Lula tinha ‘controle supremo’ da corrupção na Petrobras, diz MPF

Deltan Dallag'nol, em setembro, apresentando o chefe da quadrilha.

Em denúncia apresentada ao juiz federal Sergio Moro por propinas da Odebrecht, procuradores voltam a ressaltar posição de Lula dentro da Petrobrás.

A reportagem a seguir é de João Pedroso de Campos, site da revista Veja. Leia:

Na denúncia apresentada ontem ao juiz federal Sergio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros oito acusados, a força-tarefa da Operação Lava Jato voltou a ressaltar a posição de comando do petista no petrolão. Os procuradores do Ministério Público Federal afirmam que o ex-presidente tinha “controle supremo” do esquema de corrupção e “dominava toda a empreiteira criminosa, com plenos poderes para decidir sobre sua prática, interrupção e circunstâncias”.  Em setembro, na coletiva de imprensa em que detalharam a outra denúncia contra Lula, os procuradores haviam se referido a ele como “comandante máximo” e “grande general” do esquema de corrupção na Petrobras.


“É evidente o controle supremo desempenhado por Luiz Inácio Lula da Silva nos atos de corrupção que levaram às fraudes nos procedimentos licitatórios para a execução das obras”, afirma a força-tarefa da Lava Jato.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem do site de Veja. 

29 comentários:

Anônimo disse...

Tô no desespero, gente. Se o homem mais honesto do Brasil teve de contratar 25 advogados pra defendê-lo, quantos vou ter de contratar?

Anônimo disse...

claro, segundo esse viadinho fundamentalista da igreja universal, Lula organizou uma quadrilha pra dar dinheiro ao temer e aos tucanos kkkkkkkkkkkkk.....o power point é piada pronta

Anônimo disse...

Lula está para a corrupção no Brasil dos últimos 14 anos, assim como Pable Escobar estava para o narcotráfico. Pablo Escobar nunca foi pego com uma grama de cocaína, mas movia todo o tráfico. Lula nunca foi pego diretamente com 1 centavo da corrupção, mas comandou toda a rede de corruPtos para beneficiar seu plano de poder.

Leo disse...

Mete o grampo nesse safado do Molusco de uma vez!
Ele tá doido pra ver o sol nascer quadrado!

Anônimo disse...

Eu já sabia!

Anônimo disse...

E dai todos o acusam e nada de cadeia...vao demorar tanto k o molusco vai acabar se candidatando e ganhando proxima eleicao

Anônimo disse...

MPF aceita sugestão de delegado e denuncia Lula por propina da Odebrecht:

15/12/2016

Jornal GGN - A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal aceitou a sugestão do delegado Marcio Anselmo - que protagonizou reportagem por ter apoiado Aécio Neves em 2014 e chamado Lula de "anta" - e denunciou o ex-presidente pela quinta vez, agora por suposta propina recebida da Odebrecht.

A denúncia é fruto de dois inquéritos da Polícia Federal sobre a locação de um apartamento em São Bernardo do Campo e sobre um terreno adquirido pela Odebrecht que poderia ter sido destinado à construção do Instituto Lula, mas não foi. A Lava Jato, ainda assim, acha que Lula foi beneficiário dos recursos da empreiteira.

Ao lado de Lula também foram indiciados a ex-primeira-dama Marisa Letícia e o advogado Roberto Teixeira, além de outras cinco pessoas.

Nesta semana, Teixeira denunciou o indiciamento como retaliação praticada por Anselmo em nome da força-tarefa da Lava Jato, que vem tendo abusos denunciados e questionados na Justiça pelos advogadaos de Lula.

Teixeira revelou que enviou suas respostas aos questionamentos de Anselmo na última sexta-feira à noite e, na segunda, já foi informado do indiciamento pela PF. Para ele, foi um claro sinal de que o delegado não queria apurar nada, e já estava com a denúncia pronta, tendo pedido esclarecimentos prévios apenas para cumprir o protoloco.

Esta é a terceira vez que Lula é denunciado na Lava Jato. Ele ainda foi denunciado em outras duas operações: a Zelotes e a Janus, ambas por suposto tráfico de influência. Na Lava Jato, já correm duas ações penais: uma sobre o triplex no Guarujá, em Curitiba, e uma em Brasília, por obstrução da justiça envolvendo Nestor Cerveró e Delcídio do Amaral. Se Sergio Moro aceitar essa nova denúncia, será a terceira ação penal, mas a primeira envolvendo a Odebrecht.

