Saiba por que você pode encarar com bom humor o embarque em 2021

 

Márcio Bins Ely, PDT, é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

O vereador Márcio Bins Ely (PDT) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira. Com votação nominal, Bins Ely disputou o cargo com a vereadora Karen Santos (PSol), que foi a mais  Ele recebeu 26 votos, enquanto Karen Santos, Psol, teve 10 votos.

Os outros membros da Mesa:

- Idenir Cecchim (MDB) foi escolhido para ser o primeiro vice-presidente na Mesa Diretora; a Comandante Nádia (Dem), a segunda vice; Hamilton Sossmeier (PTB), primeiro secretário; Mônica Leal (PP), segunda secretária; e Clàudio Janta (Solidariedade), terceiro secretário.

As três maiores bancadas da Câmara, PT, Psol e PSDB, ficaram fora da Mesa.

Ao vivo, eleição da nova Mesa da Câmara e posse do prefeito Sebastião Melo

 

Advogado conta o que há por trás da perseguição política movida pelo STF contra o jornalista Oswaldo Eustáquio

 A entrevista a seguir foi publicada hoje pelo Jornal da Cidade On Line, editado no RS. Trata-se de uma entrevista feita pela jornalista Camila Abdo com o advogado de Oswaldo Eustáquio, Ricardo Vasconcellos. Ele conta tudo que há por trás da perseguição movida pelo STF contra o jornalista, que passou o Ano Novo e o Natal preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Oswaldo Eustáquio é o único preso político do Brasil.

Sebastião Melo resolve ir de táxi para tomar posse na Câmara

O prefeito eleito Sebastião Melo resolveu ir de táxi à cerimônia de posse na Câmara de Vereadores, que ocorre daqui a pouco.

A mulher de Melo, Valéria, irá de Uber.

O prefeito disse nas redes sociais que os gestos são emblemáticos:

- Bom dia! Hoje saio de casa ao lado da Valéria e do João Arthur às 15h30. Eu irei para a posse de táxi e a Valéria de Uber, numa demonstração que os dois modais são fundamentais pra nossa cidade e terão igualdade de tratamento no governo. As duas categorias merecem nosso respeito.

Rede Globo desmente morte de Pedro Bial

A Rede Globo emitiu comunicado para dedsmentir a morte do apresentador e jornalista Pedro Bial.

Uma fake news que rolou nas redes sociais desde ontem a noite, dava conta da morte de Bial, que teria sofrido um infarto fulminante.

Ex-secretário da secretaria Geral de Dilma morre eletrocutado em Florianópolis

Morreu nesta sexta-feira, em Florianópolis, Diogo Santana, ex-Secretário Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, na época comandada pelo ministro Gilberto Carvalho, durante o governo de Dilma Rousseff.

De acordo com informações preliminares, Diogo morreu após encostar em uma cerca elétrica.

Ele assumiu o cargo em 2013, logo após o então secretário Rogério Sotilli ser convidado pelo, na época, novo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para comandar a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social de São Paulo.


Dica do editor - Se você está em Gramado, programe-se para um dia de aventura aí perto, nas corredeiras do Paranhana, Três Coroas

 

Jornalista estranha parceria Rede/STF para invadir prerrogativas do Legislativo e do Executivo

O jornalista Claudio Humberto revela, hoje, uma desconfiança muito grande, que é ambém do editor, a respeito da estranha parceria entre a Rede, o Partido de Marina Silva, e o STF. 

A Rede foi rejeitada pelas urnas. Em 2020, elegeu apenas um deputado federal e dois senadores, mas bate às portas do STF e com ele tem conseguido emplacar pautas que acabam governando o governando e também invadindo prerrogativas do Executivo e do Legislativo. 

Escreve o jornalista:

- O Partido Rede e o STF, impondo ações ao Executivo e ao Legislativo, mostrando que a rigor não é necessário disputar eleição para governar.

Só em 2020 uma dúzia de atos do Executivo e decisões privativas do Congresso foram determinados ou anulados pela parceria Rede/STF.

