Raquel Dodge não quer volta de bandidos aos seus Estados de origem

No RS, juízes da 1a. e 2a. Vaera de Excecuções Penais mandaram voltar dois bandidos transferidos para Mossoró. O que é inaceitáel.

A Procuradora Geral da República, Raquel Dodge enviou ao STF parecer contrário à volta de presos que ocupam penitenciárias federais há mais de dois anos aos presídios de seus estados de origem, relata o G1. O pedido, apresentado pela Defensoria Pública da União, está sob análise de Alexandre de Moraes no Supremo. Mas já provocou protestos do governador Luiz Fernando Pezão

Onyx convoca ministro da Cultura para que explique dinheiro público liberado para mostras satânicas de pedofilia

O deputado Onyx Lorenzoni mandou ao editor, ainda há pouco, a cópia do requerimento de convocação do ministro da Cultura. Ele terá que falar na Comissão de Segurança Pública da Câmara.

O deputado do DEM justifica do seguinte modo a convocação:

- As mostras satânicas e de apologia à pedofilia, ocorridas em SP e no RS, colocam em risco a ordem pública. 

Onyx Lorenzoni quer que o ministro explique por que razão libera tanto dinheiro da Lei Rouanet para atos criminosos.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do requerimento e sua justificativa.

Artigo, Aod Cunha, Zero Hora - Um projeto de futuro para o Rio Grande do Sul

A crise fiscal do Rio Grande do Sul virou o novo normal na vida dos gaúchos. Qualquer perspectiva de um futuro melhor passará pela capacidade deste e do próximo governo resolverem esta crise. Não há projeto de futuro para um Estado que não consegue financiar políticas básicas de educação, saúde e segurança. Mas será somente o ajuste fiscal que nos trará um futuro melhor?


Precisamos também de um projeto de futuro que recupere o dinamismo econômico perdido pelo Rio Grande do Sul nas últimas décadas. Um projeto que traga esperança e una os gaúchos. As elites gaúchas (empresários, sindicatos de trabalhadores, políticos e acadêmicos) fracassaram nas últimas décadas frente à visível deterioração do desenvolvimento econômico e social no Rio Grande do Sul.  Sobraram protestos e faltou articulação para união.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Tito Guarniere - Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cao, está morto

Nas estatísticas oficiais a morte de Cao será contada como suicídio.

Mas ninguém se iluda. Mãos visíveis algumas, que podem ser identificadas sem que seja necessário levar ninguém à prisão, e mãos invisíveis, muitas mãos invisíveis, o empurraram das alturas, de modo que os seus ossos se quebrassem, o sangue jorrasse na hemorragia incontrolável, e a vida se extinguisse rapidamente no choque terrível. Instantes depois do baque surdo, o coração cheio de bondade, de tolerância, de respeito ao próximo, parou de bater.

Que mãos eram essas? Mãos de quem talvez saiba o que é vingança, mas sabe pouco do que seja justiça.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Fachin insiste com o erro do STF e mantém Aécio preso em Brasília

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na tarde desta terça-feira um pedido feito pela defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) para suspender o afastamento do tucano.


Na última terça, a Primeira Turma do STF determinou o afastamento de Aécio do mandato e o recolhimento domiciliar noturno do tucano, isto é, o proibiu de sair de casa à noite. O recolhimento é uma das medidas cautelares diversas da prisão previstas no Código de Processo Penal.

A decisão do STF, inclusive a de hoje, viola a Constituição, que não admite as punições, a não ser por autorização do Senado. A invocação de legislação infraconstitucional não pode atropelar o que diz a regra constitucional. É o que manda a hierarquia das leis. 

Leia as 200 páginas com as razões do TRF4 para ampliar para 41 anos o tempo de prisão do líder do PT, Zé Dirceu

Ao lado, postagem extraída do Google. Será esta a imagem que Andifes tem de Zé Dirceu ou acha que ele "tem sua honra destruída pelo estado policial, em nome de um moralismo espetacular ?"

