Revista Época revela o lado obscuro da biografia de Dilma Roussef

Neste final de semana a revista Época abriu sua capa com foto em close de Dilma Roussef, quando tinha 22 anos, reproduzida de uma ficha do Dops de São Paulo. O título da reportagem de capa: “O passado de Dilma”.
. São 13 páginas de uma reportagem cuidadosamente elaborada.
. A revista Época não faz juízo devalor sobre a participação de Dilma Roussef na luta armada destinada a substituir a ditadura militar por uma ditadura comunista. Não era o aque queriam as forças democráticas que batalhavam pelo restabelecimento das liberdades públicas e individuais. As organizações terroristas das quais Dilma Roussef foi uma das principais dirigentes – Colina, VAR e VAR Palmares – nunca trabalharam pelo restabelecimento das liberdades públicas e individuais.
. Este lado obscuro da biografia da ex-ministra de Lula não é contado nas propagandas eleitorais intimistas que o PT expõe na TV. O período sombreado vai de 1964, quando Dilma tinha 17 anos, e vai até sua saída da prisão, 13 anos depois, quando mudou-se para Porto Alegre e saiu da clandestinidade, ingressando no PDT, criado em Lisboa, 1979, mesmo ano da anistia política.
. Dilma Roussef jamais fez um mea culpa ou renegou seu passado. Até pelo contrário. Ao tomar o lugar de Zé Dirceu na Casa Civil, ela se vangloriu do que fez na Colina e VAR Palmares.
. Aí vai um resumo da primeira das duas reportagens de Época, intitulada “Dilma na luta armada:
NOMES USADOS POR DILMA
Dilma, Estela, Wanda, Luiza, Marina, Maria Lúcia. A reportagem reproduz fac símiles de vários dos documentos falsos de identidade usados por Dilma. Ela adotou cinco nomes falsos. PREPARO IDEOLÓGICO E TÉCNICO
A revista conta que ela foi um dos jovens marxistas, influenciados pelo sucesso de Fidel e Che, que empreenderam luta armada e terrorismo para derrubar a ditadura militar. A revista conta que Dilma foi professora de marxismo na Colina e na VAR Palmares. Além disto, era adestrada no uso de armamento.
ORGANIZAÇÕES
Colina, uma dissidência da Polop, uma organização comunista criada em 1968 para implantar focos, conforme ensinou Régis Debray, acusado até hoje de ter traído Che na Bolívia. Era o foquismo. Jacob Gorender, historiador comunista, no seu livro Combate nas Trevas, conta que a Colina era uma das poucas organizações comunistas a fazer pregação explícita do terrorismo. Em 1969, a Colina promoveu fusão com a VPR, de Carlos Lamarca, saindo daí a VARPalmares. ASSALTOS, ASSASSINATOS, SEQUESTROS
Diigente da Colina, Dilma trabalhou na logística dos assaltos feitos pela Colina: BB em Belo Horizonte, e Ultramarino, no Rio, mais o assassinato do oficial alemão Otto Westernhagen. Na VAR Palmares, a ação mais espetacular foi o assalto ao cofre do ex-governador Ademar de Barros, de onde foram roubados US$ 2,5 milhões. Dilma Roussef trabalhou na logística do assalto. Em 1969, a VAR Palmares assassinou o capitão Charles Chandler e o marinheiro David Cuthberg. Um dos seus companheiros de luta estudantil, Fernando da Mata Pimentel, foi atraído para a Colina, quando tinha apenas 17 anos. Pimentel foi um dos terroristas que tentou sequestrar e matar o cônsul Charles Cutter em Porto Alegre. Ele foi até há pouco o coordenador do comitê central de campanha de Dilma em Brasília, acusado de ter mandado vigiar e forjar dossiê contra José Serra. É candidato a senador em Minas.
. Todo o material de pesquisa da reportagem foi baseado em cópias de 5 mil páginas dos tres processos em poder do Superior Tribunal Militar, que ironicamente protege tudo dos olhares curiosos. Ela foi presa quase no início dos anos 80. Torturada selvagemente, dedurou inúmeros companheiros de prisão, inclusive em cativeiros para os quais levou os policiais do Dops. Ao sair da prisão, três anos depois, quando a ditadura militar dava sinais de “abertura lenta, gradual e segura”, mudou-se para Porto Alegre, onde morava seu segundo marido e companheiro de luta armada, o advogado Carlos Araújo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns á Revista Época, que faz o Jornalismo que este pais de cucarachas desmiolados e ignorantes precisa mesmo. Podem até rejeitar a verdade e eleger a terrorista, mas o passado não pode ser mudado para agradar estes comunistas insanos e dementes.

