Ufrgs examina casos de 400 estudantes brancos que se declararam negros

O Movimento Balanta, que reúne estudantes universitários gaúchos denunciou 400 pessoas brancas que fraudaram a autodeclaração racial e ingressaram na Ufrgs por meio das cotas raciais.

A denúncia foi protocolada na Reitoria.

Eis o que o grupo postou no Facebook:

- Convém ser negro para essas pessoas brancas quando isso possibilita roubar a vaga de estudantes negros, negras e indígenas, entrando na universidade sem ter que enfrentar diariamente com o racismo genocida brasileiro.

A Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF) da universidade informa que aumentou, nos últimos meses, o número de denúncias registradas.


O movimento espera que os alunos denunciados tenham sua matrícula reavaliada. 

31 comentários:

Mordaz disse...

Racismo homicida? Vai para a África para ver o que é isto de verdade.

Gilson Carvalho de Oliveira disse...

Em vez de se melhorar as escolas públicas cria-se cotas raciais. Esse é o problema real.

Eugenio Macedo disse...

Nossa país é mesmo um país de m....Eu nasci com a cor branca, enquanto meus irmãos com a cor morena,por sermos miscigenados eu pago o preço.

Anônimo disse...

agora resta aos mendigos brasileiros que andam morrendo de frio pelas ruas das cidades do pais se declararem indios venezuelanos...

rapidamente ganharão abrigo e acolhida...

Anônimo disse...

Tudo isto porque nossa justiça é inoperante. Trata todo bandido como coitadinho. Caso comprovado trata-se de crime de falsidade ideológica, previsto no Código Penal Brasileiro. Só que todo mundo pensa que não dá nada no caso de ser descoberto, pois a pena máxima será uma cesta básica, ou coisa do tipo. Daí que o Brasil, faz tempo se transformou no País da mentira.
é uma pena.
Poderiamos ser uma nação com muita prosperidade para seu povo caso se desse mais valor para a verdade.Fernando

Anônimo disse...

O Ensino Fundamental lhes traria base para enfrentar uma Universidade Federal. Não precisariam mendigar vagas por serem negros, nem os brancos precisariam mentir suas raças para garantir uma vaga. Esse é o típico exemplo lá de cima, os jovens aprendem rapidinho como burlar as leis e se beneficiar delas. Todos os dias aprendemos como é que se faz o jeitinho brasileiro. Muitos são os bem sucedidos se beneficiando das leis, até porque não dá nada.

Anônimo disse...

Esperar o quê desse povinho brasileiro??
Depois reclamam dos políticos...como se estes surgissem do nada...A matéria prima dos políticos é esse povinho.

Anônimo disse...

Se auto declarar negro pronto! qual é o critério?....minha avó era negra, isso seria suficiente? Não me considero negro mas acho que poderia...se houvesse razão para tal. Ora, todo brasileiro tem sangue negro!

Anônimo disse...

Melhor maneira de acabar com isto é voltar a adotar a meritocracia. Simples assim.

Anônimo disse...

Kkkkkkkk...Arabes e Judeus nunca precisaram...

Anônimo disse...


Mentiram? Pois que se aplique neles, rigorosamente, a lei atual. Antes de continuar registro: não sou racista, e muito menos genocida.
Mas nem por isso, não chama a atenção essa "estória de roubar vaga". Vamos devagar, pois há controvérsias sobre a lei de cotas, inclusive entre as próprias pessoas de cor negra, ainda que, não necessariamente, em relação ao comentário que faço.
Porque a lei não incluiu os "pobres brancos e seus filhos e filhas" como beneficiários? Ou não têm nessa cor (nos brancos) centenas ou porque não milhares em situação social igual, ou mesmo pior, do que quaisquer "estudantes negros, negras ou indígenas"? Se buscamos JUSTIÇA, poderíamos, também, propor a revisão da lei de cotas para incluir a população de "brancos à margem". Simplesmente fechar os olhos, para o outro lado, além de ser fácil, não é comportamento mais sensato e justo. Fica a sugestão ao movimento denunciante!!

Anônimo disse...

é uma vergonha que no Brasil existam cotas para negros, índios, gays , seja o que for. É uma afronta para a sociedade. Eu nunca autorizei e não conheço ninguém que tenha autorizado qualquer autoridade, deputdo, senador, vereador, prefeito, a fazer isso. Uma lei de tal gravidade que retira direitos da maioria para beneficiar uma minoria tem que passar por uma consulta popular. Ninguém outorgou esse direito a qualquer autoridade ou político.
Tem que extinguir isso aí, viu Temer!

Anônimo disse...