Será o TRF4 também o objeto da nota da Andifes, hoje, protagonista da“atuação desmedida do aparato estatal”, as “práticas de um estado policial” e a destruição da honra das pessoas “em nome de um moralismo espetacular” ? Foi o que disse em nota, hoje, a Associação Nacional dos Dirigentes de Universidades, tentando defender a honra do reitor suicida da UFSC.

Somente agora o TRF4, Porto Alegre,  colocou na sua página de Web a íntegra do voto do relator da Lava Jato, João Paulo Gebran Neto, que pediu pena de 41 anos de prisão para José Dirceu. Em 26 de setembro, o tribunal decidiu aumentar a pena de Dirceu para 30 anos e 9 meses.

São quase 200 páginas.

Era o dobro da pena a que o ex-chefe da Casa Civil de Lula havia sido condenado na primeira instância –20 anos e 10 meses. 

CLIQUE AQUI para ler, instrua-se e passe adiante.

Nassif ensina o caminho da roça para Lula, Dilma e Zé Dirceu: "Suicidem-se. É a única saída para escapar da desonra".

O jornalista Luis Nassif lembra em seu blog de hoje, escreveu este texto malcheiroso a seguir, no qual reverbera os mesmos argumentos que costuma usar para defender os bandidos petistas da Lava Jato, sobretudo Lula e Dilma, atacando de modo despudorado as instituições republicanas e o estado democrático de direito, que quer desmontar para livrar da prisão seus ícones de pés de barro:

- Das entranhas da Lava Jato a delegada da Polícia Federal Erika Marena saiu de Curitiba e transportou os métodos da Lava Jato para Santa Catarina. Estrela de cinema, tinha que manter a fama de implacável. Lá, encontrou como chefe o delegado Marcelo Mosele que, ao assumir a superintendência da PF em Santa Catarina, discursou afirmando que a corrupção é a maior ameaça à humanidade.

E vai adiante no seu delírio de raciocínio lulopetista:

- Quando o reitor Luiz Carlos Cancellier pediu acesso ao inquérito, imediatamente foi denunciado por Henkel, como tentativa de obstrução da Justiça. Nesses tempos bicudos, as longas mãos da CGU criaram núcleos de poder em cada universidade, e Henkel pretendeu exercê-lo com a autoridade dos moralistas e com a plenitude dos superpoderosos. Imediatamente obteve a adesão de Orlando Vieira de Castro Jr, superintendente da CGU em Florianópolis. E o caso foi parar com o procurador da República André Stefani Bertuol.

Qual a solução para Cancellier, segundo a percepção civilizada de Nassif ? Leia:


- Restou a Cancellier a única saída que encontrou para a desonra que se abateu sobre ele: o suicídio. Que seu sangue caia sobre todos seus algozes.

Plebiscito sobre separação do Sul do Brasil sairá neste sábado no RS, SC e Paraná

O movimento "O Sul é Meu País" realizará neste sábado mais um plebiscito informal para consultar moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil.

Para a votação, chamada de Plebisul, serão espalhadas urnas em locais públicos de cerca de 900 cidades dos três estados. Os participantes responderão sim ou não à pergunta: "Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?".

A coordenadora geral do movimento é a gaúcha Anidria Rocha, que mora em São Jerônimo

A consulta ocorre das 8h às 20h. A organização do movimento diz que são cerca de 20 mil voluntários envolvidos em todo o processo.

Os locais de votação podem ser consultados no site oficial do Plebisul.

É inaceitável luto oficial pelo suicidío do reitor da UFSC

O luto oficial de três dias decretado em Santa Catarina, tudo em função do suicídio do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, é um evidente ato de escárnio contra a população que não admite mais que atos de corrupção no setor público sejam enfiados para debaixo do tapete.

A reprovação aos atos indignos na função pública vale para vivos ou mortos.´

Suicídio não absolve ninguém.

Ainda que sob investigação, não cabe aos vivos prantear acusados que não passaram livres pela coisa julgada.

