RS vem aí com safra recorde de 29 milhões de toneladas de grãos

O Rio Grande do Sul colherá 29 milhões de toneladas de grãos, entre arroz, feijão, milho e soja. Será a maior safra da história.

A projeção foi apresentada pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, durante a Expodireto Cotrijal, que está sendo realizado no município de Não-Me-Toque.

O destaque da safra 2014/2015 é a cultura de soja, que apresentou um aumento de área cultivada de 2,8%, ultrapassando os 5 milhões de hectares plantados. Com isso, a perspectiva é de que a produção atinja o total de 14,84 milhões de toneladas do grão.

Outra cultura que apresentou aumento na área cultivada foi o arroz. O levantamento confirma que esse aumento, em relação à safra passada, deverá ficar em torno de 2%, projetando um total de 1,13 milhão de hectares. A produção deverá ser maior que a do ano passado em 2,99%, devido ao aumento na produtividade de 0,94%, resultando em 8,59 milhões de toneladas.

Com a migração para a soja, a Emater/RS registra uma redução na produção de milho em pouco mais de 5%, mas a produção será de 5,46 milhões de toneladas.

Também foi confirmada a tendência de redução de área cultivada do feijão em relação à safra passada, ficando 5,24% menor. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Noticia boa para o Rio Grande do Sul mas faltam estradas estaduais boas para escoar. A iniciativa privada dando de dez a zero no setor. uma vocação dos gaúchos a agricultura.

Anônimo disse...

Desde 1500 estamos apenas exportando grãos e minérios, sem qualquer valor agregado!
Quando o Brasil irá se tornar um país capitalista?

Anônimo disse...

O que ainda salva o RS é a agricultura,mesmo tendo as tranqueiras morais e intelequituais das esquerdas que só puxam para trás usando do terrorismo do MST e das abominações mentais dos movimentos ditos "sociais " que não passam de terrorismo parasitário!

Anônimo disse...

A EMATER não tem NÚMEROS, tem APENAS uma "VAGA IDÉIA". Sabe chutar? NÃO? Entre na EMATER, que lá tem CURSO INTENSIVO.

A VOZ CANGURU disse...

Me desculpem se isto vai irritar voces, mas estes grãos produzidos no Rio Grande do Sul serão testados para glifosato (Glyphosate). São as sementes transgênicas? Eu sou estudante de Conservaçao do Meio Ambiente e Restauração de Áreas naturais e acho que se tem glifosato no produto serão milhoes de toneladas de LIXO.

Anônimo disse...

O que sempre salvou o Brasil da falência foi o setor agropecuário. Desde sempre. Antes da colonização, durante e depois. Até hoje. Com ou sem crise, o setor agropecuário sempre trabalhando e produzindo. Mesmo com tanta adversidade da natureza como secas, enchentes, geadas e etc. É impressionante. Tem época que supera até os USA em produção.

Se os outros setores do Brasil fossem tão produtivos, seríamos um potência bem maior. Só falta ter mais EMBRAPAS da vida em outros setores.

Anônimo disse...

Noticia boa..não voto no Sartori, mas não sou coxinha e não jogo contra o meu Estado. Torço que o Sartori saia dessa que quis se meter!!!! Não acredito, afinal já passamos por diversos governos do PMDB e sempre a mesma porcaria!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/