José Casado, O Globo - Compram-se leis e governos

José Casado: Compram-se leis e governos

Marcelo Odebrecht pagou R$ 50 milhões pelo ‘Refis da Crise’, obra de Lula. Quatro anos depois, repassou a propina à campanha da chapa Dilma-Teme

Publicado no Globo

Na manhã de segunda-feira 31 de março de 2014, o empresário Marcelo Odebrecht recebeu uma planilha financeira organizada por Hilberto da Silva, chefe do Departamento de Operações Estruturadas da empreiteira.

Calvo, dono de um sorriso que lhe repuxa o olho direito, Hilberto era o terceiro a comandar um dos mais antigos núcleos operacionais da construtora, o de pagamento de propinas. Norberto, fundador e avô de Marcelo, tivera a assessoria de Benedito da Luz. Emílio, o pai, nomeara Antonio Ferreira. Marcelo, o herdeiro, assumiu em 2006, escolheu Hilberto e pôs a unidade no organograma do grupo, disfarçada como “Operações Estruturadas”. Conferiu a planilha: restavam R$ 50 milhões na conta, desde 2010. Só ele sabia a origem e o destino daquele dinheiro. Depois de quatro anos adormecido no caixa paralelo, chegara a hora de repassá-lo à campanha de reeleição da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer.

“O que eu acho que contamina a campanha de 2014 é esse dinheiro do Refis”, ele disse em depoimento no Tribunal Superior Eleitoral, no último 1º de março. “Esse, sim, foi uma contrapartida específica”, acrescentou.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Todos no bairro sabiam que as moças eram prostitutas, menos o gigolô delas? Esta é a estranheza de ainda não ter sido preso o gigolô desta organização criminosa chamada PT.

Unknown disse...

O mecanismo "institucional" para coibir a corrupção no setor público tem nome:
******P*R*I*V*A*T*I*Z*A*Ç*Ã*O******

PS- PIOR É O CASO BNDES!!!

Unknown disse...

POLÍBIO: PERGUNTA AO JORNALISTA
As contas do ex-governador Tarso Genro foram aprovadas com louvor pelo TCE-RS... mesmo contra o parecer do Procurador de Contas Da Camino!!!
Como quem decide a aprovação são os deputados, pergunto: Nossos representantes já aprovaram estas contas???

Anônimo disse...

FHC também fez, e está livre!! Então, ninguém pode querer condenar Lula, Dilma ou o PT por algo que os tucanos também fizeram!!!

Façanha, o advogado do povo disse...

O IMPÉRIO ATACA, a nave da Globo dispara seus lasers!...