TRF4, Porto Alegre, concede habeas corpus e manda soltar Indio da Costa

Indio da Costa foi candidato a vice na chapa de José Serra.

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), concedeu na tarde de hoje um habeas corpus ao ex-deputado federal Antonio Pedro Indio da Costa, revogando a sua prisão preventiva. O político estava preso desde o dia 6/9 por decisão proferida pela 7ª Vara Federal de Florianópolis.

Indio da Costa é investigado pela Polícia Federal (PF) na Operação Postal Off em um inquérito que apura suposto esquema de fraude envolvendo crimes de corrupção passiva e ativa e de organização criminosa contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), com a obtenção de vantagem indevida mediante pagamento a menor no valor dos serviços postais. Segundo a PF, o ex-deputado seria um dos envolvidos do núcleo político da organização.

Bolsonaro recupera-se com dificuldade e ficará hospitalizado mais quatro dias

O presidente Jair Bolsonaro não está reagindo tão bem quanto se imaginava e por ordem médica não terá alta sequer neste final de semana.

Ele ficará pelo menos mais quatro dias internado.

Pelo menos.

Com dificuldade para falar, com sonda no nariz e por ordem médica, Bolsonaro faz live de apenas 3 minutos

EUA e 10 Países invocam o TIAR. Pode sair a invasão e ocupação militar da Venezuela.

O Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, TIAR, foi invocado pelos Estados Unidos e outra dezena de países pela crise na Venezuela.

Os chanceleres dos 19 países signatários do TIAR foram convocados na quarta-feira a se reunir durante a segunda quinzena desse mês para tratar o "impacto desestabilizador" da Venezuela na região.

O chanceler brasileiro disse, hoje, que o TIAR não será invocado para produzir uma guerra armada contra a Venezuela, mas isto poderá acontecer.

A invasão não é apoiada pelos 19 Países que integram o TIAR.

Bolsa fecha em nova e consistente alta, desta vez de 0,91%

A Bolsa deu mostras de alta consistente no pregão de hoje, que fechou com valorização de 0,91%.

O dólar caiu de novo.

Fechamento

Bolsa, +0,91%, 104.384 pontos
Dólar comercial, -0,13%, R$ 4,0602 para a venda

Dica do editor - Porto Alegre já está com alerta epidemiológico sobre casos de sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quinta-feira, alerta epidemiológico aos serviços de saúde da Capital com a confirmação de seis casos de sarampo. Dez suspeitas continuam em investigação.

Dica do editor - Esta noite, saiba que obras a prefeitura fez, faz e prepara para Gramado, RS

O prefeito Fedoca Bertolucci apresentará, esta noite, 19h30min, o evento "Gramado em Movimento", na Expogramado. A entrada será livre. Gramado é a principal cidade turística do RS, tem 30 mil habitantes, tem pleno emprego e recebe 1 milhão de turistas por ano. O prefeito apresentará  as obras que já concluiu, as que estão em andamento e as que projeta.

Novo chefe da PGR, indicado por Bolsonaro, sofisma e volta a atacar a Lava Jato

O novo chefe da PGR, Augusto Aras, indicado por Bolsonaro, recrudesceu e voltou hoje a atacar a Lava Jato.

O que ele disse:

- O Brasil não pode apenas combater a corrupção.

Ninguém nunca disse isto.

Augusto Aras sofisma diabolicamente.

E nem é só isto que fazem PF, MPF, Receita e Justiça Federal.

Só acha isto o site sujo The Intercept e os aliados que tentam implodir a Lava Jato.

Walmart muda de nome para BIG no RS

Desde esta manhã, a marca BIG voltou aos supermercados que eram do grupo Walmart no RS.

Ricardo Roveran, Terça Livre, entrevista, esta tarde, Polibio Braga, sobre CPMF e Marcos Cintra

Aos 82 anos, Jandir Capoani empreende de novo e já produz o melhor óleo de oliva do Hemistério Sul

Aos 82 anos, o empresário gaúcho Jandir Capoani, resolveu afastar-se da sua empresa e partir para um novo empreendimento, o cultivo de azeitonas e a fabricação de óleo de oliva no interior do RS, em Canguçu. A fazenda Tarumã da Boa Vista (foto ao lado) tem uma área de mais de 4.000 hectares

E deu certo.

