Produtores gaúchos mobilizam-se para impedir que governo acabe com produção de fumo

Quando o governo brasileiro mandou missão a Punta Del Este para participar da reunião da OMS, 15 de novembro do ano passado, que decidiria pela extirpação de uma modalidade de fumo trabalhado, o Burley, os produtores começaram a se preparar para o pior.

. A Anvisa veio logo em seguida e editou Consultas Públicas, as de número 112 e 117, propondo justamente a proibição de aditivos no tabaco do tipo Burley, o que inviabiliza qualquer processo de industrialização.

. Na prática é isto.

. O RS é o maior produtor brasileiro de fumo (51,5%),seguido de Santa Catarina (34%). São 700 municípios envolvidos com a produção, 235 mil famílias de pequenos produtores, 20 mil trabalhadores industriais e 1 milhão de pessoas envolvidas na cadeia produtiva. Muitos municípios dependem totalmente da receita da produção.

. Os sindicatos ligados à produção e à industrialização, inclusive de trabalhadores, querem que o governo pare com as consultas da Anvisa, cujo objetivo é extirpar a produção de fumo (a Consulta Pública 117 visa proibir até a exposição de cigarros nos pontos de venda).

. No dia 11, em Santa Cruz do Sul, RS, a Assembléia do RS realizará audiência pública para tirar uma posição comum e ir a Brasília. Na semana passada, numa reunião da Afubra, a senadora Ana Amélia lembrou que seis ministros assinaram uma Declaração Interpretativa sobre a Convenção Quadro, que prevê a eliminação do plantio e industrialização do fumo, repelindo qualquer restrição á atividade. A declaração é claríssima. Na época, Dilma Roussef era ministra da Casa Civil. O problema é que o governo assina uma coisa e manda fazer outra.

- Nas eleições do ano passado, a região fumicultura gaúcha votou em massa na candidata do PT. Alguns municípios concederam-lhe 80% dos votos.

Clique na imagem para ler a Declaração Interpretativa.

Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 25,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 29,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

15 comentários:

Anônimo disse...

Ué!!!
Mas, segundo a campanha da Dilma, isso não era a intensão do Serra, caso ganhasse?

Quantos fumicultores foram ludibriados com esse estelionato eleitoral. E mais: em todas as áreas aconteceu isso. Infelizmente.

Anônimo disse...

nóis já fumo enrolado!!!

Anônimo disse...

Debate interessante. Com o tabaco sendo cada vez mais banido dos ambientes sociais, os produtores vão ter que se atualizar.

Se o produto deles está fora de moda, o problema não é meu, e me recuso a pagar a conta.

Mordaz disse...

Se é para faturar, o que é a saúde de milhares de vidas destruídas por esta droga? Como criticar os cocaleiros se aqui as pessoas fazem a mesma coisa para ganhar dinheiro. Destruir a saúde e a vida dos consumidores enganados? Dois terços dos casos de câncer está envolvido o tabagismo. É pouco?

Anônimo disse...

Sugestão... Já que o tabaco está sendo "CRIMINALIZADO" e deve ser banido da sociedade PeTista, então porque estes empresários não procuram parceiros (colombia, Venezula...) do governo brasileiro (Dilma/LULA) e importam coca... Não há até ministros petistas em campanha para liberação da maconha, então vão plantar Maconha e Coca... Tá resolvido!kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Está correto. Os produtores vão plantar outra coisa, com apoio do governo.

Anônimo disse...

Votou no PT?? Então tem mesmo é que levar fumo no lombo.

Anônimo disse...

"... produto fora de moda", ainda não Sr. Anonimo das 17:13.

A questão é logistica, bastariam se mudar para Bolivia, Peru ou Venezuela...

Anônimo disse...

Fumar e' brega, fedido e nao traz nenhum benefico a ninguem. As familias envolvidas sao competentes na producao dessa planta certamente serao competentes para produxir algo util. O governo que ajude na troca de cultura, nos paises desenvolvidos ja' foi assim.... Enfim, que erradiquem o fumo para sempre da face da terra. Estimam que me 70 anos cheguemos la'.

Anônimo disse...

Políbio, é uma pena os produtores perderem mercado, mas é só visitar o Hospital Sta Rita da Santa Casa em P.Alegre, prá ver qtos sofrem de cancer de pulmão, garganta, laringe,etc. Eu vi, pois cuidei de filho com linfoma lá. Eles(coitados com cancer e fumando seu último cigarro) os agricultores deveriam pensar nisso. O cigarro, não precisa falar de seus males, né...???

Anônimo disse...

o negocio do pt é droga pesada,cocaina, maconha etc....fumo não deixa ninguém numa boa.....querem eliminar o pouco que o jovem tem de liberdade deixando todos, dependendo de drogas estes ptistas são todos socios das farc`s , quem é que não sabe.É para liquidar mesmo, quem viver verá, esta corja........mas isto em seguida vai terminar, é só ir o Povo para as ruas e esta corja vai toda para o estrangeiro, para vergonha do Brasil,imagina estes petistas exilados em Paris, Londeres, NY etc.... dizendo besteiras e loucuras depois de quebrarem o Brasil e jogarem as nossas crianças na lama.

Anônimo disse...

Engraçado é esses que falam tanto dos malefícios do fumo produzido em nosso estado.
Será que não percebem que se não plantarmos aqui, o fumo virá do exterior.
Qual a diferença?
Acho que só não teremos a arrecadação dos impostos que o fumo proporciona, mas teremos que pagar a conta da saúde dos fumantes do mesmo jeito; ou acha que os fumantes vão parar de fumar assim sem mais nem menos?
Além disto certamente teremos a pobreza dos agricultores que hoje se dedicam a esta cultura.
As fábricas? hora as fábricas. Certamente vão se instalar em países onde o fumo é liberado.
Diz aí Maria, qual a vantagem que voce leva?

Hipólito disse...

Botarem a corda no pescoço e agora o PT vai estrangular esses colonos babacas. Tem que acabar mesmo com a produção de fumo, assim o MST terá muitos colonos para aliciar e invadir repartições públicas, mas esqueci que aqui no RS o MST é um bando de cordeirinhos amestrados pelo PT.

Anônimo disse...

Meus amigos de camaquã, votaram neles se f..., este golpe conheço acaba com os fumicultores aqui e o paraguai via ilegal mantem os estoques de cigarro.

Anônimo disse...

Estranho a Souza Cruz, divisão fumo, não ter tomado posição! Quanto aos malefícios do fumo, esse é café pequeno perto da coca, crack, PT, etc.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/