Onyx: "95% dos municípios estão fora do Minha Vida, Minha Casa"

Nesta segunda-feira, o deputado federal Onyx Lorenzoni falou sobre o programa de habitação popular do governo federal. Segundo ele, dos 5.564 municípios brasileiros, 5.311 não serão atendidos. “O programa beneficia apenas 253 municípios. Será que as pessoas destes municípios não têm direito à habitação popular?", avisou o deputado do RS.

. O deputado denunciou o embuste:

- Trata-se de um programa político-eleitoreiro porque ele poderia ter sido feito lá atrás, quando o Brasil e o mundo todo viviam uma situação de expansão e o Brasil se dava ao luxo, de abonar a dívida de países vizinhos, com bilhões de reais tendo sido doados à Bolívia, à Venezuela, ao Paraguai. Poderiam ter constituído um fortíssimo programa de habitação popular para o Brasil. Neste momento ele serve apenas de palaque para a ministra Dilma.

Governadores unem-se para renegociar suas dívidas com a União

Os governadores de todos os Partidos, inclusive os do PT, resolveram abrir uma nova frente de luta com o governo federal, desta vez para renegociar imediatamente as dívidas dos Estados para com a União.
. O RS será um dos maiores beneficiários.
. Os governadores estão dispostos a se reunir aos prefeitos, que esta semana irão a Brasília para forçar uma marcha ao Palácio do Planalto. As prefeituras tiveram cortes enormes nos repasses federais, conforme se soube nesta segunda-feira a tarde em Porto Alegre, no decorrer da reunião que o governo estadual promove (a reunião durará todo o dia desta terça-feira) com os prefeitos, no Hotel Embaixador. Os Estados também estão perdendo. O governo do RS perdeu R$ 160 milhões só no primeiro trimestre.
. Lula terá que ceder, até porque propõe criar um fundo internacional para ajudar a conter a crise econômica global, dá empréstimo para o FMI, mas trata os governos estaduais e as prefeituras como padrasto.


. O problema das perdas de valores substanciais dos repasses, não é o que mais angustia os governadores neste momento, mas o pagamento mensal das prestações da dívida com a União.

. Na reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, realizada na quinta-feira em Terezina, os secretários da Fazenda aprovaram estes dois pontos principais da renegociação:

1) substituição do indexador, IGP-DI por IPCA. Só com isto o saldo devedor cairá 30%. Somando os juros de 6,05% ao ano, mais a variação do IGP-DI, o serviço das prestações do ano sobe para 17%. Isto é agora um confisco federal e não mais o subsídio que existiu quando foram fechados os contratos, em 1988. Com os juros básicos despencando, o serviço atual é criminoso. Foi por isto que o governo do RS buscou renegociar parte da sua dívida federal, tomando dinheiro estrangeiro com o Banco Mundial.

2)Redução do limite de comprometimento da receita líquida com esses pagamentos. A proposta é de que a redução vá de 15% para 13% e de 13% para 11%.

. A mobilização dos governadores e dos prefeitos integrará o movimento “Menos juros e mais empregos”, que segundo soube o editor desta página, já está em curso.

Procuradores da PGE receberão produtividade

A Procuradoria Geral do Estado do RS está a um passo de estabelecer um prêmio de produtividade para seus procuradores. O INDG auxilia na formulação da equação. O prêmio tem por base a recuperação judicial da dívida do Estado e a redução de gastos públicos decorrentes da atuação da PGE. A Resolução 235, recém baixada, fixou regras para os estudos.
. Os procuradores da PGE (advogados do governo estadual) querem ganhar o mesmo que seus colegas procuradores da Procuradoria de Justiça (Ministério Público)

Aplub abre mostra da sua mega-pinacoteca no Margs

Abrirá nesta terça-feira, 10h, no Museu de Arte Riograndense, em Porto Alegre, a mostra das 800 obras de arte da Pinacoteca Aplub.

. É a maior pinacoteca particular do RS.

. São todas obras de artistas que viveram no RS, entre eles Pedro Weingartner e Aldo Locatelli (as duas maiores coleções do Estado).

- Nelson Wedekin, da Aplub, disse ao editor que a mostra itinerante ficará três meses no Margs.

