Dica do editor - Veja esta noite "O senhor dos mares", no Amazon Prime. Não é lançamento.

O editor viu esta tarde e recomenda vivamente. O filme descreve a última viagem de Willem van Barentsz e Jacob Heemskerk em 1596-1597, quando eles e sua equipe tentaram descobrir a passagem Norte Leste para as Índias. No entanto, devido ao gelo no mar, eles ficam presos na ilha de Nova Zembla e tem que passar o inverno lá. A história é contada através dos olhos de Gerrit de Veer, e é vagamente baseado em seu famoso diário que foi publicado em 1598.

Entenda por que os números mostram que Bolsonaro derrotará qualquer adversário em 2022

 

Junta Médica acha que Oswaldo Eustáquio pode ter se ferido gravemente na prisão

A esposa do jornalista Oswaldo Eustáquio denunciou, hoje, dia de Natal, que não é certo que seu marido tenha escapado ileso da "queda" que sofreu dentro da cela na qual estava preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

Até agora, nenhuma comissão independente de médicos e advogados foi constituída para examinar Eustáquio.

Na postagem que Sandra Terena fez nas redes sociais, ela denuncia que a junta médica que examinou Oswaldo Eustáquio no Hospital Paranoá, o segundo hospital para onde ele foi enviado, trabalham com a hipótese de fratura recente e lesão medular.

A revelação de Sandra Terena saiu depois que ela conversou com o advogado do jornalista. Ele ouviu isto da boca do especialista em coluna do Paranoá, que pediu revisão do laudo de ressonância magnética produzido no primeiro hospital, o de Base.

Eduardo Leite poderá promover reforma do secretariado no mês de janeiro

A votação na Assembleia precipitará a reforma do secretariado, mas as deserções na base aliada também já custam caro para os Partidos. Claudio Gastal, secretário do Planejamento, por exemplo, que é do Cidadania, desfiliou-se, reagindo ao voto contrário da deputada Any Ortiz.

O governador Eduardo Leite poderá promover uma reforma no secretariado, segundo especulações que rolam dentro do Piratini e também na Assembleia.

A reforma ganhou corpo depois da dissolução inesperada base aliada no caso do pacote de mudanças fiscais e tributárias, o que obrigou o governador a se compor com a oposição para não ser derrotado.

O único desembarque anunciado é o do chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, que já avisou sua disposição de deixar o cargo no decorrer de janeiro.

A jornalista Rosane Oliveira, RBS, diz hoje que o nome mais em evidência para compor o novo secretariado é o do economista Aod Cunha, ex-secretário da Fazenda.



Veja como foi este Concerto de Natal, Gramado, RS. TV Brasil transmitiu tudo ontem a noite.

 

Sebastião Melo anunciará novos nomes do secretariado nesta segunda-feira

O prefeito eleito Sebastião Melo aproveita estes dias de final de semana para afivelar os últimos nomes do seu secretariado.

Nesta quarta-feira, era dado com certo o anúncio do nome da vereadora Lourdes Sprengler para Meio Ambiente e Causa Animal, mais o do ex-deputado Luíz Fernando Zacchia para Mobilidade Urbana, mas isto não aconteceu.

Sebastião Melo poderá anunciar os novos titulares para estas pastas na segunda-feira.

Também não foram definidos os nomes das secretarias da Cultura, Esporte, Urbanismo e Transparência.

Existe igualmente expectativa enorme para os nomes que sairão para comandarPGM, Carris, Previmpa, Dmae, Dmlu e DEP.

Ato terrorista explode bomba no centro de Hashville, EUA. 20 edifícios foram danificados. Feridos estão nos hospitais.

A explosão ocorreu às 6h30 da manhã de Natal  em um veículo estacionado na rua do centro da cidade americana de Nashville, Tennessee, e as autoridades americanas já trabalham com a possibilidade de que foi um ato de terrorismo.

Ao menos três pessoas foram levadas para o hospital e pelo menos vinte edifícios foram danificados.

O impacto da explosão foi sentido por quilômetros de distância. Uma policial desconfiou de um carro que estava estacionado e prontamente chamou uma unidade especializada. Enquanto ainda estava a caminho do local, o carro explodiu.

