Otaviano sobre Stella Farias:"Ela é uma leviana"

Eis o que acha da deputada Stella Farias o secretário da Transparência de Yeda, Otaviano Brenner de Moraes:

- É uma leviana.

. Stella Farias pediu a cabeça do secretário. Mesmo sem perder ao governo Yeda Crusius, os deputados do PT já pediram a cabeça até de motoristas da Casa Civil. O pedido do deputado Elvino Bohn Gass foi atendido, mas depois que ele mesmo constatou o exagero, o Piratini readmitiu o motorista.

- A deputada Stella Farias, que responde a meia dúzia de processos no Foro de Alvorada, que segundo os seus autores decorrem de trapalhadas que promoveu na prefeitura, insiste em assustar Otaviano com a ameaça do boi da cara preta, ou seja, elocubrações sobre a melhor maneira de agilizar procedimentos legais na órbita da administração pública, justamente a especialidade do secretário, que é Procurador do MPE, função a que chegou por concurso e não por espertezas eleitorais de fundo de quintal.

Padilha tem a lista dos nomes dos envolvidos na Operação Solidária

Os nomes de parlamentares da oposição que o deputado Eliseu Padilha identificou nos autos da Operação Solidária podem ser encontrados misturados em duas situações diversas:

1) na lista dos que já assinaram o pedido de CPI do PT.

2) nas malfeitorias praticadas com o dinheiro público usado na merenda escolar.

. São todos de regiões localizados no Vale do Sinos e no Vale do Gravatai.

. Padilha tem os nomes, mas não quer revelá-los e nem dizer os nomes dos Partidos.

- Por enquanto. Padilha segue a moda inaugurada por Paulo Feijó, que possui ou diz possuir provas, mas se reserva o direito de apenas enunciá-las quando for do seu interesse. É o chamado Efeito Feijó.

Padilha avisa que viu nome de parlamentares, mas não falou em nomes ou Partidos

Ainda sobre a polêmica do que disse e deixou de dizer o deputado Eliseu Padilha sobre os nomes que examinou na lista de investigados e testemunhas da Operação Solidária, vão a seguir novos desdobramentos relevantes, porque o deputado usa sutilezas semânticas e orquestrações linguísticas curiosas para se fazer entender (quando quer):

1) o deputado realmente não citou nomes de deputados estaduais do RS e tampouco referiu-se a Partidos, mas sustenta que falou e reafirma a existência nela de nomes de parlamentares que assinaram o pedido de convocação da CPI do PT, o que quer dizer que o caso é de parlamentares da oposição, já que nenhum deputado da base do governo assinou o pedido.

2) com base na informação geral, o editor concluiu que os nomes só poderiam ser do PT e do PSB, já que o PT possui deputados atuando nas bases investigadas pela PF e o PSB já transitou pelo governo em áreas investigadas.

. É isto. O deputado falou com o editor nesta sexta-feira, 17h28m.

Professores da Uergs suspendem greve e aceitam proposta do governo Yeda

Em Assembleia Geral na tarde deste sábado, os professores da Uergs aprovaram uma contraproposta ao Governo do Estado em relação a negociação do Acordo Coletivo 2009. Na sexta-feira, os representantes do Gabinete de Assessoria Especial do Governo do Estado (GAE) propuseram apenas a renovação do Acordo por 12 meses e 24 vales –refeição por mês.

. Os professores, no entanto, irão apresentar na próxima reunião com o Governo, marcada para dia 16 de junho (terça-feira), a seguinte contraproposta: 4% de reajuste salarial em Junho/2009; manutenção dos 15 vales refeição no valor de R$ 13,75; reajuste de 4,24% em janeiro de 2010; atualização das cláusulas econômicas em 7% e renovação das demais cláusulas do Acordo de 2008; reconhecimento pelas perdas salariais pelo INPC referente ao período de fevereiro/2009 a fevereiro/2010 e inclusão de triênio (3% a cada três anos

O PAC de Dilma é conversa mole

CLIPPING
Reinaldo Azevedo,
www.veja.com.br
Sábado, 6 de junho

O PAC de Dilma é conversa mole

Escrevi algumas dezenas de vezes neste blog que ”o PAC não existe”, como vocês sabem muito bem. Meu argumento: o que temos são obras que, com efeito, devem ser executadas por governos. Este em curso, no caso, chamou para si os investimentos de estatais e os investimentos privados e meteu tudo debaixo da mesma rubrica: PAC. Reclamava que a imprensa não se dedicava a um exame detido do programa. VEJA dedicou-se a tal tarefa, conforme informa a Carta ao Leitor:


