Maria Cristina Fernandes, Valor - Bolsonaro na disputa pela estética da quebrada

No fim do ano passado, Esther Solano entrou numa escola estadual em São Miguel Paulista, no extremo leste de São Paulo, com um "pen drive" nas mãos e uma ideia na cabeça. Queria entender as razões pelas quais adolescentes curtem e compartilham vídeos em que partidários do deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) zoam de suas declarações polêmicas.

Passou o vídeo em duas turmas diferentes, uma de 20 alunos, de 14 a 16 anos, do primeiro ano do ensino médio, e outra de 40 jovens de 16 a 18 anos, do terceiro ano. Não se tratava da obra completa do deputado, nem dos melhores momentos. Era apenas uma coletânea dos seus disparates mais conhecidos.

(...)

Com mais de cinco milhões de seguidores no Facebook, Bolsonaro zoa, com sucesso, em busca de empatia. Põe uma braçada na frente de seus adversários, em redes sociais, repetindo a dianteira irreverente de uma direita que em campanhas como a do ex-prefeito de São Paulo, João Doria, e do atual do Rio, Marcelo Crivella, ambas em 2016, foi bem-sucedida.

Sua intenção de votos entre os jovens chega a ser o dobro daquela que alcança entre os eleitores acima de 55 anos. Somados os eleitores entre 16 e 34 anos, faixa etária mais conectada, chega-se a um terço do contingente que vai às urnas em outubro. É este o núcleo duro do eleitorado bolsonarista. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. O editor recomenda vivamente a leitura completa.

25 comentários:

Anônimo disse...

Esse quadrilhão do PT, como essa professora, estão preocupados com o Bolsonaro dizendo que ele é opressor MAS apoiam tudo qto é ditadura de esquerda, como a ditadura da Venezuela e agora a ditadura na Nicarágua que já matou, até esta 6a feira, 351 pessoas, a maioria estudantes.

Anônimo disse...

Um dos "disparates" mais conhecidos do BOLSONARO é de que LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA! Os que consideram isto um "DISPARATE" costumam dia sim e outro também manchetear em seu meio de comunicação "ESTA NOITE DOIS PORTO-ALEGRENSES FORAM ABATIDOS COMO GADO!" Quem fica com o "DISPARATE" do Bolsonaro e quem fica com a noticia do "jornalista que entregou tudo para DEUS"????

Anônimo disse...

O povo foi tão enganado pelas esquerdas que precisa encontrar um candidato a presidente que não os enganem novamente. Estamos à procura desse candidato. Que seja em primeiro lugar ficha limpa. Felizmente o povo acordou.

Anônimo disse...

O conteúdo da matéria acaba puxando a brasa para denegrir Bolsonaro, mas não deixa de ser interessante constatar que já estão patrocinando até estudos para entender o fenômeno Bolsonaro.

Anônimo disse...

A esquerda abusou da inocência do trabalhador para chegar ao poder. Hoje esses eleitores a maior parte deles estão desempregados e na miséria, enquanto nossos ex líderes todos milionários em tão pouco tempo. E pior, ninguém responsabilizado. Simples

Anônimo disse...

Vou aqui, modestamente, desmentir a autora do artigo e o Editor.

Em minha casa são dois velhinhos que julgam que Jair Bolsonaro não quer apenas zoar com os jovens ou assustar os velhotes com disparates.

Ele tem o que dizer, o diz com clareza e não fica em cima do muro. Recomendo aos leitores que ouçam e vejam diretamente o candidato e não através de intermediários que possam desinformá-los.

A campanha contra o Bolsonaro usa de todos os meios de torcida e mistificação para confundir o eleitorado. Acho que não vão conseguir. Os jovens vão vencer mais uma vez...

Anônimo disse...

Tenho certeza de que dentro do eleitorado acima de 55 anos tem muita gente envergonhada em declarar, mas vai votar no capitão.

Anônimo disse...

Meu Presidente!

Marcelo disse...

dória direita? kkkkkkk

Anônimo disse...

Professora tendenciosa.

Anônimo disse...

Leiam a parte final do artigo:

....Uma colega da mesma idade, que até então aplaudia o discurso punitivo, passou a reelaborar seus argumentos. A intolerância, naturalizada por Bolsonaro, só foi capaz de chocá-la quando verbalizada por alguém que partilha do mesmo tranco cotidiano: "Mas minha tia está na cadeia. Não quero que ela sofra e acho que ela sofre muito. Ela cometeu muitos erros, sim, mas é uma pessoa e não merece ser tratada dessa forma. Tem de punir, mas também tratar como ser humano".

