Câmara aprova texto-base da MP dos Portos

* Clipping www.veja.com.br

Após duro embate com bancadas aliadas, especialmente o PMDB, governo cede e consegue aprovar a MP na Câmara. Agora, falta o aval do Senado
Laryssa Borges, de Brasília

Depois de tumultos, MP dos Portos é aprovada no plenário da Câmara nesta terça (Laycer Tomaz)
Em uma dos embates mais tensos entre o governo Dilma Rousseff e o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, em votação simbólica, o texto principal da MP dos Portos. O governo corre contra o tempo para terminar de votar a medida provisória que determina a reformulação do marco regulatório do setor e garante a abertura dos portos à iniciativa privada. Após a conclusão da votação na Câmara - ainda restam ser apreciadas emendas dos deputados -, a MP terá de passar pelo crivo do Senado. Esse rito terá de ser concluído até quinta-feira, quando o texto perde a validade.

. Após enfrentar a pressão de sindicalistas e trabalhadores portuários, que ameaçaram, ao longo de toda a discussão da MP, paralisar os principais portos do país, o Palácio do Planalto teve de lidar nos últimos dias com a pressão do PMDB. O partido aliado insistiu em alterar novamente o texto da medida provisória e foi acusado de trabalhar para atender interesses de empresários particulares. Os peemedebistas, que integram a segunda maior bancada de deputados na Câmara (82 deputados), já haviam conseguido inviabilizar a sessão de votação na última quarta-feira e também foram cruciais – com uma ausência em massa – no baixo quórum desta segunda-feira.

. Estivadores de Paranaguá, Santos e Rio entram em greve contra MP dos Portos
Coube ao vice-presidente da República, Michel Temer, e à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, entrar em campo para conter as pressões do PMDB e tentar enquadrar o líder do partido, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Temer foi o fiador da indicação de Cunha à liderança da sigla e tem sido recorrentemente cobrado para conter os ímpetos do aliado.

. Conforme o texto aprovado pelo plenário da Câmara, no processo de modernização dos portos brasileiros, a União pode autorizar que os portos já delegados aos estados, como o Porto de Suape, em Pernambuco, continuem sob a responsabilidade dos governos locais e que esses governos possam, por exemplo, fazer licitações nos terminais. Originalmente, o Palácio do Planalto havia definido no texto da MP que a União ficaria a cargo da licitação, arrendamento e concessão de portos. O governo, mesmo pressionado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tratava o tema como inegociável, mas, ao longo das negociações, acabou cedendo.

OCB diz que pode salvar Cotrijuí, mas não diz de que modo fará isto

A OCB avisa que a crise financeira da Cotrijuí tem solução, mas não diz qual é o caminho.

. A Cotrijuí deve R$ 400 milhões e não tem como pagar o que deve.

PMDB gaúcho arrepia o pelo e não assina pedido de CPI contra Tarso

Embora o indicativo no início da manhã fosse positivo, a bancada estadual do PMDB do RS decidiu não assinar o pedido de CPI para a área ambiental do Estado, conflagrada desde que a Polícia Federal desfechou a Operação Concutare há duas semanas.

. A líder da bancada, Maria Helena Sartori, comunicou esta tarde para a deputada Zilá Breitenbach, líder da bancada estadual do PSDB, que o PMDB decidiu aguardar o desdobramento do caso.

. Com o silêncio obsequioso promovido pela Polícia Federal e pela RBS, que permitiu até o retorno do PCdoB ao comando da Sema, mantendo seu feudo político, o escândalo foi esvaziado.

- O PMDB gaúcho passa por momentos delicados politicamente, já que decidiu apoiar o governo Dilma, examina oficialmente a possibilidade de apoiar sua reeleição e além disto sofre o assédio do PMDB nacional e do PT do RS para acertar uma aliança com Tarso Genro para 2014. Isto tudo imobiliza-o na Assembléia. 

PSDB: o único Partido de oposição no RS?

O PSDB gaúcho, seis deputados estaduais, está sendo empurrado pelas circunstâncias políticas para se transformar no único Partido de oposição que terá candidato a presidente próprio.

. E já cogita chapa própria para governador, caso Ana Amélia, PP, ou José Ivo Sartori, PMDB, não apoiem Aécio Neves em 2014.