Apesar da crise fiscal, receita do ICMS volta a crescer em setembro no RS

Apesar de todos os problemas, o governo gaúcho conseguiu emplacar novo aumento real na arrecadação do ICMS, desta vez de 3,8%, quando ajustada pelo IGP-DI. A variação nominal foi de +2,3%. Quando ajustada pelo IPCA, no entanto, o resultado é de -0,4%.

No ano, sob qualquer ajuste que se fizer, a receita ainda é positiva: 3,5% (IGP-DI) e 1,3% (IPCA), mas 5% de avanço nominal, no frigir dos ovos.

No mês de setembro, o valor nominal da arrecadação foi de R$ 2,6 bilhões.

No ano, foram R$ 23,5 bilhões.

Os dados poderão sofrer pequena alteração, porque o editor apurou-os esta manhã, quando o total do mês ainda não estava completamente fechado.

Jairo Jorge confirma pré-candidatura ao governo gaúcho

O ex-prefeito de Canoas pelo PT, Jairo Jorge, confirmou na tarde desta terça-feira que será  pré-candidato ao governo do Estado do Rio Grande do Sul em 2018 pelo PDT.

Na próxima quinta-feira o partido realiza uma convenção com a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, o pré-candidato a presidente, Ciro Gomes e todos os deputados estaduais e federais.

Artigo, Gilberto Petry, Zero Hora - O perigo da generalização

- O autor é presidente da Fiergs, RS.

A tendência da generalização é o caminho mais rápido de se cometerem injustiças. Esse alerta tem grande importância no atual momento que vive o Brasil, quando se torna fácil pegar o mau exemplo de alguns empresários e jogá-lo sobre todos os empreendedores do país.

Neste que é um dos períodos mais pródigos da história nacional _ quando há a chance imperdível de separar o joio do trigo _ pode-se perder essa oportunidade e crucificar todos aqueles que um dia se arriscaram a enveredar no mundo da livre-iniciativa. Portanto, temos que ter cuidado para não transformar o atual momento brasileiro num campo fértil para a "empresariofobia".

Não vamos desperdiçar este capítulo histórico da vida nacional alastrando a pecha da corrupção para todos os empreendedores

Não estou falando dos "amigos do rei", que usufruem as benesses da corte. Estou me referindo, isto sim, à legião de anônimos empresários que, mesmo indignados, amargam em silêncio as injustiças sofridas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Embalados na Catalunha, grupo fará plebiscito para independência do Sul

Embalados pelo plebiscito realizado nesse domingo que aprovou a independência da região da Catalunha da Espanha, os integrantes do movimento “O Sul é o meu país” vão realizar no próximo sábado, dia 7, o Plebisul 2017 – uma espécie de plebiscito informal para que a população dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul votem se querem que a região Sul se torne um país independente.

Além de opinar sobre a proposta de separação do restante do Brasil, os sulistas poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular prevendo a realização de um plebiscito oficial, que poderia resultar efetivamente na separação da região.

Oi já realizou 12 mil acordos com credores, num total de R$ 160 milhões

A Oi informa que os credores da recuperação judicial que constam da Relação de Credores publicada pelo Administrador Judicial em 29 de maio de 2017 têm até o dia 19 de outubro para participar do Programa para Acordo com Credores e receber o valor de até R$ 50 mil.

Os interessados devem acessar a plataforma eletrônica www.credor.oi.com.br para se cadastrar, apresentar a documentação necessária e, depois, ir ao Centro de Atendimento da Oi da sua região -  Porto Alegre e Pelotas - para assinar o acordo. Caso o credor precise de apoio para acessar a internet também pode se dirigir ao centro de atendimento (confira abaixo a lista de endereços, que também estão disponíveis no website da Recuperação Judicial da Oi: www.recjud.com.br).

- O centro de atendimento em Porto Alegre está aberto nos dias úteis, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h: Avenida Borges de Medeiros, 512 - Centro.

- Já o centro de atendimento em Pelotas abrirá somente nos dias 4 e 5 de outubro, das 9h às 17h: Rua XV de novembro, 653 - 3 andar.

