Entenda por que razão Uruguaiana está tão envolvida na Lava Jato

A Lava-Jato chegou a políticos de um município gaúcho de 130 mil habitantes. A mais recente suspeita recai sobre o contrato de esgoto em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. O prefeito que abriu a disputa para o setor privado, Sanchotene Felice, está totalmente fora de suspeita. elator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin encaminhou o pedido de investigação para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre. Isso porque não é competência do ministro julgá-los. 

Os indícios de pagamento de valores pela Odebrecht para nove agentes públicos da cidade aparecem nas delações de Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis, ex-presidente e fundador da Odebrecht Ambiental, e Paulo Roberto Welzel, ex-diretor da Foz do Brasil. Atuando na área de saneamento, as duas empresas pertencem ao conglomerado da empreiteira.

Nas colaborações, são citados o atual prefeito, Ronnie Peterson Melo (PP); o ex-prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB); o candidato a vereador Antônio Egídio Rufino de Carvalho (PSDB); o ex-presidente da Câmara de Vereadores Francisco Azambuja Barbará (PMDB); o candidato a prefeito IIson Mauro da Silva (PMDB); a vereadora Josefina Soares Bruggemann (PP); a ex-vereadora Jussara Osório de Almeida (Rede); o suplente de vereador Luiz Fernando Franco Malfussí (PSDB); e o vereador Rafael da Silva Alves (PMDB).

Responsável por serviços de água e esgoto no município desde junho de 2011, a Odebrecht Ambiental detém o contrato de exploração pelo prazo de 30 anos. Foi a primeira concessão de uma empresa privada no setor de saneamento no Estado, após a rescisão do convênio com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

20 comentários:

Anônimo disse...

Até Uruguaiana...o PT sujou o Brasil todo com a lama da corrupção.Exportou para vários países também a ladroagem junto com as empreiteiras...eu fico indignado com este povinho que "ainda" ovacionam os lulas e as dilmas da vida...os caras arrebentaram com o País e a maioria ou uma grande parcela corre atrás destes merdas...inacreditável isso...

Anônimo disse...

Não precisa escrever um jornal editor, resumindo: Uruguaina está na Lava Jato porque o PSDB e seus apaziguados privatizaram a Corsan da Cidade.

Anônimo disse...

Em um país normal capitalista, a privatização é um mecanismo normal, mas o Brasil se enquadra dentro da classificação República bananeira e aí se juntam políticos corruptos com pseudo capitalistas também corruptos. Quem ganha? Somente os corruptos que usando bem do marketing convencem a população ignorante que injeção na testa é bom e agradável. Sem reforma geral na constituição não tem como haver capitalismo decente e quase todas as privatizações serão farsas para canalhas ganharem rios de dinheiro público .

Anônimo disse...

Em SC é Blumenau que está com lama até o pescoço, envolvida neste mesmo esquema.

Anônimo disse...

e os entreguistas de plantão, coxinhas em geral, acham que privatizar resolve tudo.....kkkkk...toma sujo!!!

Anônimo disse...

Começou de novo essa história de Constituinte. A cada vez que o país entra num buraco sem fim, aparece alguém com a panaceia universal.Querem que o país fique paralisado enquanto se discute, por meses, algo que ninguém sabe? Ora, as reformas estão sendo feitas - meia boca, é verdade - mas de qualquer forma, estão sendo feitas.
Quem garante que o próximo congresso será melhor, com homens probos e cultos ? Ora senhores,vamos olhar a realidade.

Anônimo disse...

O moço das 15:05 precisa saber que em todos os processos de privatização correm soltas as mochilas cheia de dólares. Lei o livro "O Príncipe da Privataria" e vais entender melhor. Outra coisa, falar que em tal pais é assim ou assado é complexo de vira lata. Cada nação tem suas próprias leis.

Anônimo disse...

Boa noite,
É Uruguaiana colhendo os louros de uma bela privatização tucana ...Parabéns.!!!

Anônimo disse...

o pt colocou as garras deu m...partideco nanico este pt deve ser é cassado

Anônimo disse...

tem que privatizar assim é no 1 mundo e correr com o pt canalha que depenou as estatais

Anônimo disse...

quem entregou o pais foi o pt,a amazonia em grande parte, os aeroportos ja estao nas maos da iniciativa privada ha anos , o pre sal ja tem empresas estrangeiras atuando tudo feito pelo pt as escondidas

Anônimo disse...

A RPIVATIZAÇAO É FEITA NO 1 MUNDO, AQUI O PT NANICO NAO QUER PORQUE QUER CONTNUAR ROUBANDO E ENCHENDO DE APADRINHADOS VERMELHOS MAMANDO E ROUBANDO NAS ESTATAIS , O GOVERNO N TEM Q SE METER NISTO TEMQ DEIXAR NAS MAOS DE QUEM SABE FAZER, O ESTADO SÓ DEVE FICAR COM A EDUCAÇAO E SAUDE

Anônimo disse...

SOU DE URUGUAIANA, QUENDO O ENTÃO PREFEITO SANCHOTENE FELICI FECHOU QUESTAO DE EXTINGUIR A CORSAN E TRAZER A ODEBRECHT MUITA GENTE JA ENTENDIA QUE TINHA ROLO MUITO GRANDE POR TRÁS DO NEGÓCIO... E O PIOR É QUE ALEM DE TODA A SUJEIRA, A CIDADE FICOU COM O ASFALTO DESTRUIDO E A CONTA DE AGUA DOBROU, E A AGUA ESTA FEDORENTA E COM GOSTO QUIMIC, TUDO EM NOME DA SAUDE E DO SANEAMENTO. PURA SEM VERGONHICE DO PT E DESSA EMPRESA VAGABUNDA E SEM VERGONHA.

Anônimo disse...

NÃO SEU IGNORANTE, URUGUAIANA ESTA NA LAVA JATO PORQUE O POVO DEBIL MENTAL ELEGEU LULA O ANALFABETO E VOTOU NO PT O PARTIDO SUJERA TOTAL. O QUE VEM DEPOIS É CONSEQUÊNCIA.

Anônimo disse...

E OS COMUNISTAS VADIAS DE FIDEL, MORTADELAS FDP DO PT... PORTO EM CUBA, OBRAS NA AFRICA, VOTAR EM ANALFABETO HAHAHAHAHA SOME DAQUI VERME COMUNISTA FDP

Luíz Henrique Carvalho disse...

Se realmente for comprovada a fraude então que tirem essa Odebrecht da cidade, chega de cobranças indevidas.

Anônimo disse...

Eu acho que o abobalhado das 22:05 e o das 22:06, que por sinal dever ser a mesma pessoa não leu direito a notícia. Uruguaiana está neste escândalo por causa de partidos de direita: PSDB,PP, PMDB. Unicamente por causa deles. Estes direitolas ou são muito alienados ou têm muita cara de pau.

Anônimo disse...

mesmo com roubalheira, foi melhor para Uruguaiana privatizar do que deixar com a Corsan.

privatização com roubalheira é melhor do que deixar nas mãos do Estado, pois se os caras roubam na hora de privatizar vão igualmente roubar se continuar sendo estatal.

sendo que a odebrecht está fazendo em CINCO ANOS por uruguaiana o que a corsan não faria em CEM ANOS.

Rogério disse...

Pediria ao nobre blogueiro que fizesse uma entrevista com o Senhor Sanchotene Felice, do PSDB, tão festejado por este blog à época da privatização.

Anônimo disse...

Uruguaiana não merece vazer parte deste escândalo forca povo de uruguaiana