OBA, mais uma denuncia, quanto mais lula é perseguido mais cresce sua popularidade, até o Reinaldo Azevedo já avisou, se continuar a perseguiçao ao Lula desse modo idiota o cara vai continuar crescendo.

Anônimo disse...

O power point contra-ataca:

15/12/2016 - O Cafézinho

Depois de mais de 20 depoimentos de testemunhas arroladas pelo próprio Ministério Público enterrarem a farsa de que Lula seria proprietário de um apartamento tríplex no Guarujá, com as testemunhas comprovando que a família do ex-presidente jamais teve as chaves ou usou o apartamento, sendo apenas "potenciais compradores" do imóvel, os procuradores do Ministério Público do Paraná, chefiados por Deltan Dallagnol, tinham que inventar uma nova história na sua busca obsessiva de tentar retratar o ex-presidente como responsável pelos desvios na Petrobras.

Após um apartamento que nunca foi de Lula no Guarujá, entra a acusação de um apartamento que também não é de Lula, pelo qual sua família paga aluguel pelo uso, e um terreno que não é, nem nunca foi, do Instituto Lula, onde aliás o atual proprietário hoje constrói uma revendedora de automóveis.

Em release, a Lava Jato admite que a denúncia seria uma "reafirmação" da Operação, uma vingança contra a atuação dos advogados de Lula, descrita como "abuso do direito de defesa" e iniciativas legislativas no Congresso com as quais o ex-presidente não tem qualquer relação, não sendo nem deputado, nem senador. Os procuradores da República revelam que são contra a punição do abuso de autoridade e até mesmo do exercício do direito de defesa. Usam de suas atribuições legais como forma de vingança contra aqueles que se insurgem contra ilegalidades praticadas na Operação Lava Jato.

A denúncia repete maluquices da coletiva do Power Point; atropela a competência do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República ao fazer conclusões precipitadas sobre inquérito inconcluso na PGR; quer reescrever a história do País para dizer que todos os males seriam culpa de Lula; tenta atribuir responsabilidade penal objetiva, coisa completamente fora do Código Penal Brasileiro; contradiz depoimento como testemunhas (com a obrigação de dizer a verdade) de delatores ouvidos pela própria Lava Jato como Paulo Roberto da Costa, Nestor Cerveró e Pedro Barusco, que disseram em depoimentos ao juiz Sérgio Moro jamais terem tratado ou tido conhecimento de qualquer irregularidade ou desvio envolvendo o ex-presidente Lula. Usam delações não homologadas e rejeitadas pelo Supremo Tribunal Federal, como a do deputado Pedro Paulo Corrêa, em um festival de ilegalidades, arbitrariedades e inconformismo diante da realidade: mesmo com uma devassa completa na vida de Lula, não encontraram nenhum desvio de conduta do ex-presidente.

Os procuradores da Lava Jato não se conformam com o fato de Lula ter sido presidente da República. Para a Lava Jato, esse é o crime de Lula: ter sido presidente duas vezes. Temem que em 2018 Lula reincida nessa ousadia...

Anônimo disse...

Lava Jato, desesperada com a pesquisa Datafolha, apresenta mais uma denúncia mirabolante contra Lula:

15/12/2016 - O cafézinho

Íntegra da denúncia
“Estrondoso esquema criminoso capitaneado por Luiz Inácio Lula da Silva”.
Consta essa frase no início da mais nova denúncia do MPF contra Lula, apresentada ao respeitável público hoje. O que era para ser técnico e observar a letra fria da lei virou, escancaradamente, peça de propaganda política.

“Estrondoso” é adjetivo para ser usado em propaganda de Pokémon, não em denúncia do órgão responsável pela acusação no direito penal brasileiro.

As teorias mirabolantes dos heróis da Lava Jato que tentam implicar Lula como chefe do “petrolão” (que apelido ridículo) estão se mostrando um glorioso tiro no pé: Lula cresceu em todos os cenários na última pesquisa Datafolha, enquanto os impolutos tucanos despencaram.

O que a Lava Jato faz em resposta? Apresenta mais uma denúncia estapafúrdia, baseada no indiciamento de Lula feito pelo delegado Márcio Anselmo, aquele mesmo que chamou Lula de anta em uma rede social e fez campanha para Aécio Neves. (...)

A história é a mesma: Lula favoreceu a Odebrecht em negócios bilionários em troca de quinquilharias. Reformas em um sítio que não é de Lula.

