A entrevista a seguir (clique no link) é desta
quinta-feira a noite. Ela foi concedida por Bernardo Figueiredo, presidente da
Empresa Brasileira de Logística. Ouviu-o a jornalista Miriam Leitão.
. A conversa toda, que vai em link a seguir, foi na Globonews,
girando em torno do trem-bala Rio-São Paulo.
. O trem já teve orçamento de R$ 12 bilhões, depois r$
20, R$ 33 e agora é orçado em R$ 38 bilhões.
. Nesta sexta, terminaria o prazo para a entrega de
propostas das empresas interessadas em elaborar o projeto de engenharia
detalhada. Se tudo desse certo, a concorrência para a construção seria aberta
no dia 19 de setembro, as obras iniciariam em 2015 e em 2020 o tem seria
entregue.
. Há muita controvérsia e muita oposição. Existem fundadas suspeitas de que o negócio bilionário pode favorecer os cofres de Partidos e candidatos às eleições de 2014.
. Dilma Rousseff está concluindo seu mandato, não sabe se
será reeleita e no entanto insiste com o projeto megalômano.
. Nem se sabe se trens bala são mesmo necessário. Como se
sabe, recentemente os americanos desistiram da construção do trem bala entre
São Francisco e Chicago. E no Japão o trem bala entre Tóquio e Osaca sofre com
a disputa de companhias aéreas de custos e preços baixos.
CLIQUE AQUI para acompanhar toda a entrevista.
29 comentários:
Não e' uma demanda nacional. A questão logística e' atendida pela ponte aérea e pela Dutra. Temos prioridades muito mais importante para estes 38 bi que seguramente se tornarão mais de 55 bi.
Se for o pessoal da TUCANALHA, pode ter certeza que havera roubalheira, combinacao de precos, etc. E se o Cerra estiver envolvido, editor imparcial, ate emails os comparsas trocarao. Porque vc sabe, editor: a TUCANALHA e profissional ne?
Acho que nao Sr.Sgarbi, isso parece com maracutaia da organizacao criminosa e narcoterrorista conhecida como PT, (partido dos trabalhadores).
Hmmm....PT!! Nome ironico nao? ja que nenhum de seus membros jamais tiveram um "Trabalho" honesto na vida...LOL!!!
Agora segura a tua onda e vai tomar teus remedios vai!!! sua loucura esta aparecendo de novo.
Este assunto sempre aparece para servir de cortina de fumaça quando existe denúncias na imprensa.
É uma baita imbecilidade inventada por quem quer roubar.
E a imprensa divulga como se fosse algo sério.
Essa cambada de ladrões de todos os partidos devem fazer um trem de norte a sul deste país, mais linhas escoando a produção do centro do país aos portos, enquanto isso...vamos fazer trem ligando SP ao Rio o resto é resto e não existe.
Eduardo Menezes
A pauta nacional do jornalismo , QUE É O TRENSALÃO DO PSDB, continua sendo ignorada pelo blogueiro. Ignorar isso é no mínimo constrangedor para alguém que se diz blogueiro político.
Alguém com mais de dez anos de idade realmente acredita nas coisas que são escritas aqui?
O fato:
Tem gente que vai lucrar muito com esse trem.
Não se pode confiar nessa gente cujos delírios de grandeza e irresponsabilidade são levados aos píncaros.
É a usina nuclear da Cristina e o trem bala da Dilma.
Trem bala ?
Só na cabeça da governANTA louca !
Vá arrumar o que fazer !
A previsão não é 38 bilhões e sim mais de 60 bilhões.Especialista já fizeram o cálculo que esse trem-bala-perdida irá transportar mais ou menos 120 mil por dia e se esse dinheiro for utilizado em metros,trens urbanos e monotrilhos nas cidades de Porto-Alegre,Curitiba,São Paulo,Rio,Brasília,Salvador,Recife Fortaleza daria para atender 3 milhões por dia.Mas parece que mobilidade urbana não interessa ao Governo do PT.O trabalhador que se ferre.Façam um plebiscito ou referendo em São Paulo para ver se o povo está querendo o tal de Trem-Bala-Perdida que irá acertar o bolso do contribuinte brasileiro que é o órgão mais sensível do homem.