A decisão mais recente da parceria Rede/STF prorroga o “estado de calamidade”, que permite compras públicas sem licitação. Humm…A decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandowski prorrogando o estado de calamidade conseguiu desagrada

Vitor Bertini - 2020, eu preciso escrever

2020, EU PRECISO ESCREVER
HOJE, O TEMPO
2021, EU PRECISO CANTAR,  por Vitor Bertini 

Hoje eu preciso escrever; e na escrita que choro, o abraço que não posso, as mãos que não alcanço.
Hoje eu preciso escrever; e no canto do pássaro que canta só, triste, me afastar por amor.
Hoje eu preciso escrever; longe te ver, sentir, saudade de gente que amo sem conhecer.
Hoje eu preciso escrever; na mão que abana, no olhar que busca, na lágrima que brota, nas crianças, a esperança.
Hoje eu preciso escrever; rezar perdão pelo que não sei, pelo que fiz e pelo que não pude fazer.
Hoje eu preciso escrever;  pelos beijos que, tenho certeza, ainda darei – em ti, meu amor, e em todos vocês.

CLIQUE AQUI para seguir a leitura e se cadastrar..

Luiz Carlos Busato entregou Canoas para Jairo Jorge sem déficit, R$ 75 milhões em caixa, com as contas em dia e salários pagos

O ex-deputado Luiz Carlos Busato, PTB, encerrou sua gestão com as dívidas de curto prazo pagas, salários de dezembro antecipados, o 13º salário de servidores quitado de forma integral e um saldo de R$ 75 milhões no caixa do município. 

Busato passou o cargo para o ex-prefeito Jairo Jorge, PSD, que volta ao comando da segunda cidade mais importante da Grande Porto Alegre.

O que disse o prefeito que saiu:

- Esse balanço demonstra que durante toda a nossa gestão tratamos com respeito o dinheiro público. Nos últimos anos, optamos por um orçamento realista, que nos mostrava previsões deficitárias, mas elas foram revertidas a partir de um trabalho rigoroso de gestão.

Luiz Carlos Busato contou que todos os débitos antigos também foram quitados, incluindo as licenças-prêmio de servidores referentes ao período de 2013 a 2016, que estavam atrasadas e, desde 2017, passaram a ser pagas. Em 2020, mesmo diante da queda de arrecadação, que em abril chegou a beirar os 40%, todas as dívidas de curto prazo foram pagas, o que inclui fornecedores e as chamadas compulsórias.  


Estes são os três nomes que faltavam para compor o secretariado de Sebastião Melo

O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou esta tarde mais quatro nomes que irão compor o governo:

Secretário da Cultura, Gunther Axt.
Procurador Geral do Município (o cargo tem status de secretário), Roberto Silva da Rocha.
Secretário Extraordinário de Combate ao Coronavírus, Renato Ramalho

Melo falou pela web. 

Daqui a pouco vai assumir o prefeito eleito Sebastião Melo. Posse será em praça pública.

O prefeito eleito Sebastião Melo e seu vice Ricardo Gomes tomam posse a partir das 15h na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Mais tarde, as 18h, em cerimônia ao ar livre no Largo Glênio Peres, próximo ao Paço Municipal, haverá a transmissão de posse. 

Ambos os momentos terão restrição ao público e serão transmitidos pela internet.

Tarso, Bolsonaro e Covid foram os principais assuntos procurados pelos leitores deste blog

Estas 5 notícias foram as mais procuradas pelos leitores durante esta semana, segundo o Google Analytics. Apenas uma delas tem a ver com o RS. 

Tarso Genro incita João Doria a acabar com Jair Bolsonaro
1,47 mil

Ex-executiva da farmacêutica Merck, crítica das vacinas, morre misteriosamente
1,47 mil

Esta inacreditável aglomeração aconteceu hoje, 11h20min, na Meia Praia, Itapema, SC
1,46 mil

Memes ridicularizam "interferência" do STF no jogo de ontem em Vila Belmiro
1,32 mil

Bia Doria não gostou das fotos do marido (sem máscaras) fazendo compras em Miami
1,27 mil


Turistas e veranistas ignoram a pandemia e lotam as praias de Santa Catarina

As praias de Santa Catarina amanheceram lotadas neste primeiro dia do ano, conforme mostra esta foto do site do jornal NSC (ex-Diário Catarinense), Florianópolis.