No tuíte da polícia de Nashville diz que “uma explosão relacionada a um veículo ocorreu às 6h30 nesta manhã em frente ao número 166, na Segunda Avenida N, centro da cidade. Uma investigação da polícia (local) e por agentes federais [já foi iniciada]”.

O jornal Tennessean, consultado há pouco pelo editor, fala em "caos" na cidade de Hashville. CLIQUE AQUI para ver fotos e saber mais.

Bolsonaro assina decreto que regulamenta Marco Legal do Saneamento Básico

Cinco meses após a sanção do novo Marco Legal do Saneamento Básico, o presidente Jair Bolsonaro editou, ontem, o decreto para regulamentar os repasses a governos locais para apoiar licitações.

O decreto define as regras para que a União envie recursos e ofereça apoio técnico para que estados e municípios se adaptem às novas regras do setor de saneamento. O texto também estabelece uma série de atividades a serem executadas pelo governo federal para facilitar a transição dos governos locais ao novo modelo.

O novo Marco Legal do Saneamento Básico torna regra a realização de licitações para contratação de companhias de água e esgoto. Pelo novo modelo, a iniciativa privada passará a disputar as concorrências em igualdade de condições com as estatais locais.

CLIQUE AQUI para saber mais.


Saiba como o Chile começou a vacinação em massa. Foi hoje. Entenda as instruções sobre a vacinação.

O governo do Chile começou hoje a vacinação em massa da população, conforme anúncio feito nas redes sociais (leia link a seguir). Na América Latina, só Chile e México começaram a vacinar o povo.

Eis o comunicado que o editor encontrou no Twitter do governo:

Gobierno de Chile
@GobiernodeChile

24 de dez

¡Hoy nuestro país inicia el proceso de vacunación contra el COVID-19! Bíceps flexionadosBandeira do Chile La llegada de las primeras dosis desde Bélgica tendrá como prioridad al personal médico de unidades de tratamiento intensivo con pacientes críticos.

CLIQUE AQUI para examinar o Twitter do governo do Chile. Preste atenção nas informações sobre a vacinação.

Bolsonaro ironiza ida de Dória a Miami: "É coisa de quem tem 'calcinha' apertada"

Na live que gravou ontem a noite (veja a seguir), o presidente Bolsonaro voltou a ironizar a viagem do governador João Doria a Miami, tudo depois que ele decretou restrições severas às atividades humanas e economicas em São Paulo. Em função das críticas que recebeu, o governador regressou ao Brasil e usou as redes sociais para se desculpar.

Na sua fala, Bolsonaro disse o seguinte:

- Isso (o confinamento e a viagem) não são coisa de homem. Fecha tudo e depois via para Miami ? Isto é coisa de quem tem calcinha apertada.

Veja o vídeo:

Major-Brigadeiro Jaime Rodrigues Sanchez - O cavalo tomou o freio nos dentes

A charge é do blog O Vespeiro e é escolha do editor para este texto.

Não satisfeitos com a intervenção nos assuntos dos demais Poderes e com a manipulação da Constituição Federal, a Suprema Corte agora desandou a dar prazos absurdos e aleatórios para o cumprimento de tarefas pelo Executivo, como se fosse para alunos gazeteiros de colégio.

Há muito a Suprema Casa da Mãe Joana tomou o freio da Nação nos dentes e hoje é uma locomotiva desembestada, levando os outros poderes de roldão rumo ao precipício, sem qualquer reação das autoridades dominadas.

O Legislativo, porque tem o rabo preso e o Executivo pelo espírito da caserna que predomina nos colaboradores mais próximos do Presidente e lhes impinge um excesso de zelo com uma Constituição Federal desmoralizada.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Vírus chinês mata o desembargador gaúcho Reis de Azambuja, 68 anos

 O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Luiz Reis de Azambuja, morreu nesta sexta-feira, aos 68 anos, tudo por complicações causadas pelo vírus chinês.

Reis de Azambuja estava internado no Hospital Mãe de Deus, Porto Alegre.