Esta estorinha de cotas é só pra causar DIVISÃO na população. Como definir as cores Negro/Índio no Brasil??? Exame de DNA??? Quem vai definir os percentuais??? Kkkkkkkk Tenho bisavó índia, não sou branco, nem índio, sou brasileiro.

jorge alberto martinez lopes disse...

descriminatorio e essas cotas so porque se declara negro entra na universidade , que profissional vai sair , se nao teve base nenhuma e por isso que o pais ta dojeito que esta quando nao se tem uma educaçoa de verdade e se cria atalhos para se chegar ao ensino superior a historia termina mal

Anônimo disse...

A cor não define raça...

Com maior divulgação das pesquisas este tipo de polêmica vai acabar.

Testes de DNA constatam que temos origens ao mesmo tempo, ameríndia, europeia e africana. Não temos como saber a raça pela cor de pele, quem estuda o genoma humano sabe disto.

A lei simplesmente beneficia pessoas de cor de pele negra e ponto.
Vamos parar com a história que dá credito para as pessoas negras se sentirem injustiçadas pela escravidão como se todas fossem automaticamente afrodescendentes.

Somos afrodescendentes ou eurodescendentes? Esta divisão também fracassa. A cor da pele, olhos ou cor do cabelo pouco tem haver com ancestralidade. Definir a raça é muito mais complexo do que isto.








Anônimo disse...

Amigo conterrâneo, creio que o sofrido e pacato povo brasileiro não merece TAMBÉM tua injustiça!

Nas recentes eleições de 2016, mais de 90% do povo brasileiro, que agora ofendes, deu um pé-na-bunda dos petralhas e seus aliados.

Mas, nas eleições majoritárias de 2010 e 2014, aconteceu no Brasil o mesmo que nas eleições de 2016 nos Estados Unidos:

FRAUDES NAS URNAS ELETRÔNICAS DE FABRICAÇÃO VENEZUELANA!!!!

Com a participação dos hackers, inclusive da Rússia, do ditador sanguinário e psicopata Vladimir Putin.

Por que tu achas que Luladrão, o PT e TODOS OS PARTIDOS PIXULECOS CÚMPLICES, como o DEM e Rodrigo Maia, querem tanto eleições diretas agora, mesmo com pouquíssimas chances do seboso fedorento assassino ser eleito??

Tamanha certeza de vitória, por um bandido ralé desmascarado, advém da CERTEZA DE FRAUDAR as eleições com alteração de resultados nas urnas eletrônicas!!

Anônimo disse...

Falsidade ideológica? Quero ver provarem quem é branco ou negro? Olhando pra cara da pessoa é que não dá para identificar. Alguns dizem que há traços característicos, mas tudo isso é um bobagem. Se fizessem cotas só por motivos sociais acabaria essas besteira de sempre. Além disso, as leis existentes são claras: é por declaração. Não tem que verificar nada. Não cabe a Universidade fazer qualquer verificação. Eu sei que irão fazer, e vai ter membro do MP que vai entrar contra os estudantes, e a justiça vai desligar os alunos. Mas é tudo porque a justiça vai tudo por achismos. Não Brasil a lei não é nem cumprida pelo judiciário, cada tribunal decide como lhe aprouver. Pra que lei então? Já tem inclusive decisão nesse sentido.
http://www.conjur.com.br/2016-mai-13/estudante-aprovado-cotas-expulso-dar-declaracao-falsa

Anônimo disse...

Viva as cotas! Forma de discriminar, mas com o sinal contrário!!!

Anônimo disse...

E por essas e outras que Brasilixo NUNCA dará certo! Cotas raciais: é exatamente isso que faz do Brasil, Brasil! Quem puder sai desse lixão moral e ético...

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual a mandinga para contingenciar as diferenças entre branco e preto e graduação intermediária e estabelecer de forma científica quando uma determinada combinações(oes) a injustiça social deve ser resgatada. Para mim existem pessoas que podem pagar e que não podem, não interessa a cor . Aqui sim dá para contingenciar d forma clara e definitiva.

Anônimo disse...

🤔🤦‍♂️

Anônimo disse...

EXATO!!!

Anônimo disse...

TROUXA.

Professor disse...

Acho que a política de cotas deveria convergir no sentido de selecionar os aptos e interessados. É a melhor, e talvez a única, maneira de nos livrarmos de mauricinhos e patricinhas, estúpidos e vagabundos, ineptos e desprovidos de talento e, quiçá, de escrúpulos das salas de aula.

Anônimo disse...

Meritocracia: que entre o melhor, independentemente de credo, cor, opção sexual ou qualquer outo fator. O resto é besteira, desculpa de preguiçoso, de quem não gosta de estudar e mimimi...

Anônimo disse...

é a discriminação "do bem"...

ai pode...

assim como o assediador de artistas Roger Waters que vive infernizando a vida dos colegas para que entrem no boicote a Israel promovido por ele...