Mercado financeiro projeta recessão para todo o ano de 2009

O PIB brasileiro terá número de recessão este ano, algo como queda de 0,19%, segundo pesquisa publicada pelo relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. A economia já está em recessão, conforme tem demonstrado esta página. Foi o que aconteceu nos trimestres outubro/dezembro (menos 3,6%) e janeiro/março (menos 2%). Tecnicamente, dois trimestres seguidos de queda do PIB estabelecem o que se chama de recessão.

. O mercado financeiro acredita que a crise mundial levará a economia brasileira a uma contração neste ano pela primeira vez desde 1992. O cenário para 2010 permaneceu em crescimento de 3,50%.. A última vez em que o PIB brasileiro ficou negativo foi em 1992, segundo série histórica do BC, quando caiu 0,5%. O mercado também reduziu sua previsão para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano e do próximo, para respectivamente 4,26 e 4,46%. Na semana anterior, as estimativas eram de 4,32% para 2009.

. A produção industrial empurra o PIB para baixo. Nesta segunda-feira, por exemplo, o IBGE informou que a produção industrial no Rio Grande do Sul subiu 1,6%, abaixo da média nacional, que foi de 1,8% na mesma base de comparação. No entanto, na comparação com fevereiro do ano anterior o Estado teve uma queda significativa, de 20,5. Os números saem atrasados. A Fiergs já tinha divulgado o seu IDI, que é outro tipo de equação, mostrando resultados parecidos.

CLIQUE aqui para saber como será o ano na América Latina. O artigo disponibilizado, “A crise na América Latina”, é do jornal “O Estado de São Paulo” desta segunda-feira, página A3.

RS apóia ampliação do biodisel no diesel (3% para 4%)

A Petrobrás Biocombustíveis anunciou que o governo já admitiu elevar de 3% para 4% e depois para 5%, o total de biodiesel misturado ao diesel.

. A meta de 5% para 2013 será antecipada para este ano.

- No RS já operam quatro plantas de produção de biodiesel e uma quinta está sendo instalada em Erechim. O RS é um dos maiores produtores de biodiesel do Brasil.

Andrade vai a Rio Grande para tocar estaleiro da Wilson, Sons

O secretário de Infraestrutura e Logística do governo do RS, Daniel Andrade, foi nesta quinta-feira a Rio Grande para examinar a área que será cedida para que a Wilson, Sons instale seu estaleiro de R$ 100 milhões.

. O estaleiro produzirá navios off shore que servirão as plataformas marítimas da Petrobrás.

Trigo: estoque anterior inibe ampliação da produção no RS

Existem problemas sérios em relação à comercialização da safra gaúcha de trigo do inverno passado.

. Algumas das cooperativas mais importantes do Estado não conseguiram desovar seus estoques por causa dos preços.

- A Cotrirosa, por exemplo, de Santa Rosa, ainda não vendeu 11% do que recolheu aos seus silos e armazéns.

Nova previsão de safra para o RS: 22 milhões de t de grãos

Nova previsão sobre a safra gaúcha, segundo dados desta segunda-feira de tarde do diretor da Brasoja, Antonio Sartori, em milhões de toneladas:

- Soja: 8/ Arroz, 8/ Milho, 4/ Trigo, 2. Total: 22 milhões de toneladas.

. A Brasoja chegou a apostar em 24 milhões de toneladas há um mês, mas a estiagem é inclemente há 30 dias em todas as zonas de colheita.

. A queda da produção da soja deve-se exclusivamente à falta de soja nesta fase final de enchimento dos grãos. Apenas um milímetro a menos em cada grão, produz perdas de 10% no total da safra.

. Assim, nos últimos três anos, teremos estas colheitas de grãos no RS: 2007, 23,6; 2008, 22,4; 2009, 22.

- O editor considera que diante do novo preço mínimo do trigo, a produção gaúcha do cereal poderá chegar a 2,5 milhões e até 3 milhões de toneladas neste inverno, dependendo do tempo.

Já sai do forno a nomedação de Zanella para o IPE

Somente aspectos formais atrasam a nomeação do ex-prefeito de Erechim, Eloy Zanella, do PP, para a presidência do IPE.

Na aliança para o Piratini, PDT ficará com a prefeitura de Porto Alegre

A apresentação dos deputados Paulo Azeredo e Pompeo de Matos como candidatos a candidato ao Piratini pelo PDT, apenas consolida a disposição do Partido de se coligar com José Fogaça em 2010.

