Entrevista - Saiba por que o PT perdeu a guerra da Internet

Edgar Powarczuk , diretor-Executivo Leandro&Stormer

Qual o resultado que teve a relação entre eleição e a Internet ?
As eleições presidenciais pintaram um quadro impressionista: o Brasil é metade azul, metade vermelho.http://migre.me/1XaMP. Essa nossa Linha do Equador ideológica é uma generalização proposital apenas para comparar com o mapa da penetração da Internet no Brasil.

Seria esta a explicação para a fragorosa derrota do PT na Internet?
Parece ser a mais lógica: o eleitorado “vermelho” não está na Internet, por falta de (ou precário) acesso à rede.

Mas e o Marcelo Branco e os estrategistas de Obama ?
Não adiantou chamar os melhores estrategistas da área – especulou-se, inclusive, a participação do líder interneteiro do próprio Obama  A Internet é um fenômeno urbano e concentrado nas regiões de alta renda, na zona azul do mapa.

Quais são as portas para mobilizar as massas ?
As “portas de fábricas” modernas são o Twitter, o Facebook ou o Orkut. É por estes canais que a mensagem chega rápida e eloqüente. Um megafone digital poderoso. Este é um contexto que dará ainda mais urgência ao Plano Nacional de Banda Larga governamental, com alvo em 88% das cidades brasileiras.

Estas portas sempre trabalharão a favor de causas como as de Obama ?
É preciso lembrar, no entanto, que as mesmas redes sociais que ajudaram Obama, neste momento assombram seu governo. O movimento Tea Party, criado por uma Senhora de 55 anos no computador de sua casa, em três meses ganhou repercussão nacional e já interfere nas eleições para os governadores americanos.

E o futuro ?
O que nos salvará é que as redes sociais não são um partido político. Não têm líder, não têm sede, não têm programa, não têm nem ideologia. Nas redes sociais na Internet aderimos a uma causa que costuma ter muitos donos. E assinamos um manifesto radical: autonomia individual.


5 comentários:

Anônimo disse...

É óbvio que o enfoque está errado, pois, quem prefere o PT ou é apaniguado ou bocó.

Anônimo disse...

Muito interessante a abordagem do assunto, embora pessoalmente eu ache que o fenômeno web eleitoral é meio superdimensionado. Só uma correção: o movimento Tea Party é financiado por conglomerados bilionários, e tem muito pouco de iniciativa popular.

Uma dica é a matéria da revista New Yorker sobre o Tea Party e a família Koch, oligarcas do petróleo. Esse assunto pega fogo!

Anônimo disse...

Internet, último reduto da pessoa honesta se manifestar sem medo, por enquanto.

Os "vermelhos", aqui só sabem derrubar sitios, mas não exterminar-los;

Os "vermelhos", aqui não tem como fazer com que seus argumentos, sejama acatados por cabeças pensantes dos internautas;

Os "vermelhos", aqui não se limitam a ameaças letradas;

China, Coréia do Norte, Cuba e agora Venezuela, procuram controlar a INTERNET, por saberem do risco de correm suas ditaduras "vermelhas".

Anônimo disse...

Creio que o PT perdeu a guerra na Internet devido ao baixo nível cultural dos twuiteros petistas, que só fazem repetir chavões, não são criativos, nem são dotados de lógica. Além disso, a Boa Causa estava do outro lado.@fitzca

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 20:23 A "Boa Causa" venceu a guerra na internet graças ao alto nível cultural dos twiteiros tucanos. Apartir de 2011 nós governaremos a Internetolândia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/