E para o metro de POA nao tem dinheiro.
Quer apostar que a SIEMENS e a Odebrecht (sempre ela...) faturarão mais essa?? Com grana do BNDES, é claro.....afinal, ninguém é de ferro...
Esse Trem Bola do Lulla custará uns 50 bilhões. Quanto é 30% de 50 bilhões??? Turma gulosa essa, hein??
Siemens AG ou Siemens PT ??
Os 38 bilhões e' só fachada, essa loucura vai passar dos 100 bi; e o vagão especial para a Rose receber o amado quanto vai sair ....
Não há explicações para o fato de a investigação estar limitada a São Paulo e Distrito Federal, quando os diretores da Siemens citam contratos de trem e metrô em sete estados. Em cinco deles a empresa responsável é a estatal federal Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). São citados contratos da CBTU que foram vítimas do cartel em Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Belo Horizonte.
O PSDB considera que ao escolher dois estados governados por partidos de oposição (PSDB em São Paulo e DEM no Distrito Federal na época) para investigar, o CADE assumiu um viés político. Outro fato importante é que pessoas que tiveram acesso às mais de 1.500 páginas do inquérito garantem que os documentos, depoimentos e trocas de e-mails de executivos da Siemens em poder do CADE não citam uma única vez o PSDB e o governador Geraldo Alckmin". Da coluna de Merval Pereira
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12 comentários Postado por Aluizio Amorim às 8/08/2013 03:27:00 PM
Links para esta postagem
Trem bala tem em tudo quanto é canto, porque não pode sair um no Brasil? Basta que tenha controle dos órgãos de fiscalização e controle social.
É o tipo da obra do PT, não serve para nada e vai encher o bolso da petezada.
Igual a transposição do São Francisco, já fazem 10 anos e a obra continua em ritmo de tartaruga, um dia ela sai.
Postado por O EDITOR às 07:15:00 10 comentários
CGU: secretário é acusado de corrupção, mas permanece no cargo. Um belo exemplo de como a corrupção tomou conta do governo petista.
O secretário de prevenção à corrupção da CGU (Controladoria-Geral da União), Sérgio Nogueira Seabra, foi um dos alvos de operação deflagrada ontem pela Polícia Federal contra supostos desvios de verbas no Ministério da Educação. A PF cumpriu mandado de busca e apreensão em Brasília na casa do secretário da CGU, que era parceira da investigação. Ele é suspeito de vazar informação privilegiada para o grupo investigado.
Funcionário de carreira da CGU, Seabra assumiu a secretaria de prevenção à corrupção e informações estratégicas do órgão em fevereiro deste ano. Entre agosto de 2011 e fevereiro de 2013, ele trabalhou como assessor de controle interno do MEC (Ministério da Educação).
A PF fez interceptação de conversas telefônicas de Seabra, com autorização da Justiça, no período em que ele trabalhava no MEC. Responsáveis pela investigação informam que não há, a princípio, indícios de que Seabra fazia parte do suposto esquema, mas ele teria sido flagrado advertindo investigados de que a PF havia entrado na apuração. Os federais dizem que, depois do alerta de Seabra, alguns dos suspeitos pararam de falar ao telefone.
A CGU, que falou por Seabra, diz que o servidor está colaborando e que prestou ontem depoimento à PF. Seabra, a princípio, será mantido no cargo porque, na avaliação da CGU, ele não cometeu nenhuma irregularidade. O MEC divulgou nota dizendo que afastou os três servidores do IFPR para resguardar as investigações. (Informações da Folha de São Paulo)
Postado por O EDITOR às 07:04:00 2 comentários
coturno noturno
sgarbi vai procurar informações sobre o os petralhas ...
