Ministro do STF indicado por Lula, viaja para a Italia a convite de advogado do matador do prefeito Celso Daniel

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli, faltou a um julgamento na corte para participar da festa de casamento do advogado criminalista Roberto Podval,  na ilha de Capri, no sul da Itália. Ele não informa quem pagou pela viagem. Os noivos ofereceram aos cerca de 200 convidados dois dias de hospedagem no Capri Palace Hotel, um cinco estrelas cujas diárias variam de R$ 1,4 mil a R$ 13,3 mil (de acordo com o câmbio de ontem).

. No STF, Toffoli é relator de dois processos nos quais Podval atua como defensor dos réus. Ele atuou em pelo menos outros dois casos de clientes de Podval.

. A legislação prevê que o juiz deve se declarar impedido por suspeição se for “amigo íntimo” de uma das partes do processo. Se não o fizer, a outra parte pode pedir que ele seja declarado impedido. Podval é defensor de Sérgio Gomes da Silva (o Sombra), acusado de matar o prefeito petista Celso Daniel; do petista Marcelo Sereno; do casal Nardoni, condenado por matar a filha; e da ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Denise Abreu.

- Procurado pelo jornal Folha de S.Paulo, Toffoli não esclareceu se a viagem, os deslocamentos internos e a hospedagem foram cortesias de Podval. A se confirmarem as denúncias, o caso é para o Conselho Nacional de Justiça.

OPINIÃO DO LEITOR
O polvo da corrupção.
Um polvo, em geral, costuma ter 8 tentáculos. Mas nem todos são assim. Já foi encontrado um com 96 tentáculos. De repente não será este o polvo da corrupção existente no Brasil desde o mensalão? Em muitas áreas dos governos,  nos últimos anos, tem havido corrupção e mais corrupção, como é o caso, agora, do Ministério dos Transportes e DNIT (antes também havia, mas, pelo que se nota, o mensalão deu a partida para o incremento, pois desde  2005, quando ocorreu o mesmo, ninguém foi punido; devem pensar: se com eles não aconteceu nada, vamos meter a mão, também ). Um polvão. Os tentáculos são muitos, atingindo os mais variados setores da administração pública. 

Sérgio Oliveira, Charqueadas, RS.

8 comentários:

Anônimo disse...

Toffoli é a vergonha maior do STF. Reprovou em concurso público para magistratura de primeira instância, nunca escreveu um livro sobre Direito nem apresentou saber notório na área. Aliás, o parlamento, também desqualificado, não soube elaborar questões jurídicas para avaliar essa questão. Ele foi incensado por todos, situação e oposição. A viagem é o de menos na história desse "juiz".

Anônimo disse...

Já está ficando chato isso. Todo dia tem um "cumpanheiro" envolvido em questões pelo menos exóticas. Nesse caso, é relator de processos de interesse de seu "amigo" e nem se sente constrangido com isso.

O pior é que fica por isso mesmo!

Paulo Rocha

Anônimo disse...

Uma democracia se faz com instituições fortes. Instituições fortes são as que honram sua função. Estão acima dos partidos. Não se vendem, não se omitem e não decidem de duas maneiras para casos semelhantes.A democracia brasileira é fraca e frágil porque as instituções são podres, contaminadas por entes ou membros partidarizados que agem com o principio forte de que para os amigos tudo, para os inimigos os rigores da lei, mesmo que não ocorra infração.

Anônimo disse...

o polvo do DAER, tem o comando em Alegrete e o "camino" sabe disto.................quem viver verá.

Daniel disse...

Este Toffoli esta seguindo o exemplo do Gilmar Dantas, do Jobim, do Marco Aurelio, da Ellen Gracie, etc... Ou seja: naquele prostibulo, chamdo STF, a regra é esta. Ajudar e ser ajudado. Ou alguem acredita que o Hbeas que beneficiou o Daniel Dantas, o Cacciola, o Medico Estuprador, etc., foram deferidos porque a "lei" aasim permite? Acreditam? Entao sugiro que vcs comecem a procurar a Mula Sem Cabeca.

Regiane disse...

Eles se merecem. São todos farinha do mesmo saco (podre): Lula, Tofolli, Podval.

Kafka disse...

Meu Deus que cina deste defunto (Daniel) já cruzou tantas, mas tantas esferas do poder aqui na terra e só se depara com essa estirpe podre que domina nossas instituições! Só Deus pra fazer justiça pela sua alma, pois as instituições democráticas neste país estão falidas. Pra chegar ao poder parece que a seleção é ser indigno, imoral, salafrário...
Espero que o CNJ faça algo no caso do Tofolli, precisando de instituições fortes de moral e ética.

Kafka disse...

O "PT" mandou matar Celso Daniel, colocou Tofolli no STF que viaja para um casamento com custos milhonários na Itália do advogado que defende os executores do crime de Daniel e de muitas outras pessoas para ocultar o crime.
Isso é filme de máfia?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/