Vox Populi mostra que Dilma, 40%, seria reeleita no primeiro turno

 Dilma Roussef,  40% 
Aécio Neves, 16%
Eduardo Campos, 8% 

Dilma caiu um ponto percentual em relação a última pesquisa, enquanto que Aécio e
Campos estacionaram. A presidente seria reeleita no primeiro turno. 

Quando Foster, Dilma e Cerveró falarão a verdade sobre o escândalo da Petrobrás ?

No seu depoimento na Câmara dos Deputados, quarta-feira, o ex-diretor da BR-Distribuidora, demitido há um mês por ordem de Dilma Roussef, não deixou claro a ordem de importância dos dados contidos no resumo técnico que em 2006 inspirou o Conselho de Administração fazer o negócio da refinaria Pasadena. Dilma tirou nota há um mês, dizendo que o resumo foi tecnicamente falho e omitiu elementos decisivos do contrato. Sobre isto, Nestor Cerveró avisou que aquilo que a presidente considera decisivos, não eram decisivos. Ele se referiu às cláusulas que estipulavam obrigações de compra da parte do parceiro em caso de desentendimento insanável na gestão da refinaria.

. O que realmente ficou pendurado no ar sem resposta é o seguinte:

- Por que razão Dilma esperou oito anos para ordenar a demissão de Cerveró, que em 2006 era diretor responsável pela área internacional e foi o autor principal do resumo técnico, para o qual contou com a colaboração de outro diretor, Paulo Costa, o Paulinho, preso agora na Operação Lava Jato ?

- A resposta que todos sabemos, mas que Dilma e Cerveró omitem, é que só agora o escândalo veio a tona e a presidente quis dar uma resposta à opinião pública, fazendo de conta que tomou providências para corrigir o erro.

. A verdade só será conhecida quando a CPI da Petrobrás estiver em pleno funcionamento.

CLIQUE na imagem a seguir para acompanhar o vídeo com o comentário do editor, intitulado Quando Foster, Dilma e Cerveró falarão a verdade sobre o escândalo da Petrobrás ?


Opinião - O povo de Carlos Barbosa não gosta de "baiano" e nem de "goiano"

O caso do prefeito de Carlos Barbosa, RS, Fernando Xavier, não é apenas caso dele, mas da maioria da cidade da Serra. Ao falar segunda-feira na Rádio Gaúcha, justificando-se por declarações contra “baianos” e “goianos” que ameaçariam invadir Carlos Barbosa e com isto “reduzir a qualidade de vida” local, disse o prefeito:

- Quero me desculpar. É que sou um ignorante e me expressei mal.

. Ele não é um ignorante. Pela quarta vez, é prefeito da cidade. Trata-se de um técnico agricola da Emater e se formou em Biologia pela Ulbra.

. Morei em Carlos Barbosa e sei que o prefeito Fernando Xavier refletiu o que pensa a maior parte dos cidadãos. O costume local é discriminar as pessoas DE FORA, como ele chama quem não é da cidade ou da região.  Os melhores empregos são para os nascidos na cidade. Na Tramontina, somente quem nasceu em Carlos Barbosa, consegue chegar ao cargo de gerente ou diretor.Quem é DE FORA, como eles dizem, servem para trabalhar nas piores e mal remuneradas funções.

.O prefeito Xavier, apenas trouxe a pùblico este preconceito, que é latente na cidade.

- Fernando Magalhães, Salvador, Bahia. 

CNM reconhece que protesto de sexta dos prefeitos do RS foi o maior do País

Em comunicado que enviou nesta quata-feira a Porto Alegre, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), informou que as prefeituras gaúchas realizaram a maior manifestação do país na última sexta-feira, dia 11 de abril. Promovido pela Famurs, o movimento "Luta dos Municípios" reuniu mais de três mil pessoas de 412 cidades na Praça da Matriz, em Porto Alegre, defronte o Palácio Piratini. "É um orgulho para o povo gaúcho e reconhecimento do nosso trabalho. Estamos engajados nessa campanha por um novo pacto federativo e por mais autonomia aos municípios", disse o presidente da Federação, Valdir Andres.


