"Apoio de Marchezan Jr à Lei do Impedimento, compromete seu mandato como prefeito", diz Marcel van Hatten no Facebook

A nota do deputado Marcel van Hattem no seu Facebook, hoje, amplifica os protestos indignados dos eleitores e aliados do novo prefeito de Porto Alegre, Marchezan Júnior, que na virada da madrugada de quarta-feira votou com o que existe de pior na política brasileira para destruir a Lava Jato. Apenas 24% da bancada do PSDB votou contra juízes e procuradores. Entre eles estava o tucano gaúcho. Marcel diz saber da batalha histórica do deputado contra privilégios da magistratura e ministério público, mas considera que o momento e os aliados que ele escolheu, ajudam apenas gente desprezível como Lula, Dilma, Renan Calheiros e demais corruptos do PT.

CLIQUE AQUI para ler a nota, que é duríssima:

Pessoal, tenho sido muito perguntado a respeito da votação sorrateira da Câmara dos Deputados nas medidas anti-corrupção. Em especial, vários têm me perguntado sobre a posição de Nelson Marchezan Júnior, a quem apoiei abertamente para a prefeitura e por cuja trajetória política tenho maior respeito e mesmo, em vários momentos, admiração.

Na minha opinião, o silêncio de Marchezan é constrangedor e é o pior que poderia ocorrer no momento. Para começar, poucos sabem da batalha dele contra privilégios do Judiciário - com o que concordo, até porque sou contra privilégios em todos os outros poderes, incluindo o Legislativo. Mas o espírito da lei anti-corrupção aprovada não tinha este intuito, o de focar nos privilégios. São especialmente poucos os que sabem dessa batalha historica de Marchezan se compararmos às centenas de milhares de pessoas que votaram no Marchezan para ser prefeito de Porto Alegre. Logo, no mínimo uma explicação para o voto dele caberia em um vídeo ao vivo, ou video gravado, texto, post na página dele. Explicação que, na minha opinião, poderia até não justificar mas, pelo menos, como diz a palavra, explicaria. É o que em tempos de redes sociais todos esperam. E o que, vocês sabem, faço com muita frequência e sempre que necessário.

Em segundo lugar, na minha opinião, não era hora de tratar desse tema - "abuso de poder" -, ainda mais da forma como foi tratado: as sanções ao abuso de outros poderes foram no mínimo mal discutidas pelo tempo exíguo, estão subjetivas demais e, pior de tudo, foram propostas pelos mais sujos deputados, que querem justamente por um fim à Lava Jato. Revanchismo puro, abjeto - motivações que o próprio Marchezan conhece bem.

Quero crer que a coerência e apego às convicções tenham traído o futuro prefeito de Porto Alegre no sentido de não ver o contexto e de ter sido de boa fé levado a fazer o serviço sujo dos canalhas. Se PT e PCdoB votam todos a favor de algo, é quase certo que eu serei contra - incluo aí, aliás, também os do meu partido, onde também há muitos canalhas que deveriam estar na cadeia. Na verdade, não houve partido que não tenha gente que tenha votado a favor disso. Eu deixo claro que jamais teria votado a favor de um absurdo desses em virtude, sobretudo, das circunstâncias: uma votação na madrugada, claro revanchismo.

Concordo que todos têm de estar igualmente sujeitos ao rigor da lei, mas justamente para que a lei seja justa ela deve ser clara, simples e bem discutida. E deve ser votada com as melhores intenções, não as piores... agora, a situação está posta e o mínimo que eu espero do candidato a prefeito em quem eu votei, apoiei e fiz campanha, é que se pronuncie. Pena que até agora não o fez, motivo que me leva a postar publicamente isto, depois de aguardar quase dois dias inteiros por algum pronunciamento público.

Eu estou muito decepcionado com isso, não escondo nem dele. Não tanto com o voto de Marchezan, mas sobretudo com a falta de explicação pública. Transmissão ao vivo no Face não se faz só na campanha. A comunicação deve ser constante e, nos momentos mais críticos, o mais imediata possível.