Muito pouca gente usa máscara à beira da praia e ninguém evita aglomeração.

Como a RBS não controla mais o jornal NSC, a mídia local não manifesta escândalo diante da livre movimentação de veranistas e turistas.

O governo estadual demonstra maior preocupação em relação ao possível ingresso de infectados com o variante do vírus chinês detectado no Reino Unido, porque passageiros que chegaram de Londres tiveram amostras recolhidas e enviadas para a Fiocruz.

Veja como foi a reação de Bolsonaro ao ser atingido por tempestade em alto mar

 

Historiador Gunther Axe será o novo secretário da Cultura de Porto Alegre

 O historiador gaúcho Gunther Axe será o novo secretário da Cultura de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para conhecer o currículo de Axe.

Enfermeiro americano pega covid depois de receber vacina da Pfizer. Efeitos da vacina não são imediatos.

Um enfermeiro de 45 anos que recebeu a vacina da Pfizer nos Estados Unidos em 18 de dezembro foi diagnosticado com vírus chinês, informou a ABC News nesta terça-feira.

Matthew W., de San Diego, disse que o único efeito colateral que experimentou após a vacina foi dor no braço.Seis dias depois, após trabalhar em um turno na unidade Covid-19, Matthew teve calafrios, dores musculares e fadiga. Um teste no hospital confirmou o diagnóstico para a doença.

O cenário, no entanto, não era inesperado, disse o Dr. Christian Ramers, especialista em doenças infecciosas do Family Health Centers de San Diego. Os pacientes não desenvolvem proteção COVID-19 imediatamente após serem vacinados. “Nós sabemos, a partir dos testes clínicos da vacina, que vai demorar cerca de 10 a 14 dias para você começar a desenvolver a proteção da vacina”, disse Ramers . Mesmo após esses 10 a 14 dias, os pacientes ainda precisam de uma segunda dose da vacina para proteção total. “Acreditamos que a primeira dose lhe dá algo em torno de 50%, e você precisa da segunda dose para chegar a 95%”, acrescentou Ramers.

Ex-ministro Weintraub será o candidato do bolsonarismo ao governo de São Paulo

O ex-ministro da Educação e atual diretor do Banco Mundial, Abraham Weintraub, será o candidato do bolsonarismo ao governo de São Paulo.

Juiz federal decide não entregar documentos hackeados para Lula. Lewandowski reitera ordem de entrega.

O juiz plantonista da 10ª Vara Federal de Brasília, Waldemar Claudio de Carvalho, negou o compartilhamento imediato de mensagens obtidas pela operação Spoofing com o ex-presidente Lula. O acesso ao conteúdo hackeado do celular de autoridades, especialmente de integrantes da Lava Jato, foi autorizado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski nas segunda-feira.

O juiz Claudio de Carvalho, no entanto, considerou manifestação do MPF (Ministério Público Federal) alegando que é impossível adotar as medidas de segurança necessárias para liberar as mensagens durante o plantão de Ano Novo.

O ministro reiterou que não quer saber de negativa e reiterou que sua ordem deve ser cumprida imediatamente (CLIQUE AQUI para ler notícia do Conjur de hoje).

Lewandowski permitiu a Lula ver as mensagens que tenham conexão direta ou indireta com ele. Deu prazo de 10 dias e exigiu o acompanhamento de peritos. 

CLIQUE AQUI para ler a decisão de Lewandowski.

A partir de hoje, quem tiver renda mensal per capita inferior a 1/4 do mínimo terá benefício federal

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) será concedido à família com renda mensal per capita inferior a 1/4 de salário mínimo, a partir de hoje. É que o presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória que altera a lei que estabelece critério de renda exigido para fins de percepção do BPC.

CLIQUE AQUI para entender o que diz a lei.






Mais de 5 mil prefeitos tomarão posse nesta sexta-feira

Mais de 5.000 prefeitos tomarão posse por todo o Brasil nesta sexta-feira. 

Eleitores de todos os 26 Estados foram às urnas em novembro para eleger os chefes dos 5.567 municípios brasileiros. 

O partido que mais elegeu prefeitos em 2020 foi o MDB, com 783.