- Os nomes mais em evidência no momento são: Marchezan Júnior e Sanchotene Felice (ex-prefeito de Uruguaiana).


ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR 

Winkler já tem apoio para ser novo presidente do PV no RS

A confirmar-se a homologação pelo presidente nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna, Roberto Rachelle Winkler, ex-vice presidente do PV/RS e ex-presidente do PV/Novo Hamburgo, será o novo presidente da Executiva Estadual do Partido Verde.

. Na noite de segunda-feira, em Porto Algre, Winkler obteve o apoio de 39 diretórios municipais.

MP dos Portos: Fracassa nova tentativa de votação. Líder tucano acusa Dilma de tentar comprar o Congresso

Logo depois da nova tentativa de votar a MP dos Portos nesta terça-feira - apesar de todas as pressões do governo -  o líder do PSDB, Carlos Sampaio, ssubiu  à tribuna para fazer um duro discurso. Sgundo ele, a medida provisória veio com dez anos de atraso, e seu nome correto é "privatização".

. O deputado do PSDB  disse que, caso a MP seja aprovada, seu Partido vai propor uma CPI para investigar a informação de que a ministra Ideli Salvatti ia liberar R$ 1 bilhão em emendas pela aprovação da proposta.

. A promessa foi publicada por jornais, rádios e TVs.

. O governo continuará pressionando a Câmara para que vote a MP imediatamente. 

C&A liquida moda de inverno, mesmo antes do inverno

O inverno nem começou e a C&A começou a liquidar seus estoques nas nove lojas que possui no RS.

Dia 21, Porto Alegre, Wine Gourmet Show

Será dia 21 no Sheraton, Porto Alegre,  a segunda edição do Wine Gourmet Show. É evento das importadoras Casa Flora e Porto a Porto. Estarão aqui os principais expoentes da enograstronomia mundial. É evento para negócios, com ilhas de degustação e longe.

. A ediçãotambém irá para SP (dia 23), Rio (dia 20) e Curitiba (dia 22).

. Só para convidados, entre os quais o editor.
www.winegourmetshow.com.br

Fortunati vai ao Vale do Silício em missão inovadora tecnologicamente

A idéia é mudar a cabeça de Porto Alegre em apenas três anos, sob a condução de Fortunati.



Esta viagem do prefeito José Fortunati a São Francisco e São José – ao Vale do Silício, entre os dias 20 e 31 de maio, será bem diferente da missão que o governador Tarso Genro acaba de concluir à Palestina,  numa viagem inútil pelo túnel do tempo.

. Trata-se de uma missão que tem objetivos tecnologicamente inovadoras e empreendedoras.

. Com o prefeito do PDT viajarão 30 talentosos empreendedores que se reuniram num projeto chamado Citi (Comunidade, Tecnologia e Empreendedorismo), criado em dezembro pelos gaúchos José Cesar Martins, ex-publicitário, e Alfredo Fedrizzi, publicitário. Martins costuma passar quatro meses por ano em São Francisco e quis trazer para Porto Alegre o ambiente inovador da cidade.O Citi já tem o apoio de pesos pesados como RBS, Ibama, Unisinos, PUC, Ufrgs, Guapo, prefeitura de Porto Alegre e Guapo. 

Tem quitutes da mamãe alemã em São Leopoldo, dia 25 à tarde

Ao lado, quitutes inspirados na doçaria alemã.


O prefeito Aníbal Moacir, o Moa, PSDB, São Leopoldo, convida para o “Quitute da Mamã”, 14h às 19h, dia 25 de maio, na Casa Marco Zero, ao lado do acesso ao Centro da cidade pela avenida Dom João Becker.

. Todas as mamães capilés (capilé o adjetivo gentílico do habitante de São Leopoldo) foram chamadas a apresentar o resultado das suas habilidades gastronômicas na área. São Leopoldo é o berço da colonização alemã no RS. O rio que o corta, o Sinos, foi comparado ao Reno pelo escritor gaúcho Viana Moog. 

PSD cada vez mais longe de sair viabilizado no RS

O ex-jogador Danrlei de Deus encontra cada dia mais dificuldade para engordar o PSD no RS.