Um apartamento na luxuosíssima praia do Guarujá no qual Lula não dormiu uma noite. O ridículo patente das acusações não demoveu os intocáveis de Curitiba de seguirem na mesma estratégia. Agora a Odebrecht comprou Lula com um terreno que seria utilizado para a construção do Instituto Lula.

Você leu bem, seria utilizado. Não foi. Em nenhum momento. Essa é a mais nova propina que Lula pediu para ajudar a Odebrecht, um terreno que nunca utilizou. (...)

Para sustentar a denúncia os procuradores discorrem sobre o Mensalão, afirmando que a Lava Jato trata basicamente do mesmo esquema de compra de apoio parlamentar. Apresentam as condenações de José Dirceu, Henrique Pizzolato e José Genoíno como evidência de que Lula era o chefe do esquema.

É um looping eterno: a farsa do mensalão, que condenou vários líderes do PT sem provas (o próprio autor da teoria do domínio do fato criticou o seu uso no mensalão), é utilizada para dar sustentação à farsa da Lava Jato. Leiam esse trecho da denúncia:

Interessante sublinhar que, no momento em que o “Mensalão” veio à tona, a reação de LULA não foi típica de quem foi traído pelo seu braço direito e pelos grandes líderes partidários que o apoiavam no comando do partido. Não buscou a apuração do que aconteceu nem revelou indignação com os crimes praticados. Pelo contrário, encampou uma campanha de proteção dos correligionários que praticaram crimes, bem como de negação e dissimulação da corrupção multimilionária que foi comprovada perante o Supremo Tribunal.

A suposta reação de Lula ao mensalão é usada como evidência de que ele era o líder da “corrupção multimilionária”. Os procuradores ganham seus salários nababescos para esse tipo de ilação juvenil?

Um outro item da denúncia é “Formação da base aliada mediante a distribuição de cargos públicos”.

Ou os procuradores acreditam no idealismo e franciscanismo dos que militam na política partidária e ficaram chocados com a distribuição de cargos em troca de apoio parlamentar (o que acontece nos níveis federal, estadual e municipal e é natural que assim seja) ou estão praticando perseguição política. Faça sua escolha.(...)

Lula é sempre citado como tendo nomeado os diretores Paulo Roberto Costa, Roberto Duque e etc. A nomeação dos indicados pelos partidos da base aliada é apresentada como indício de que Lula é o líder do esquema criminoso. Risível.

Na página 110 da denúncia é citada a delação de Delcídio do Amaral como mais uma evidência da liderança de Lula. Segundo Delcídio Lula sabia “como as coisas funcionavam”. A delação de um mentiroso contumaz é usada como base para denunciar o ex-presidente. (...)

Resumindo, a denúncia é uma reprise do Mensalão: em 188 páginas tenta demonstrar que Lula, por ser presidente da República, “sabia de tudo”. E o ‘eles sabiam de tudo’ virou prova para o MPF. (...)

Anônimo disse...

“Força Tarefa” assume que denúncia de Lula foi resposta política:

FERNANDO BRITO/15/12/2016 - O Tijolaço

A tal “Força Tarefa” – não sei porque estas expressões militares sempre me fazem lembrar a famosa “Quarta Frota” – soltou uma nota explicando, na sua ótica, as razões de terem denunciado mais uma vez o ex-presidente Lula. Em matéria de fatos, não há novidade, é a mesma história do prédio de iria ser – e nunca foi – o Instituto Lula e o relevantíssimo aluguel de um apartamento ao lado daquele em que ele mora, na estonteante Saint Bernard du Champs.

Mas há um trecho final (está aqui, no finalzinho da matéria do UOL) que seria de matar de rir, não fosse a situação das ameaças à liberdade ao Direito no Brasil algo que está dando vontade de chorar.

“Esta denúncia reafirma o compromisso do Ministério Público Federal com o cumprimento de suas atribuições constitucionais e legais, independentemente das tentativas de intimidação dos acusados e de seus defensores, dos abusos do direito de defesa em desrespeito ao Poder Judiciário e do abuso do poder de legislar utilizado em franca vingança contra as Instituições.”

Então o Lula e seus advogados estão ameaçando ou intimidando os procuradores e o Juiz Moro?

Estão levando-os a algum lugar em condução coercitiva?

Gravaram seus telefonemas, inclusive os de natureza pessoal, para ver se o Dr. Moro, na intimidade, fala um ou outro palavrão, para exibir isso na Globo?

