Neste modelo de presídio mineiro, 60% dos presos são recuperados

A foto ao lado é de uma das celas. O fotógrafo é André Coelho.

O jornal O Globo conta que neste presídio de Paracatu, interior de Minas Gedrais, o ex-recuperando Márcio Felipe, que cumpriu pena de cinco anos por assalto, hoje é um dos cinco ex-presos integrados ao quadro de funcionários, com carteira assinada, que trabalham como inspetores de segurança e supervisores de oficinas.

Leia a reportagem completa, assinada pela jornalista Maria Lima:

À noite, a segurança é feita por seu Divino, inspetor de segurança , um velhinho de 63 anos cuja obesidade o impediria de correr atrás de algum eventual fugitivo.

— Imagina eu, um velho de 63 anos, cuidando de 114 presos? Mas eu me sinto mais seguro aqui dentro do que lá fora — diz seu Divino.

Os corredores do prédio com fachada moderna — mais parece um hotel — são impecáveis e as paredes pintadas de azul e branco tem a tinta renovada pelos presos a cada ano. Em cada cela ou dormitório, que fica com os cadeados e grades sempre abertos, cabem nove detentos que cuidam da limpeza e organização. Camas bem arrumadas, tapetinho na entrada e debaixo da pia. Para estimular a organização, a cela mais organizada do mês ganha um troféu. E a mais bagunçada ganha um porquinho preto na entrada.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil não respeita o infrator primário nem pune com rigor necessário o infrator contumaz.Quem sofre com o descaso dos desgovernos são os cidadãos ordeiros e trabalhadores.O mau exemplo vem de cima. Não tem uma politica penitenciária de Estado, separar o joio do trio, ou seja, pequenos delitos dos criminosos de alta periculosidade que é a minoria.Aumentar as penas para os criminosos de alta periculosidade e mais que necessario.O mesmo acontece com o ECA que proteje mais o menor infrator que o menor em risco ou abandonado.

Anônimo disse...

Este presídio é uma mera laranja de amostra para tentar provar de forma torpe que os bandidos tem recuperação. Drogaditos por exemplo tem mais dificuldades de se recuperarem do que um petista deixar de ser esquerdopata, o que já é muito difícil! E qual o custo deste presídio por bandido recuperado? Dão o mesmo apoio aos filhos das vítimas destes canalhas? Vamos parar de hipocrisia e de acreditar em Papai Noel depois dos 7 anos de idade!

Anônimo disse...

Apac não vale. Pôe o Marcola e o Beira Mar numa delas.

Anônimo disse...

Bela reportagem, estamos precisando de notícias como essa, vou compartilhar com amigos.

Davila disse...

Olá,
Eu sou a Senhora Celine está em busca de um empréstimo por mais de 3 meses,
Eu tenho sido muitas vezes enganado em sites de empréstimo entre particular
querer é um empréstimo entre indivíduo em várias pessoas.
Mas cada vez que eu tenho por falsos credores e
no final eu não ganho nada na minha conta. Mas, felizmente, eu sou
caído em uma senhora de nome LYSE realmente simples e tipo eu ajudar
encontrar o meu empréstimo de 70.000€ que eu recebi na minha conta de 48 horas
depois, sem muitos protocolos.
Para você que está em necessidade como eu, você pode escrever para ele e
lysemarie3@gmail.com

leslin disse...

Ciao caro

Se siete stanchi di Prestiti e Mutui banche e altre istituzioni finanziarie stanno cercando, o che hanno abbassato costantemente dal sistema di micro-finanza. Questo è il mensile minimo 1.000,00 € a 10.000.000,00 € tasso di interesse massimo che varia tra il 3% del credito Deliver è di informarvi che con il 100% di garanzia. Diamo CREDITS per migliorare il business. un / espansione delle attività vantaggio competitivo. Siamo certificati affidabile, affidabile, efficiente, veloce dinamico e assicuratevi di riposo. La cooperazione è il finanziere immobiliare e tutti i tipi di finanziamento, abbiamo un prestito a lungo termine per almeno un a vent'anni, e per dare a tutti l'interesse e permettono di calcolare e versare annualmente. Abbiamo i seguenti tipi di prestiti in offerta e
molti di più;

* Prestiti personali (prestito non garantito)
* Business Prestiti (prestito non garantito)
* Prestito di

contacte : thuerot.office@gmail.com

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/