Porto Alegre vai receber tecnologia 4.5G da Claro

Até o final do ano a Claro implantará em Porto Alegre os serviços de tecnologia 4.5G para seus celulares.

4.5G é dez vezes mais rápido do que 4G.

Aneel avisa que continua processo para desautorizar usina térmica da Bolognesi em Rio Grande

A Aneel acaba de informar que continuará o processo para cassar a autorização da outorga da térmica que o grupo Bolenesi implantaria em Rio Grande. A termelétrica Rio Grande, com cerca de 1,2 gigawatt em capacidade, conta com o interesse de um grupo norte-americano pela usina.
A agência havia anteriormente dado prazo até o final de agosto para que a Bolognesi comprovasse condições de construir ou vender a usina e terminal de importação de gás e de regaseificação.

O empreendimento vale R$ 3 bilhões.

Em reunião de diretoria da Aneel, hoje, a Bolognesi disse estar prestes a transferir o projeto da usina Rio Grande ao Fortress Investment Group, dos Estados Unidos, mas os diretores da agência entenderam que ainda havia riscos de o empreendimento não ser viabilizado.

O deputado Jerônimo Goergen, que esta tarde passou a informação ao editor, disse que mobilizou a bancada federal gaúcha para entrar em ação.

E quer imediata reação do governo Sartori.

Corporações e seus aliados colocam novamente de joelhos a Assembléia do RS

As corporações e seus aliados dentro das bancadas, puseram novamente de joelhos a Assembléia do RS, que de novo não votará o projeto que proíbe 300 cedências remunerada de 300 servidores, 40 dos quais para o Cpers,ao custo anual de R$ 40 milhões para os contribuintes.

Desta vez, a alegação é de que o líder do governo, que quer votar o projeto, cumpre licença-paternidade.

Ora.

E o governo Sartori que se lixe com a falta de ferramentas pedidas aos deputados para controlar as contas públicas e com isto equilibrar as finanças, o que resultaria no pagamento em dia dos salários, melhoria dos serviços públicos e retomada dos investimentos.

Assembléia do RS acovarda-se a olhos vistos

A Assembléia do RS tripudia sobre as necessidades da população gaúcha, que anseia pelo ajuste fiscal do governo estadual.

É um escárnio a céu aberto.

O povo sabe que sem controle das contas públicas estaduais, os servidores continuarão recebendo salários fora do prazo, os serviços públicos continuarão de má qualidade e os investimentos públicos continuarão fora da agenda.

CCJ da Assembléia nega estribo pela sexta vez ao caso do plebiscito das estatais do RS

A oposição negou novamente a quantidade de presenças necessárias para formação de quorum na Comissão de Constituição e Justiça, para com isto garantir a votação do relatório do deputado Lucas Redecker sobre a realização do plebiscito para a privatização de estatais, entre as quais a jurássica CEEE.

É a sexta semana que os deputados faltosos faltam com os interesses do RS.

São os mesmos deputados que insculpiram na Constituição a exigência do plebiscito, mas na época, como agora, pensando em jamais consultar a população.

Produção industrial despencou em agosto, diz IBGE

A produção da indústria brasileira caiu 0,8% em agosto frente a julho, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Veja o gráfico na ilustração ao lado.

É a primeira queda após quatro altas seguidas - nesse período, o crescimento acumulado foi de 3,3%. Em comparação com agosto de 2016, no entanto, houve crescimento de 4% - melhor resultado para o mês desde 2010.

O setor de produtos alimentícios caiu 5,5%, depois de três meses consecutivos de crescimento, e foi o que mais contribuiu para a queda do índice, seguido por máquinas e equipamentos (-3,8%); coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,6%) e indústrias extrativas (-1,1%).

No acumulado do ano até agosto, o avanço do setor industrial é de 1,5%, e no acumulado de 12 meses, a queda é de 0,1%, prosseguindo com a redução no ritmo de queda iniciada em junho de 2016 (-9,7%), segundo o IBGE.