Sebastião Mello será prefeito de Porto Alegre entre 21 e 31 de maio

Entre os dias 21 e 31 de maio o vice-prefeito Sebastião Mello, PMDB, ocupará a cadeira do prefeito José Fortunati, PDT, em Porto Alegre.

. O prefeito passará uma semana nos EUA.

. Ele visitará o Vale do Silício.


ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR 

Cadê a Operação Concutare ?

Sumiram por encanto todas as notícias e todos os vazamentos sobre a Operação Concutare, desfechada com grande repercussão pela Polícia Federal no RS.

. Ao manter o PCdoB com seu feudo na Sema, o governador Tarso Genro passou a indicação de que nada mais relevante chocará a opinião pública gaúcha.

. É que ninguém mais do que ele sabe o que se passa na PF.

-  Só a CPI do Tarso poderá abrir a caixa preta do licenciamento ambiental no governo do Estado.

PMDB arrepia o pelo e nega-se a assinar pedido de CPI contra Tarso no RS

Zilá Breitenbach, ao lado, ficou consternada com o aviso, mas disse ao editor que continuará buscando as assinaturas que faltam.



Embora o indicativo no início da manhã fosse positivo, a bancada estadual do PMDB do RS decidiu não assinar o pedido de CPI para a área ambiental do Estado, conflagrada desde que a Polícia Federal desfechou a Operação Concutare há duas semanas.

. A líder da bancada, Maria Helena Sartori, comunicou esta tarde para a deputada Zilá Breitenbach, líder da bancada estadual do PSDB, que o PMDB decidiu aguardar o desdobramento do caso.

. Com o silêncio obsequioso promovido pela Polícia Federal e pela RBS, que permitiu até o retorno do PCdoB ao comando da Sema, mantendo seu feudo político, o escândalo foi esvaziado.

- O PMDB gaúcho passa por momentos delicados politicamente, já que decidiu apoiar o governo Dilma, examina oficialmente a possibilidade de apoiar sua reeleição e além disto sofre o assédio do PMDB nacional e do PT do RS para acertar uma aliança com Tarso Genro para 2014. Isto tudo imobiliza-o na Assembléia. 

TCE poderá exigir que Tarso devolva os R$ 4,2 garfeados dos depósitos judiciais


Se não receber respostas convincentes, o procurador Geral junto ao TCE do RS, Geraldo da Camino, poderá pedir ao Tribunal de Contas que exija do governador Tarso Genro a devolução dos R$ 4,2 bilhões que ele garfeou dos depósitos judiciais.

. O pedido de explicações já saiu do TCE.

. Na semana passada, convidado pela Assembléia, o secretário da Fazenda, Odir Tonnolier, não foi capaz de explicar por que razão pegou tanto dinheiro, onde irá aplica-lo e quando fará a devolução.

Arroz conclui colheita com 8 milhões de t. Safra gaúcha de grãos irá a 28 milhões de t este ano.

 Já terminou a colheita de arroz no RS. Foram 8 milhões de toneladas, contra 7,7 milhões no ano passado.
. É o que informou o Irga nesta terça-feira.

. Os gaúchos são os maiores produtores do País.

. A lavoura de arroz do RS é toda irrigada.

. É o único grão produzido no Estado de forma tão tecnificada.

- O RS colhe a sua segunda melhor safra de grãos da sua história. Neste verão, foram colhidos, em milhões de toneladas:
- Arroz – 8.
- Milho – 5,2.
- Soja – 13.

. São todos cultivos de verão.

. Dependendo do trigo, cultivo de inverno, a safra de grãos poderá alcançar 29  milhões de toneladas este ano.

. O diretor da Brasoja Agro, Antonio Sartori, com quem o editor conversou, disse que somente com soja e milho, considerando-se que os preços estão muito alinhados com os valores praticados nesta mesma época, no ano passado, a economia gaúcha terá uma injeção suplementar de R$ 7 bilhões. Sobre o PIB de R$ 300 bilhões, é fácil perceber que apenas neste quesito o PIB terá um incremento de 2,5%.