Estão entrando nas suas casas, revirando seus armários e apreendendo qualquer badulaque que possa ser exibido em triunfo, um pedalinho, um bote de lata, uma camisa do Corinthians?

Os advogados ou Lula, por acaso, estão fuçando as contas bancárias, registros, papeladas dos procuradores e do juiz?

Mas o trecho pior é o final, onde se fala do “abuso do poder de legislar utilizado em franca vingança contra as Instituições”.

Vejam como tudo é torcido: leis contra abuso de poder viram “abuso do poder de legislar”.

Torcendo as coisas assim, imagine o que não fazem nos inquéritos?

Mas, mesmo sem isso, é de perguntar: Lula e seus advogados estão legislando, e com abuso aonde?

Não, quem está fazendo política é a “Força Tarefa” quando assume que a denúncia “reafirma o compromisso” com as posições que está, ela sim, tentando fazerem virar leis. Assume a ligação entre sua ação funcional e seus interesses políticos.

Aliás, estava e agora está de novo, depois de o ministro Luiz Fux ter tomado – diz isso é o insuspeito Gilmar Mendes – alguma coisa que puseram na água.

Como não creio que os rapazes da “Força Tarefa” estejam bebendo água “batizada”, o que lhes sai dos lábios e das penas é outro líquido: é peçonha.

Só não sei se funciona com jararaca.

Anônimo disse...

Como esperado, MP age rápido e denuncia Lula após pesquisa:

FERNANDO BRITO/15/12/2016-O Tijolaço

perigo

Na segunda-feira à noite, a Polícia Federal indiciou Lula pela história de um prédio que seria – mas não foi – destinado ao Instituto Lula e pelo aluguel de um apartamento ao lado do em que o ex-presidente reside, que funciona como apoio às suas atividades. Trata-se, como se sabe, de imóvel de altíssimo luxo, localizado em São Bernardo do Campo, região de elite só comparável a famosa Avenue Foch, em Paris.

Terça e quarta bastaram, sem nenhuma dúvida, questionamento ou diligência a mais, para os rapazes da Lava Jato produzirem hoje mais uma denúncia contra Lula dirigida ao – adivinhem? – Juiz Sérgio Moro.

O que mais é preciso dizer?

Nada, a não ser que gostaria de pegassem cada um dos procuradores da tal Força Tarefa e distribuíssem um para cada Estado da Federação.

Os problemas de morosidade – a outra morosidade, a do atraso – da Justiça brasileira estariam resolvidos num passe de mágica. Pelo menos os que não se referissem a pessoas ligadas ao PSDB que, como se sabe, não vem ao caso.

Antigamente tinha juiz de futebol que apitava “perigo de gol”. Parece que há outros, de outro tipo, que marcam “perigo de urna”.

E vem mais por aí…

Anônimo disse...

Temer e tucanos são delatados pela Odebrecht, mas Lava Jato só denuncia Lula:

15 dezembro 2016 - Blog do esmael

A Lava Jato perdeu a noção do ridículo. A operação liderada pelo juiz Sérgio Moro denunciou nesta quinta (15) Luiz Inácio Lula da Silva por suposta relação com a empreiteira Odebrecht.

Não tem uma prova concreta contra o ex-presidente, no entanto, sobram convicções dos procuradores e do magistrado da Lava Jato.

O diabo é que há nove meses a PGR e o Ministério Público Federal já sabiam que Michel Temer, Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alckmin, Paulo Skaf, dentre outros golpistas estavam na lista da Odebrecht cujo vazamento deixou a nação estarrecida na semana passada.

Ah, não menos importante é que a delação da Odebrecht também alcançou a cúpula do PMDB no Congresso Nacional sob a liderança de senadores (Renan Calheiros, Eunício Oliveira e Romero Jucá) e ex-deputados do partido (Moreira Franco, Eliseu Padilha e Geddel Vieira Lima) que atuam ou atuaram no governo golpista.
Em tempos de A-5 do Judiciário, como opinou o ministro do STF Gilmar Mendes, Lula é alvo preferencial de uma gincana promovida pela Lava Jato.

A luta é para tornar o ex-presidente Lula réu e tirá-lo da disputa de 2018.

AGORA FALTA A LAVA JATO explicar como Lula sendo o “comandante máximo do esquema de corrupção” deu propina pra Aécio, Alckmin e Serra do PSDB.

Anônimo disse...

Enquanto isso......