Sartori poderá oferecer ações do Banrisul como contrapartida ao novo Acordo da Dívida da União

Não existe lei alguma que impeça o governo Sartori de oferecer ações do Banrisul como contrapartida no caso da adesão ao Programa de Recuperação Fiscal dos Estados.

Desde que isto não implique em transferência do controle acionário do banco.

Ações preferenciais, por exemplo, não representam ações de controle, caso apenas das ordinárias, que também poderão ser oferecidas, porém dentro do bloco dos minoritários.

Dividendos também podem ser incluídos no pacote.

Opinião do editor - O que pretende a Associação Nacional dos Dirigentes de Universidades ao atacar os Poderes da República ?

Abaixo a República ?

Ao emitir nota denunciando a“atuação desmedida do aparato estatal”, as “práticas de um estado policial” e a destruição da honra das pessoas “em nome de um moralismo espetacular”, a Andifes não quis defender apenas a memória do reitor da UFSC, que se suicidou espetacularmente no shopping Beira Mar Norte, Florianópolis. 
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior pode estar referindo-se também a ações como as descritas na nota a seguir, na qual fica noticiado que o TCU bloqueou R$ 7,5 bilhões em ativos de empresas, executivos, políticos e gestores que nos governos lulopetistas de Lula e Dilma arrombaram os cofres públicos. 
A Andifes deve explicações cabais sobre o verdadeiro alcance das acusações lulopetistas que lançou contra os Poderes da República. 
Este tipo de ataque costuma ser desfechado pelos lulopetistas para defender seus criminosos e desconstruir o atual estado democrático de direito e os fundamentos d República.

TCU bloqueia R$ 7,6 bilhões de ativos do petista Gabrielli, empreiteiras, executivos e outros gestores públicos dos governos Lula e Dilma

Gabrielli,terceiro da direita para a esquerda, com a sua turma, inclusive Dilma e Lula.

O Tribunal de Contas da União (TCU) já determinou o bloqueio de R$ 7,57 bilhões em ativos de empreiteiras, executivos e gestores públicos investigados na Operação Lava Jato por desvios na Petrobrás. 

Os valores, atualizados, foram levantados por técnicos do tribunal, a pedido do Estado.

A indisponibilidade de bens atinge 13 empreiteiras, das quais oito integrantes do “clube” que se teria organizado em cartel para fraudar licitações e superfaturar contratos da estatal, pagando propinas a servidores e políticos. Também são alvo das medidas ao menos seis executivos e acionistas dessas construtoras e dez ex-dirigentes da companhia petrolífera. 

Neste último caso, a maioria é investigada por perdas de R$ 2,2 bilhões na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). O ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli e o ex-diretor Internacional Nestor Cerveró já foram condenados no fim de agosto a pagar parte desse prejuízo (R$ 250 milhões). 

Os bloqueios também são para cobrir superfaturamentos de R$ 2,1 bilhões em obras na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco; de R$ 1,3 bilhão no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj); e de R$ 1,25 bilhão na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. As decisões referentes a esses casos impedem a venda ou transferência de parte dos ativos de Odebrecht, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Iesa, Engevix e Promon, além de outras empresas e diversas pessoas físicas. 

CLIQUE AQUI para ler toda a notícia, que originalmente é do Estadão.

Inflação do IPC despencou 0,24% abaixo de zero em Porto Alegre

Porto Alegre encerrou setembro com a maior deflação entre as sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas. 

A média nacional ficou em -0,02%. Já na Capital Gaúcha, o Índice de Preços ao Consumidor ficou em -0,24%.

CPMI da JBS ouvirá, hoje, Luciano Coutinho. BNDES

A CPMI da JBS ouvirá, hoje, o ex-presidente do BNDES, o lulopetista Luciano Coutinho.

Juízes gaúchos mandam retornar dois líderes de facções criminosas transferidos para Mossoró, RN

A transferência dos presos perigosos resultou em imediata redução do índice de violência na Grande Porto Alegre, situação que poderá mudar novamente.