. Em outros estados, conforme a CNM divulgou nesta quarta-feira, a mobilização também teve grande participação popular. Na Bahia, 354 municípios paralisaram suas atividades e alguns prefeitos se reuniram em Salvador. Em Goiás,duas mil pessoas realizaram manifestação na Capital do Estado.

Aneel aprova estúpido aumento de 28,86% na tarifa de energia elétrica distribuída pela AES Sul

A Aneel aprovou nesta manhã o reajuste da AES Sul. Para residências, o aumento será de 28,86%. Começa a valer em 19 de abril. A AES Sul atende 1/3 do Estado, sobretudo Fronteira Oeste. 

. Para consumidores comerciais e industriais, há aumentos diferentes. A média para baixa tensão é de alta de 28,99%. Para alta tensão, média de 30,29%.

. Os aumentos têm sido muito acima da inflação para as distribuidoras. O IGPM, por exemplo, está abaixo de 7% no acumulado de 12 meses.

. O efeito sobre os preços em geral será inebitável e altamente inflacionário. 

. No comunicado, a Aneel explica: “para o reajuste da tarifa são considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, o valor da transmissão dessa energia e os encargos setoriais.”

 . As distribuidoras alegam que está mais caro comprar energia. Há influência cambial e também uso de energia de fontes mais caras, segundo as empresas.

Em São Leopoldo, RS, Hyundai inaugurou, hoje, a sua primeira fábrica de elevadores fora da Coréia e da China

São Leopoldo, na região do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, já conta com uma fábrica da coreana Hyundai Elevadores, a primeira fora da Coréia e da China. A unidade foi inaugurada oficialmente nesta quarta-feira. O prefeito de São Leopoldo disse que a vinda da Hyundai amplia a importância do Distrito Industrial da cidade que já conta com 18 plantas, além de outras 10 em negociação.
           
. O investimento total no empreendimento foi da ordem de US$ 65 milhões entre obras físicas, equipamentos, dos quais US$ 13 milhões somente na importação de sofisticadas máquinas de tecnologia de ponta.  A empresa conta com uma capacidade inicial de produção de 3000 unidades/ano devendo alcançar a 4000 unidades até 2019, período em que planeja a ampliação das instalações, de acordo com a receptividade do mercado. Trata-se de elevadores residenciais, comerciais, náuticos, hospitalares, de carga, de automóveis, para escadas e esteiras rolantes com velocidade e capacidade variada de carga.
        
Área e mão de obra
Com 100 funcionários nesta primeira fase (dos 150 totais previstos até o final deste ano), a empresa está instalada no Distrito Industrial Zona Norte, numa área construída de 12 mil m² devendo chegar a 16 mil m² em cinco anos. A área total de terreno do empreendimento é de 98 mil m².       

. A Hyundai deverá fabricar três modelos diferentes de elevadores.


Perfil Hyunda
A Hyundai Elevadores é uma empresa afiliada do grupo coreano Hyundai. Prestes a completar 30 anos em maio, posiciona-se como fornecedora de soluções em movimento através de uma série completa de elevadores, escadas rolantes, sistemas automatizados e sistemas de auto estacionamento, PSD (Portas Automáticas para Plataformas).  A produção atual é originada em duas fábricas no mundo: na Coréia onde produz 16.000 unidades anuais e na China com uma produção de 7.000 elevadores por ano.

Governo não consegue controlar greve da polícia militar na Bahia. Exército é mobilizado para garantir a ordem.

A foto ao lado é de hoje. Ela flagrou veículos do Exército em deslocamento para Salvador. 


O editor recebeu no início desta tarde uma série de informações e fotos sobre a greve da polícia civil e militar (Brigada) em Salvador, Bahia.

. A greve é total.

. Os policiais civis e militares conversarão no final da tarde com o governo, tentando algum tipo de acordo.

. A vida na Bahia segue sob tensão. Lojas fecharam em Salvador e os ônibus já avisaram que não circularão a partir das 18h em bairros perigosos.