Cristina disse...

Políbio, eu concordo com a sua análise.

Mas a impressão que eu tive foi que a ÉPOCA pegou um fato de conhecimento nacional - Dilma integrou grupos contrários à ditadura (eu diria "àquela" ditadura) - e esclareceu que:

"não há registro de que Dilma tenha participado diretamente das ações armadas do Colina - algo que ela sempre negou";

"Dilma e Breno temiam que a VPR fosse excessivamente militarista";

"não há registro de que Dilma tenha participado diretamente do assalto";

"era elogiada por sua capacidade intelectual";

"as discordâncias entre os 'foquistas', que defendiam a luta armada, e os 'massistas', que defendiam a mobilização das massas (grupo a que Dilma pertencia) levaram ao racha";

e o quadro de "dúvidas sobre o passado" amenizam a atuação de Dilma, além da menção de que, embora um dos comparsas afirmasse que Dilma estava armada no momento da prisão, o auto de apreensão elarado pelo delegado do DOPS, que seria o maior interessado em registrar o porte de arma, não traz essa informação.

Quer dizer, a revista não traz nada. E ainda coloca a candidata em um retrato bem melhor do que estão dizendo por aí. Depois dizem que a Globo persegue o PT...

RENEU J. K. disse...

Já que não há políticos de oposição para denunciar o passado dessa víbora, considero dever da imprensa oficial se valer dos dados disponíveis e levá-los ao eleitor desinformado, à grande massa eleitoral. Já escrevi em ZH que os internautas compreendem um grupo muito restrito e privilegiado em informações, não tendo qualquer poder de influência sobre o eleitorado. Pelo contrário, somos considerados "fofoqueiros". Não é por nada que o TSE liberou o debate através da internet.

Anônimo disse...

Só a verdade; nada mais que a verdade; isto é que precisa ser dito e esclarecido a todos brasileiros;
ela não pegou em armas? mas se planejou tudo, é como ter entregue as armas para seus comparsas.
Não dizemos que em vez dos pequenos criminosos que são presos diariamente, o que deveria ser feito é prender os cabeças que estão na Viera Souto e que nunca botam a mão na massa, mas financiam tudo?
Então? Dilmá era um desses cabeças; justamente a mente criminosa que tudo controlava e fazia o planejamento das operações.
Há mas ela não pegou em armas......
Ela queria ou não queria implantar uma ditadura comunista no Brasil? Será que ainda não quer?
E a contradição...
E a ideologia estúpido.

Anônimo disse...

O Brasil está nas mãos de uma grande facção ideológico-criminosa e aqueles que a ela pertencem ou pertenceram e que não seguiram as ordens dos chefes viraram Toninhos do PT e Celsos Daniéis da vida, e da morte. Outros virão. Tenho séria desconfiança de que muitos líderes políticos de oposição somente não se manifestam de forma contundente por legítimo medo de serem eles ou seus familiares "justiciados", provavelmente sofrem ameaças e chantagens, só assim pode-se entender o silêncio das oposições.No Brasil o crime compensa, a começar dentro de nossas instituições que de democráticas já não tem quase nada.

Anônimo disse...

"O período sombreado vai de 1964, quando Dilma tinha 17 anos, e vai até sua saída da prisão, 13 anos depois,....."
Há algo de errado nos dados acima mencionados. 1964 + 13 = 1977.
No período de 1973 a 1977, dona Dilma esteve, tranquilamente, cursando Ciências Econômicas na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, conforme consta no livro relativo a comemoração do centenário desta instituição.
Há algo de obscuro que ainda não veio à luz: o que permitiu que dona Dilma, em plena dureza do regime militar, estivesse tranquilamente cursando um curso de graduação?
Apesar, de na época, as Universidades estarem empanturradas de agentes do SNI, pelo que consegui de informações junto a colegas de curso da Mãe do PAC, não houve perseguições no decorrer do curso desta senhora.
Será que não houve um "acordo não contabilizado entre a Mãe de Todos os PAC's e os órgãoes de repressão?
É sabido que nesta época muitos foram obrigados a deixar o país. Porque não ocorreu o mesmo com a "combativa" Mãe de Todos os PAC'S?
Este período obscuro da trajetória da avatar deveria ser esmiuçado a fundo pela imprensa que não se contenta com pratos feitos.
LV

Anônimo disse...