“A análise clara e independente do plano pode ser encontrada nesta edição de VEJA. Sob o comando do editor Fábio Portela, uma equipe de quatro repórteres percorreu, de carro, 8 500 quilômetros para visitar 48 municípios, em catorze estados. O trabalho em campo foi complementado por um mergulho nos números do orçamento federal relativos ao PAC. São informações restritas. A reportagem de VEJA teve acesso a elas graças à ajuda da ONG Contas Abertas, autorizada por congressistas a fazer pesquisas na base de dados do programa.”
A revista avalia que existe um PAC, mas nestas condições, devidamente condensadas na carta:

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo de Reinaldo Azevedo.

O trem bala de Dilma é igual ao trem bala de Azeredo

CLIPPING
Folha de S. Paulo
Sábado, 6 de junho

FERNANDO RODRIGUES

O Fura-Fila de Dilma

BRASÍLIA - Enganado por FHC na aprovação da emenda da reeleição, Paulo Maluf ficou sem opções em 1996. Queria mais um mandato de prefeito em São Paulo, mas o tucanato cronometrou o casuísmo para 1998, quando só serviria ao presidente e a governadores.Maluf então inventou Celso Pitta para sucedê-lo. Era um de seus secretários mais vistosos. Negro, não era político e foi vendido como honesto e bom administrador -esse último suposto predicado acabou desmoronando na prática.Pitta saiu quase do zero nas pesquisas. Na campanha, exibia dois ativos. O prestígio de seu chefe, Paulo Maluf, e à época sofisticada propaganda eletrônica maquinada por Duda Mendonça. Uma imagem computadorizada fazia deslizar sobre trilhos suspensos, em São Paulo, o Fura-Fila. O simpático trenzinho acabaria com a agonia dos paulistanos. Nunca deu certo, mas o malufismo elegeu um sucessor.Nesta semana, Dilma Rousseff fez uma apresentação sobre o PAC, as obras de infraestrutura do governo Lula. Uma delas é o trem-bala entre São Paulo e Rio. A ministra, pré-candidata a presidente, mostrou um filminho com uma linha percorrendo o trecho entre as duas maiores capitais do país.A apresentação de Dilma foi tão virtual como a de Pitta, em 1996.Não por coincidência, o publicitário inoculando ideias e estratégias no projeto Dilma-2010 é João Santana, que por alguns anos trabalhou com Duda Mendonça.O trem-bala lulista sai de São Paulo, passa por Campinas e chega ao Rio atravessando montanhas, voando sobre penhascos e cortando ao meio bairros inteiros nas periferias das cidades. A promessa é colocá-lo em circulação até 2014, ano de Copa do Mundo. Como furar todos esses caminhos para o trem-bala passar? Não importa. Até porque, é sabido, a história se repete muitas vezes como farsa.
frodriguesbsb@uol.com.br

Governo federal mete o bedelho na crise política gaúcha

O governo federal continua interferindo abusicamente na crise política gaúcha e metendo combustível no fogo em que se transformou a queda de braço pela convocação da CPI do PT, já que neste sábado o ministro Carlos Lupi prossegue na cruzada de constranger os deputados do PDT a assinarem o requerimento preparado pela bancada do PT contra a governadora Yeda Crusius. Lupi foi derrotado na quinta-feira a noite, na primeira tentativa de constranger os deputados Kalil Sehbe, Giovani Cherini e Gerson Burmann, mas não se deu por vencido.

. Quatro dos seus deputados do PDT negaram-se a assinar o requerimento do PT. A cúpula do PDT, ajudada por Lupi, não consegue dobrar a maioria da bancada, que vê na CPI do PT apenas uma tentativa de roubar a cena eleitoral e aplicar um golpe no Piratini.

. O Palácio Piratini ainda não disse o que acha da interferência abusiva do ministro de Lula, que se junta à livre movimentação do ministro da Justiça, Tarso Genro, que em plena campanha eleitoral tem reclamado da governadora Yeda Crusius, como fez nesta sexta-feira no interior do RS.

. O ministro do Trabalho foi para reuniões de Coordenadorias do PTna zona Carbonífeira e na chamada Costa Doce (Litoral Sul).