. O governador Jacques Wagner, PT, pediu ajuda da Força Nacional de Segurança e do Exército
. Eis o que disse o governador urante a coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (15), na Governadoria.

- Conclamo os profissionais da PM que cumpram sua missão de fazer a segurança do povo baiano e que a negociação continue. Falei com a presidente Dilma e a população não ficará descoberta. Se necessário, vamos convocar mais homens para a segurança. Com a chegada das tropas federais, a cidade vai retomar a sensação de segurança. Serão enviadas tropas para qualquer cidade da Bahia que for preciso. Tivemos ação imediata para pedir apoio. Não há negociação salarial dessa forma, fazendo assembleia e decretando greve de imediato".

ACOMPANHE a greve, on line, CLICANDO AQUI a qualquer momento. 

Shopping TOTAL, Porto Alegre, resolve disponibilizar intérpretes para o período da Copa

O shopping TOTAL, um dos principais polos comerciais localizado na área central de Porto Alegre, está fazendo seus ajustes finais para receber os visitantes durante a realização da Copa do Mundo de 2014.
O CEO do TOTAL, Eduardo Oltramari, com quem o editor almoçou na cantina Famiglia Faccin, que abriu para o público no antigo túnel da Brahma, fechou parceria com o Senac-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul) para disponibilizar intérpretes que farão atendimento bilíngue. Serão dois profissionais para cada turno, com o objetivo de atender todas as demandas necessárias, como indicação de lojas, restaurantes, localização e transporte. Além disso, o TOTAL firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, que dará suporte para o treinamento de orientações turísticas para a equipe de Informações.

. Ao longo da Copa, todas as Lojas estarão orientadas para o atendimento ao turista, com atenção especial para aquelas que oferecerem os produtos típicos do Rio Grande do Sul. 

. Os visitantes também poderão levar para os seu país de origem imagens do Centro Cultural TOTAL que serão estampadas em moedas de cobre.

. Além disso, desde o ano passado, o shopping TOTAL vem promovendo palestras e ações junto aos seus lojistas, com o objetivo de prepará-los e orientá-los sobre o tema. Já foram ministradas aulas de língua estrangeira e cursos de atendimento ao turista. No último encontro,eles assistiram à palestra "Ambientação Copa 2014", onde receberam dicas para decoração de loja e vitrine, considerando as normativas da Fifa. 

88% das empresas gaúchas de TI faturaram menos de R$ 10 milhões no ano passado.

A Assespro nacional apresentou para sua regional RS (Assespro-RS) todos os dados referentes a pesquisa realizada com 849 empresas de Tecnologia da Informação (TI) de 17 países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. Os resultados mostraram um cenário nacional de empresas pequenas em sua maioria e com pouco investimento no mercado externo, além de indicar a necessidade de maior aproximação com as universidades.

. Os resultados do Censo apontaram que 80% das empresas brasileiras faturaram em 2013 até R$ 5 milhões, evidenciando o porte pequeno da grande maioria das organizações.
- No RS, 88% das empresas faturaram até R$ 10 milhões.

. Já a taxa nacional de crescimento de 2012 para 2013 ficou na casa dos 10% para cerca de 30% das empresas e até 25% de crescimento para 92% das empresas participantes.
- O número não é avaliado positivamente pelo presidente da Regional porque tradicionalmente empresas de TI têm alta taxa de crescimento.
         
 . Ainda é percebida uma baixa taxa de internacionalização. Fazer negócios internacionais é do interesse de 65% das empresas da região Sul, mas 88% das empresas da região não exportam.

. A interação com as universidades segue com pouca ocorrência. Apenas 6% das empresas informaram manter contínua integração com o mundo acadêmico. 

Vem aí o projeto de Lei de Florestas Plantadas do RS

O governo gaúcho conclui o ante-projeto da Lei de Florestas Plantadas do RS. 

Lojas de Porto Alegre abrirão nos feriados de Sexta Feira Santa e Tiradentes

O Sindilojas Porto Alegre informa que o comércio da Capital, incluindo lojas de rua e de shoppings, pode funcionar com empregados no feriadão deste final de semana,  dias 18, Paixão de Cristo, e 21 de abril, Tiradentes.