Pelo valor atual do trem bola do PT dá para comprar 95 Boeings 767-400 que fariam muito mais rapidamente, com bem menos destruição da natureza e com custo semelhante o mesmo trajeto. Quem vai ganhar alguma coisa com isto, pois sei que não será o Brasil! Vai ser a nova transposição do São Francisco, muito dinheiro que não resolveu nada, nada, nada!
Por falar em trem bala-perdida, como vai a transposição rio são Francisco, hein Carlos Sgarbi...???
Garanto que pela nonagésima vez a Dilma prometeu o metrô de POA, a ponte do Guaíba, a conclusão da BR101, a duplicação da BR116, o trem POA-Rio Grande, a conclusão definitiva da Estrada do Parque, as centenas de escolas infantis prometidas ao estado, o salário básico aos professores e brigadianos e a ponte Cidreira-Planeta Marte!
Será que saí mesmo essa transposição do São Francisco? Talvez só depois da próxima seca.
“[O PT] não depende só do marqueteiro. Nós temos vários tipos de militantes nas redes sociais.
(...)
como é o caso agora desse companheiro da casa Fora de (sic) Eixo, o Pablo Capilé”.
Paulista Carlos Sgarbi nos responda, voce é do Fora de Eixo ou Pablo Capilé?
QUANDO IREMOS ACORDAR DESTE PESADELO. ISSO NÃO É REAL. SINCERAMENTE, LIDAR COM OS MEGALOMANÍACOS COMPANHEIROS NÃO É FÁCIL. FAZ-ME LEMBRAR DE MEU AVÔ QUE VEZ POR OUTRA GOSTAVA DE BOTAR A CABEÇA PARA FORA DA JANELA EM DIREÇÃO À CASA DO VIZINHO E GRITAR: "QUEM NUNCA COMEU... QUANDO COME SE LAMBUZA", e parece ser o que acontece com essa gentalha pendurada no poder, é a realização dos SEM NOÇÃO afogados em seus próprios desejos de ambição pela ambição de construir o paraíso dos SEM NOÇÃO...
QUE É O TRENFRIBOY ....
Será que está vindo um grande Petrosalão?
Dá dó de ver editor & elementos afins com sindrome de vira latas 24 hs por dia.
Aqui no Brasil não se o Estado pensar em costruir uma rua leva pau, se não constuir leva pau, ou seja, esses elementos já estão se tornando nocivos a sociedade.
PS: A OMS adever ter raiva faz mal a saúde.
“Existe um consenso entre a maioria dos gestores, da importância da redução dos objetos do mesmo gênero a um só tipo, unificando e simplificando sua execução”.
A padronização é uma técnica que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho, e consequentemente os custos, sem prejudicar sua flexibilidade e qualidade, destina-se a definir os produtos, os métodos para a produção, às maneiras de atestar sua conformidade, e que os mesmos atendem às necessidades dos clientes, de maneira mais simples, minimizando custos e as diversidades em todos os segmentos, inclusive os ferroviários.
”Trens regionais *pendulares de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas segregadas exclusivas “ (Como acontece nas maiorias de cidades do mundo) trata-se de parâmetro básico fundamental, pois pela proposta, as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz quando fossem utilizadas nas futuras linhas exclusivas segregadas , aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25kVca, com velocidade máxima de 250 km/h, pois o fato de trens regionais de longas e curtas viagens serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar e interpenetrar, pois seria uma insensatez.
Para que isto seja possível, a largura padronizada das carruagens serão de ~3,15 m (Standard) e bitola em 1,6m.
Não confundir com os trens suburbanos espanhóis da CPTM-SP e alguns da SUPERVIA-RJ de largura ~2,9 m (proposta da Halcrow para o TAV) que possuem um estribo (gambiarra) em frente ás portas para compensar o vão.
