Artigo, Roberto Romano - A corrosão do caráter produzida por movimentos sociais moralmente corruptos

Neste artigo, o filósofo e professor de Ética Roberto Romano recomenda a leitura  do livro de Richard Sennet," O Declínio do Homem Público", que narra de que modo as formas do Estado foram enfraquecidas, após o século 18, em proveito das chamadas "intimidades  itrânicas", no caso os movimentos que prometem às minorias a defesa de seus direitos, sem passar pelos mecanismos do poder público. Escreve, então, Roberto Romano:
- Baseando-se na "identidade" assumida pelos indivíduos, tais movimentos assumem formas repressivas das quais é quase impossível escapar. Antes de ser um cidadão, o sujeito pertence à sua "comunidade", cujas causas importam mais do que as coletivas.
. A primeria vítima dessa distorção diabólica é a vida pública.

. É que milhões de ativistas movimentam-se para exercer pressão sobre a sociedade e o Estado, mas nada fazem diante dos desclabrados ocorridos na economia, no Judiciário, no Executivo ou no Legislativo.

. Eles defendem pautas unilaterais e via de regra autoritária, tiranizando seus adeptos.

. A análise de Roberto Romano remete a movimentos como os da UNE, que se vendeu ao governo, em vez de manter sua identidade libertária e democratizadora. O caso da UNE é emblemático, mas ele pode ser amplificado para inúmeros outros movimentos que pretendem emparedar a sociedade e o Estado, visando a concessão de legitimidade a demandas simplesmente cretinas, aéticas, imorais e ilegais.

CLIQUE AQUI para ler.

4 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, quem não está na gaveta hoje em dia ? Quase toda imprensa ( fora as boas exceções como tu ), judiciário, tribunal de contas, etc... É a farra com o dinheiro público.

Anônimo disse...

Será que entre esses ele inseriu a pressões dos gaysistas sobre stf,congresso,em torno de direitos que eles mesmos abriram mão e dizem que lhes são solapados? Dos que querem legalização do uso de droga,quando um simples cigarro está sendo praticamente colocado na ilegalidade? Dos tais "quilombolas"que só agora descobriram que existe e querem "restituir"o que nunca foi de direito deles,já que pra qualquer um existe o usucapião,pra eles não? Sem contar na grana que corre solta na direção desses movimentos grupistas todos e DINHEIRO PÚBLICO. Isso tudo eu já sei sem precisar ler livro nenhum,isso atende pelo singelo nome de: Pilantragem em busca de uma causa qualquer,pra ganhar dinheiro fácil.

Anônimo disse...

TEM AQUELES ELEITOS QUE NÃO PERDERAM A MORAL NEM A ÉTICA PORQUE NUNCA TIVERAM,"NUNCADANTEZ" ENTÃO NÃO SE PERDE O QUE NUNCA SE POSSUIU.
PENDURAM UMA ESTRELA NUMA VARINHA E "VALE TUDO"

LOBOS EM PELE DE CORDEIRO

Anônimo disse...

Caro Políbio,

acho que o link não corresponde ao artigo de Romano.

abraço

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/