Lasier poderia ser o candidato a senador na coligação PMDB-PSB-PDT no RS

Com a saída de Pedro Simon da disputa pelo Senado, a vaga de candidato do PMDB seria oferecida ao PDT, no caso ao jornalista Lasier Martins.

. Este seria o preço da coligação entre os dois Partidos.

. A posição de vice já foi prometida ao PSB.

Simon não é mais candidato

Os membros da Executiva e o próprio presidente Edson Brum negam de pé junto, mas o senador Pedro Simon realmente comunicou na segunda-feira que não será mais candidato à reeleição pelo PMDB.

Ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, faz depoimento evasivo na Câmara. Veja, ao vivo.

Até o momento, Nestor Cerveró não deixou claro de que lado está. 



CLIQUE AQUI para acompanhar ao vivo o depoimento do ex-diretor da BR Distribuidora, Nestor Cerveró, que foi demitido por ordem da presidente Dilma Roussef há um mês, quando estourou o escândalo relativo à compra da refinaria Pasadena pela Petrobrás.

. Até o momento, o ex-diretor faz o jogo do governo, porque a bancada do PT acompanha com evidente alívio tudo o que ele diz.

. Nestor Cerveró poderia esclarecer melhor como foi o resumo técnico que elaborou em 2006, quando era diretor da própria Petrobrás. O resumo instruiu o Conselho de Administração em relação à compra da refinaria americana. Oito anos depois, há um mês, Dilma, que na época era presidente do Conselho, tirou nota esclarecendo que as informações alinhadas por Nestor Cerveró foram incompletas e tecnicamente erráticas, induzindo ela e seus colegas a erro.

. No depoimento, nada disto ficou claro até o momento, mas é visível o objetivo de poupar Dilma, porque Nestor Cerveró não deixou claro o assunto - até agora, 14h49min.

- O editor ficou muito surpreso com a atuação de alguns parlamentares, como o deputado Stepan Nercesian, PPS, oposição, tentando defender Cerveró. Stepan recebeu dinheiro do bicheiro Carlinhos Cachoeira e na época ensaiou renunciar ao cargo, mas não fez isto. Os deputados do PSDB e do PT dominam o debate. 

CLIQUE AQUI para acompanhar comentário do editor no You Tube, intitulado "Só a CPI salvará a Petrobrás". 

Continua impasse nas negociações salariais da GM de Gravataí

Não houve acerto entre a direção da GM e o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí nas negociações salariais de ontem. O sindicato apresentou uma nova proposta pedindo 7,7% de reajuste salarial. Um dos aspectos principais é que os trabalhadores não aceitam a negociação para os próximos anos (2015 e 2016), quando a montadora pretende oferecer apenas a reposição do INPC. A classe trabalhadora exige pelo menos 1,2% de ganho real nos anos posteriores a 2014.

. A reivindicação dos trabalhadores é também de Piso Salarial de R$ 1.400,00, PPR a partir de R$ 11.200,00 e abono salarial a partir de R$ 3.500,00. Para as empresas sistemistas o Sindicato exige 7,7% de reajuste salarial (incluindo a inflação).


. A proposta apresentada pela General Motors contemplou reajuste de 6% (incluindo a inflação), piso salarial de R$ 1.250,00, PPR a partir de R$ 9.900,00 e abono salarial a partir de R$ 3.100,00.

Itália até pode extraditar Pizzolato, mas exige "cadeia humana" para o líder do PT

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu na terça-feira que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, indique estabelecimento prisional para abrigar Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil e condenado no julgamento do mensalão, caso a Itália decida pela extradição. O mensaleiro está preso na cidade de Modena, norte do país.Janot afirmou que as autoridades italianas querem garantir a Pizzolato "os direitos fundamentais da pessoa humana" dentro de presídio brasileiro. O procurador-geral da República encaminhou o mesmo pedido ao Ministério da Justiça.

