Revista alemã chama Trump de “racista” e exibe capa polêmica

A revista alemã Der Spiegel publicou na capa da edição que começou a circular neste final de semana uma ilustração do presidente americano Donald Trump armado de uma faca ensanguentada, com a qual decapitou a Estátua da Liberdade, cuja cabeça exibe em uma das mãos.

Como título, apenas “America first” (América Primeiro), que foi o slogan da sua campanha eleitoral. A ilustração é do artista cubano Edel Rodriguez, naturalizado americano desde os anos 80. A capa provocou críticas dentro e fora da Alemanha.

O editorial da revista fala que “Donald Trump é presidente dos Estados Unidos há duas semanas. Dói-me, literalmente, escrever sobre tudo o que aconteceu nestes primeiros dias. O presidente dos EUA é um racista. Ele está tentando um golpe a partir de cima; ele deseja estabelecer uma democracia não-liberal, ou pior; ele deseja minar o equilíbrio de poder”.

Nos Estados Unidos, o jornal Washington Post classificou a capa da Spiegel de "assustadora", enquanto a Fox News denominou a ilustração como "estranha".