Desde quando foi prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (foto ao lado, sorvendo mate e trabalhando)_ era tratado como gay, mas esta é a primeira vez que ele assume a condição.
O governador gaúcho Eduardo Leite disse esta noite ao apresentador Pedro Bial que é homossexual. Na entrevista, ele informa que tem namorado.
É a primeira vez que ele se assume gay. Faz isto agora, antes da campanha eleitoral, visando expor o assunto desde já, antecipando o desgaste político que seria muito maior durante a disputa do ano que vem. Mesmo sem ter assumido ser gay, Leite vem sendo alvejado por ataques pesados por parte de políticos como Bolsonaro e Jefferson, mas não só. Nas redes sociais, a coisa é muito mais pesada.
Foi durante entrevista gravada na tarde desta quinta-feira, ao programa Conversa com Bial, da TV Globo. A entrevista será veiculada na madrugada desta sexta.
Disse Eduardo Leite:
- Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso.
Eduardo Leite está em São Paulo e discute as prévias que o PSDB fará, quando tentará ser o primeiro presidente assumidamente gay do Brasil.
Leite disse que não tem "nada a esconder" e que se orgulha de sua sexualidade.