Temo muito pelo mandato de Marchezan como prefeito de Porto Alegre, cujo apoio na sociedade está sendo severamente comprometido com esta inexplicável demora e, a continuar nesse silêncio, será muito difícil de reverter. É evidente porém que torço pelo contrário: ou seja, que Marchezan venha logo a público e consiga explicar e reverter essa situação, explicando bem sua posição sem nenhuma margem para dúvida, pelo bem de Porto Alegre e do Brasil. É o que tenho ouvido praticamente todos os seus eleitores dizer.

21 comentários:

Anônimo disse...

JB DETONA REINALDO: PAU MANDADO DO PSDB

Ex-presidente do STF reagiu nesta sexta-feira 2, pelo Twitter, a críticas feitas por Reinaldo Azevedo depois de sua entrevista à Folha de S. Paulo; "Já era esperado, não era? Há um ano eu não dava entrevista. Abri a boca e já apareceu o primeiro ataque. Feroz. De quem? De um 'pau mandado' de grupos e partidos políticos chamado Reinaldo Azevedo. Um idiota que não tem consciência da própria irrelevância", detonou o ex-ministro; na entrevista, Barbosa definiu como "encenação" o impeachment de Dilma Rousseff; o blogueiro de Veja disse que as respostas de JB "trazem uma das maiores quantidades de bobagens por centímetro quadrado dos últimos tempos".

2 DE DEZEMBRO DE 2016

247 - O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa reagiu nesta sexta-feira 2, pelo Twitter, a críticas feitas por Reinaldo Azevedo depois de sua entrevista à Folha de S. Paulo.

"Já era esperado, não era? Há um ano eu não dava entrevista. Abri a boca e já apareceu o primeiro ataque. Feroz. De quem? De um 'pau mandado' de grupos e partidos políticos chamado Reinaldo Azevedo. Um idiota que não tem consciência da própria irrelevância", detonou JB.

O colunista de Veja havia dito, em seu blog no site da revista, que as respostas de Barbosa na entrevista, em que Barbosa chamou o impeachment de Dilma Rousseff de "encenação", "trazem uma das maiores quantidades de bobagens por centímetro quadrado dos últimos tempos".

Anônimo disse...

POR TRÁS DO BOM MOÇO,SE ESCONDE ALGUÉM QUE APOIA A MORDAÇA DOS MAGISTRADOS E VAI DE ENCONTRO A LAVA JATO.QUE F.D.P

Anônimo disse...

Oportunismo do garotinho. O Futuro prefeito sempre teve posições claras contra os privilégios do marajás do judiciário. Fique claro meu voto foi da Ieda.

Anônimo disse...

Não ao céu, e nem ao inferno! É fato que a operação Lava Jato mudou o País, mas também é fato que muitos Promotores e Juízes cometem graves equívocos alguns de ordem política e pessoal. E quando isso ocorre o que acontece com os "togados"? Nada!! A pior pena para um juiz é ser aposentado e ainda ficar recebendo um gordo salário até a sua morte. Marquezan sempre foi contra os privilégios do judiciário, não sei o porquê de tanta indignação, acredito que não deve existir cidadão de primeira e cidadão de segunda categoria, todos devem ser iguais perante a lei, inclusive Promotores e Juízes. OBS: vou me identificar como anônimo porque sabe como é algum promotor ou juiz pode não gostar.

Anônimo disse...

ESTAS ESQUECENDO O PERONDI, ELIZEU PADILHA, TODA BANCADA PDT, PMDB E PP. E O CARA QUE INDICOU SERGIO CABRAL PARA PRESIDENTE

Anônimo disse...

ESTAS ESQUECENDO O PERONDI, ELIZEU PADILHA, TODA BANCADA PDT, PMDB E PP. E O CARA QUE INDICOU SERGIO CABRAL PARA PRESIDENTE

Anônimo disse...

Por que o Marcel não fala da turma do PP que também votou contra?
Baixinho hipócrita!!!!

Unknown disse...

Dá-lhe Marcel... você é um pilar da boa política... um dos poucos!!!

Anônimo disse...

Primeiro vai olhar para o próprio rabo (quase a totalidade dos deputados do PP votaram contra) antes de criticar alguém seu nanico safado.

Anônimo disse...

Bom, se até esse daí, que era todo amiguinho do MJ, reconhece que o último pisou na bola, então, não é preciso dizer mais nada!