O azeite Capolivo, variedade Koroneiki, acaba de ser um dos grandes destaques do concurso Brazil iOOC - International Olive Oil Competition que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de agosto, em São Paulo. Foi eleito o melhor azeite extra virgem do Hemisfério Sul, o melhor do Brasil, 3º lugar no TOP 10 Internacional, além de receber Medalha de Ouro. As avaliações são realizadas por um júri composto de especialistas com experiência internacional. Outro azeite da Capolivo, o blend Arbequina/Arbosana, também foi premiado no mesmo concurso, recebendo Medalha de Ouro

O concurso recebeu mais de 90 amostras de azeites do Brasil e de mais 7 países - Portugal, Argentina, Chile, Peru, Espanha, Itália e Líbano
.

Dica do editor - Vá no You Tube e veja a cópia integral de Stalin, com Robert Duvall

Stalin é um telefilme russo-húngaro-estadunidense de 1992, do gênero drama histórico-biográfico, dirigido por Ivan Passer para a HBO, com Robert Duvall interpretando o líder soviético Josef Stalin. O filme conquistou três prêmios Globo de Ouro. A história é contada pelo filho do ditador, Svetralana, que se asilou nos EUA em 1967. Quem possui You Tube, pode buscar ali a íntegra do filme, como fez o editor.

Bancada do PSL também não quer saber de emendas parlamentares no RS

A bancada do PSL na Assembleia do RS tirou posição contra a destinação de R$ 55 milhões na proposta orçamentária estadual de 2020 e que visa garantir o pagamento de emendas parlamentares.

Os deputados votarão contra este ítem da proposta.

STJ muda relator da Lava Jato

O desembargador Leopoldo Raposo, do TJ de Pernambuco, será o novo relator da Lava Jato no STF.

Vai substituir o ministro Felix Fischer, que está doente.

Luiz Fernando Veríssimo não pergunta "Atrás de Adélio Bispo"

O escritor, humorista, saxofonista, lulopetista e colunista de Zero Hora, Luís Fernando Veríssimo, algum tempo afastado de polêmicas políticas, recrudesceu hoje.

Sua coluna de hoje tem este título sugestivamente atual:

- Atrás do Queiroz.

Luís Fernando nunca escreveu coluna alguma com este título:

- Atrás do Adélio Bispo.

E nem escreverá, porque seu Ed Mort jamais trairia sua natureza.

O lulopetismo e seus derivados nunca fizeram parte da cadeia alimentar de Luís Fernando.

Em agosto, índice de violência caiu 40% no RS e 61,9% em Porto Alegre

Além do Efeito Bolsonaro-Moro, os governos do RS (Eduardo Leite) e de Porto Alegre (Marchezan Júnior) foram para enfrentamento muito mais consistente.

Agosto deste ano foi o menos violento (menor número de homicídios) desde 2006, informou esta tarde a secretaria gaúcha da Segurança Pública.

Acompanhe os números:

RS
117 mortes contra 79, -40%

Porto Alegre
16 contra 41, -61,9%

MPEs deflagram operação nacional para combater corrupção no setor público de 10 Estadpos

Uma operação nacional de enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro em 10 estados foi deflagrada na manhã desta quinta-feira pelos Ministérios Públicos estaduais. As ações acontecem em Santa Catarina, no Amazonas, na Bahia, em Goiás, em Minas Gerais, no Paraná, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, em São Paulo e em Sergipe e são promovidas pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos).

Articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), colegiado que reúne os Gaecos do Brasil, a operação nacional cumpre 87 mandados judiciais, dentre busca e apreensão, prisão, afastamento de funções públicas e uso de tornozeleiras eletrônicas.

O objetivo da operação nacional é combater crimes contra a Administração Pública praticados por servidores públicos e particulares, dentre eles crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, peculato eletrônico, participação em organização criminosa, associação criminosa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, falsidade ideológica e material e fraude processual. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais

Ministro Marcos Pontes já saiu do hospital. Ele disse que vai "desacelerar".

