No início das defesas dos advogados, contratições deixaram mal Zé Dirceu e Lula

- A melhor apreciação do terceiro dia de sessões do julgamento do Mensalão foi desta advogada, Marina Bertucci, do escritório Lira Rodrigues, Coutinho e Aragão Advogados, Brasília/DF, que escreveu o texto a seguir, publicado no blog de Ricardo Noblat. Leia:

Após uma sessão com discussões acaloradas entre os ministros e o monólogo de sexta feira protagonizado pelo Procurador Geral da República, a sessão de hoje inaugurou a troca de acusações típica da presença de vários advogados dentro de uma mesma denúncia.
 (...)
Se Garrincha certa vez alertou que faltava combinar a estratégia do jogo com os adversários russos, faltou à defesa de Dirceu combinar sua versão com seus companheiros de partido, pois a defesa de José Genoíno não hesitou em dizer que, embora ele fosse formalmente o presidente do PT, o presidente de fato era o próprio Dirceu, devolvendo a bola quadrada ao ex-Ministro da Casa Civil.
Também faltou combinar com a defesa de Delúbio.
Apesar das inúmeras menções ao PT e à cúpula do partido, em nenhum momento as defesas de Dirceu e Genoíno mencionaram, nem uma única vez, o nome do ex-Presidente Lula, mas o advogado de Delúbio não foi convidado para a estratégia e na sua introdução escancarou que tudo começou na montagem da chapa Lula e José Alencar, em reunião na qual Lula estava presente.
E seguiram-se as divergências. O advogado de Dirceu não apelou ao seu passado, embora tenha dele lembrado. De Genoíno, sabe-se até que possui a ficha de inscrição n. 07 no PT.
O advogado de Dirceu não rebateu especificamente os fatos e a todo o momento, repita-se, negou qualquer pagamento. O de Delúbio trouxe gráficos, tabelas demonstrativas e disse que foi dado dinheiro a um monte de gente.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

FHC avisa sobre o Mensalão: "Houve crime e tem que ser punido"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse, nesta segunda-feira, que espera punição para os réus do mensalão que forem julgados culpados. "Depois que eu ouvi do procurador-geral da República, houve crime. Crime tem que ser punido", afirmou FHC durante uma convenção do setor atacadista no Rio de Janeiro. O procurador Roberto Gurgel apresentou, na última sexta-feira, durante cinco horas, os argumentos da acusação contra 36 réus no processo do mensalão.

. Fernando Henrique considerou natural que os réus atribuam a outros a culpa para se livrarem do processo. "É sempre assim. Cabe ao juiz separar o joio do trigo. Eu confio que o juiz tem experiência para isso", disse.

. Na avaliação de FHC, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem exercido um papel construtivo nas decisões difíceis. "Essa é uma decisão difícil". O ex-presidente declarou que não é fácil julgar pessoas que têm vida pública. "Mas tenho confiança de que eles julgarão com serenidade, mas também com Justiça. Havendo crime, cumpra-se a lei".

Gravações para TV começaram. Horário eleitoral iniciará dia 21. Programa de Fortunati abrirá com raízes do candidato em Flores da Cunha.

Como o horário eleitoral gratuito na TV começará dia 21, os candidatos a prefeito de Porto Alegre e de todo o País já iniciaram suas gravações.

. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, partiu na frente. Seu pessoal de marketing levou-o a Flores da Cunha, onde nasceu e se criou, porque a ideia é começar pelas raízes do candidato. O que ele disse, depois da gravação:
- Foi uma viagem no tempo. Um período de dificuldades, mas de muita felicidade. Uma época que marcou minha vida para sempre. Onde construí valores e forjei meu caráter. Tudo graças a pessoas muito especiais, dentro e fora de minha família.

. O relato de suas impressões pessoais na volta à Flores da Cunha estão no blog www.fortunati.com.br.

Nota do editor – Os candidatos a prefeito de Porto Alegre têm espaço isonômico para também divulgar suas atividades, mas o editor publicará aquelas que considerar relevantes. Material para polibio.braga@uol.com.br

Juiz eleitoral impugna candidatos a vice do PT e do PSDB em Pelotas

* Clipping Diário Popular, Pelotas.

Por: Anna Fernandes

Terminado o prazo, no dia 5 de agosto, para julgamento dos registros de candidaturas, dois concorrentes a vice-prefeito enfrentam problemas junto à Justiça Eleitoral em Pelotas.