. O PIB gaúcho será maior do que o PIB brasileiro previsto para este ano (leia nota sobre relatório Focus, a seguir) e poderá alcançar 5%, muito superior aos menos 0,8% do ano passado.

Glovisión é vendida para o chavismo. Acabou a liberdade de imprensa na TV da Venezuela.


A empresa foi vendida para acionistas que têm relações com a  revolução bolivariana, conforme nota que vai aí abaixo. Não se pode mais falar em liberdade de expressão na Venezuela, já que a Globovisión era o único canal correto a alnalisar as questões de forma não propagandística e a fazer oposição, quando necessário.A Globovisión possuía apenas TV a cabo, pois o chavismo já tinha cassado suas redes de distribuição pelo País.  Na Venezuela, agora, ficam apenas jornais, sem o mínimo de difusão massiva. Leia a nota da Globovisión:

Globovisión
Hoy asumió las riendas de Globovisión nueva junta directiva

Este martes, fue instalada la nueva junta directiva de Globovisión una vez que se realizara la firma de los documentos correspondientes entre Carlos Alberto Zuloaga, bajo autorización de su padre Guillermo Zuloaga, y los empresarios Juan Domingo Cordero, Raúl Gorrín y Gustavo Perdomo, quienes son ahora los accionistas mayoritarios del canal de televisión fundado en 1994.

Projeto que cria Regiões de Potencial Tecnológico patina na Câmara de Porto Alegre

Não caminha o projeto enviado pelo prefeito José Fortunati para criar as Regiões de Potencial Tecnológico de Porto Alegre.

. Sem as Repots, o primeiro satélite gaúcho, anunciado pelo governador Tarso Genro quando firmou acordo com a israelense Ebit, dificilmente será lançado ao espaço sideral até o ano 2020, como se cogita.

Chega ao mercado a revista BPM Brasil, voltada à tecnologia e gestão de processos

Durante a 3ª BITS, Business IT South America, feira de tecnologia que acontece entre esta terça e quinta-feiras, na Fiergs, a PLZ Editora lançará a primeira edição da revista BPM Brasil, editada em Porto Alegre. É a única publicação nacional no gênero.

. Em 44 páginas, a revista traz cases de sucesso na área de tecnologia e gestão de processos, tanto de empresas privadas, quanto públicas, relatados por seus principais executivos.

. A BPM Brasil também pode ser acessada através do site www.revistabpmbrasil.com.


ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR 

Entrevista, Valter Nagelstein - Porto Alegre precisa abrir espaço para o advento da tecnologia 4G

Valter Nagelstein, vereador de Porto Alegre, presidente municipal do PMDB

Como será a Lei de Telefonia, que o senhor quer protocolar na Câmara de Porto Alegre?
Porto Alegre engessou a tecnologia de telecomunicações, sobretudo para bandas largas 4G, porque proíbe tudo. E não se pense que a tecnologia 4G é o máximo de avanço que existirá.

Como o quê?
Essa questão das antenas é o impedimento para a chegada de novas tecnologias. As proibições de instalações são de tal ordem que a lei inviabiliza a modernização do sistema.

O que o senhor proporá?
Porto Alegre ficará fora do 4G, caso não se abram espaços para novas antenas. Por que não instalar antenas mimetizadas, até mesmo em canteiros de rótulas?

E a saúde?
E os médicos que usam o celular e a banda larga de internet para salvar vidas? Vamos ficar presos ao princípio dos possíveis danos provocados pelas antenas, mesmo sabendo que há mais de uma dezena de anos elas existem e nunca se comprovou dano algum?

A legislação de Porto Alegre não é igual a de outras grandes capitais?
É pior. Muito pior. Ela engessa tudo.

PMDB dirá ao meio dia se é oposição para valer no RS. Decisão sobre a CPI do Tarso sairá até as 14h.

- Se o PMDB apoiar a CPI, será complicada a presença do ex-governador Rigotto, esta noite, na festa de comemoração dos dez anos do governo do PT.

Hoje será o dia D para a CPi do Tarso, proposta pelo PSDB para investigar malfeitorias na área ambiental do governo estadual do PT.

. O pedido de CPI já foi assinado pelos seis deputados tucanos e também pelos deputados Paulo Borges, DEM, Marcelo Moraes e Cassiá Carpes, PTB, estes dois da base aliada.