Atacado pelo vírus chinês, morreu em Porto Alegre o radialista Flávio Martins, 75 anos

Morreu ontem o radialista gaúcho Flávio Martins, 75 anos. Foi mais uma vítima do vírus chinês. Ele teve a morte confirmada na noite dessa quarta-feira.

O radialista trabalhou nas rádios Guaíba, Gaúcha e da Ufrgs.

Martins permanecia internado no Hospital São Lucas da PUCRS desde 7 de dezembro. Natural de Porto Alegre, ele teve o corpo sepultado na tarde de ontem, no Cemitério João XXIII

Veja a live de ontem, a última do ano, do presidente Jair Bolsonaro

 

Brasil registra terceiro dia seguido de mais de mil mortos diárias por vírus chinês

O Brasil registrou 194.949 mortes por vírus chinês até o final da tarde de ontem, de acordo com o ministério da Saúde. São 1.194 vítimas a mais que o registrado no dia anterior. É o 3º dia consecutivo que o país registra mais de 1.000 mortes.

O Brasil perdeu 21.805 vidas em dezembro. O número de vítimas é superior ao registrado em novembro (13.236) e outubro (15.932).

Foram mais de 56.773 casos em 24 horas, totalizando 7.675.973 infectados.

Os dados indicam que 6.747.065 pessoas estão recuperadas da doença, e 733.959 permanecem em acompanhamento.

CLIQUE AQUI para examinar dados de todos os Estados.

Governo de São Paulo prorrogou a quarentena em São Paulo. Restrições são severas.

O governo paulista prorrogou, ontem, a quarentena no Estado de São Paulo até o próximo dia 7 de fevereiro. 

As informações são da Agência Brasil.

Na atual Fase Vermelha, o atendimento presencial fica proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

O decreto de hoje também prorrogou, até 7 de fevereiro, a suspensão de atividades não essenciais da administração pública estadual.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Nesta segunda-feira, Sebastião Melo terá que definir nova política pública de enfrentamento ao vírus chinês

O prefeito já avisou que não dará ênfase às restrições e que quer uma bandeira própria de contenção ao coronavírus.

Será segunda-feira o primeiro grande teste do prefeito eleito Sebastião Melo, tudo sobre política pública de combate ao coronavírus em Porto Alegre.

É que valerá só até segunda-feira, 4 de janeiro, as regras existentes no município para o combate à pandemia.

O Decreto 20.887 foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) nesta quarta-feira, 30.

CLIQUE AQUI para ler o decreto.

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus admite que este ano morreu menos gente do que no ano passado em Porto Alegre

A foto é de Cristine Rocha, prefeitura.


Eis o que constatou, ontem, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Porto Alegre:

Menos mortes gerais em 2020
Porto Alegre teve a menor variação de óbitos em 2020, comparado com 2019, tudo entre as capitais com mais de 1 milhão de habitantes. Viés é de queda 
Caem os números de infectados.
Houve redução nas duas últimas semanas em casos confirmados (foram 4,7 mil entre 7 e 13 de dezembro ante 3,6 mil entre 14 e 20 de dezembro) e em pessoas procurando atendimento nas tendas e unidades de saúde por síndrome gripal (3,4 mil entre 7 e 13 de dezembro e 2,1 mil entre 21 e 27 de dezembro).
Uso de UTIs ainda é elevado
No entanto, o número de pessoas confirmadas para Covid-19 em UTIs ainda permanece elevado. Ontem, foram 324 pessoas.

Esses dados podem indicar uma redução da circulação do vírus na cidade ou significar apenas uma mudança de padrão na busca de atendimento devido aos feriados.

CLIQUE AQUI para examinar o comunicado oficial.

Caiu para 86,52% a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre

Caiu mais um pouco a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre, que passou dos 87,03% de quarta-feira para 86,52%.

A taxa continua no entorno dos 90%, o que acontece há três meses, mas o viés é de baixa.

Ontem a noite, segundo a prefeitura, 324 doentes infectados com casos confirmados e 16 sob suspeita, ocupavam as 816 posições de leitos de UTIs.

Ao longo de dez meses, Porto Alegre acumula 77,5 mil casos confirmados e 1.873 óbitos.

CLIQUE AQUI para mais informações e gráficos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/