O candidato a vice-prefeito em Pelotas na coligação PT/PMDB/PSDC/PPL, Adalim Medeiros (PMDB), teve o registro indeferido. O juiz eleitoral Paulo Ivan Alves Medeiros acatou o pedido do Ministério Público Eleitoral de inelegibilidade do peemedebista de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Adalim teve as contas do mandato como presidente da Câmara de Vereadores em 2009 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Conforme nota enviada pela coordenação de campanha da aliança PT/PMDB/PSDC/PPL, “Uma possível substituição de Adalim só será discutida pelos quatro partidos da coligação após a tramitação do recurso”. Os partidos irão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) para tentar manter a candidatura do peemedebista.

Juiz manda substituir Paula Mascarenhas
A coligação Pelotas de Cara Nova (PSDB/PPS/PR/PSC/PP/PTB/PDT/PSD/PRB) foi alvo de ação de impugnação dos adversários PT/PMDB/PSDC/PPL e Renova Pelotas (PSB/PCdoB/PRTB/PMN/PTdoB/PHS/PRP), por supostas irregularidades nas atas das convenções partidárias. O juiz eleitoral Paulo Ivan Alves Medeiros julgou parcialmente procedente o pedido de impugnação, determinando a exclusão de PPS, PR, PSC e PRB da aliança encabeçada pelo candidato a prefeito Eduardo Leite (PSDB). Como consequência da decisão, o juiz eleitoral também determinou a substituição da candidata a vice-prefeito Paula Mascarenhas (PPS).

PT já tem nomes para substituições em Novo Hamburgo e Gravataí

São cogitados para substituir Tarcisio Zimmermann e Daniel Bordignon, como candidatos às prefeituras de Novo Hamburgo e Gravataí, respectivamente:
- Novo  Hamburgo – Luís Lauermann, que é deputado estadual, natural de Ivoti, onde foi vereador.
- Gravataí - Tânia Ferreira, vereadora.

Mercado aposta em PIB ainda menor em 2012

Os agentes de mercado reduziram a perspectiva de crescimento do PIB em 2012 em 1,85%, frente a 1,90% na semana passada. Há quatro semanas, as previsões apontavam para 2,01%.

. Os dados fazem parte do relatório Focus divulgado hoje pelo Banco Central com base em consulta realizada com cerca de 100 instituições financeiras.

. Para 2013, a perspectiva de crescimento foi reduzida de 4,05% em 4,00%.

- As instituições financeiras também prevêem juros em 7,25% ao final deste ano. Não houve dados sobre a inflação.

TURBULÊNCIA PREVISTA E SUPERÁVEL

Hélio Mazzolli

Os recentes números da economia brasileira confirmam as turbulências previstas. Parece-me que os empresários sentem certo grau de incerteza para o curto e médio prazo. Decorrentes da falta de planejamento explícito do governo federal. O que se identifica são ações tópicas e de certo modo de ver até incoerentes.
Se o Poder Executivo acha que precisa valorizar o real para deter a inflação aplica aumento do Imposto sobre Operações Financeiras cambiais. Depois resolve desvalorizar o real reduzindo a taxa de juros básicos identificados pela Selic.
Incentiva o consumo do mercado interno pelo aumento do crédito para as empresas e as famílias. Mas não elimina o imposto sobre as operações financeiras – IOF. Reduz temporariamente tributos federais sobre o consumo interno para setores escolhidos de forma arbitrária. Com isso antecipa o consumo que ocorreria no futuro, deixando o problema para o “futuro”.
Somente agora estão sendo anunciadas ações para ampliar concessões para o investimento s privado. Mas na promessa ainda não define a amplitude, os termos e as condições. Quaisquer que sejam as bases, os resultados somente serão sentidos após 24 meses. Poderão existir resultados antecipados pelo mercado. É reconhecido que o mercado opera com expectativas.
Na vida real as empresas com boa gestão têm a visão de que a economia do país crescerá de 50% a 100% no período até 2030. São grandes as oportunidades na microeconomia. No curto prazo cuidam em manter o endividamento oneroso limitado na base de 25% da receita líquida anual, os estoque com giro financiado pelos fornecedores e as contas a receber com liquidez superior a 98%.
O que realmente espero é o aperfeiçoamento do processo eleitoral para o voto distrital com segundo turno como condição de aproximar os políticos de seus eleitores. E que tenham condições para ajustar a legislação trabalhista e tributária às novas realidades.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira! 