O ministro Marcos Pontes já saiu do Hospital das Forças Armadas, onde ingressou de manhã.

Ele disse que sentiu mal-estar e que vai desacelerar.

Melhor seria recolher os flaps para valer - ou vai morrer.

Este é o segundo ministro de Bolsonaro que foi internado às  pressas em três semanas, sempre por passar mal. O outro foi o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Dica do editor - Neste sábado tem conversa sobre UFOs em Porto Alegre

Uma sessão recheada de informações sobre discos voadores e seus afins (UFOs) sairá neste sábado em Porto Alegre. Será no Croasonho, 15h, na rua José do Patrocínio. A entrada é livre.

Vereador Valter Nagelstein mostra provas do crime cometido na Câmara de Porto Alegre

Presidente da Câmara sinaliza cumprimento de decisão judicial equivocada

A presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal, sinalizou com a posição de que cumprirá a liminar que mandou que a Casa retome a exposição de cartuns escatológicos que ela mesma cassou.

A vereadora avisou:

- Decisão judicial se cumpre e não se discute.

A vereadora equivoca-se.

Decisão judicial se discute, sim.

A falta de recurso revela falta de convicção do réu - no mínimo.

E não seria o primeiro caso de revisão de decisão judicial equivocada, como se sabe.

Juiz lê incorretamente mostra escatológica de cartunistas lulopetistas e manda Câmara retomar exposição em Porto Alegre

A direção da Câmara pode e deve recorrer, cassando a liminar, que não se sustenta juridicamente.

O juiz Flores acha que cartum no qual aparece Trump de cuecas, cagando sobre a embaixada do Braisl em Washington, tem expressão artística.

O juiz Cristiano Vilhalba Flores, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre,concedeu liminar determinando a retomada imediata da exposição Rir é Risco – Independência em Risco na Câmara de Vereadores da Capital. A mostra, que tem 36 cartuns críticos aos governos dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos Estados Unidos, Donald Trump, num dos quais Bolsonaro beija os pés de Trump e outro no qual Trump defeca sobre a embaixada do Brasil.

O juiz Cristiano Vilhalba Flores explicou incorretamente que "a expressão artística não comporta critérios objetivos de aferição", quando isto é ponto central da questão.

A decisão atendeu a mandado de segurança elaborado pela entidades Mães e Pais pela Democracia e Associação de Juristas pela Democracia (Ajurd), ambos de corte ideológico e político lulopetista, em conjunto com cartunistas e com o vereador Marcelo Sgarbossa (PT). 

Dica do editor - Conheça Vila Assunção, passeio a pé. Porto Alegre.

Neste sábado, 14, a partir das 10h, será realizada mais uma edição do projeto Viva Porto Alegre a Pé. O roteiro será pela Vila Assunção, Zona Sul da Capital. O encontro ocorre na praça Franklin Perez, em frente ao Colégio Estadual Santos Dumont, entre a rua Caeté e a avenida Pereira Passos.

CLIQUE AQUI para se inscrever.

PF indicia 11 cda UFMG por fraudes e desvios no Memorial da Anistia Política do Brasil

Dinheiro grosso, milhões de reais, foram desviados da educação, da saúde e da segurança, para os bolsos de ladrões do dinheiro público.

A pretexto de homenagear perseguidos do regime militar, ativistas de esquerda conseguiram aprovar projeto para implantar em Minas o Memorial da Anistia Política do Brasil, mas o caso é que houve, de fato, muita corrupção e desvio de dinheiro público. Foi por isto que a PF indiciou 11 pessoas no inquérito que investigava fraudes e desvios. 

Desta vez o caso não envolve UFRGS ou UFSC, mas a Universidade Federal de Minas Gerais, porque foi ela quem recebeu os R$ 28 milhões gastos pelo empreendimento, cujo custo inicial foi estimado em R$ 5 milhões.

As investigações foram iniciadas em dezembro de 2017, quando foi deflagrada a Operação Esperança Equilibrista.

Brasil já tem novo representante na ONU

Ronaldo Costa Filho será o novo representante brasileiro na ONU.