Dois dos principais líderes de facção do Estado voltarão ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. Tiago Benhur Flores Pereira, o Benhur, 32 anos, e Fabrício Santos da Silva, o Nenê, 34 anos, foram transferidos no dia 28 de julho durante a megaoperação Pulso Firme, que transferiu 27 detentos para três unidades prisionais geridas pela União. A dupla desceu na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde segue cumprindo pena.

Os juízes das 1ª e 2ª Varas de Execuções Criminais (VECs) de Porto Alegre, entre ouras razões, apontam que  "nenhuma prova aportou com relação à participação ou autoria dos fatos imputados, tampouco houve apuração das condutas na esfera administrativa para aferição de eventual falta grave.  (...) limitando-se o Ministério Público a se manifestar que permanecem inalterados os fundamentos do seu pedido inicial (...). Assim, em se tratando de medida de extrema gravidade — que não só altera a posição jurídica do preso, mas também o afastamento de seus vínculos familiares.

Fabrício Santos da Silva, o Nenê, 34 anos
Um dos principais líderes do braço armado da facção com base no Vale do Sinos. Cumpre 29 anos, três meses e 15 dias de condenações, com penas a cumprir até 2036. 
Tiago Benhur Flores Pereira, o Benhur, 32 anos

Considerado o homem mais poderoso da facção sediada no Vale do Sinos nas cadeias. Está condenado a 156 anos, três meses e 26 dias, com penas a cumprir até 2160. 

Servidores usam de força física e fecham com cadeado a sede da Reitoria da Ufrgs

Desde a madrugada de hoje, servidores filiados ao Sindicato dos Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul protestam e impedem a entrada de funcionários e estudantes no prédio da reitoria, no centro de Porto Alegre.

Os manifestantes colocaram cadeados em todos os portões de acesso.

Além da reitoria, no local também funcionam os prédios das faculdades de Educação, de Arquitetura e de Biomedicina. 

De acordo com os manifestantes, o protesto faz parte do Dia Nacional de Lutas nas Universidades, exigindo mais recursos públicos.

Senado desafiará o STF na sua sessão de hoje

A imensa maioria do STF é constituída de ministros nomeados pelo lulopetismo.

O Senado recrudesceu e decidiu que vai mesmo confrontar o STF, reunindo-se hoje para garantir o mandato e anulando a prisão domiciliar do senador Aécio Neves.

Na semana passada, por 3 x 2, a 1a. Turma do STF decidiu punir o tucano.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, e a presidente do STF, Cármen Lúcia, tentaram adiar a sessão do Senado para depois do dia 11, quando a Corte poderá revisar  a decisão da 1a. Turma.

Depois dos professores, 1,1 mil empregados da Procergs também decretam greve

Na esteira da greve dos professores estaduais, que já dura um mês, os trabalhadores da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir de hoje. Eles exigem reajuste de 7,3% nos salários e nos benefícios, sendo parte do índice – 2,56% – referente às perdas com a inflação deste ano (data-base 2017/2018). 

Outros 4,53% são a reposição da inflação da campanha salarial do ano passado, quando o reajuste foi de metade do INPC do período.

A Procergs tem 1,1 mil trabalhadores. 

Balança comercial terá superavit de R$ 64 bilhões. Será o maior da história do Brasil.

O saldo comercial já acumulou superávit de US$ 53,3 bilhões no ano. O superávit comercial será de US$ 64 bilhões em 2017, o maior de toda a história do Brasil. Além disso, o baixo déficit em transações correntes tem sido financiado por investimentos diretos no país.


Após registrar saldo positivo de US$ 1,3 bilhão na quinta semana do mês, o saldo da balança comercial brasileira encerrou setembro com superávit de US$ 5,2 bilhões, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Esse resultado é equivalente a um saldo positivo de US$ 63,2 bilhões em termos anualizados, levando em conta os ajustes sazonais. 

No mês:
- Exportações, US$ 18,7 bilhões.
- Importações, US$ 13,5 bilhões. 

