Afinal, o Caso Banrisul é um caso policial ou eleitoral ?

É surpreendente o despacho apressado do empresário Davi Antunes de Oliveira da carceragem da Polícia Federal para o Presídio Central, portanto colocá-lo sob custódia da policia estadual, esta segunda-feira a tardinha, pouco depois de ouvi-lo no único depoimento prestado por ele desde que foi preso há apenas tres dias. Davi é protagonista das investigações sobre supostos desvios de dinheiro na área de eventos de marketing do Banrisul.

. O governo estadual questionou desde o início o espetáculo midiático das prisões como evento destinado a promover superexposição do Banrisul e jogá-lo no fogo das baixarias eleitorais.

. O editor leu e estudou atentamente toda a representação que deu início à operação da semana passada e desde o início tem denunciado que os crimes denunciados nem de longe são de competência federal. O editor também tem denunciado a prsistente intervenção federal nos assuntos decompetência constitucional exclusiva do governo gaúcho (a investigação e deslinde de desvios de dinheiro de serviços de uma instituição estadual são prerrogativas da polícia estadual e não federal). Aliás, ninguém está falando, mas a Polícia Civil abriu inquérito sobre o caso, mas não tem obtido colaboração por parte do MPC e da PF. A ordem de Yeda é buscar os culpados, concluir o inquérito e levar todos os indiciados a juizo.

. O procurador Geraldo Da Camino, que estava com o caso na mão há 18 meses, utilizou dois argumentos inconsistentes para chamar a Polícia Federal ao caso, justamente no momento mais aceso da disputa eleitoral gaúcha:

a) Davi poderia estar usando recursos federais nos empreendimentos imobiliários que toca no momento no RS (na representação, Geraldo Da Camino diz que não sabe se isto é verdade ou não).

b) Os réus (Davi, Stocker, D'Elia e Fehlberg) poderiam promover lavagem de dinheiro, embora o próprio Da Camino explique na representação que nem evidência tem sobre isto.

- O advogado Fábio Medina Osório está atento aos acontecimentos e já avisou que irá atrás de todos os que causarem prejuízos à imagem e aos resultados do Banrisul. O governo estadual já deixou claro que não aceitará argumentos jurídicos inconsistentes e usurpação dos poderes federados, todos eles articulados para encurralá-lo política e eleitoralmente em proveito do adversário.

9 comentários:

Anônimo disse...

A PF julga ou faz o trabalho de investigação?
Muito, muito, muito estranho.
Quem é o juiz deste caso? Deve ser um do pt.

Anônimo disse...

Estou acompanhando muito de perto isso tudo e não consegui entender qual a real acusação no caso.
Começando pelo fato de que li um mandato de busca para prender qualquer um dos indiciados que tivesse em seu poder mais de 10 mil reais.
Li depois que Gilson tinha exatamente esta quantia.
Não é mais, logo o que justifica sua prisão.
Além do mais, se configura crime um diretor de empresa ter 10 mil?
A divulgação alardeante, foi de terem encontrado mais de 2 milhões de posse dos três primeiros a ser presos, quando na verdade 2,5 milhões estavam na DCS, também não entendi qual crime cometeu uma empresa por ter dinheiro em caixa na manhã do primeiro dia do mês, é bastante? Sim, é. Mas não o suficiente para colocar em cheque toda a classe publicitária em questão, sem um argumento válido (ou provas).
Vejo muitos felizes com prisões que até agora me parecem infundadas pois não assisti até agora uma só acusação coerente.
Como já levantaram alguns, libertar três e enviar o menos provável dos acusados ao presídio central não faz parecer de fato um desvio de atenção para algum outro assunto político maior?

Celso B disse...

Por falar em guardar dinheiro em casa não podemos esquecer o Delegado(federal)Protógenes que afirmou à Justiça Eleitoral ter 280.000 reais guardado em sua residência.Não é estranho?.

Anônimo disse...

a yeda pode perder a eleição mas ainda é Governadora e tem no mínimo o apoio de 2.000.000 de Gaúchos ele tem de ir para cima, ela tem representar no Conselho Nacional do Ministério Público contra essas arbitrariedades

Anônimo disse...

A Candidata DILMA declarou muito dinheiro em casa, cofre particular. Quando a PFEDERAL VAI DIZER de veio todo este dinhero?

Anônimo disse...

a policia federal é a vergomnha nacional, não cuida de nossas fronteiras, está apenas a serviço do PT

Anônimo disse...

Tu viste a última notícia? O pt está envolvido nesta falcatrua também.
Estamos na barbárie.

Paulo disse...

O curioso neste caso, no meu ponto de vista, é que além de ser período eleitoral, vi várias notas que o BB anda muito interessado no Banrisul, e creio que com essa operação da PF e os desdobramentos que vem a seguir, as ações do banrisul devem cair, e consequentemente o valor do Banrisul também. Sei lá, provavelmente estou enganado, mas que é estranho, isso é.

Anônimo disse...

Está na cara que quem planejou tudo isto foi o fascínora do Traço Gênero.
Só cego não vê !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/