O nome do diplomata foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Gilmar Mendes volta a atacar a Lava Jato e solta mais dois presos da Lava Jato

No dia 25, defronte o STF, o ministro saberá o que o povo pensa de verdade a seu respeito e sobre o STF. É bom já ir se preparando.

No mesmo dia em que o TRF4, Porto Alegre, confirmou a sentença e até ampliou a condenação do líder do PT e ex-diretor da Petrobrás Renato Duque, ontem, o ministro Gilmar Mendes,STF, recrudesceu sua campanha contra a Lava Jato e mandou soltar os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita.

Eles são sócios da multinacional Oscar Iskin e estão envolvidos em denúncias investigadas na área da saúde do Rio.

Gilmar Mendes não vacila, mas terá troco.

Ativistas lulopetistas agridem deputado do PSL em Santa Catarina

Ativistas que defendem o prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva, agrediram ontem o deputado estadual Bruno Souza, PSL, tudo diante da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. O deputado foi agredido quando se negou a assinar manifesto em favor do bandido preso. Veja o vídeo:

 

CPI sobre atos da prefeitura de Porto Alagre está com tudo pronto para ser instalada

A presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal, receberá, hoje, as indicações partidárias para a composição da CPI que apurará denúncias contra a administração municipal.

Em seguida, Mônica Leal dará por instalada a CPI.

Boletim Médico diz que Bolsonaro segue com sonda para se alimentar

O mais novo Boletim Médico informou há pouco que o presidente Bolsonaro segue com sonda gástrica para se alimentar e que ele não sairá hoje do Hospital Vila Nova Star, SP.

Não há previsão de alta, mas o general Rego Alves, porta-voz da presidência, disse que o presidente reassumirá o cargo amanhã, embora tenha admitido possível recuo, caso isto seja desaconselhado severamente pelos médicos.

O Boletim confirma melhora, mas não é otimista em relação à alta.

Ministro Marcos Pontes é internado às pressas em Brasília

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi internado às pressas, esta manhã, no Hospital das Forçar Amadas, Brasília.

O hospital, a assessoria e os familiares do ministro não informaram o que aconteceu.

Zero Hora denuncia que professores fraudaram bolsas e projetos da Ufrgs

Ao lado, trecho da nota de protesto da UFRGS. CLIQUE AQUI para ler a nota na íntegra.

O jornal Zero Hora de hoje denuncia que os acusados de terem fraudado bolsas de estudo de projetos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) teriam articulado a falsificação de dados ao saberem de uma apuração que estava sendo feita pelo diário da RBS.

O caso consta de uma das denúncias criminais do Ministério Público Federal (MPF) decorrentes da Operação PHD, desfechada há três anos.

CLIQUE AQUI para saber como foi a Operação PHD, que não se limitou a universidades do RS.

O MPF indiciou 28 professores, servidores e bolsistas por fraude em bolsas universitárias

Um dos investigados é Ricardo Burg Ceccim, que coordenou o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol) da Escola de Enfermagem e é apontado pelo MPF como um dos principais articuladores das fraudes investigadas na Operação PHD. Outro acusado é o professor Alcindo Antônio Ferla.

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem completa do jornal.

Polícia Federal investiga delegado que fraudou incriminação de deputado amigo de Bolsonaro

A Polícia Federal investiga o delegado Leonardo Tavares, lotado na Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários (Deleprev) no Rio de Janeiro, como o principal suspeito de incluir o nome do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), próximo ao presidente Jair Bolsonaro, de forma fraudulenta num inquérito do Rio.

Bolsonaro quer candidatar o deputado para a prefeitura do Rio, ano que vem.

A informação é do jornal Estado de S. Paulo.

A investigação, que partiu de uma determinação do ministro Sergio Moro, apura suposta fraude de policiais federais numa investigação. A suspeita é que tenha havido a tentativa de direcionar uma investigação de crime previdenciário para um alvo chamado “Hélio Negão”, mesmo apelido usado pelo deputado Hélio Fernando Barbosa Lopes (PSL-RJ), amigo do presidente Jair Bolsonaro. A inclusão fraudulenta teria como objetivo colocar o governo federal contra a superintendência da corporação no Estado. O órgão esteve no centro de um embate entre a PF e Bolsonaro em agosto, quando o presidente anunciou que substituiria o superintendente regional Ricardo Saadi.