Conto, Vitor Bertini - A história de Natal

Olá. Hoje é sexta-feira.

Anteontem, quarta, Arlindo, velho amigo, novo leitor, veio me visitar.

Chegou com olhos de quem está sorrindo, trazia uma caixa de sapatos nas mãos e me convidou, ainda que em minha própria casa, para que sentássemos no jardim, ao ar livre. Tinha algo para me mostrar.

Devidamente acomodados e seguros, na sombra e no vento, ele - com o sentido de urgência de quem veste uma máscara, explicou a visita:

– Terça, é meu dia de feira. Compradas frutas e verduras, comido o pastel, a banca de revistas é, sempre, minha sobremesa. Ontem, por puro impulso, comprei, lá na banca, por dez reais, esta caixa cheia de velhos cartões-postais. – E começou a mostrar alguns.

CLIQUE AQUI para se cadastrar e seguir lendo.



Dica do editor - Veja com as crianças, esta tarde, o filme "Máquinas mortais". No Amazon Prime.

O editor viu ontem a noite e recomenda assistir na companhia das crianças. O filme lançado agora pela Amazon é baseado na série de livros de Philip Reeve, Máquinas Mortais traz a história de uma civilização que foi totalmente destruída por um evento cataclísmico. Milhares de anos depois, a humanidade se adapta a uma nova maneira de viver e os poucos seres humanos que restam são forçados a morar em cidades móveis – estruturas gigantescas e mortais que destroem cidades menores para obter novos recursos.Filmado na Nova Zelândia.

Bolsonaro cria nova estatal federal, a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta 5ª feira (24.dez.2020) o decreto de criação da empresa pública NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea. A estatal será vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica.

De acordo com lei de criação, a empresa terá por objetivo implementar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeronáutica destinada à prestação de serviços de navegação aérea.

Segundo o governo a medida não representa aumento da participação estatal na economia, pois a criação da nova entidade decorre de cisão da atual Infraero.

“Trata-se de mera especialização, racionalização e ganho de eficiência”, ressaltou comunicado à imprensa.

Bolsonaro diz que vetará projeto que permite venda de terras para estrangeiros. E denuncia: "Vender é ato impatriótico"

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, em transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, que irá vetar o projeto de lei que facilita compra, posse e arrendamento de propriedades rurais no Brasil por pessoas físicas ou empresas estrangeiras, caso seja aprovado pelo Congresso.

“Você acha justo vender terras aqui para estrangeiros? Se você vender terra para estrangeiro ele nunca mais vai revender para ninguém, vai ser território dele”, afirmou.

“Não pode acontecer isso no Brasil. Passou no Senado... vai para a Câmara, se a Câmara aprovar tem o veto meu. Aí o Congresso vai derrubar ou não o veto. Falta patriotismo para nós. Não podemos permitir que o Brasil seja comprado”, acrescentou.

O projeto, de autoria do senador Irajá (PSD-TO), indica que a aquisição de terras por estrangeiros deverá ser limitada a 25% do território dos municípios e ocorrerá mediante o cumprimento de sua função social.

O texto foi aprovado de surpresa pelo Senado esta semana e enviado à Câmara dos Deputados.

Marchezan melhora avaliação ao sair e se cacifa para 2022

Encorpado politicamente pelos resultados das urnas e pelo reconhecimento de que o processo de impeachment movido contra ele no apagar das luzes teve conteúdo eleitoreiro, o prefeito Marchezan Júnior cacifou-se para 2022.

Marchezan fez um bom governo, já que equilibrou as contas públicas, dilapidadas pelo péssimo ex-prefeito José Fortunati, impediu atos de corrupção no seu governo, enfrentou o corporativismo, alinhavou alianças do seu governo com o setor privado (ênfase em concessões de serviços e obras públicas), investiu pesado em obras públicas e enfrentou com severidade a pandemia.

Mas também trombou com os vereadores, chamado por ele de "escória da política local", e é reconhecido pela impaciência com auxiliares e quem o procura para contrariá-lo.

Ele poderá disputar com chances o Piratini.