. O PDT gostaria de indicar o vice de Fogaça e ficar com a prefeitura para Fortunatti, mas não vai levar a vice. O PMDB quer ali o PTB e negociará uma das duas vagas ao Senado com um aliado do peso do PP, do PSB ou do PPS, pela ordem.

- Uma das duas vagas ao Senado pelo PMDB será de Germano Rigotto.

PSDB gaúcho, fica sem aliados para disputa de 2010

Autosuficiente, senhor de si diante dos 9% que sua candidata conseguiu na pesquisa DataFolha, o PSDB não chamou ninguém para conversar sobre a sucessão de 2010 no RS. É um clássico caso de autismo político.

1) a falta de interlocução política deixa o governo e o PSDB falando sozinhos.

2) os Partidos da base aliada já estão com negociações na rua, buscando candidaturas próprias (PP) ou claras alianças eleitorais (PMDB, PTB e PPS).

. O PSDB está se isolando, como o PT.


- Até mesmo as definições para listas de candidatos a deputado ganharam velocidade surpreendente dentro dos Partidos. O debate eleitoral do ano que vem foi antecipado de forma surpreendente.

Governo gaúcho desmarca reunião do Conselho Político

A reunião do Conselho Político do governo, desta segunda-feira, foi desmarcada.

Yeda fora do almoço do IEE a Vicente Fox

Foi inaceitável a ausência da governadora Yeda Crusius ao almoço onde falou o ex-presidente do México, Vicente Fox, nesta segunda-feira ao meio dia, no Sheraton. O almoço foi articulado pelo Instituto de Estudos Empresariais, que promove o XXII Fórum da Liberdade, que prossegue hoje em Porto Alegre

. 90% do PIB político e empresarial do RS foram ao almoço. O PIB, no caso dos políticos, é utilizado apenas em sentido figurado.

. O mais curioso é que o Piratini agendou para a mesma hora, a solenidade de entrega de 135 veículos à Secretaria da Agricultura para municípios e de sete veículos para a Casa Militar.

- Mas o mais surpreendente é que os deputados da base aliada não foram convidados para a entrega, ainda que prefeitos dos seus Partidos tenham sido os contemplados.

CONHEÇA o programa do Fórum da Liberdade: http://www.forumdaliberdade.com.br/fl2009/

Caras pintadas gaúchos são sustentados com dinheiro público

Você sabe, leitor, que o movimento dos caras pintadas foi vital para a decretação do impeachment do presidente Fernando Collor. Os caras pintadas nunca tiveram líderes muito visíveis, mas sobretudo não tiveram líderes sustentados com dinheiro público ou aboletados em polpudos cargos em comissão de gab inetes parlamentares.

. No RS, ocorre o contrário.

. O movimento dos caras pintadas que com reduzida frequência e quantidade ainda mais reduzida sai para as ruas empunhando a consigna "Fora Yeda", é liderado por um trio bem aboletado em cargos em comissão parlamentar. Pela ordem:

1) o presidente do DCE da Ufrgs e líder do movimento dos “caras pintadas” Rodolfo Mohr.

2) Carina Kunze Rosa foi coordenadora do Departamento Político do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Réus.


3) Lara Nasi ex-presidente do DCE da Unijuí.

- Todos ocupam polpudos CCs no gabinete da vereadora Fernanda Marchionna, do PSOL. Ou seja: o movimento dos caras pintadas, como o MST e a Via Campesina, só existe porque o financiamento é público - dinheiro do contribuinte.

Mercado financeiro projeta recessão para todo o ano de 2009

O PIB brasileiro terá número de recessão este ano, algo como queda de 0,19%, segundo pesquisa publicada pelo relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. A economia já está em recessão, conforme tem demonstrado esta página. Foi o que aconteceu nos trimestres outubro/dezembro (menos 3,6%) e janeiro/março (menos 2%). Tecnicamente, dois trimestres seguidos de queda do PIB estabelecem o que se chama de recessão.

. O mercado financeiro acredita que a crise mundial levará a economia brasileira a uma contração neste ano pela primeira vez desde 1992. O cenário para 2010 permaneceu em crescimento de 3,50%.

. A última vez em que o PIB brasileiro ficou negativo foi em 1992, segundo série histórica do BC, quando caiu 0,5%. O mercado também reduziu sua previsão para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano e do próximo, para respectivamente 4,26 e 4,46%. Na semana anterior, as estimativas eram de 4,32% para 2009
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/