Bolsa já passa dos 104 mil pontos e dólar despenca

A Bolsa voltou a subir na abertura do pregão de hoje, mas em contrapartida o dólar despenca mais uma vez.

A Bols já superou a casa dos 104 mil pontos, enquanto que o dólar aproxima-se rapidamente de cotação inferior a R$ 4,00.

As 11h13min

Bolsa, +0,61, 104.080 pontos
Dólar comercial, -0,48%, R$ 4,0480 para a venda

TRF4, Porto Alegre, confirma multa de R$ 300 milhões contra GM, tudo por formação de cartel de cegonheiras

Ao lado, Luiz Moan, um dos condenados. Moan é velho conhecido dos gaúchos, porque foi o principal responsável pelo chamado Projeto Arara Azul, pelo qual Gravataí recebeu o completo mais moderno da GM no Brasil.

Por unanimidade, a 4ª Turma do TRF4 manteve as condenações da General Motors, tudo por formação de cartel na área de veículos automotivos.

As multas:

- GM, R$ 400 milhões)
- Ex-diretor Luiz Moan Yabiku Júnior (R$ 4 milhões)
- ANTV, R$ 5 milhões na ANTV 
- Sinaceg ,sindicato nacional dos cegonheiros de São Paulo, R$ 300 mil

CLIQUE AQUI para conhecer todos os detalhes.

Dilma falará neste sábado na Sorbonne

Expurgada da presidência por inépcia e pedaladas fiscais, a ex-presidente Dilma Roussef falará neste sábado na Sorbonne, em Paris.

Ela dirá o que pensa sobre o futuro do Brasil.

A agenda de Dilma não inclui encontro com o presidente Emmanuele Macron.

No Brasil, caso a Lava Jato vá adiante e não seja atropelada pelo novo chefe da PGR, Dilma não parece ter muito futuro.

Deputado Zé Nunes, PT, é condenado de novo por improbidade administrativa

A Justiça Federal condenou em primeira instância o deputado estadual do RS, Zé Nunes (PT) por improbidade administrativa, no segundo processo ao qual o petista responde por supostas irregularidades cometidas no período em que foi prefeito de São Lourenço do Sul, entre 2005 e 2012. Zé Nunes já tinha sido condenados em uma decisão semelhante em 2018, em outro processo relacionado à edição anterior do evento, realizada em 2007.

O deputado do PT pode recorrer.

De acordo com as investigações, em 2008 a prefeitura contratou o produtor cultural sem licitação ou formalização contratual para captação de recursos do evento nativista Reponte da Canção Nativa. Na decisão, a Justiça determinou o ressarcimento integral de R$ 429 mil e pagamento de multa de mesmo valor pelos três réus. Também foi determinada a suspensão por seis anos dos direitos políticos do deputado.

Oficiais e praças da Brigada protestarão diante do Piratini, dia 17

Oficiais e praças da Brigada Militar vão protestar diante do Palácio Piratini, dia 17.

Será as 14h.

STF pode proibir concentração do dia 25 em Brasília

Ao lado, o Podemos defende abertamente a pressão sobre o STF, agendada para o dia 25 em Brasília.

O STF está inclinado a proibir a manifestação do dia 25 na Praça dos Três Poderes.

A convocatória é para que brasileiros de todos os Estados desloquem-se para Brasília, concentrando-se diante dos prédios do STF e do Congresso, tudo para protestar contra os inimigos da lava Jato.

Ao lado, Twitter do Podemos, Partido do senador Álvaro Dias e do senador gaúcho Lasier Martins, defendendo a imediata instalação da CPI da Lava Toga.

O Podemos é o único Partido que assumiu publicamente a manifestação do dia 25 e avisou que seus parlamentares estarão presentes na concentração.