Notas:
1ª Categoria de velocidade de até 250 km/h é considerada trem regional, *TAV é classificado com velocidade acima de 250 km/h baseado neste fato, podemos concluir que não existe TAV nas Américas, e muitos que aparecem como exemplos de TAV como Acela, Alfa Pendular, Talgo, e principalmente a maioria dos de dois andares que são os mais indicados (double decker), são na realidade trens regionais.
2ª Já faz algum tempo que se encontra em desenvolvimento no pelo mundo para trens TAV , inclusive no Brasil, (Maglev Cobra) o TAV, (acima de 250 km/h ), porém todos eles utilizando obrigatoriamente o sistema de levitação magnética, portanto corremos o risco de estarmos implantando com um alto custo utilizando uma tecnologia obsoleta se for mantida a proposta atual para o TAV.
No metrô de São Paulo, foram especificadas linhas de metrô 4 e 5, utilizando bitolas e formas de alimentação elétricas divergentes das existentes 1,2 e 3, bloqueando as possibilidades de bifurcação e interpenetração em “Y” como acontece no Rio de Janeiro e na CPTM em São Paulo, entre outras inúmeras facilidades como o uso de composições comuns integradas.
Por volta do ano 1996 as bitolas existentes para trens suburbanos e metrô nas principais capitais e cidades brasileiras já eram em 1,6 m, sendo o metrô utilizava a tensão de 750 Vcc e trilho eletrificado, porém as futuras linhas 4 e 5 do Metrô-SP e de Salvador-BA, foram concebidas de formas divergentes das existentes no Brasil, em bitola de 1,43m e tensão de 1,5 kVcc em pantógrafo / catenária, contrariando a opinião dos técnicos, e a época da implantação de ambos após o ano de 1996, coincide com as denuncias comprovadas de cartéis e propinas amplamente divulgadas na mídia, em um claro erro de desvio de conduta.
Custo total estimado para construção do TAV Rio de Janeiro – Campinas, e para outros projetos de infraestrutura de grande vulto e despesa efetivamente realizada em infraestrutura ferroviária e aeroportuária
(Continua)
Continuação)
R$ bilhões
1ª TAV (34,6)
2ª Usina hidroelétrica de Belo Monte (19,0)
3ª Usina hidroelétrica de Santo Antônio (8,8)
4ª Usina hidroelétrica de Jirau (8,7)
5ª Ferrovia Norte-Sul (6,5)
6ª Ferrovia Transnordestina (5,4)
7ª Integração do Rio São Francisco (4,5)
8ª Invest. público e privado em ferrovias de 1999 a 2008 (16,6)
9ª Invest. público em aeroportos de 1999 a 2008 (3,1)
A maioria das grandes obras do PAC listadas acima, de porte menor que o TAV, e não menos importantes, principalmente as usinas hidroelétricas 2ª, 3ª e 4ª opções ( Que podem paralisar o país ) estão paralisadas ou incompletas até hoje, por que da teimosia de insistir nesta, se temos opções melhores, mais rápidas e econômicas conforme demonstrado !!!
Não faz sentido se preocupar com transferência de tecnologia ferroviária por uns poucos trens, temos provavelmente aqui instalada a maior quantidade de indústria automobilística multinacional do mundo, e não exigimos delas isto, a não ser que se queira criar a Ferrobrás, uma estatal com prazo curto para falir e ser vendida a preço de banana, muito diferente do acordo com a SAAB da Suécia com relação aos jatos Gripen, em que se formara uma “joint venture”, esta sim será uma próspera parceria.
Conclusões:
A padronização continua sendo uma forma extremamente econômica e ágil de se expandir, integrar, uniformizar, racionalizar e minimizar os estoques de sobressalentes e ativos e a manutenção de trens de passageiros no Brasil.
As análises globais, e especificações técnicas devem ser de iniciativas e interesses do cliente, e não dos fabricantes, que poderão sugerir, mas não impor o seu produto.
A integração metrô ferroviária deve-se dar de forma prática e concreta, e não em discursos contraditórios eleitoreiros.
“O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo” Aristóteles
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