Ou tentar uma cadeira do Senado.

Alceu Moreira e Osmar Terra querem disputar o Piratini pelo MDB. Sartori será candidato ao Senado.

Os deputados Alceu Moreira e Osmar Terra já estão fardados para disputar a sucessão do governador Eduardo Leite, cujas pretensões são o Planalto e não o Piratini.

O MDB quer voltar ao governo.

O ex-governador José Ivo Sartori não é carta fora do baralho, mas ele quer disputar uma das cadeirar que hoje são ocupadas por Lasier Martins e Paulo Paim.

Romero Brito foi um dos convidados da live de ontem de Bolsonaro. Veja como foi a live toda.

 

Bolsonaro venceria qualquer candidato no segundo turno, Mas Huck e Moro seriam os adversários mais perigosos

A oposição teria que estar toda unida para enfrentar Bolsonaro e ainda assim perderia no segundo turno.A pesquisa é do DataPoder de hoje.

No caso de um segundo turno das eleições presidenciais, o candidato mais competitivo contra Bolsonaro não seria Haddad, PT, e nem Moro, sem Partido, mas Luciano Huck, também sem Partido.

Huck vai a 38% contra 44% de Bolsonaro, uma diferença de apenas 6 pontos percentuais. Esta é a menor diferença do atual presidente para um possível adversário numa rodada final de votação.

Candidatos de partidos tradicionais como Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Guilherme Boulos (PSol) teriam hoje um desempenho nas urnas pior do que o de Huck e do ex-juiz Sergio Moro contra Bolsonaro.

No caso de um enfrentamento direto contra o PT, Bolsonaro tem melhorado seu desempenho nas sondagens feitas pelo PoderData. Nas simulações de 2º turno, tinha 42% das intenções de voto em agosto. Foi a 45% em setembro. Agora, está com 48%. Isso o coloca com uma folgada dianteira de 12 pontos em relação ao petista Fernando Haddad, que hoje teria 35%.

Bolsonaro teria três vezes mais do que o segundo colocado, tudo no caso de uma disputa de primeiro turno, diz PoderData

Bolsonaro teria 36% no primeiro turno, quase três vezes mais do que o segundo colocado, no caso Fernando Haddad, PT, com 13%. Haddad estaria empatado tecnicamente com Ciro e Huck. Moro entraria em quarto lugar, empatado tecnicamente com Ciro e Huck. João Doria teria apenas 3%. São dados sobre o primeiro turno.

Se a eleição presidencial de 2022 fosse hoje, o presidente Jair Bolsonaro teria 36% das intenções de voto no primeiro turno, com ampla liderança sobre todos os demais candidatos, segundo pesquisa PoderData realizada de 21 a 23 de dezembro de 2020.

O PoderData pertence ao site independente Poder360.

Os resultados da pesquisa saíram hoje.

Com a pontuação, Bolsonaro fica 23 pontos à frente do segundo colocado na simulação testada pelo PoderData. 

Foram realizadas 2.500 entrevistas em 470 cidades de todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto

TRF4 atende pedido liminar e paralisa processo contra Lula no caso do Instituto Lula

O TRF-4, Porto Alegre, atendendo a um pedido da defesa, paralisou a ação da Lava Jato na qual o ex-presidente, Antônio Palocci e Paulo Okamotto são réus no caso da investigação da propina da Odebrecht para o Instituto Lula.

A decisão do vice-presidente da corte, Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle.

Aurvalle decidiu:

- Ante o exposto, defiro o pedido liminar para interromper o prazo para a apresentação de resposta à acusação do paciente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, até que seja oportunizado à defesa o EFETIVO acesso aos elementos acima especificados [todos os documentos que embasaram a denúncia].

Adenúncia foi recebida em 19 de dezembro de 2016 e até hoje o processo não foi julgado. Como o ex-presidente tem mais de 70 anos, o prazo prescricional é contado pela metade.

Em agosto, durante sessão da Segunda Turma do STF, a subprocuradora Claudia Marques disse haver uma “estratégia de defesa” para evitar “a prolação da sentença condenatória”.

