Bruno Chabas resolveu atualizar a correspondência
quando viu um recado de Zoe Taylor-Jones, advogado da SBM, empresa holandesa
que possui US$ 27,6 bilhões em contratos de navios e plataformas marítimas com
a Petrobras. Eles lideravam a equipe que há meses revolvia os arquivos da
diretoria recém-demitida. Rastreavam pagamentos de US$ 102,2 milhões em
propinas a dirigentes da Petrobras, intermediados pelo agente da companhia no
Brasil Julio Faerman.
“Cavalheiros, sinto muito, mas esta é a última cereja do
bolo”, ele escreveu a Chabas, presidente da SBM, e a mais quatro diretores,
acrescentando: “Nós pagamos também a conta de telefone e de internet de
Faerman”. Anexou uma fatura pendente de R$ 1.207,00 da operadora Sky.
Era 1h35m da madrugada de terça-feira, 17 de abril de
2012. Com a agenda da manhã seguinte sobrecarregada pela auditoria, Chabas
mandou uma resposta irônica antes de dormir: “Essa relação nunca pára de me
surpreender”.
Mais surpreendidos ficaram, dias atrás, os auditores e
advogados do Tribunal de Contas da União, da Receita Federal e do Banco Central
que analisaram para o Congresso a documentação dos negócios da Petrobras com a
SBM.
Comprovaram, por exemplo, que a diretoria da estatal
subscreveu um contrato em branco para a construção do navio-plataforma P-57.
Isso aconteceu na sexta-feira 1º de janeiro de 2008.
O contrato de construção da P-57 (nº 0801.0000032.07.2),
que chegou à CPMI, não contém “informação expressa sobre seu valor”, relataram
os técnicos, por escrito, à Comissão Parlamentar de Inquérito.
Na cláusula específica (“Quinta — Preço e Valor”), os
campos simplesmente não foram preenchidos.
CLIQUE AQUI para ler mais e saber como era o contrato.
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