O PT do RS parece à beira de um ataque de nervos

E isto acontece não apenas por causa do julgamento do Mensalão, o que já seria sufiente para tirar qualquer um do sério.

. Acontece que lideranças importantes do Partido apresentam desempenho eleitoral pífio, como é o caso do deputado Adão Villaverde em Porto Alegre, mas outros estão sendo impugnados em série – e em municípios importantíssimos.

. No município de Sapiranga, no Vale do Sinos, o candidato Egon Kirchheim teve a candidatura cassada, o que levou o presidente do PT no RS, deputado Raul Pont, a chamar os membros do TRE de “um bando de sem vergonhas”.
 
. As impugnações do prefeito Tarcisio Zimmermann, Novo Hamburgo, e do deputado Daniel Bordignon, Gravataí, foram duas péssimas notícias para o PT do RS no final de semana.

. Ambos foram incluídos  na Lei da Ficha Limpa, porque foram condenados em primeiro grau e por colegiado de grau superior.

. Os dois líderes do PT eram os favoritos nas suas cidades, disseram que recorrerão e que continuarão em campanha.

. Eles sabem que não terão chance de êxito nos recursos, mas esperam substituir seus nomes pelo de outros dois companheiros, na undécima hora, o que fará com que suas fotos e seus nomes constem da urna eletrônica, levando os eleitores ao engano, porque estarão votando em candidatos desconhecidos.
- Em Gravataí, os petistas perderam a esportiva e passaram a agredir fisicamente os adversários. Na sexta-feira, espancaram militantes verdes, quebraram o caminhão de som e ameaçaram todos com armas de fogo, sendo que no domingo invadiram o comitê do candidato Marco Alba, que passou à condição de favorito.

O autor do livro “Desperte o Milionário que está em Você” agendou palestra para Viamão

Sairá em Viamão, na Fazenda Quinta da Estância, no final do mês, dia 29, a oportunidade para quem quiser pegar o autógrafo de Carlos Wizard Martins, autor de “Desperte o Milionário que está em Você”. Ele é o CEO da Multi, dona de dez marcas de ensino como Wizard e Yazigi, e falará a convite da Associação Comercial, Industrial e de Serviços.

- Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 380 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção. Em 2012, foi um dos cases brasileiros escolhidos pelo Escritório do Pacto Global das Nações Unidas para a América Latina e Caribe para publicação, lançada na Conferência Mundial, Rio+20.

Preço dos alimentos ficou três vezes mais alto do que a inflação em Porto Alegre

É de R$ 299,96 o valor da cesta básica de Porto Alegre, a mais cara do Brasil, segundo o Dieese.

. Os dados do Dieese e da FGV foram trabalhados pelo editor nesta segunda-feira.

. A disparada do valor da cesta básica deve-se à inflação desenfreada dos preços dos alimentos, que subiram 15% nos últimos 12 meses em Porto Alegre. Isto é o triplo do índice da inflação do IPC da FGV apurada no mesmo período, que foi de 5%.

Dembinski é novo diretor de Infra da Advanced IT

Júlio Dembinski é o novo diretor de Infraestrutura da gaúcha Advanced IT. Dembinski já fazia parte do quadro de colaboradores da empresa e, agora, gerencia a equipe.

Governaço é candidato a vereador em Pelotas

O ex-prefeito Anselmo Rodrigues, que é médico, notabilizado pelo neologismo que criou para marcar seu governo a ferro e fogo, tentará recomeçar sua carreira política pela base, como vereador.

. Anselmo, PDT, foi quem tocou em Pelotas, RS, o “Governaço”.

Advogados dos mensaleiros, agora, querem censurar a página infantil do MPF. Abaixo, vá no link do site.

Depois de anunciar que tentarão censurar a imprensa e impedir que ela prossiga usando o termo “Mensalão”, por trair juízo de valor condenatório, os advogados dos mensaleiros miraram outro alvo: a página infantil do Ministério Público Federal.

. É uma gente patética e ridícula.

. O site do Ministério Público Federal (MPF) é um material didático para crianças e adolescentes sobre o mensalão, maior escândalo de corrupção do Brasil. O conteúdo faz parte do projeto educacional da Procuradoria, o Turminha do MPF, que oferece a professores e estudantes subsídios para uso em sala de aula.