Anônimo disse...

Quem pede para o Marcel Van hATTEN falar dos seus (do PP) não leu a nota com cuidado.
E ele explica que a nota resulta de questionamentos de seus eleitores sobre a conduta do Marchezan. Não dos seus correligionários. E o Marchezan Jr foi eleito prefeito.
E vejam que uma coisa é combater os privilégios da casta da magistratura e dos membros do MP. Tô nessa. Outra coisa é o PL "anti-corrupção". Esse deve ser repudiado. Algumas propostas são a´te aceitáveis. Mas o contexto é que faz com que esse PL deva ser combatido. Foi feito nas escuras e sem amplo debate. Tudo para livrar os sem-vergonha de sempre.
O Júnior não se deu conta disso?

Anônimo disse...

Alguém leu o PL? Pois leiam e digam se os crimes tipificados nos artigos 9º até o 38 não se destinam SOMENTE a juízes e membros do MP? e O PL prevê que se destina a combater abuso de autoridade em todos os poderes. E onde estão os abusos cometidos por parlamentares? NADA!
E tem gente que apoia isso!

Anônimo disse...

ACHEI QUE O MARCEL ESPERA ESCLARECIMENTO DO MARCHEZAN NÃO TENDO CONTUDO SE COLOCADO CONTRA O FUTURO PREFEITO.

Anônimo disse...

PILAR DA BOA POLÍTICA NO PP?CONTA OUTRA.....

Anônimo disse...

nao fale por mim o marchezan tem meu apoio , marchezan tem sua linha firme de combate as mordomias ta certissimo e quem muda seu pensamento porque discorda de uma posiçao de marchezan é fraco ...nao existe ninguem q agrade 100% , este povo viveu 13 anos no cabresto vermelho agora ta cheio de mimimi

Anônimo disse...

Meu voto é marchezan e ponto , e ele apoia sim a lava jato, tem q separar os privilegiados do judiciario sim, tem alguns que tem muito privilegio entao tem q ser combatido e tem tb arbitrariedades no caso da juiza q prendeu a moça de 15 anos numa cela com varios presos que a abusaram é um caso isolado ma tem q ser combatido, temos q criar uma lei que separe a lAva jato e as investigaçoes p q a lei nao venha interferir pois foi o que o pdt fez com esta lei que criou e aprovaram na madrugada sem debater com a sociedade a lei- emenda é do weverton rocha do pdt o sem vergonha é investigado por corrupçao a TAL LEI DELE QUER PUNIR A JUSTIÇA APENAS P AMORDAÇA- LA entao tem q ter cudidado a sociedade nao admite isto , melhor é esperar mais p modificar a lei , tem q se muito debatida e isto leva anos , deixem a lava jato e as investigaçoes prosseguirem depois se ve sobre a lei

Alberto disse...

MARCEL FOI ELEITO PARA LEGISLAR VIA FACEBOOK???

Anônimo disse...

Quem falando em apoiar gente da pior espécie, logo do partido mais envolvido na lava jato, e ainda por cima apoiando o PMDB.

Sem contar que o Marcehzam está apenas expressando a sua visão sobre o projeto e mantendo a sua coerência a respeito dos juízes e promotores, estes sim intimidadores.

Só porque a opinião dele é contrária não pode ser massacrado por blogs fascistas e marrons como esse.

Anônimo disse...

Políbio,

Ele é "cria" do Aécio no PSDB, que mandou colocar ordem no PSDB gaúcho.

Agora com o Aécio na mira da Lava-jato, mandou o "filhote" votar para salvar sua pele.

Foi uma bela "cagada" do Marchezan, mas tem 4 anos para redimir-se(agora sob pressão).

Vai ser bom para a cidade ter um prefeito que necessita mostrar serviço para limpar a barra.

JulioK

Anônimo disse...

este ai deveria se olhar no espelho o partido dele é bem sujinho eu apoio marchezean e ponto final

Anônimo disse...

Correto Van Hatten em questionar. Marchezan teve nosso voto, mas foi bola fora esse voto, no momento, como bem explicou Van Hatten. a propósito, Marchezan já se pronunciou sobre o fato.