- O deputado federla Enio Bacci, único deputado do PDT do RS a assinar a proposta golpista de re-reeleição de Lula, está incentivando as ações de Lupi.

Dica de almoço na Serra: almoço alemão no Ritta Hoppner


DICA DE ALMOÇO
NA SERRA GAÚCHA

Neste sábado, 13h45m, Gramado, na Serra gaúcha, 102 kms de Porto Alegre por boas estradas, apresenta-se com céu totalmente azul e temperatura de 6 graus.

. Os hotéis estão lotados, mas no domingo há vagas para o almoço alemão do Hotel Ritta Hoppner, rua Pedro Candiago 305, bem ao lado do Minimundo, quase na zona central. O hotel tem forte influência germânica e decidiu usar seus conhecimentos gastronômicos na área para inaugurar almoços dominicais com pratos da culinária alemã. São 10 variedades, entre as quais pato no molho de vinho tinto e frutas vermelhas, repolho roxo, purês de maçã e batata, bifes enrolados e chuletas de porto semi-defumadas e grelhadas. R$ 35,00 por cabeça. Telefone (054) 32861334. Site: http://www.minimundo.com.br/hotel/hotel.htm

* O editor experimentou e recomenda vivamente.

Suplente de Senador diz que Minc é machonheiro travestido de ministro

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foi o principal alvo de críticas do suplente de senador José Bezerra Júnior (DEM), durante audiência pública ontem, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, onde foi debatida a pecuária de corte.

. Durante a semana, Minc classificou os pecuaristas de “vigaristas”.

. “Eu não posso ficar calado diante de um ministro que chama os criadores de vigaristas. Estou revoltado”, afirmou Bezerra Júnior. E foi além tecendo comentários, inclusive, sobre a vida pessoal do ministro. “Não podemos admitir que um maconheiro travestido de ministro chame quem trabalha e quem produz neste país de vigarista”, afirmou José Bezerra Júnior, que assumirá a vaga do senador José Agripino Maia no Congresso, nos quatro primeiros meses do ano de 2010.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no jornal Tribuna do Norte.

Confira os 10 carros que quebraram a GM

O site americano jalopnik.com, baseado em Detroit e feito por fanáticos em automóveis, montou uma lista com os dez carros que contribuiram para a decadência da General Motors. É um festival de soluções equivocadas, desenhos inadequados e miopia de marketing.

. Os carros apresentados pelo site americano são os seguintes: 1. Hummer; 2. Chevrolet SSR; 3. Saturn L Series; 4. GMC Envoy XUV; 5. EV1; 6. B Bodies; 7. Cadilac Escalade EXT; 8. Chevrolet Aveo; 9. Pontiac Aztek; 10. Saab 9-2X

CLIQUE aqui e confira destalhadamente os 10 carros que afundaram a GM no site da revista Exame.

Collor e Dilma se aproximam e viram aliados

Clipping
6 de junho de 2009
Jornal Correio Braziliense

O ano era 1989. O programa de televisão do então candidato à Presidência da República Fernando Collor de Mello desestabilizou a campanha adversária ao exibir um depoimento da ex-namorada de Luiz Inácio Lula da Silva, Miriam Cordeiro, mãe de Lurian, a filha mais velha do petista. Considerado uma das maiores baixarias eleitorais, o pronunciamento denunciava uma proposta de aborto, nunca confirmada. Lula ficou tão abalado que foi ao último debate do segundo turno com Collor fragilizado a ponto de não ter resposta para a provocação de que teria um sofisticado aparelho de som importado.

. Vinte anos depois, o hoje senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) é tratado como um aliado do governo Lula e também tem se comportado como integrante da base. Na última quarta-feira, durante apresentação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Itamaraty, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez questão de prestigiar o petebista, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, com um cumprimento especial. Ele retribuiu com um gesto de gentileza, abaixando a cabeça em sinal de reverência. Collor recebeu também um aperto de mão dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

. Esse foi o segundo encontro do ex-inimigo de Lula com Dilma em menos de um mês.

Serra e Aécio pregam união, mas descartam chapa pura

Os dois pré-candidatos tucanos à Presidência, governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), asseguraram ontem que estarão juntos na eleição de 2010, mas descartaram a possibilidade de o PSDB disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma chapa puro-sangue.

