IPI mais alto determinou fechamento da fábrica da Souza Cruz em Cachoeirinha

Não foi só a recessão econômica continuada e o contrabando de cigarros (40% dos cigarros vendidos no País são contrabandeados), mas foi sobretudo a escalada de impostos mais altos, no caso o IPI. A direção da Souza Cruz falou exatamente sobre o caso do IPI. 

Como informou ontem em primeira mão o editor, a fabricante de cigarros Souza Cruz, uma subsidiária do grupo British American Tobacco (BAT), anunciou o fechamento da fábrica no Rio Grande do Sul, no município de Cachoerinha. A planta produz 12 bilhões de cigarros ao ano, cerca de 25% da produção total de 50 bilhões no Brasil.

Serão demitidos 700 empregados, 200 dos quais diretamente. 

"Não é uma decisão tomada por vontade própria, mas pela existência de uma escalada expressiva no aumento de impostos, que vem prejudicando o consumo", afirmou o diretor financeiro da empresa, Leonardo Senra, em entrevista ao jornal Valor.


Segundo ele, a decisão mais recente do governo "foi a gota d'água" para que o grupo se definisse pelo fechamento da fábrica

10 comentários:

Anônimo disse...

Polibio
Este governador está se saindo pior que o Olivia, pois aquele era mais objetivo é transparente...

Anônimo disse...

Ipi é um imposto federal, nada a ver com o sartori.

Anônimo disse...

e o que se vai fazer com todo esse aparato ai?

Anônimo disse...

percebam as estradas de barro...

O Brasil é um bananão...

Anônimo disse...

Políbio,

A Souza Cruz era a ÚNICA fumageira que estava comprando fumo dos "pequenos agricultores".

As fumageiras chinesas estão comprando pouco e com preço baixo(o truque é mexer na classificação da folha).

A cultura do fumo, no Rio "Pequeno" do Sul esta caminhando para a morte. Os pequenos produtores já começaram a diversificar.

JulioK

Anônimo disse...

Se fosse o IPI a filial de Minas Gerais da Souza Cruz, onde a plantação de fumo é irrisória, também teria fechado, afinal o imposto é Federal. No RS o IPI + o reajuste do ICM (imposto mais carro do Brasil) certamente foi decisivo para o fechamento da fábrica. Novamente o editor chapa branca tenta jogar nas costas do Gov Federal os males do RS. É bom lembrar que na CF/88 tem previsão de arrecadação de impostos Federais, Estaduais e Municipais, por exemplo o ICM (mais caro de todos) e o IPVA são impostos exclusivamente Estaduais, já o IPTU, municipal.

Anônimo disse...

Falaram ipi para não 'magoar' o sartori, mas conforme funcionários é icm's.

Anônimo disse...

Não vê que não não quer, qualquer lancheria, bar, super de periferia, os pequenos, vendem livremente cigarros Made in Pararaguay, é só pedir e o pessoal tira do balcão abaixo do caixa.

Anônimo disse...

Eu, ex-fumante, vejo com alegria essa redução na indústria do fumo...

DLG disse...

Se o aumento de impostos resultou em queda no consumo de cigarros, é um caso raro em que imposto maior dá bom retorno, no Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/