Opinião do editor - Não se engane: o Psol que saiu das urnas é menor do que você pensa e não passa de um serpentário de farsantes

Não se animem tanto com a emergência do Psol, que em São Paulo, Porto Alegre e Belém parece ter ido muito além do chinelo, considerando-se herdeiro presuntivo do eleitorado da esquerda lulopetista, aquele que se cansou das roubalheiras do PT e do seu líder Lula da Silva.

Os dois maiores líderes que o Psol produziu nas urnas, domingo, são dois lobos em pele de cordeiro: Guilherme Boulos, que traiu seu ideário de líder da antipolítica e das ocupações de propriedades privadas, e Manuela D'Ávila, que traiu sua militância identitária das redes sociais, apresentando-se com figurino edulcarado de moiçola bem tratada.

O Psol é uma farsa e seus líderes são farsantes, como a Rede e Marina Silva. Não tem programa, não tem quadros e só encanta ninhos indormidos de serpentes.

O Psol teve só 2 milhões de votos, elegeu 5 prefeitos e 88 vereadores no país inteiro.

É um Partido irrelevante.

A partir de janeiro, o povo brasileiro terá a vacina. Agradeça ao presidente Bolsonaro.

Mesmo no caso de redução de jornada e salário, o 13o terá que ser pago em dia

Mesmo no caso de redução de jornada e salário, o 13º deve ser pago. 

Nos casos de suspensão, será pago de acordo com a proporcionalidade de meses trabalhados neste ano. Apenas os meses em que houve trabalho superior a 14 dias serão contabilizados.

CNT tira nota para criticar pleitos da Buser e dos seus aliados. Eles estiveram, hoje, com Bolsonaro.

A CNT, Confederação Nacional dos Transportes, é contra autorizações para empresas de ônibus de aplicativo comercializarem passagens fora do estilo circuito fechado.

O pessoal da área, comandados pela Buser, pediram mudanças, hoje, em contato direto com Bolsonaro. 

A entidade, porém, não é contrária à abertura do mercado, desde que haja regulamentação.

CLIQUE AQUI para saber muito, mas muito mais.


CBC reajusta seus preços, que a partir de hoje são 13,20% maiores

A CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) que controla a fabricante de armas Taurus, comunicou ao varejo que decidiu aumentar seus preços em até 13,20%.

Somando-se o aumento de hoje, a fabricante já reajustou seus preços em 24,51% no ano.

A nova tabela já está valendo.

Taurus reajusta em 13,20% os preços das suas armas. No ano, o aumento foi de 24,51%.

 A fabricante gaúcha de armas, Taurus, que tem sede em São Leopoldo, comunicou ao varejo que decidiu aumentar seus preços em até 13,20%.

Somando-se o aumento de hoje, a fabricante já reajustou seus preços em 24,51% no ano.

A nova tabela já está valendo.


MEC recua sobre aulas presenciais em janeiro

O MEC recuou e revogou a portaria que mandava implementar aulas presenciais nas universidades, tudo a partir de janeiro.

Astor Wartchow - O virus da discórdia

A ilustração é do blog O Vespeiro.

- O autor é advogado no RS.

Desde o momento em que foi declarado que estávamos diante de uma pandemia, prosperaram diferentes entendimentos acerca das providências individuais e coletivas cabíveis e necessárias.

Mesmo entre profissionais das ciências médicas havia (e ainda há) enormes divergências técnicas. O debate  e a confusão foram paulatinamente ampliados, fosse qual fosse o tema, isto é, medicamentos preventivos, isolamento e distanciamento social, lockdown, o abre e fecha, etc...

Um virus audacioso, divergências médico-cientificas, combinados com o inevitável medo humano e autoridades confusas, algumas oportunistas e autoritárias, tudo devidamente  anabolizado pelo midiático refrão do "sem comprovação 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Fiergs decide apoiar o projeto gaúcho (Caxias do Sul) startup Lab Hélice. Saiba do que se trata.

CLIQUE AQUI para saber o que é o Instituto Hélice. 

A primeira ação do programa Startup Lab, lançado na última semana pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, é o Projeto Startup Lab Hélice, que está sendo desenvolvido pela SICT com apoio do Instituto Hélice e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia, e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). O objetivo é adaptar e implementar a metodologia criada pelo Instituto Hélice, atendendo as demandas das várias regiões do Estado, promovendo a conexão entre grandes empresas industriais e as quase 950 startups gaúchas, fomentando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

O primeiro passo é identificar os protagonistas das oito regiões que tenham interesse em desenvolver o ecossistema em cada uma delas, por meio de conexões com startups.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Partidos começam a indicar membros para a equipe de transição de Melo. Secretariado será montado a partir do dia 12.