O Poder Judiciário é o único dos três Poderes da República que até agora está blindado na Lava Jato, mas senadores de vários Partidos pressionam o presidente do Senado, David Alcolumbre, para que saia de cima da proposta de criação da CPI

MP do Rio recrudesce e agora mira Carlos Bolsonaro

O MP do Rio começou a investigar o vereador Carlos Bolsonaro, depois de ter partido para cima do ex-deputado estadual e atual senador Flávio Bolsonaro.

É fogo fátuo.

O objetivo é atingir o presidente.

No caso de Carlos, o MP alega que busca identificar funcionários fantasmas.

Há controvérsia.

Setor de serviços cresceu 1,8% em julho, melhor resultado desde 2011


O setor de serviços registrou um crescimento de 1,8% em julho, comparativamente ao mesmo mês do ano passado, diz o IBGE.

Sobre junho, o crescimento foi de 0,8%.

É o melhor resultado para o mês desde 2011.

Ex-diretor, líder do PT, Renato Duque, lavou dinheiro sujo em 131 obras de arte


Ao lado, uma das obras apreendidas no triplex de R$ 4,5 milhões do líder do PT e diretor da Petrobrás.

O líder do PT e ex-diretor da Petrobrás Renato Duque, cuja pena foi aumentada ontem pelo TRF4, Porto Alegre, aplicou o dinheiro roubado da Petrobrás em obras de arte, tentando lavar as propinas recebidas de empreiteiros e fornecedores. 

As obras incluem o modernista Alberto da Veiga Guignard. 

131 obras de arte foram confiscadas no triplex de R$ 4,5 milhões de Duque.

As obras ficam guardadas provisoriamente no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

A Petrobras se diz ser a principal vítima do esquema de corrupção e quer fazer das obras uma forma de rever o prejuízo.

CLIQUE AQUI para recuperar notícia sobre entrega das obras de arte ao Museu de Curitiba.

TRF4, Porto Alegre, amplia pena do corrupto líder do PT, Renato Duque


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgou nesta quarta-feira a apelação criminal do ex-diretor da Petrobras e um dos líderes de maior envergadura do PT, Renato de Souza Duque, na operação Lava Jato, conforme informou ontem este blog. Renato Duque está preso em Curitiba, mas não na mesma prisão de luxo onde se encontra o bandido petista Lula da Silva.

A 8ª Turma manteve a condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e aumentou a pena de 3 anos e 4 meses para 3 anos, 6 meses e 15 dias de reclusão.

O TRF4 acha que o então juiz Sérgio Moro foi muito bonzinho com o corrupto líder do PT.

No processo, Duque foi condenado pela Justiça Federal no Paraná sob a acusação de ter recebido cerca de R$ 2 milhões em propina do representante de uma empresa italiana de petróleo em um contrato para instalação do gasoduto dos campos de Lula e de Cernambi, da Petrobras.

Amir Klink reúne-se com Marchezan para propor mais economia náutica em Porto Alegre

O navegador e empresário Amyr Klink voltou a insistir, ontem, com o enorme potencial da economia náutica em Porto Alegre, mas desta vez ele procurou o próprio prefeito Marchezan Júnior. Ele quer contribuir com a reconfiguração da Orla do Guaíba.

A proposta de Klink é fomentar uma cadeia produtiva que viabilize a geração de novos negócios e empregos. Disse ele ao prefeito:

- A cidade poderia ser um polo de marinas com certificação ambiental, por ser uma borda de água doce. Além disso, poderia ter um programa de bases náuticas de excelência diante de todo patrimônio natural que possui. Ou seja, protegendo o meio ambiente e gerando riqueza.

Vendas maiores do comércio animam a economia


O crescimento de 1,0% na margem foi distribuído entre os segmentos, tanto os mais dependentes de renda (supermercados), como ligados ao crédito (móveis e eletrodomésticos), segundo informam hoje os economistas do Bradesco, conforme newsletter diária que o editor recebe. 

Ensinam os economistas:

Considerando a pesquisa ampliada - que inclui o comércio de veículos e materiais de construção -, o crescimento foi um pouco inferior (0,7%) por conta do desempenho negativo das vendas automotivas. Mesmo com o forte desempenho do varejo, no agregado, esperamos um ligeiro crescimento do PIB no terceiro trimestre. O dado do setor de serviços, que será conhecido hoje, nos ajudará a calibrar essas expectativas relativas à velocidade de retomada da economia.