. O governo brasileiro pediu a extradição para que Pizzolato cumpra pena no Brasil, mas ainda não obteve resposta. O caso é polêmico porque ele tem dupla cidadania (brasileira e italiana) e, por isso, o governo italiano pode se recusar a extraditá-lo.

Pizzolato foi condenado a doze anos e sete meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. Ele fugiu do Brasil antes de ir para a cadeia. O ex-diretor do Banco do Brasil foi capturado em fevereiro na Itália. Em março deste ano, o governo brasileiro pediu a extradição de Pizzolato. 

Tuma Júnior poderá ser candidato a vice-presidente na chapa de Denise Abreu

A nota a seguir é do jornalista Lauro Jardim, coluna Radar, Veja de hoje:

Pela primeira vez, o nome de Denise Abreu, ex-diretora da Anac, foi incluído em uma pesquisa do Ibope para presidente da República (Leia mais aqui). O resultado sai na quinta-feira e vai testar ainda os nomes de Dilma Rousseff, Aécio Neves, Eduardo Campos, Pastor Everaldo Dias, Randolfe Rodrigues e José Maria Eymael. Denise Abreu é filiada ao PEN e chegou a convidar Romeu Tuma Jr. para o posto de vice.


. O noticiário mais recente sobre Denise não ajuda muito sua campanha: o Ministério Público Federal em São Paulo pediu 24 anos de prisão para a ex-diretora da Anac devido ao acidente com o voo TAM, que causou a morte de 199 pessoas em 2007.

Hoje, no Senado, é dia de passar a limpo o caso Pasadena. Quem mente: Dilma ou Cerveró ?

Logo que Dilma o acusou e mandou Graça Foster demiti-lo, Cerveró mandou seu advogado dizer que a presidente mentiu e que ele tem provas para garantir o que afirma. Depois, calou-se, mas mandou recado dizendo que não cairá sozinho. Cerveró não está sendo acusado de nada em qualquer das investigações em curso e parece ter muita autoridade moral para falar o que falará hoje. 


Se o governo imaginou que a fala da presidente da Petrobrás, Graça Foster, ontem, no Senado, aliviaria as pressões pela CPI, enganou-se muito, porque ao final do depoimento de sete horas é o que está estampado nas manchetes de quase todos os jornais de hoje:

- Foster admite que comprar Pasadena foi um mau negócio.

. A presidente da Petrobrás disse muito mais coisas, mas principalmente ouviu desaforos impensáveis por parte de senadores da oposição. E isto que não se trata de uma investigação própria de CPI, mas de um depoimento no qual o dono da bola é quem fala. 

. Os jornais de hoje replicam a principal declasração de Graça Foster e com isto pressionam a ministra Rosa Weber (primeira na foto ao lado) para decidir o pedido de CPI exclusiva feito pela oposição. A declaração de Graça Foster sobre a fatídica nota de Dilma, denunciando que o Conselho de Administração foi mal instruído pelo então diretor Nestor Cerveró, 2006, e que por isto admitiu a compra da refinaria, será confrontada hoje no próprio Senado, porque ali irá pela primeira vez o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras.

. Nestor Cerveró deve prestar depoimento nesta quarta-feira à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara para falar sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O negócio trouxe prejuízo de 1 bilhão de dólares à empresa. Expectativa da oposição é de que ele se contraponha à versão da presidente Dilma Rousseff, corroborada na terça-feira por Graça Foster, da omissão de informações ao Conselho de Administração.

. "A presidente da Petrobras está acusando o Cerveró de ser o responsável pelo prejuízo. É a hora de ele responder", afirmou o vice-líder do PSDB na Casa, Vanderlei Macris (SP). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


. Desde que o jornal divulgou que Dilma havia dado aval à compra de Pasadena, a presidente sustenta que só aprovou a transação porque recebeu um “resumo falho” elaborado por Cerveró sobre o negócio. O resumo não relatava, por exemplo, a cláusula Marlim, de garantia de dividendo mínimo à sócia belga da Petrobras, Astra Oil, mesmo em caso de prejuízo da refinaria.