Veja: Temer é citado pela 2ª vez em delação da Odebrecht, agora com Cunha:

15 dezembro 2016 - DCM

Da Veja:
Um dos principais executivos da construtora Odebrecht, o empresário Márcio Faria da Silva disse à Procuradoria-Geral da República que operacionalizou o repasse de recursos a pedido do presidente Michel Temer e do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A liberação do dinheiro, segundo contou, estava vinculado à execução de contratos da empreiteira com a Petrobras. A informação consta do acordo de delação premiada assinado pelo executivo. Em 2010, Michel Temer recebeu, em seu escritório político em São Paulo, Márcio Faria da Silva para uma conversa, da qual também participaram Eduardo Cunha e o lobista João Augusto Henriques, coletor de propinas para o PMDB dentro da Petrobras.

O Palácio do Planalto confirmou o encontro, mas informou que foi Cunha quem pediu a conversa a Temer, dizendo que o executivo gostaria de conhecê-lo. A assessoria do presidente acrescentou que na reunião, que teria durado cerca de 20 minutos, não se tratou de questões financeiras, mas só de formalidades. Nada além disso. “Se, depois da conversa de apresentação do empresário com Temer, Eduardo Cunha realizou qualquer acerto ou negociou valores para campanha, a responsabilidade é do próprio Eduardo Cunha”, afirmou a assessoria de Temer.

Márcio Faria da Silva é um dos 77 delatores da Odebrecht. Entrou na empresa em 1978 e escalou de forma meteórica o seu organograma, tornando-se um dos principais executivos da construtora. No comando da Odebrecht Engenharia Industrial, participou de grandes obras da Petrobras, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e as refinarias de Abreu e Lima, Araucária e São José dos Campos. Um de seus principais contatos na estatal era Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento.

Representante de interesses suprapartidárias, inclusive do PMDB, Costa disse à força-tarefa da Lava-Jato que negociou o repasse de propinas com Márcio Faria da Silva. Operador do petrolão, o doleiro Alberto Youssef ratificou essa versão, o que levou o Ministério Público a processar o executivo por improbidade administrativa. Para o MP, ele teve papel decisivo na costura do cartel de empreiteiras que fraudou contratos e desviou bilhões de reais da Petrobras.

Márcio Faria da Silva é o segundo executivo da Odebrecht a implicar Temer no esquema de corrupção investigado pela Lava-Jato. Ex-diretor de Relações Institucionais da empresa, Cláudio Melo Filho contou que num jantar em maio de 2014, no Palácio do Jaburu, o então vice-presidente Michel Temer, acompanhado do então deputado Eliseu Padilha, pediu uma ajuda financeira a Marcelo Odebrecht. Ficou combinado o repasse de 10 milhões de reais, dos quais 6 milhões de reais reservados para Paulo Skaf, então candidato do PMDB ao governo de São Paulo, e 4 milhões de reais para Eliseu Padilha, hoje chefe da Casa Civil.

(…)

Anônimo disse...

Temer e Dom Paulo: o golpe gerou um presidente morto vivo com medo de velórios.


15 Dec 2016 - Kiko Nogueira - DCM

A provável ausência de Michel Temer no velório Dom Paulo Evaristo Arns não deveria surpreender ninguém.

Segundo o Estadão, auxiliares do presidente consideram que o “ambiente de esquerda pode gerar algum tipo de desconforto”.

Em nota, Michel disse que “Dom Paulo foi um defensor da liberdade e sempre teve como norte a construção de uma sociedade justa e igualitária”.

MT passa para a história não apenas como um golpista, um conspirador, mas como um ser humano desprezível.

Não apenas um líder de um esquema corrupto, mas um homem incapaz de qualquer gesto que não seja medíocre.

Temer é a banalidade da mesquinhez. Nesse quesito, é imbatível. Pense numa iniquidade que um sujeito relativamente com a cabeça no lugar não faria — Michel faz.

Ele convoca a imprensa para o dia em que vai buscar o filho na escola em Brasília. Ele mente sobre um jantar com Putin que nunca existiu.

E ele já havia passado por um vexame no funeral da Chapecoense, quando montou um bunker no aeroporto esperando que os familiares das vítimas fossem ali receber sua bênção.

O pai de um dos jogadores pediu-lhe “vergonha na cara”, inutilmente. Inventou que não podia falar que iria por razões de segurança. No estádio, foi recebido com silêncio.