Será amanhã o início da montagem da equipe de transição do prefeito eleito Sebastião Melo.

O coordenador, como o editor informou, é o ex-deputado Cesara Schirmer.

Os Partidos indicarão membros para os grupos temáticos, que no dia 11 terão reunião com prefeito e vice, tudo em seminário que já começou a ser organizado.

A partir do dia 12, o secretariado começará a ser definido.

PM acha que líder da quadrilha que aterrorizou o Pará, hoje, é Luciano Veras, o chefão libertado por Marco Aurélio em fevereiro

Esta foi a quadrilha libertada pelo STF.


A PM do Pará acha que o chefe da quadrilha que assaltou bancos no interior do Estado, esta madrugada, é comandada por Francisco Luciano Veras, solto em fevereiro pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Melo. Em fevereiro, ele mandou soltar mais este réu, acusado de participar de uma quadrilha de roubo de bancos nos estados do Pará e do Tocantins. Em outubro de 2017, ele e seus comparsas assaltaram uma agência do Banco do Brasil, na cidade de Filadélfia, no Tocantins.

A liminar concedida por Marco Aurélio foi concedida no dia 7 de fevereiro e foi a terceira que permitiu a soltura de membros da quadrilha, presos após a Operação Plunter, desencadeada pela Polícia Civil do Tocantins. Em dezembro do ano passado, o ministro mandou soltar Kleison Reis Chagas e Cleibes Fernandes dos Reis

No despacho de soltura, o ministro manda libertar Francisco Luciano de Souza Veras, conhecido como o “Grande”, morador de Redenção, no Pará. Na denúncia ele é apontado como o coordenador e mentor das tarefas do grupo criminoso no Tocantins.

Foton lançou sua nova geração de caminhões leves e médios urbanos. Foi esta manhã.

A Foton apresentou, esta manhã, ao mercado brasileiro, sua nova geração de caminhões leves e médios. Trata-se da nova Família Aumark S. Os novos caminhões, recentemente lançados na China, chegam ao País em três versões, sendo o Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16. Saiu tudo po videoconferência. O editor transmitiu o evento ao vivo (veja abaixo).

Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. 

Os novos modelos da família Aumark S serão importados inicialmente. Na China, esses caminhões foram lançados em 2018 e já apresentam resultados de vendas positivos, em torno de 280 mil unidades vendidas. 

Associação de revendas - A Foton também entrou em nova fase no Brasil a partir da adesão de novos grupos econômicos à sua rede de concessionárias. As tratativas foram iniciadas ainda em 2019 e a partir do mês de agosto de 2020 houve uma forte adesão por parte dos ex-concessionários Ford à nova rede Foton. 

Com a migração, foi criada a Abrafoton,

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes técnicos sobre os novos caminhões e a respeito da Abrafoton.


Brasil começará a aplicar 40 milhões de doses da vacina de Oxford no mês de janeiro

A mesma vacina que será usada a partir da semana que vem no Reino Unido, a de Oxford, chegará ao Brasil em janeiro, informou esta manhã o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo (veja vídeo abaixo) em depoimento no Congresso.

Serão 40 milhões de doses iniciais e a aplicação será imediata

Schirmer será o coordenador da equipe de transição de Sebastião Melo. Gustavo Paim irá ajudá-lo.

O ex-secretário estadual, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Santa Maria e atual vereador Cesar Schirmer será o coordenador geral da equipe de transição pelo lado do prefeito eleito Sebastião Melo, Porto Alegre.

Vai auxiliá-lo o atual vice-prefeito Gustavo Paim.

A equipe de transição está sendo montada neste momento.

Nenhum secretário foi escolhido até o momento.

As especulações feitas pelas jornalistas Rosane Oliveira, RBS, e Taline Oppitz, ligadas ambas ao lulopetismo, só ajudam a fritar nomes.

Bolsonaro fala, esta manhã, com apoiadores

 

Bolsonaro recebe manifestantes e promete resolver ainda hoje o nó que prejudica empresas de ônibus que fazem fretamento, tipo Buser

 Depois que a Buser entrou no mercado, os preços das passagens vendidas nas rodoviárias caíram mais de 50%.

