Inclusive, parte dos
entrevistados (33%), irá presentear adolescentes de até 15 anos de idade",
avaliou o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. "Para que as
nossas crianças tenham um lugar bacana para viver, precisamos continuar
transitando, consumindo. Não podemos exagerar no medo, pois isso leva à
insegurança e à paralisia de todos", avaliou.
Ranking dos presentes
Confirmando a liderança para o Dia das Crianças dos
últimos anos, em 2015 os brinquedos devem continuar sendo o tipo de presente
mais procurado em Porto Alegre, com 48% da preferência dos consumidores. Na
segunda posição estão os itens de vestuário, com 19%. E em terceiro lugar no
ranking aparecem os eletrônicos, com 7%. Além disso, 58% dos consumidores
disseram que pretendem comprar apenas um presente para as crianças.
Pagamento no cartão
Para o Dia das Crianças, 39% dos consumidores de Porto
Alegre pretendem pagar o presente no cartão de crédito. Destes, 12% pretendem
parcelar em apenas uma vez. Em segundo lugar, 33% da amostra, aparecem os que
devem desembolsar o valor do presente em dinheiro. E, na terceira posição,
estão os que devem optar pelo pagamento no cartão de débito (27%).
Movimento forte na semana anterior ao Dia das Crianças
A procura pelo presente para o Dia das Crianças deve se
intensificar na semana que antecede a comemoração, segundo 40% dos
entrevistados. Além disso, 15% afirmam que farão a compra na véspera da
data.
Onde pretendem comprar o presente
Segundo a pesquisa, 59% dos consumidores pretendem
comprar o presente nas lojas de shoppings. Destes, 44% são pertencentes da
classe C, 34% da B e 12% da A. O comércio de rua aparece em segundo lugar no levantamento,
encomendado pelo Sindilojas Porto Alegre e pela CDL Porto Alegre, com 32% da
preferência. Já o e-commerce foi apontado por 7% dos consultados.
Por outro lado, quem compra em loja de rua, não se sente
inseguro no comércio. O estudo revelou que 79% dos consumidores que pretendem
escolher o presente nas lojas de bairro e no Centro da Capital não estão
receosos em relação à segurança. Conforme o levantamento, esta é a preferência
de 34% dos pertencentes da classe C, de 21% da classe D e de 23% da E.
Já a classe B é mais conectada. 57% dos consultados
pretendem comprar o presente do Dia das Crianças pela internet. Em segundo
lugar no estudo aparece a classe C, com 38% de preferência pelo
e-commerce.
Crianças tecnológicas
Dentre as crianças que serão presenteadas por
consumidores de Porto Alegre, 28% tem perfil tecnológico. A maioria possui
entre 11 e 15 anos de idade e tem pelo menos um item eletrônico próprio.
Destas, 45% tem televisão no quarto, 42% tablete, 33% computador e 27%
videogame.
O estudo também identificou outros 5 perfis de
comportamento das crianças que podem influenciar na escolha do presente: as
pedagógicas (20%), que preferem atividades com concentração e raciocínio
lógico; as fashions (18%), interessadas por looks e nas tendências de moda; as
esportistas (17%), que gostam de atividades ao ar livre; as artistas (11%), que
se dedicam a programas como dança, teatro e cinema, e, por fim, as crianças com
um perfil voltado para a ação (6%), conectadas às temáticas de guerra e competição.
A influência dos personagens infantis no presente
Produtos que lembram filmes e desenhos infantis
influenciam as compras de 79% dos entrevistados para o Dia das Crianças. Os
itens com os personagens do filme Frozen e do programa Peppa Pig devem ser os
mais procurados para presentear as meninas, com 18% da intenção de compra. Já
para os meninos, os campeões de venda devem ser os artigos com o Ben 10
(8%).
Além destes, também foram citados os Minions, Monster
High e Homem Aranha, por 4% da amostra; e Galinha Pintadinha, Vingadores,
Carros, Patati Patatá e Star Wars, por 3%, entre outros. O estudo foi realizado
pela Vitamina Pesquisa, reunindo 300 pessoas, em Porto Alegre. Destas, 69% eram
mulheres e 31% homens.