Nainico PRP lançará, hoje, seu próprio candidato ao Piratini

O nanico Partido Republicano Progressista (PRP) lança hoje o microempresário Rubens Goldenberg, 58 anos, como candidato ao Senado.

PCdoB ignora Olívio e lança Emília para o Senado

Os comunistas gaúchos ignoram as pressões de setores do PT pela candidatura Olívio Dutra e por isto lançarão no dia 10 de maio a candidatura de Emília Fernandes (PC do B) ao Senado, na chapa do governador Tarso Genro (PT).

Dramalhão sobre candidatura de Simon ganha sua versão II

A novela sobre a candidatura do senador Pedro Simon ainda não acabou e promete render mais alguns capítulos, conforme o editor adiantou na semana passada, porque é evidente que existem resistências dentro do PMDB, embora elas não se materializem devido ao respeito que o Partido demonstra em relação ao seu histórico líder.
. A jornalista Taline Oppitz, Correio do Povo, tentou tirar a limpo o que acontece, já que vazaram informações de que na reunião de segunda-feira da Executiva do PMDB, teriam partido críticas a Simon e ele teria saído abruptamente do encontro. Eis o que escreveu Taline, depois de falar com Simon e com o presidente do Partido:

– Combinamos na reunião que só quem vai falar é o presidente do partido.

Diante da pergunta sobre se, pessoalmente, gostaria de concorrer, cortou:

– Não vou falar, nem para ti, nem para ninguém.

O presidente do PMDB, Edson Brum, diz que nada mudou e jura que Simon ficou até o fim da reunião:

– Quem diz que ele saiu antes é um mentiroso. Ficou até o fim e ainda lanchou conosco. Tomou suco com torrada. Ele disse que, se o partido quiser, será o candidato. Devolvemos a bola para ele, dizendo que, se ele quiser, será o candidato do PMDB. Se não, temos um nome pronto, que é o Rigotto.


– Simon é o candidato natural do ponto de vista moral e político. Ninguém vai destituí-lo, mas ele não é mais uma unanimidade, como foi no passado – diz outro líder do PMDB.

O PT perdeu a guerra na internet e não adianta espernear

O comentário do editor, intitulado “O PT perdeu a guerra na Internet e não adianta espernear”, já cravou a barreira das 18 mil visualizações únicas, recorde entre todas as intervenções feitas aqui neste espaço todos os dias.

. A média diária de visualizações não ultrapassa a casa do número 400.

. A partir do comentário sobre a guerra política na internet, o número médio saltou para 5 mil, atingindo picos como este, que cravou 18 mil até hoje.

CLIQUE AQUI para ver de novo “O PT perdeu a guerra na internet e não adianta espernear”. No local, o leitor também poderá examinar os 239 comentários ali postados. 

Imprevidência da Petrobrás cancela de novo operações da usina térmica de Uruguaiana

A Usina Uruguaiana, maior térmica a gás do RS, está de novo parada. Mais uma vez a Petrobrás não garantiu a chegada de navios propaneiros a Baía Blanca, Argentina, de onde o insumo vem por gasoduto até Uruguaiana, na fronteira com Paso de los Libres.

. Com os reservatórios em situação crítica, as hidrelétricas não conseguem atender toda a demanda e por isto precisam de térmicas como Uruguaiana, cuja produção total pode chegar a 600 MW.

Insegurança pública não poupa assalto nem a mulher de deputado no RS

A insegurança pública fez outra vítima nesta terça-feira em Porto Alegre. Desta vez foi a mulher do deputado Mano Changes, PP. Ela foi assaltada as 9h da manhã ao deixar o filho do casal na escola.

. Assaltos nos desembarques e embarques de mães e alunos em portas de escolas privadas tornaram-se recorrentes.

. Em alguns colégios, como o Anchieta, dezenas de pais reuniram-se com a direção do colégio para empreender ações privadas de segurança para mães que levam seus filhos para a escola.


. A falta de policiamento ostensivo nas ruas de Porto Alegre é flagrante desde o início do atual governo do PT. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/