A diferença entre Dom Paulo e ele é gigantesca. Dom Paulo será lembrado pelas próximas gerações, entre outras coisas, como uma referência de luta pelos valores democráticos e pela civilidade.

Temer também não será esquecido, mas pelos motivos opostos.

O fato de seu comparecimento ser discutido com assessores é sintomático de sua pusilanimidade. Trata-se de uma obrigação moral, não apenas de estado.

Ser apupado ou não, nessa hora, é absolutamente secundário. E posso estar errado, mas quem vai se preocupar em hostiliza-lo num enterro?

A morte nos iguala a todos, diz o provérbio latino. No universo paralelo de Michel Temer, alguns são mais iguais que outros. Cairá como um pulha e como tal será eternizado.

Anônimo disse...

fácil fazer um power point, dificel é provar....já o temer do PMDBosta aparece 43 vezzs na primeira delação e depois em mais outras, mas como o editor coxinha não se interessa pela corrupção dos PMDBostas.....e não aparece um power point? acho que já merecia....

Anônimo disse...

o bebado analfabeto e a muié chifruda em breve vao ver o sol nascer quadrado cadeia na familia metralha -hehehehhe

Anônimo disse...

Os petralhas estão tão mal de bufunfa e sem crédito que, desesperados já estão usando até o blog do Polibio para, em massa, fazer a "defesa" de suas roubalheiras.
Deixa eles na ABSTENÇÃO, Polibio, o teu blog não é HOSPICIO!!!

Anônimo disse...

Polibio, é importante que tu tenhas quórum qualificado, tem os Sgarbis da vida especializados em recorta e cola que só perturbam a leitura de comentários sérios, sendo assim seria inteligente limitar o tamanho dos comentários no número de linhas, vai eliminar muito do joio terceiro mundista deste blog.

Anônimo disse...

LURAPIO O CHEFAO DO ESQUEMA , ASSIM APONTAM TODOS DELATORES QUE SAO ALIADOS DE LE, AFINAL TODOS LADROES DA PETROBRAS ERAM AMIGOES E E ALIADOS DELE

Anônimo disse...

ODEBRECH TAMBEM CONFIROU QUE LURAPIO RECEBEU MAIS DE 25 MILHOES EM MAOS.....

Anônimo disse...

O 9 DEDOS NAO TEM COMO DESMENTIR ENTAO ATACA, ASSIM COMO OS MAFIOSOS, KKK COISA DE BANDIDOS QUE SAO, HEHEHEH- COMO DISSE O EMILIO ODEBERCHT AMIGAO DE ANOS E ANOS DE LULA O MAIS PODEROSO DOS EMPREITEIROS Q FEZ VARIAS OBRAS PELO MUNDO COM AJUDINHA DO 9 DEDOS... ELE JA DISSE Q SE SEU FILHO FOSSE PRESO TERIA A AUMENTAR A CADEIA P CABER DILMA E LULA POIS É, VEM MUITA M. POR AI DOS CHEFOES DILMA E LULA , HEHHEH, O MARCELO ODEBRECHT Q TA PRESO DISE QEU LULA RECEBEU MILHOES E MILHOES EM MAOS E QUE LULA É O CODINOME AMIGO DA PLANILHA

Anônimo disse...

Eita que a esgotosfera está a toda!
Não tenham tanto trabalho.
Lula vai pra cadeia, mas tudo a seu tempo.

Anônimo disse...

Quanta besteira...

Anônimo disse...

Cacete, Políbio. Delete esses textos de blogs petralhas que colam aqui.

Luiz Inácio disse...

Estes petralhas viados que escrevem mentiras aqui neste espaço estão cobrando quanto por um programinha sadomasoquista com suas filhas ou mulheres????
Só paga quem não é esquerdeopata.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

LULA , QUE FOI ELEITO COMO UMA PROMESSA DE ÉTICA NA POLÍTICA , TORNOU-SE O GRANDE ÍCONE DA CORRUPCAO NO BRASIL. TERÁ QUE ACERTAR AS CONTAS COM A JUSTIÇA , EM BREVE.!!!

Anônimo disse...

Caro Polibio, PETRALHAS estão detonando o seu BLOG, O MAIS LIDO DO SUL, com longos comentários colados de outros blogs , para dificultar a leitura prazeirosa das opiniões inteligentes e pertinentes.!!!

Anônimo disse...

Quem conhece a estória do sapo fervido.

Anônimo disse...

Porque daí comem tua mulher corno da direita asquerosa kkkkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/