O crescimento das exportações foi explicado pelo aumento das vendas nas três categorias de produtos: básicos (36,7%), manufaturados (18,0%) e semimanufaturados (11,1%). Em relação às importações, cresceram os gastos principalmente com bens de capital e com combustíveis e lubrificantes, de 34,5% e 26,4%, nessa ordem. Na margem, excluindo a conta do petróleo, os embarques cresceram 9,5%, enquanto as compras externas apresentaram alta de 11,5%. 

Opinião do editor - A Assembléia lava as mãos diante da dramática crise fiscal do RS

Sob a presidência do petista Edgar Preto, a Assembléia do RS não demonstra coragem alguma para enfrentar a dramática crise fiscal estadual, negando estribo ao governo para que ele ajuste suas contas e volte a pagar em dia os salários. A maioria dos deputados gaúchos, alguns da própria base aliada, fogem até mesmo de projetos menores, como é o caso da proposta de cortar as 300 cedências pagas de servidores, todos a serviço de sindicatos públicos belicosos, como é o caso do Cpers, que recebe 40 mesadas mensais para seus dirigentes. No total, os contribuintes bancam R$ 40 milhões por ano para que 300 servidores não trabalhem para eles, mas para si mesmos e seus colegas das corporações públicas.
A total responsabilidade pela condução de soluções para a crise fiscal tem sido atribuída ao governador Sartori, enquanto Assembléia e Judiciário lavam as mãos, garantidos seus duodécimos e os salários integrais, que são os mais altos do Estado.

Assembléia do RS tentará votar, hoje, fim de 300 cedências pagas para sindicatos

Deputados do próprio Partido do governo, o PMDB, retiram sistematicamente o quorum para não votar, tudo por interesse ou pressão corporativa. O governo parece disposto a pagar para ver, mas seu líder, Gabriel Souza, está de licença, o que complica a situação.

A Assembleia Legislativa terá que votar, hoje, o PL 148, de autoria do Poder Executivo, projeto não foi apreciado na última terça-feria por nova insuficiência de quórum. A matéria, no entanto, tramita sob regime de urgência e está trancando a pauta do parlamento há duas semanas.

O projeto é considerado polêmico, pois modifica drasticamente as regras para cedência de servidores a sindicatos e associações. Conforme a atual regra, cada entidade pode solicitar até dez servidores, e o Estado fica comprometido a ceder e manter o pagamento de salários. O projeto busca reduzir para apenas um servidor por entidade.

A decisão sobre outras matérias para a pauta de votação somente ocorrerá ao final da manhã, na reunião do colégio de líderes das bancadas.

Juíza do Trabalho manda Carris pagar em dia. Estatal alega que não tem dinheiro.

As decisões do gênero, envolvendo governo estadual e prefeitura, são sistematicamente derrubadas, já que os juízes dos casos não indicam de onde sairá o dinheiro. A Carris vive de mesadas passadas pela prefeitura e portanto é cronicamente deficitária, só sobrevivendo graças ao dinheiro de todos os contribuintes, mesmo os que não usam ônibus. 

A juíza da 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, Luciane Cardoso Barzotto, concedeu o pedido de um grupo de servidores da Carris que pediu a quitação do pagamento mensal até o final de cada mês, o que não havia ocorrido em agosto e em setembro.


Conforme a juíza, o artigo 39 da Lei Orgânica do Município (LOM), que trata sobre o pagamento do funcionalismo, manda que a folha deve ser quitada até o último dia útil de cada mês. Portanto, a decisão da Carris de alterar o sistema de pagamento é ilegal.

Terça-feira será de tempo bom em todo o RS

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

O sol já aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas em algumas regiões ainda acompanhado de nuvens. 

A terça-feira repetirá a temperatura amena dos últimos dias e começou fria em várias regiões do Estado. 


Em Porto Alegre, a terça-feira abriu com céu azul e sol claro. As marcas das temperaturas devem ficar entre 11°C e 24°C na Capital.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/