Motoristas e representantes de pequenas empresas de ônibus que fazem fretamento de viagens por meio de aplicativos —semelhantes ao Uber e ao Cabify—, como é o caso da Buser, conhecida de gaúchos e catarinenses, protestaram em Brasília. Foi esta manhã. Cerca de 300 ônibus se enfileiraram na Esplanada dos Ministérios e um grupo de aproximadamente 1.000 manifestantes se espalhou por pontos da capital federal. Bolsonaro falou com todos diante do Alvorada e ligou de imediato para o ministro Tarcísio de Freitas, que está com vírus chinês, em casa, prometendo resolver o nó ainda hoje.

As empresas dizem que há perseguição proposital aos operadores de transportes por aplicativo. Afirmam também que, mesmo com decisões judiciais que permitem as viagens, há impedimentos para a atividade.Os manifestantes pediram a revogação do Decreto 2521, que estabelece o chamado “circuito fechado”. É a obrigatoriedade de venda das passagens de ida e volta de uma mesma viagem para o mesmo grupo de passageiros. Bolsonaro disse que deve acatar o pedido

Ao vivo, agora, ministro da Saúde fala no Congresso. Pazzuelo fala sobre vacinação e defende imediatos tratamentos precoces.

 

Dólar abre em pequena queda nesta quarta-feira

O dólar registra pequena queda nesta quarta-feira de manhã.

11h11min

Dólar comercial, -0,l01%, R$ 5,2278 para a venda.

Falha no sistema expõe dados de 200 milhões de brasileiros cadastrados no SUS

 Uma nova falha de segurança no sistema de notificações de covid-19 do Ministério da Saúde fez com que os dados de mais de 200 milhões de brasileiros ficassem expostos na internet. Foram afetadas todas as pessoas que tenham cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde) ou sejam beneficiárias de algum plano de saúde.

Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo publicada nesta quarta-feira, as informações ficaram disponíveis por pelo menos 6 meses

Artigo, Fábio Jacques - Uma questão matemática

Acabo de ler a seguinte notícia:

“A taxa de desemprego aumentou de 14,0% em setembro para 14,1% em outubro, maior resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, iniciada em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em outubro, a população ocupada totalizou 84,134 milhões de pessoas, um aumento de 1,4% em relação aos 82,934 milhões em setembro, 1,2 milhão de vagas a mais. No entanto, o total de ocupados ainda não retomou o patamar de maio, quando somava 84,404 milhões de pessoas”.

Deixa ver se consigo entender: o número de empregados aumentou 1,2 milhão e a taxa de desemprego também aumentou? Se havia 82,934 milhões de desempregados em setembro e em outubro, 84,134 milhões, como foi que o percentual piorou?

Pode, logicamente, ter aumentado o número de pessoas que

CLIQUE AQUI para ler mais.

Veja, agora, ao vivo, ato de lançamento do novo caminhão sino-gaúcho da Foton

 

Redução do auxílio emergencial devolve indivíduos ao mercado de trabalho

Redução do auxílio emergencial e retomada da atividade econômica impulsionam retorno de indivíduos ao mercado de trabalho, ensinam, hoje, os economistas do Bradesco, neste texto que o editor acaba de receber. Leia tudo:

Segundo a PNAD Covid de outubro, divulgada ontem pelo IBGE, o valor médio do auxílio emergencial recebido pelas famílias brasileiras foi de R$ 688 no período, ante os R$ 902 de setembro. Essa redução no valor do benefício e o avanço no processo de flexibilização das medidas de distanciamento social resultaram em menor desalento e no consequentemente aumento da população economicamente ativa, cuja variação foi maior do que a da população ocupada. Assim, deveremos observar novo aumento da taxa de desemprego em outubro, quando a PNAD convencional for divulgada. Com relação à ocupação, a alta no período ficou concentrada nos trabalhos por conta própria e nos privados, com e sem carteira assinada. Por fim, a pesquisa mostrou também que houve aumento do número de horas efetivamente trabalhadas e redução da diferença entre os rendimentos habitualmente e efetivamente recebidos, o que indica recuperação da renda advinda do trabalho, perdida por conta dos impactos econômicos da pandemia.

Dica do editor - Leia, aqui, texto integral sobre direito à liberdade de imprensa no caso Bia Kicis x Crusoé

 A ministra Rosa Weber, STF, acaba de fulminar recurso da deputada Bia Kicis, PSL, que se insurgiu contra a concessão de liminar pedida pela revista de web Crusoé, do blog O Antagonista, contra decisão de primeiro grau que censurou reportagem sobre a parlamentar.