é discriminação, ja que penaliza (não no caso de um show dele, porque seria ate bom para os israelenses não ver essa figura por la) o povo por conta de discordâncias que ele tem do governo do país...

mas ai também é discriminação "do bem"...

ai pode também...

vocês acham que o mundo esta ruim com essas regras progressistas?

pois esperem (ou não) pelo futuro, pois vai ser muito pior...

Anônimo disse...

Não há como comprovar se eles mentiram se não fizerem um exame detalhado do DNA.O Brasil é um país mestiço,muitos filhos de Brancos com Negras ou de Negros com Brancas, os filhos como são definidos nas cotas?Meu compadre é filho de Espanhol com Brasileira Negra, tem o cabelo crespo e castanho, olhos verdes e pele parda, será que ele não poderia ser enquadrado nas cotas?

Anônimo disse...

VERGONHA DESTE PAIS TODO MUNDO QUER TER VANTAGEM , ENGANAÇAO- SE VE POR AQUI- TRISTE PAIS

Anônimo disse...

ISTO DE COTAS É IMPOSSIVEL COMO QUE UM ADVOGADO EM UMA BANCA COM ESTUDANTES COMO É FEITO EM PELOTAS VAI DEFINIR QUEM É BRANCO, QUEM É PARDO OU NEGRO ALIAS EM PELOTAS CONHEÇO GENTE QUE É PARDA TEM O PAI NEGRO E A MAE BRANCA E A PESSOA É PARDA E SIMPLEMENTE ELES CHAMAM OS CANDIDATOS EM UMA SALA FAZEM UMA ENTREVISTA E DECIDEM QUEM GANHA A VAGA OU NAO .O ALUNO PASSA NO ENEM DEPOIS DE TER PASSADO O ANO GASTANDO EM CURSINHO, SE PREPARANDO É PASSA NO ENEM E NA HORA ELES DIZEM - NAO..... É IMPEDIDO DE ESTUDAR PORQUE A TAL ESTUDANTE SE SENTA LA COMO DEUSA NA BANCA Q EXAMINA E DIZ QUEM ESTUDA E QUEM NAO ESTUDA É UMA ESTUDANTE, ADVOGADOS E MAIS UMAS PESSOAS ELES Q DECIDEM QUEM É NEGRO OU NAO.....QUE PALHAÇADA ISTO UMA ALUNA QUE NEM É FORMADA Q ESCOLHE QUEM VAI TER A VAGA OU NAO.... QUEM É ELA P DECIDIR QUEM É NEGRO OU NAO..... E LA ELES NAO ACEITAM PARDOS CONHEÇO GENTE Q SE DECLAROU PARDA POIS É PARDA NAO FOI ACEIT.A ELES DISSERAM QUE A PESSOA NAO ERA NEGRA ORA MAS A PESSOA NAO DISSE Q ERA NEGRA DISSE Q ERA PARDA. POREM A BANCA EXAMINADORA NAO ACEITA PARDOS.... A FACULDADE ESTÁ CONTRA A LEI POIS A LEI É P PARDOS , BRANCOS E NEGROS ...SIM MAS ELES DEIXAM OS PARDOS DE FORA ... TEM ANO QUE SOBRA MUITAS E MUITAS VAGAS E ELES NAO CHAMAM OS ALUNOS APROVADOS DO ENEM OS QUE FORAM REPROVADOS NAS COTAS - DEIXAM AS VAGAS LA OS CURSOS COM UM MONTE DE CLASSES VAZIAS POIS NAO DEIXAM OS ALUNOS PARDOS ESTUDAREM SÓ OS NEGROS Q ELES ACEITAM , ME AJUDA AI. A LEI DIZ Q AS COTAS SAO P NEGROS, PARDOS E INDIOS - TEM QUE VER ISTO D PERTO.... QUEM PAGA OS IMPOSTOS SOMOS NÓS . TEMOS DIREITO D ESTUDAR AOS SERMOS ARPOVADOS.AS COTAS SAO P PARDOS ,NEGROS E INDIOS. TEM GENTE Q É PARDA E NAO CONSEGUE A VAGA É E O ANO COMEÇA COM AS CLASSES FALTANDO ALUNOS- UM DESPERDICIO SÓ PORQUE UMA BANCA SE ACHAM DEUSES E MANDAM QUEM ESTUDA E QUEM NAO ESTUDA.....QUE PAIS É ESTE

Anônimo disse...

Sinto..no sou seuu conterrâneo..duvido que voce seja meu.
Voces sempre tem um interesse individual para lutar..nunca pensam no coletivo. Aceitam a corrupcao .

Anônimo disse...

LOGO ADIANTE TEREMOS COTAS PARA PEDERASTAS E SODOMITAS.