. Um grupo de personagens explica com infográficos e linguagem simples como a quadrilha montou o esquema de pagamento de propina para compra de apoio ao governo Lula no Congresso Nacional. O caso é tratado dentro da seção ‘Honestidade no Dia a Dia’ e há entre os itens um glossário, que define, entre outras, a palavra ‘mensalão’.

. O MPF explica porque é importante que os jovens se informem sobre o caso, que começou a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira: “Os crimes pelos quais os réus são acusados.

CLIQUE AQUI para examinar o site para as crianças.

Médico diz que Lula está curado e "pode fazer tudo o que quiser".

* Clipping Folha de S. Paulo

O médico que cuida da saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Kalil, afirmou que os exames realizados nesta segunda-feira (6) apontaram quadro de normalidade e, assim, o petista está "totalmente liberado para tudo o que quiser".

"Ele pode, se ele quiser, ficar falando por 24 horas", afirmou Kalil, liberando Lula para fazer campanha pelo candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad.

"A partir deste momento, esta completamente liberado, não existe recomendação, mas com bom senso. Está liberado para uma vida normal", completou o médico cardiologista.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem, inclusive o boletim médico.

Servidor gaúcho do IGP é punido porque divergiu do governo Tarso Genro

- A alegação de que o servidor usou indevidamente o e-mail funcional é típica das histórias exemplares de malfeitores de fábulas, como a do cordeiro e do lobo. O editor recebe diariamente dezenas de mensagens malcriadas de servidores estaduais e nunca soube que qualquer deles tivesse sido punido - e nem pediu a punição de nenhum deles. Quando acha o caso, trata de levá-los aos bancos dos réus, como já fez.

De nada adiantaram as denúncias do servidor do Instituto Geral de Perícias do RS, Décio Malmith, atacado pelo governo estadual porque distribuiu e-mail no dia 15 de maio, reclamando dos termos do projeto de lei 113/2012, que previa a criação de novas  FGs e CCs de livre nomeação política, além do aproveitamento dos seus ocupantes em cargos de direção. O projeto foi aprovado e no mesmo dia a direção do IGP abriu sindicância contra seu servidor. Ele acaba de ser punido com a pena de um dia de suspensão. Parece pouco.

. O caso não é só de injustiça, como reclama Décio Malmith, mas é também de repercussão patrimonial para o servidor, porque , por exemplo, ele fica impedido de concorrer a promoção por um ano, causando-lhe  prejuizos financeiros importantes, além de repercussões ao longo do restante da sua vida funcional. Ele tem 33 anos de serviço e nunca foi punido.

. Jamais, antes, no RS, um servidor resultou punido porque apoiou ou divergiu de um projeto de iniciativa do governo estadual.

- O editor informou sobre o caso na época, mas o material a seguir, da Folha de S. Paulo, é mais completo.


CLIQUE AQUI para examinar.

LEIA o inteiro teor da punição:
"Expediente 1592-1205/12.9 - Portaria 41/12-DG/IGP/SSP - APLICA a pena de 01 (um) dia de suspensão, por ter infringido as disposições dos artigos 177, incisos IV, V e VII e 178, incisos VII, IX e XVII, todos da Lei Complementar 10.098/94, convertendo a punição em multa por necessidade de serviço, nos termos do artigo 189,  parágrafo 2º e incisos I e III, da referida Lei, tendo em vista o contido na sindicância administrativa, instaurada pela Portaria 31/12-DG/IGP/SSP. DP/IGP/SSP"

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira! 

Será dia 9, no Leopoldina, o lançamento do Shopping Gravataí

Será dia 9, para 400 convidados, no Leopoldina Juvenil, Porto Alegre, o lançamento do Shopping Gravataí, investimento de R$ 250 milhões do m.grupo O shopping está em construção.

. Na área, sairão também um hotel Intercity, duas torres comerciais, uma delas o maior edifício do RS (40 andares) e uma torre residencial.

Fujikura já anuncia novos investimentos para a fábrica de cabos que constrói em Montenegro, RS

Nem bem começaram as obras da fábrica de cabos condutores especiais de fibras óticas, o grupo japonês Fujikura já pensa em novos investimentos no município de Montenegro, RS. O investimento atual é de R$ 40milhões. A fábrica gerarã 350 empregos diretos ao longo de cinco anos.