CLIQUE AQUI para ler as 25 páginas da decisão de Weber.

Produção industrial cresceu 1,1% em outubro sobre setembro, diz IBGE

A produção industrial cresceu 1,1% entre setembro e outubro, conforme divulgado há pouco pelo IBGE. Esse resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado (1,5%).

CLIQUE AQUI para saber muito, mas muito mais.

Arrecadação gaúcha do ICMS sobe 10,4% reais e chega perto dos R$ 4 bilhões em novembro


A arrecadação gaúcha do ICMS registrou crescimento nominal de espetaculares 10,4% em novembro.

Mesmo ajustada pelo IPCA, o crescimento real foi extraordinário, chegando a 6%.

Foram arrecadados R$ 3,7 bilhões, quase R$ 4 bilhões, número jamais alcançado pelo governo do RS.

No ano, com pandemia e tudo, a receita do ICMS acumula alta nominal de 2,3% e real de -0,8% (pelo IPCA), alcançando R$ 32,3 bilhões.

Estes dados são exclusivos deste blog e podem oferecer pequenos ajustes.


Inflação da Fipe registrou alta de 1,03% em novembro

Inflação segue pressionada por preços de alimentos. 

O IPC-Fipe registrou alta de 1,03% em novembro, desacelerando em relação ao mês anterior (1,19%). Esse arrefecimento decorre da moderação da alta dos preços de alimentação, embora continuem pressionados. Entre os itens, destaque para carnes, laticínios e cereais, cuja inflação perdeu força no mês. Houve alívio também de despesas pessoais, por conta de passagens aéreas, e habitação, em função de energia elétrica. Por outro lado, os preços de vestuário e saúde aceleraram, exercendo pressão adicional no indicador.

CNHs vencidas em 2020 ganham mais um ano de validade

 Está em vigor a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que restabelece os prazos para a regularização das carteiras nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas.

Segundo a nova resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam maisum ano de validade. 

Números de internações em UTIs e de óbitos não são alarmantes em Porto Alegre

Não há razão alguma para endurecer as restrições já severas em relação às atividades econômicas e humanas em Porto Alegre, tudo a menos de dois meses do início da vacinação em massa e dos números sobre internações em UTIs e de óbitos, que demonstram estabilização ou reduzido aumento.

O número de óbitos registra um "pequeno" aumento, segundo diz, hoje, ao Correio do Povo, o doutor em matemática Álvaro Krüger Ramos, professor do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do RS (UFRGS).

O que ele ensina:

- A grande preocupação que temos em relação aos casos é: Qual será nosso novo auge? O RS superou nos últimos 14 dias o auge de contágios semanais, que teve seu antigo ápice no dia 22 de agosto com 2.272 infectados em um dia. Nos boletins mais atuais, o número ultrapassou os 2,6 mil casos. Observando os óbitos, é possível perceber uma mudança na tendência, que antes era de queda. Voltamos para a estabilidade e agora verificamos um pequeno aumento, ainda não na mesma proporção que os casos, o que é o natural. Primeiro sobem casos, depois a ocupação nas UTIs e aí o crescimento nas fatalidades.

Números de internados e de leitos de UTIs caem, mas prefeitura avalia novas restrições em Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre anunciou para hoje a adoção de novas medidas de restrições às atividades econômicas e humanas, muito embora os números de leitos de UTIs tenham sido reduzidos drasticamente e também o de internados neles, conforme nota abaixo deste blog.

O decreto estadual que estabeleceu novas restrições para as atividades econômicas em todo o Estado, terão que ser ajustadas também no caso da Capital.

O que mais tensionam os empreendedores portoalegrenses, hoje, é a quase certa restrição de horários. A Abrasel avisou que limitar a abertura dos bares para o horário das 22h seria decretar prejuízos terríveis para o setor. A queixa é igual a da Fecomércio, que propõe que o comércio de rua permaneça autorizado a funcionar até as 19h e que os shopping centers possam abrir das 10h até as 20h, já que a prefeitura parece determinada a impedir que eles continuem operando até as 22h.

Quadrilha de ladrões replica caso de Criciúma e aterroriza Cametá, cidade do Pará

Uma quadrilha assaltou agências bancárias e tomou as ruas de Cametá, cidade do interior do Pará, na madrugada desta 4ª feira (2.dez.2020). Assim como ocorreu em Criciúma (SC), o bando usou reféns como escudo para se locomover pelo município. De acordo com o prefeito da cidade, Waldoli Valente (PSC), uma pessoa morreu. Segundo a GloboNews, as pessoas estavam em bares quando foram capturadas. Os criminosos atacaram um quartel da Polícia Militar, impedindo a saída dos policiais. Eles deixaram a cidade por volta de 1h30 (horário de Brasília), depois de passar cerca de uma hora atirando para o alto. Cametá é uma das 10 maiores cidades do Pará. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de de Geografia e Estatística), o município tem 136.000 habitantes.

Ministério da Saúde apresenta plano de vacinação. Ele terá quatro fases.

 O Ministério da Saúde divulgou um documento em que apresenta o plano preliminar de vacinação contra o vírus chinês no Brasil. Há quatro fases previstas pela equipe técnica da pasta. A prioridade será para idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde e indígenas.

CLIQUE AQUI para ler o documento na íntegra.

Líder do MDB cai infectado pelo vírus chinês

 O líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi, foi diagnosticado com vírus chinês.

Número de leitos de UTIs cai drasticamente em Porto Alegre e com isto taxa de ocupação mostra crescimento

Depois de um final de semana com taxa de ocupação de leitos de UTIs na casa dos 85,97%, o número de internados por todos os tipos voltou a subir nesta segunda-feira, passando para 88,16%, mas isto se deve a uma redução drástica no número de leitos, que passou de 784 no final de semana para 735 neste final de semana.

É o que consta no relatório da secretaria municipal da Saúde.

É possível que esteja errado.

Das 734 posições de UTIs, 277 estão ocupadas por doentes infectados por vírus chinês. O número também caiu drasticamente, já que eram 285 no final de semana. Isto significa ocupação de 35% por parte de infectados, calculado sobre o total anterior de 784 posições, mas sobre as atuais 735 posições, o índice vai a 38%, dando a impressão de que houve piora, quando houve redução.

No acumulado de 9 meses, Porto Alegre registra 59.543 casos confirmados de infecções por coronavírus, além de 1.560 óbitos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Reino Unido autoriza uso imediato da vacina da Pfizer. Vacinação começará semana que vem.

 O Reino Unido autorizou, hoje, o uso emergencial da vacina contra o vírus chinês desenvolvida por Pfizer e BioNTech. A vacinação deve começar na próxima semana, em 7 de dezembro.

O Reino Unido comprou 40 milhões de doses do imunizante

Atendimento do Hospital Presidente Vargas, Porto Alegre, quase dobra capacidade de atendimento

Administrado pela secretaria municipal de Saúde (SMS), o HMIPV atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Possui três blocos que abrigam assistência hospitalar, serviços de apoio estrutural, manutenção e oficinas, serviços ambulatoriais e administrativos. A UTI Pediátrica mantém 16 leitos, sendo dois de isolamento. No momento, está com sete pacientes

Já estão em funcionamento as áreas ampliadas do Hospital Presidente Vargas, Porto Alegre. Tudo foi feito por meio de convênio com o Hospital São Lucas da PUC. O hospital é referência no atendimento público a gestantes e crianças de Porto Alegre, da Região Metropolitana e até do interior do estado. As  melhorias possibilitaram aumento de 89% no número de leitos, de espaços e equipamentos. 

Os  investimento de cerca de R$ 6 milhões foram realizados em infraestrutura, qualificação profissional e equipamentos. 

O número de leitos passou de 98 para 185, oferecendo um aumento de 89% da capacidade de atendimento, principalmente em períodos de maior procura, como o inverno. O hospital não parou durante as obras.

IPTU de 2021 de Porto Alegre pode ser quitado a partir de hoje. Desconto é de 10%.

A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta terça-feira, o calendário do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2021) com desconto de 10% no valor para quem pagar antecipadamente. O benefício será concedido aos contribuintes que fizerem a quitação até 5 de janeiro, em cota única. O calendário do IPTU 2021 também inclui a opção de parcelamento em 10 vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 8 de março. As guias de pagamento já podem ser acessadas.

Ao todo, o valor das guias emitidas para o pagamento referente ao próximo ano é de R$ 1,127 bilhão, dos quais R$ 892 milhões são correspondentes ao IPTU e R$ 235,4 milhões à Taxa de Coleta de Lixo (TCL). 

Até 5 de janeiro, quando o imposto pode ser pago com desconto, a prefeitura estima arrecadar R$ 467 milhões.

CLIQUE AQUI para saber mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/