Hoje, Natal, será dia de céu azul, sol claro e temperatura alta no RS

Porto Alegre, 8h35min, 22 graus

 Esta sexta-feira de Natal será mais um dia de sol e calor no Rio Grande do Sul. No fim de semana, o sol segue predominando, mas o forte calor trará chuvas.

A temperatura permanecerá alta no Estado.

A MetSul Meteorologia, informa que há chance de chuva de verão isolada em pontos do Oeste, Noroeste e Norte gaúcho.

Em Porto Alegre, o sol aparece sem nuvens. A temepratura mínima na Capital foi de 18°C e a máxima chega aos 32°C. 

Governo de SP reconhece que não sabe se eficácia da vacina chinesa é de 50%, 60% ou 90%

Charge de jornal dinamarquês sobre a vacina chinesa.


O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn , disse ontem a noite na CBN:

1) A eficácia da Coronavac não chegou a 90%. O imunizante atingiu o patamar mínimo exigido de 50%, mas o porcentual exato ainda não foi revelado, o quanto acima de 50% ficou, se foi 60%, 70% ou 80%.

2) O governo estadual sabia que a efetividade jamais atingiria 90%, mas o que nós não imaginávamos era que a empresa queria e objetivava um resultado muito próximo em todos os países e não somente em um ou outro país.

A divulgação do porcentual de efetividade estava marcado para ocorrer nesta quarta-feira, 23, mas o governo adiou o anúncio pela quarta vez. 

São dados alarmantes sobre a eficácia da vacina chinesa. Antes de 15 dias, novos dados não serão conhecidos, o que torna cada vez mais irreal a promessa de João Doria de iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro.

Enfermeira de 46 anos foi a primeira a ser vacinada no Chile. Foi ontem.

A enfermeira Zulema Riquelme, 46 anos, foi a primeira a ser vacinada. CLIQUE AQUI para ver como foi.

Depois do México, o primeiro País latinoamericano a iniciar vacinação em massa do seu povo, o Chile começou, olntem, a administrar as primeiras doses da vacina dos laboratórios Pfizer e BioNTech a profissionais de saúde. O ministro da Saúde Enrique Paris explicou que serão recebidas 240 mil doses em janeiro e um número maior em fevereiro, até completar as 10 milhões de doses contratadas com a farmacêutica.

O objetivo é avançar rapidamente em sua campanha contra o novo coronavírus, que já deixou mais de 16.000 mortos no país sul-americano.

Chile e México foram os primeiros países da região a iniciar a vacinação. A Costa Rica também recebeu doses da Pfizer e o 1ª lote da russa Sputnik já chegou à Argentina




Conheça os dados sobre a pandemia, hoje: Brasil, RS e Estados

O Brasil chegou a 189.982 mortes por vírus chinês, de acordo com o ministério da Saúde. 

São 762 vítimas a mais que o registrado no dia anterior.

O ministério também confirmou mais 58.428 casos no período, totalizando 7.423.945.

Os dados indicam que 6.448.770 pessoas estão recuperadas da doença, e 785.223 permanecem em acompanhamento.

SUL

RS, 11,4 milhões de habitantes, 428.51 casos e 8.403 óbitos
SC, 7,5 milhões de habitantes, 475.200 casos e 4.930 óbitos
PR, 11,5 milhões de habitantes, 397.479 casos e 7.600 óbitos


Taxa de ocupação de leitos de UTIs caiu levemente em Porto Alegre. Ontem, ficou em 88,24%

Caiu novamente, ontem, embora muito levemente, a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre, situando-se agora em 88,24%, portanto ainda no entorno dos 90%, índice no qual permanece há três meses.

É para todos os tipos de doenças.

Dos 816 leitos existentes, 336 são ocupados por doentes infectados por coronavírus, 28 dos quais apenas sob suspeitas.

No acumulado de nove meses, Porto Alegre registra 74,5 mil casos e 1,8 mil mortes, com 62.385 curados.

Até o momento, no acumulado, foram testados 294 mil porto-alegrenses, 1/5 da população total. 

CLIQUE AQUI para examinar números e gráficos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/