"Todo o material de pesquisa da reportagem foi baseado em cópias de 5 mil páginas dos tres processos em poder do Superior Tribunal Militar, que ironicamente protege tudo dos olhares curiosos. Ela foi presa quase no início dos anos 80."
Acho que há mais uma confusão de datas aqui. Não seria início dos anos 70?
É sabido que entre 1973 e 1977 ela esteve, tranquilamente, cursando um curso de graduação em instituição federal de ensino, em Porto Alegre, enquanto outros opositores ao regime militar se obrigavam a deixar o país para não serem presos e torturados.
LV

Anônimo disse...

Que a cumpanheira tem um passado negro qualquer pessoa de mediana cultura sabe. O problema e esta informacao chegar ao eleitor ignorante (a grande maioria deste Pais sem futuro)!

Luiz Brasileiro disse...

As viúvas da ditadura, torturadores e seus sequazes tentam impor a maneira pela qual os mais decentes brasileiros deveriam ter lutado contra a ditadura. Na verdade gostariam que todos os brasileiros tivessem se submetido, optados pela servidão voluntária, adeptos que são do neofascismo.

O que se constata é que a dignidade de quem ousou desafiá-los não se deixando pôr joelhos lhes atinge a alma corrompida; é o que se constata pelos ataques contra aqueles bravos brasileiros civis que tentaram derrubar a ditadura terçando armas com os assaltantes do poder pelo golpe de Estado de 1964.

A dignidade de quem fez a luta armada contra a ditadura pode ser assim definida: cidadãos de bem não aceitam ser governados pela força, covardes correm para debaixo da cama, puxa-sacos aderem a ditaduras.

A luta armada contra governantes usurpadores do poder - máxime, aqueles que assaltam o poder por golpe de Estado, tal como fizeram os gorilas golpistas em 1º de abril de 1964 - é legitimada pelo liberalismo clássico desde a Constituição de Vírginia passando pela Constituição Francesa de 1791 até nossos dias tal como está no páragrafo único do art. 1º da Constituição da República Federativa do Brasil:"Todo poder emana do povo, que o exerce através de representantes eleitos ou diretamente...".

Já escreveu Heleno Fragoso em seu livro "A advocacia da liberdade": "Nenhum inimigo de uma ditadura é ilegítimo, bem como em princípio nenhum método pra combatê-la é condenável."

Até São Thomaz de Aquino defendeu o tiranicídio, como um mal menor.

No caso brasileiro, a acusação de que os mais íntegros e destemidos cidadãos que fizeram a luta armada contra a ditadura queriam impor outra, caso derrubassem a infame instalada em 1964, não se apóia em fatos. Fato mesmo é que estavam lutando contra a pior opressão do período republicano. Aliás, não se tem conhecimento de democratas com certidão passada em cartório que tenham feito a única ressitência efetiva contra a ditadura, a luta armada.

Onde estavam estes cidadãos defensores da democracia, que ninguém os via? Deviam estar escondidos embaixo da cama com medo de defender com atos suas convicções. Só pode ser, pois só depois de finada a ditadura é dão as caras para defenderem a democracia e inclusive sem nenhuma vergonha atacar quem lutou contra a ditadura com sacrifícios incomensuráveis.

Anônimo disse...

Estes foi o legado dos MILITARES quando no poder.

Estão foram estadistas? NUNCA!!

Dexaram uma bomba relogio armada.

ALEM DE Um CONTENCIOSO IMORAL que as proximas gerações irão pagar aos SOCIALISTAS DAS QUERRILHAS.

AFINAL ! quem é de ESQUERDA E QUEM É DE DIREITA? NINGUEM, todos nos somos MERCANTILISTAS.

LONGE de semos uma NAÇÃO.

Anônimo disse...

O elemento Luiz Brasileiro deve ser algum CC. Ou alguém que fugiu da leitura dos livros de História que falam a verdade, e não são puxa-sacos de terroristas, como a Dilma carabina. Graças aos valorosos militares brasileiros, hoje não vivemos em uma ditadura cubana, como iria ocorrer caso a tchurma de Dilma ganhasse a guerrilha. Felizmente e com a graça de Deus, foram esmagados. Não o suficiente, pelo visto nestas eleições.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/