Governo faz mea culpa e reconhece "excessos" na operação feita contra os prefeitos do RS

Foi um reconhecimento oblíquo de culpa, as declarações do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, sobre a falta de discrição da Polícia e do Ministério Público no caso das tropelias cometidas contra os oito prefeitos investigados no âmbito da Operação Cartola:
- (...) Em uma ou outra situação, pode ter havido um certo exagero.

. As declarações de Carlos Pestana secundaram outras manifestações de igual teor, mas estas de autor ainda mais ligado ao governador Tarso Genro, o seu chefe de Gabinete, Vinicius Wu:
- Há indícios de que houve excesso.


. Na semana passada, o governo falou o contrário disso.

. O governo que autorizou tudo, agora culpa a sua polícia. O editor vem insistindo no caráter truculento da Operação Cartola e na necessidade de que o governo se desculpe com os prefeitos, submetidos ao vexame do opróbio público em função do espetáculo midiático proporcionado pelos 500 homens armados até os dentes, cercando e invadindo as prefeituras.

. Contra a maior parte das prefeituras, como Osório, as investigações e inquéritos do MPC e da Polícia sequer possuíam uma única evidência ou indício de malfeitoria. Ficou na aposta. O editor leu cada uma das mil páginas do inquérito e do material já protocolado no Fórum de Alvorada e sabe do que fala. E do que vai falar.

. A Polícia Civil e o Ministério Público não são e não serão a Polícia Política do governo do Estado. Está em questão o modus operandi autoritário e não as investigações, denúncias e julgamentos que ocorrem e ocorrerão.

. A Famurs, os prefeitos humilhados e o Conselho Político do próprio governo, reclamaram dos excessos. O governo foi colocado contra a parede. Uma crise política de graves proporções surgiu na linha do horizonte.

. Não se trata de inibir investigações necessárias sobre malfeitorias, mas impedir violações aos direitos fundamentais das pessoas e ao estado democrático de direito.

. O jornal Zero Hora, privilegiado com informações antecipadas e exclusivas sobre a operação em curso, foi nesta quarta-feira ainda mais realista do que o rei, ao comparar prefeitos a traficantes de vilas. Eis o que escreveu a editora de Política na Página 10:
- Quando a polícia invade vilas para prender traficantes, ninguém diz que a operação foi pirotécnica.

A RBS, que não parece parte interessada, mas que ajudou as investigações através de seu serviço jornalístico,  está comprando briga com os prefeitos do RS. Como se sabe, a Polícia e o MPC jamais colocaram os prefeitos sequer como suspeitos, o que quer dizer que nem mesmo o juiz do caso mandou prender prefeito algum, negando-se a fazê-lo até no caso de 16 investigados do andar de baixo. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Políbio...olha só que exemplo. o diretor-presidente do BADESUL, marcelo lopes, que é primo do conselheiro Marco Peixot, esteve em santiago, hoje pela manhã, para assinar um convenio com a prefeitura local, que é do pp. os petistas não foram e agora alegam que Marcelo Lopes não é do PT, é apenas um burocrata e que não representa o PT.

leonardo


não publicar, estou apenas te dando as dicas.

abs

Anônimo disse...

"A Polícia Civil e o Ministério Público não são e não serão a Polícia Política do governo do Estado."

Políbio é otimista. Por precaução, eu não boto a minha mão no fogo. Muito menos com o MP cheio de simPatizanTes do PT e a polícia anestesiada!
Como você diz: "quem viver, verá".


Ricardo2

Anônimo disse...

acham que esta gente do interior vai deixar de ler Zero Hora depois desta?

Anônimo disse...

A RBS é o gramna dos pampas.

Anônimo disse...

o anonimo das 16h 24min deveria ver como foram as eleições em Porto alegre e região metropolitana.

Para ele, parece que o pt ganhou só no interior.

Luiz Vargas disse...

Pelo visto o Tribunal de Justiça do RS mudou de sede. Agora está localizado na Av. Ipiranga esquina com a Av. Érico Verissimo onde se aplica uma nova modalidade: a justiça sumária. Pena que com relação a bandidagem traficante, assaltante e homicida elles ainda utilizam a denominação de "suspeitos".

Anônimo disse...

...O jornal Zero Hora, privilegiado com informações antecipadas e exclusivas sobre a operação em curso...
Qualquer hora vai "vazar" os meios que são obtidas as informações do grande reporter investigador da RBS...E o escandalo londrino vai ser superado na midia mundial. Aguardem!!!"Quem dorme com cachorro acorda com as pulgas"

Inajara Costa Garcia disse...

Eu fui vítima de Giovani Grizotti e sei os meios que ele usa para obter reportagens.Ele destrói a vida das pessoas e ainda ameaça colocar na mídia novamente se a pessoa buscar por justiça.Não tenho medo dele e estou enfrentando este homem que todos temem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/