. São 9 assinaturas, mas a CPI precisa de 19 para emplacar.

. O dia D acontecerá porque ao meio dia os oito deputados do PMDB almoçarão e tirarão uma posição definitiva sobre a CPI, assinando ou não assinando. A tendência, 11h35min, era de assinar o requerimento. Se isto ocorrer,  faltarão apenas duas assinaturas para as 19 necessárias. Elas poderão vir da bancada do PP, que continua aguardando. O PP tem sete deputados. Um deles disse ao editor que se faltar uma assinatura para a CPI, esta sairá da sua bancada.

- Se sair, a CPi do Tarso será a primeira a investigar malfeitorias no governo do PT. Ela poderá fazer uma devassa na Sema e na Fepam, como também no gabinete do próprio governador, que ali concentra projetos considerados estratégicos pelo próprio Tarso. O PCdoB listou o gabinete como local por onde passavam decisões vitais da Sema e da Fepam. 

Cristina Kirchner ameaça jornal Clarin com intervenção da Casa Rosada

Protestos já começaram. Manifestantes pedem prisão de La Loca.



A oposição argentina pretende convocar manifestações populares em defesa da liberdade de expressão caso o governo coloque em prática a intervenção ao grupo Clarín, desta vez através da Comissão Nacional de Valores, informou nesta terça-feira o jornal La Nación. Na noite de segunda-feira, mais de 400 funcionários do Clarín se declararam em “estado de alerta” depois de uma reunião geral sobre uma possível intervenção do governo ao grupo.

. Os donos do Clarín temem uma possível intervenção há duas semanas, desde que o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, invadiu uma reunião de acionistas do grupo para reclamar da queda de lucros da empresa, sendo que o próprio governo proibiu os jornais argentinos de publicar anúncios de supermercados para evitar o aumento dos preços. Desde a nacionalização dos fundos de pensão, o governo tem 9% das ações do grupo, e, graças a uma lei aprovada no ano passado, pode pedir intervenção na empresa como sócio minoritário.

. Para dirigentes de partidos de oposição como Pro (Proposta Republicana), UCR (União Cívica Radical), FAP (Frente Amplo Progressista) e Coalizão Cívica, a ameaça é um “disparate”.

* Clipping www.veja.com.br

Manos petistas do Acre, inclusive governador Tião Viana, meteram a mão para valer no dinheiro sujo de empresas corruptoras

Ao lado, foto dos irmãos Viana. Os caciques do PT são governador do Acre e vice-presidente do Senado. Roubalheira pode chegar a R$ 4 milhões. 



* Clipping Veja
Título original: Empresas suspeitas de fraudes financiaram petistas no AC

Os irmãos Jorge e Tião Viana receberam mais de 375 000 reais para suas campanhas de empresas investigadas pela Polícia Federal

Jean-Philip Struck

Os irmãos Tião e Jorge Viana. Caciques petistas do Acre receberam doações de empresas acusadas de fraude (Pedro França/Agência Senado)Empreiteiras suspeitas de integrarem um cartel para fraudar e repartir entre si obras de pavimentação em todo o Acre aparecem entre os maiores financiadores de campanhas de petistas na região - há catorze anos, o PT administra o estado. 

. Na semana passada, uma operação da Polícia Federal revelou o esquema e prendeu quinze pessoas, entre elas o secretário de Obras do governo Tião Viana (PT) e um sobrinho do governador. O Ministério Público Estadual suspeita que as empresas e os servidores envolvidos desviaram pelo menos 4 milhões de reais em seis contratos fraudados. 

. Também foram presos ou levados para prestar depoimento os donos das sete empreiteiras suspeitas de formar o cartel, chamadas pela PF de “G-7”. Seis delas aparecem como doadoras nas prestações de contas de candidatos petistas em 2010 e 2012, de acordo com registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
O governador Tião Viana é um dos maiores beneficiados. Em 2010, as cinco empreiteiras suspeitas  – MAV Construtora, Construterra, Ábaco, Eleacre e Albuquerque Engenharia – doaram um total de 255 000 reais para o comitê financeiro petista para governador. A mais generosa foi a MAV Construtora, que repassou 80 000 reais. A Eleacre doou 35 000 reais – 25 000 reais foram doados em espécie de acordo com planilha do TSE. 