. "Nossa proximidade não está restrita à responsabilidade partidária, por sermos do mesmo partido. Temos muitas afinidades pessoais e uma visão de País muito parecida", disse Aécio.

. Serra afagou Aécio rejeitando a tese de formação de uma chapa puro-sangue tucana. "Não tem nenhum cabimento discutir que um vai ser vice do outro", afirmou o paulista, destacando que ele e o mineiro têm todas as condições de ser candidatos à Presidência. "Nunca nós dois conversamos sobre essa hipótese."

Petrobras contrata ONG por R$ 16,1 mi

O maior contrato assinado pela Petrobras com uma ONG no período de maio de 2008 a maio deste ano beneficiou a organização não governamental Movimento Brasil Competitivo -que se destaca entre os patrocínios milionários da estatal, a maioria deles sem licitação.

. Em setembro e outubro de 2008, o MBC (uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público registrada no Ministério da Justiça) assinou contratos para captar R$ 16,1 milhões da Petrobras. Esse valor representa 80% dos contratos da empresa com a entidade no governo Lula, segundo dados levantados pela Folha.


. Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras decidiu tornar públicos, em um blog que criou na internet, os e-mails enviados por jornalistas que procuram a assessoria de comunicação da empresa, no Rio, para obter informações e esclarecimentos para reportagens que ainda estão em andamento.

. A empresa colocou o blog no ar no último dia 2, como parte da estratégia da comunicação lançada pela estatal após a abertura da CPI (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com).

Oposição reage à emenda que permite o 3º mandato a Lula

A oposição reagiu ontem à a apresentação de PEC (proposta de emenda constitucional) que possibilitaria um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

. Segundo materia da Folha, dentro do PSDB, a reação teve tons distintos. Os dois principais nomes do partido para a eleição do ano que vem minimizaram o fato de a proposta ter sido protocolada, mas o presidente do partido, não.

. "É uma questão fora do lugar e que não vai prosperar. Não é uma questão principal", afirmou o governador de São Paulo, José Serra, hoje o líder nas pesquisas para suceder Lula.Ele estava ao lado do governador mineiro, Aécio Neves, em evento do PSDB no Paraná. "Não há tempo hábil nem mobilização política efetiva, séria, do governo. Não é algo que deva nos preocupar", disse Aécio.

Dica de domingo: Almoce comida alemã no Ritta Hoppner

DICA DE DOMINGO

Gramado, na Serra do RS, 102 kms de Porto Alegre por boas estradas, neste sábado, 13h35m, está com temperatura de 6 graus, o céu está totalmente azul e a previsão para domingo é de tempo bom. A dica é para almoço de domingo no restaurante do Hotel Ritta Hoppner, rua Pedro Candidago 305, bem ao lado do Minimundo, no bairro Planalto, fone 32861334, praticamente na zona central. O Ritta Hoppner decidiu explorar sua expertise na hotelaria e gastronomia de origem alemã e começou a oferecer um almoço dominical de 10 pratos de comida alemã, entre os quais pato no molho de vinho e frutas vermelhas, repolho roxo, bifes enrolados, chuletas de porco semi-defumadas grelhadas e purês de maçã e batata. Tudo por R$ 35,00. O Ritta Hoppner é um dos melhores 4 estrelas de Gramado.

* O editor experimentou e recomenda vivamente.

Dicas de Livro: Vida de Escritor e Livro dos Insultos

DICA DE LIVRO

Vida de escritor, Gay Talese, autobiografia do jornalista do The New York Times, Companhia das Letras. Um dos maiores repórteres da história, Talese virá em julho ao Brasil. Ele pertence a uma geração de jonalistas que não precisa trabalhar sob o cutelo do dead line, dedicando-se a reportagens em suplementos e revistas. R$ 59,00.

Livro dos insultos, H.L. Mencken, com tradução primorosa de Ruy Castro, reeditado agora pela coleção Jornalismo Literário. O texto é primoroso, cáustico, cínico, bem ao estilo de Paulo Francis, mas infinitamente mais erudito e descrente sobre a auto-importância que se dá a raça humana. Uma lingua afiadíssima. 260 páginas, Companhia das Letras. R$ 46,00.

* Em Porto Alegre, você encontra os dois livros na Livraria Cultura,Bourbon Country, onde o editor adquiriu cada um e mais A Biblioteca Esquecida de Hitler (R$ 49,00). Todos são livros de cabeceira do editor neste final de semana.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/