GM de Gravataí lança, hoje, seu mais novo carro

A GM de Gravataí lançará, hoje, seu mais novo carro, uma versão do sedã Onyx.

A produção começou há uma semana. 

É o terceiro modelo que sai do RS. Os outros são o Prisma e o próprio Onix.

São todos vendidos na faixa entre R$ 45 mil a R$ 90 mil.

Prefeitura já pode vender ou trocar 1,2 mil imóveis sem uso que possui em Porto Alegre

Ontem, também, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre autorizou a prefeitura a contratar empréstimos que somam R$ 156,5 milhões em diversos bancos. São R$ 95 milhões junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no âmbito do programa Avançar Cidades – Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e R$ 61,5 milhões, com a Caixa Econômica Federal para operações de crédito do Programa de Atendimento Habitacional.

Ao lado, o prefeito Marchezan Júnior.

A Câmara de Porto Alegre aprovou, ontem, por 21 votos a 10, a proposta que autoriza a venda ou troca de imóveis que estão em nome do município. Marchezan Júnior chamou tudo de "Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis Próprios". A avaliação dos valores dos imóveis pode ser feita pela Caixa Econômica Federal, Banrisul ou outra entidade a ser escolhida pela prefeitura.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior planeja construir um centro administrativo, novas sedes dos hospitais Presidente Vargas e Pronto Socorro e ainda reformas em escolas e em postos de saúde.

Porto Alegre acumula 1,2 mil matrículas de imóveis em nome da prefeitura sem o adequado aproveitamento.



Agência do Itaú foi atacada nesta madrugada em Porto Alegre

A agência do Banco Itaú do bairro Azenha (Getúlio Vargas com José de Alencar) foi atacada e invadida nesta madrugada, Porto Alegre.

Nada foi roubado.

A Brigada acha que é coisa de drogados, interessados em roubar qualquer coisa para trocar por maconha ou crack.

Leite defende emendas parlamentares, mas MDB diz que vetará tudo na Assembleia do RS.

O governador Eduardo Leite, que passa 10 dias no exterior (EUA e Singapura) em missão do governo, usou seu Twitter para defender sua proposta de permitir que 0,15% dos recursos do orçamento para o ano que vem sejam aplicados através de emendas parlamentares.

Serão R$ 55 milhões.

Os deputados do MDB já anunciaram que vetarão a proposta no Legislativo, por considerá-la "indecente". O editor recebeu, ontem, manifestações de desagrado grave por parte de vários deputados do Partido, entre os quais Sebastião Melo, Fábio Branco (líder) e Edson Brum.

O governador diz que emendas "fazem retornar ao povo os investimentos".

Quinta-feira será dia de chuvas e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 18 graus

Esta quinta-feira será marcada por chuvas localizadas no Rio Grande do Sul. A chuva, que já acontece em cidades como Porto Alegre e Gramado, por exemplo, permanece na maioria das regiões, exceto a região Oeste, entre a madrugada e o início do dia. Na parte da tarde, a chuva deve ficar concentrada em pontos da Metade Norte. 

O período da tarde deve apresentar um cenário de sol entre nuvens. 

As temperaturas serão amenas em todas as regiões do Estado. Em Porto Alegre, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 17C. 

Sem jornalistas, vetados pelo Planalto, Mourão falará ao meio dia em Porto Alegre.

O presidente em exercício Hamilton Mourão falará hoje ao meio dia na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Porto Alegre.

Só entrarão os 140 convidados.

Por ordem do Planalto, jornalistas serão enxotados do local.

Ordem para demissão do secretário da Receita Federal partiu de Bolsonaro

Partiu do presidente Jair Bolsonaro a ordem para demitir o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra.

O vice Hamilton Mourão, que hoje virá a Porto Alegre, disse que Marcos Cintra publicizou em demasia a discussão sobre a recriação da CPMF, cuja proposta Bolsonaro não apoia.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/