. Já o irmão de Tião, o ex-governador e primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana, recebeu 120 000 reais das empresas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Congressista denuncia penetração dos médicos-espiões de Cuba também no Peru

CLIQUE AQUI para ouvir e ver a entrevista do congressista Javier Bedoya, PPC, sobre a invasão de médicos espiões de Cuba também no Peru. Bedoya cita o exemplo da Venezuela, onde os médicos espiões militam ativamente em favor do governo bolivariano. Ele fornece exemplos concretos. Javier Bedoya também desmonta as alegações do governo do Peru de que precisa de mais médicos para atender o povo pobre. Ele também desqualifica a apregoada boa qualidade da medicina cubana. A entrevista foi concedida à TV Peru.

LIMA.- Javier Bedoya sostuvo que la decisión de EsSalud de contratar médicos cubanos demuestra la intención que tiene Cuba de alinear a los países de Sudamérica a su modelo político. El congresista señaló que los doctores que vendrán al Perú son en realidad agentes al servicio del estado cubano.
La entrevista completa en el site de Mira Quien Habla.

Saiba o que há por trás da presença de Rigotto na festa do PT para Lula e Dilma, esta noite, em Porto Alegre

Estão distantes os dias em que falcões como Olívio nem queriam ouvir falar em PMDB. Tarso, um falcão com penas de pomba, mais esperto, aproximou-se de Rigotto para formar a chapa dos sonhos do PT. 

Foi uma surpresa a informação de que o ex-governador Germano Rigotto estará no ato público desta noite no Bourbon Country, Porto Alegre, que reunirá dirigentes, militantes e governantes do PT, para comemorar os 10 anos dos governos Lula e Dilma Roussef.

. Ele irá a convite do PT. Rigotto foi o primeiro líder de importância do PMDB gaúcho que se aproximou do PT, desde que integrou o Conselhão de Lula, a convite de Tarso. Ele tem incentivado a aproximação, mas encontrou resistências dentro do Partido.
. O presidente do Partido dos Trabalhadores, Raul Pont, também convidou os oito deputados estaduais do PMDB, pessoalmente, mas não se tem notícia de que qualquer deles compareça.

. O PMDB tem sido o principal adversário político do PT no RS, mas nos últimos meses aproximou-se decisivamente do governo Dilma Roussef, a quem passou a apoiar publicamente, tudo depois de exitosa costura feita pelo ex-deputado Eliseu Padilha.

. Alguns setores do PMDB querem aprofundar o apoio, chancelando à candidatura à reeleição de Dilma, e além disto formando uma aliança eleitoral com o PT do RS no ano que vem.

. Germano Rigotto adoraria uma chapa que tivesse ele na cabeça para governador e Tarso Genro para o Senado. 

Atrasos de mais de 180 dias dobram no BRDE. Os números do banco já são alarmantes.

São preocupantes os atuais números do BRDE, segundo os balancetes arquivados no site do Banco Central. O  valor das operações de crédito feitas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, cujo controle passa pelos governos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com atraso superior a 180 dias,  aumentou de R$ 57,5 milhões, em fevereiro do ano passado, para R$ 112,7 milhões em fevereiro deste ano - quase 100% mais em apenas um ano.

. Em relação ao total da carteira de crédito da instituição, os valores  ainda são baixos, mas a expansão é alarmante  – 0,82% no ano passado, 1,39% neste ano.

. No início da década de 90, o BRDE chegou a ser fechado pelo Banco Central devido a sua enorme exposição, só reabrindo no governo Alceu Collares.


ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR 

Venezuela, para não esquecer

Do Twitter de hoje do governador Henrique Capirlles, candidato roubado nas eleições da Venezuela. O ladrão de votos, Maduro, empossado presidente e recebido com festa por Lula e por Dilma, já se considera o novo líder bolivariano da América do Sul. leia Caprilles:

#VenezuelaSomosTodos @ComandoSB3 h
"Hay mesas donde hubo 100% de participación, 0 abstención. Eso es extraño" @hcapriles con @Vladivillegas
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/