Moral da História: Esses "jovens" só se chocam quando a intolerância rocheteia de volta.....

Anônimo disse...

Bolsomito....melhor JAIR se acostumando

Anônimo disse...

É isso aí...

Unknown disse...

Tenho sessenta anos e voto em BOLSONARO para presidente, primeiro porque é honesto coisa rara nos meios políticos em segundo porque escolheu muito bem seu ministro da economia Paulo Guedes em terceiro porque eu quero ter armas pra defesa em casa e no carro em quarto porque ninguém aguenta mais o comunismo

Anônimo disse...

Desculpe, mas vejo como problema o que é visto como merito. Neste segmento, garotada descolada de classe media pra cima, ele de fato tem este percetual. Ja bateu no teto neste segmento, e no restante nao consegue deslanchar
Existem 23 milhoes de eleitores ate 24 anos ( 2 milhoes com menos de 18)
e 30 milhoes de 24-34 anos. Aqui ele nada de braçada. Fora daqui, nao existe
E, nos 67 milhoes de ensino fundamental e baixissima renda, ele foge como o diabo da cruz. Principalmente os pobres do nordeste, que eles chamam de burro(mas cada um vale um voto).

Lázaro disse...

Melhor Jair se acostumando... O tempo do mimimi tá chegando ao fim...

Anônimo disse...

Tenho 58 anos e, assim como a minha esposa (que é mais jovem), votarei no Bolsonaro. Esquerda é a ideologia do atraso, da miséria, das ditaduras assassinas, está na hora de acabar com o discurso estatista que transformou a América Latina no esgoto do planeta.

Anônimo disse...

MAIS UMA FAKE NEWS PLANTADA! LERO LERO PARA TENTAR CONVENCER NO TEXTO QUE BOLSONARO É VIOLENTO, PERIGOSO, QUE AS CRIANÇAS SÃO INGÊNUAS E QUE CARA É UM "RADICAL"!!!!! ESSA MULHER QUE ESCREVE ENROLA BEM! É DO SISTEMA!

Anônimo disse...

MEU PRESIDENTE! OS JOVENS ENTENDERAM QUE O POLITICAMENTE CORRETO É UMA CENSURA GLOBALISTA COMUNISTA1 BOLSONARO ROMPEU COM ESSA MORDAÇA! ELE É CRISTALINO COMO A ÁGUA DO MAR, LIMPO COMO ALGODÃO, OBJETIVO COMO TODO LÍDER DEVERIA SER, ANTI-COMUNISTA COMO COMO DEMOCRATA DEVERIA DEMONSTRAR!

Anônimo disse...

Li o artigo e a "professora" tentou descontruir o Bolsonaro através de vídeos perante os alunos. Depois descobriu o que os intelectuais acham que é defeito no Mito a juventude considera como qualidade.
Outra conclusão da professora é de quem vota no PT é coisa de pobre:
" Entre os entrevistados de Esther, dentro e fora da escola, o voto no PT é 'coisa de pobre', gente que precisa de governo."

Júnior disse...

A suposta intolerância de Bolsonaro é tão falsa quanto nota de 3 reais. As mesmas pessoas que criticam o candidato muitas vezes têm segurança particular que atiram para matar, têm nojo do verdadeiro povo (principalmente de quem é preto, pobre e feio) e o tratam como um animal de zoológico para exibição, ao invés de ouvir seus anseios e respeitar suas vontades. Bolsonaro cresce porque além de não render-se ao politicamente correto respeita a população, sem falsidade, ao contrário de outros políticos.

Anônimo disse...

Q povo burro meu Deus..vai cair de uma enganaçao agora em outra ainda mais tosca?? Esse cara eh um imbecil compketo, fazendo pistolinha com a mao...seria de rir, se nao fosse levado a serio por alguns. Deprimente, vao fazer uma terapia e tirar esse recalque do corpo! Xo PT xo bolsonaro

Gustavo disse...

essa leitura é pura perda de tempo..
não tem como levar a sério quem afirma que dória é de direita..

Jacson Clei Galgaro disse...

Tu precisa te decidir Políbio! Num dia faz vídeozinho afirmando precisamos de um presidente que ponha ordem na casa, noutro replica uma crônica, no mínimo, tolinha como essa aí! Acho que por vezes eu te superestimo.

Anônimo disse...

-Pai,o que significa ser politicamente correto?
-Fiho,é renunciar ao seu próprio critério,para conseguir a falsa aceitação de uma maioria de imbecis.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/