. Os japoneses vieram para o Estado numa joint venture com a proclabe Energia e Telecomunicações.

. A Proclabe atenderá produtos e serviços de dois leições que venceram, ambos da Aneel e para o RS: 
1) Linha de transmissão subterrânea em Porto Alegre (R$ 54 milhões). 
2) Linhas de transmissão e de subestações no Estado (R$ 230milhões). O CEO mundial da Fujikura, Yoichi Fujikura, esteve nesta segunda-feira com o governador Tarso Genro. Ele fez a visita para anunciar seus novos investimentos. 

Juiza suspende pesquisas feitas a mando do PT em Caçapava do Sul

A juíza eleitoral de Caçapava do Sul, RS, Taíse Velasquez Lopes, decidiu suspender a divulgação das pesquisas eleitorais feitas na cidade pela Credencial – Índice de pesquisas e Marketing. A juíza quer que a empresa comprove a validade dos resultados que encontrou.

. PP e PMDB questionaram duas das quatro pesquisas reveladas, alegando fraude. Os números beneficiam os candidatos do PT e foram encomendadas pelo Partido. O caso já está com o Ministério Público.

Institutos de pesquisa não usam critérios únicos e fazem o que querem com os resultados

Ainda é enorme de uma caixa preta a equação usada pelos institutos de pesquisa para aferir as intenções de votos dos eleitores.

. Cada instituto faz o que bem entende, o que não permite ao eleitor a obtenção de resultados derivados de um critério único de captura e apuração de dados.

- Já que a lei não ataca o problema, os institutos poderiam forjar seu próprio código de ética. 

Julgamento do Mensalão recomeça as 14h. Veja, aqui, também, o video com a sátira das "deputetes", uma "homenagem" aos deputados do Mensalão

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o Mensalão. O serviço, primoroso,  é da revista Época.

Recomeçará as 14h o julgamento do Mensalão. A semana será dos advogados de defesa. O primeiro a falar será o advogado do ex-ministro Zé Dirceu, apontado como o chefe da organização criminosa do Mensalão, criada pelo PT e pelo governo Lula para corromper eleitores e deputados.

. Aí ao lado, acima, à direita, você poderá acompanhar o julgamento ao vivo. É a TV Justiça.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir a última sensação que corre pela Internet. O vídeo postado no YouTube faz uma sátira em cima das empreguetes da novela Cheias de Charme. O título é: "Vida de deputete" e "homenageia" os deputados do Mensalão e do esquema do Cachoeira. É divertido.

Entrevista - Saiba como ficam os casos dos candidatos impugnados nas campanhas para prefeitos

Décio Itiberê, advogado, especialista em Direito Eleitoral

Candidatos a prefeito como os do PT em Novo Hamburgo e Gravatai, foram impugnados neste final de semana, mas avisaram que continuarão em campanha. Pode isto?
Pode.

Até quando?
Até que transite em julgado.

Quando é isto: depois das eleições?
O candidato poderá ir até o TSE e lá transita em julgado. O TSE julgará tudo até a eleição.

O Partido poderá trocar o candidato?
A qualquer momento, até 24 horas antes do pleito.

Neste caso, aparecerão na urna a foto e o nome do candidato impugnado ou substituído?
24 horas antes, sim, claro, como foi o caso de Daniel Bordignon em 2008, em Gravataí. O eleitor viu a foto e o nome dele na urna eletrônica, mas o voto foi para Rita Sanco.

Isto não é uma fraude eleitoral?
Sim – e acho que é o que querem o PT de Novo Hamburgo e Gravataí, por exemplo, porque seus candidatos são favoritos e transferirão os votos, mas é uma “fraude” legal. O eleitor estará sendo enganado. 

Mercado aposta em PIB ainda menor (1,85%) para este ano. Economia desacelerou a olhos vistos.

Os agentes de mercado reduziram a perspectiva de crescimento do PIB em 2012 em 1,85%, frente a 1,90% na semana passada. Há quatro semanas, as previsões apontavam para 2,01%.

. Os dados fazem parte do relatório Focus divulgado hoje pelo Banco Central com base em consulta realizada com cerca de 100 instituições financeiras.

. Para 2013, a perspectiva de crescimento foi reduzida de 4,05% em 4,00%. Instituições financeiras também prevêem juros em 7,25% ao final deste ano.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira!