Artigo, Gilberto Simões Pires - Definitivamente, no brejo
O autor é editor do blog Ponto Crítico.
Lá no ano de 2016, quando o Brasil vivia dias de enorme sofrimento, por conta da tenebrosa -MATRIZ ECONÔMICA PETISTA-BOLIVARIANA-, idealizada pela Organização Comunista FORO DE SÃO PAULO e colocada em prática pela então presidente Dilma Rousseff e seu péssimo ministro da Economia Guido Mantega, a jornalista Cora Rónai, do jornal O GLOBO, publicou o artigo - A CAMINHO DO BREJO- A SOCIEDADE DÁ DE OMBROS, VENCIDA PELA INÉRCIA.
A SOCIEDADE DÁ DE OMBROS
Um país vai para o brejo aos poucos, construindo a sua desgraça ponto por ponto, um tanto de corrupção aqui, um tanto de demagogia ali, safadeza e impunidade de mãos dadas. Há sinais constantes de perigo, há abundantes evidências de crime por toda a parte, mas a sociedade dá de ombros, vencida pela inércia e pela audácia dos canalhas.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Artigo, especial - O Colapso Começa Dentro: Como a Conivência das Elites Precede a Punição dos Mercados
Este asrtigo é do "Observatório para um Brasil Soberano".
Não são as tarifas que arruínam um país. São os pactos internos de conveniência. O colapso de uma nação não começa no anúncio de uma sanção ou no fechamento de uma fronteira comercial. Ele começa quando as instituições deixam de se submeter a princípios objetivos e passam a operar por alinhamento, temor ou cálculo. E, nesse processo, o papel das elites não é coadjuvante — é central.
Toda elite tem uma escolha a fazer quando a ordem institucional começa a se desfigurar: resistir ou lucrar. Na maioria das vezes escolhe lucrar. Não por malícia pura, mas porque aprendeu a operar em ambientes instáveis, a extrair vantagens do caos, a explorar os vácuos criados por crises políticas, jurídicas e sociais. E enquanto os pequenos recuam, os grandes moldam o ambiente ao seu favor — até que o próprio ambiente deixe de ser sustentável.
CLIQUE AQUI para ler muito mais.
Rodrigo Lorenzoni denuncia novos privilégios da Defensoria Pública e do MPRS
Rodrigo Lorenzoni é deputado estadual do PP do RS. Neste vídeo elemostra como as elites do Ministério Público e da Defensoria Pública retomam privilégios extintos por lei da Assemgleia.
Entrevista, Osmar Terra - Judiciário faz esforço concentrado para liberar milhares de traficantes
O deputado Osmar Terra é deputado federal pelo RS. Ele é médico e ex-secretário gaúcho da Saúde em dois governos. Também foi ministro de Bolsonaro.
Desde o dia 30 de junho, começou o mutirão para revisar prisões por pequenas quantidades de maconha. Que história é esta ?
A ação, liderada pelo Conselho Nacional de Justiça, cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Pela nova decisão do STF, ficou descriminalizado o porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas.
O que o deputado acha disto ?
Eu já tinha criticado a decisão do STF em legislar sobre porte de maconha – invadindo a competência do Congresso.
Liberou geral ?
Preparem-se porque milhares de traficantes voltarão às ruas em consequência da descriminalização da maconha por uma decisão do STF. Vocês acham que vai diminuir ou vai aumentar o consumo de drogas na juventude brasileira?
Dica do editor - Entenda como o Brasil foi humilhado na OEA
Lula virou de fez um pária na política internacional.
Artigo, especial, Ives Gandra Martins - As falsas narrativas do governo Lula - ricos contra pobres
Ao polarizar ainda mais a sociedade com seu discurso de ricos contra pobres, o governo Lula tenta desviar o foco de suas próprias falhas. As recentes manifestações do presidente, afirmando que defende os pobres contra os ricos, que o aumento do Imposto sobre Obrigações Financeiras (IOF) só atingiria os ricos e que ele é um defensor dos pobres, levantam uma questão que não tem nada a ver com a realidade. Qualquer tributação sobre as empresas implica prejuízo para os pobres, pois reflete no consumo.
As empresas sobrevivem porque têm lucro. Ou seja, elas não resistem se não conseguirem gerar lucro, não só para remunerar seus acionistas, mas também para reinvestir e manter a competitividade no mercado.
CLIQUE AQUI para ler mais e saber mais sobre o autor.
Dica do editor - Entenda o impacto das novas tarifas americanas em SC, PR, MG, ES, RS, MT, GO e MS
A seguir, vai levantamento sobre o impacto que a tarifa imposta pelo governo Trump terá em alguns Estados do Brasil. O estudo foi feito pela Futura Inteligência, braço de pesquisas da Apex Partners, plataforma de investimentos com 14 bi sob gestão e custódia.A pesquisa contempla os 8 estados (SC, PR, MG, ES, RS, MT, GO e MS) denominados onças brasileiras, termo criado pela Apex em alusão aos tigres asiáticos, para tratar dos estados que crescem acima da média nacional. O levantamento traz esses impactos, detalha os setores, os produtos exportados.
CLIQUE AQUI para examinar todo o relatório, inclusive gráficos e tabelas.
IBC-Br caiu 0,74% em maio sobre abril, diz Banco Central
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,74% em maio, na comparação com abril e na série com ajuste sazonal, informou a autarquia nesta segunda-feira.
O IBC-Br é uma espécie de PIB do Brasil.
Interanual
Na comparação com maio de 2024, o IBC-Br total cresceu 3,16% na série sem ajuste sazonal.
Oposição gaúcha torce pelas candidaturas de Leite, Pimenta e Manu
A oposição torce com interesse especial para que a esquerda vá dividida para a disputa pelas duas cadeiras gaúchas no Senado, atualmente ocupadas por Luiz Carlos Heinze, PP, e Paulo Paim, PT.
Paim já disse que não disputará a reeleição, mas Heinze ainda alimenta a esperança de sair candidato pelo PP.
O cenário ideal desejado pela oposição é que estes sejam os principais candidatos da esquerda, divindo os votos
Eduardo Leite, PSD
Paulo Pimenta, PT
Manuela D'Ávila, PSB ou outro puxadinho do PT.
Elesgem,-se osque tiverem mais votos, sem segundo turno.
Manuela D'Ávila farda-se para ser candidata ao Senado e perder de novo
Sem saber para que Partido migrará depois de sua saída do PCdoB, a comunista gaúcha Manuela D'Ávila vai pavimentando sua candidatura a uma das duas cadeiras do Senado que cabem ao RS.
Manu farda-se para perder outra majoritária.
Ela já foi candidata e perdeu para os cargos de prefeito de Porto Alegre, governador e vice-presidente.
A jornalista Flávia Bemfica, Correio do Povo, conta em reportagem laudatória o que faz a comunista gaúcha (CLIQUE AQUI para ler).
Dica do editor - Cinco Dias no Hospital Memorial, na Apple TV e Netflix
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta série baeada em fatos reais, tudo em função dos eventos do furacão Katrina que destruiu Nova Orleans. Este material é do site da Revista Oeste.
Dica do editor - Use o Whats e reserve agora mesmo seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre
A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.
CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR E LER MELHOR.
AMBIENTE AQUECIDO.
Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.
NAO ABRE HOJE
Whats
993882401 / 993887265.
Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
Nesta entrevista, senador Girão diz que Senado senta em cima de 60 pedidos de impeachment contra ministros do STF
A entrevista a seguir foi concedida para a TV Senado.
Artigo, especial, Marcus Vinicius Gravina - Se o STF não levar em conta as advertências de Trump, terá que arcar com as consequências
Título original - Julgamento – 1ª. Turma ou Plenário do STF.
O autor é advogado no RS.
O Relator do processo contra o Bolsonaro, ministro Alexandre de Moraes sente-se com mais poder do que o presidente da 1ª. Turma do STF somado aos demais ministros. Alguém duvida disso ?
(...)
De cinco ministros ele conta com dois votos histriônicos, o dele e o do ministro Flávio Dino, inimigos capitais do Bolsonaro como puxadores dos votos dos demais. Inclui o presidente Cristiano Zanin, amigo íntimo e advogado do Lula ameaçado de morte pelo réu segundo narrativa do Relator e do próprio Lula, fato dos autos do processo.
É pública a “inimizade capital” entre o julgador, min. A. Moraes e o réu Bolsonaro. O mesmo, pode-se dizer do ministro Flávio Dino.
CLIQUE AQUI para ler muito mais.
Lula come jabuticaba, faz reunião de 4 horas com ministros e diz que só discutirá questões econômicas com Trump
O governo pode criar nesta segunda-feira um comitê com empresários para discutir a resposta que será dada à nova política tarifária de Donald Trump com o Brasil. O presidente nomeado Lula da Silva, que ontem foi visto comendo jabuticaba e oferecendo a fruta brasileira para Trump, reuniu-se nesse domingo com representantes de sete ministérios e avisou que vai se encontrar pessoalmente com empresários dos setores afetados para traçar uma estratégia conjunta contra a tarifa de 50%. A reunião durou 4 horas. O comitê será coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmi'.
Na reunião da noite desse domingo, Lula disse aos ministros que as conversas com o governo dos Estados Unidos devem ocorrer apenas no campo econômico. A defesa das instituições brasileiras e da soberania nacional "não estão na mesa de negociação".
Lula, seu governo e seu aliado STF, estão equivocados, porque a questão é também política (leia nota a seaguir).
Chefe da assessoria econômica de Trump diz que julgamento de Bolsonaro é ameaça à segurança nacional dos EUA
Em entrevista à ABC News, o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, foi questionado sobre as tarifas de 50% contra o Brasil, as maiores até agora. Ele afirmou que elas fazem parte de uma 'estratégia tarifária global'. Ele disse que o republicano pode impor tarifas caso seja uma ameaça nacional, que é o caso do Brasil, destacando o caráter político do tarifaço de 50%.
No caso do Brfasil, Hassett vinculou o caso claramente à situação de Bolosonaro:
- O Brasil é uma 'ameaça à segurança nacional' em especial pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Questionado pelo apresentador da ABC do superávit comercial americano com o Brasil, o assessor ...
CLIQUE AQUI para ler mais.
Mercado financeiro aposta em inflação oficial de 5,17% para 2025
As expectativas do mercado financeiro estão mais otimistas com relação à inflação do país. Pela sétima semana consecutiva, são registradas quedas nas projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país. De acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira, em Brasília, é esperado que o ano feche com uma inflação de 5,17%.
PIB e dólar
As projeções relacionadas ao Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todas riquezas produzidas no país - se mantiveram estáveis para 2025, com um crescimento de 2,23%.
O mercado projeta que, ao final de 2025, a moeda norte-americana custará R$ 5,65.
Juros básicos
O Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). As expectativas do mercado financeiro para a Selic se mantêm em 15% ao ano há três semanas.
Bolsa abre a semana em forte queda
A Bolsa abriu a semana em forte queda.
O dólar sobe levemente.
10h51min
Bolsa, -0,74%, 135.198 pontos
Dólar comercial, +0,l6%., R$ 5,5577 para venda
Dica do editor - Saiba por que Eduardo Leite cala diante da crise EUA x Brasil
Pelo 5o dia seguido, o governador Eduardo Leite continua surdo e mudo diante da imposição de tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, o que atinge com força os interesses também das empresas gaúchas, com ênfase para o agronegócio.
Leite é candidato a candidato a presidente do Brasil e nesta condição este silêncio mostra seu conhecido oportunismo político, mantendo-se à margem de tema controverso para não se queimar com ninguém. O fato é que neste caso ele não defende os interesses do Brasil e do RS, procedimento fatal para candidatos a presidente do Brasil ou a senador pelo Estado.
Outros governadores, também candidatos a candidatos como Leite, já falaram e atribuíram a crise aos rompantes anti-americanistas de Lula. Falaram os governadores Tarcísio Gomes de Freitas, Romeu Zema e Ronaldo Caiado.
Nas redes sociais, o loquaz governador gaúcho é cobrado por seu silêncio.
Dica do editor - Use o Whats e reserve agora mesmo seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre
A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.
CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR E LER MELHOR.
AMBIENTE AQUECIDO.
Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.
NAO ABRE HOJE
Whats
993882401 / 993887265.
Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
Morreu e já foi sepultado o ex-secretário Edison Baptista Chaves, 86 anos
Morreu e foi seputado nesta sexta-feira o economista gaúcho Edison Chaves, que foi o primeiro secretário estadual do Turismo.
Ele nasceu em Rio Grande, em 25 de julho de 1939. Economista formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ele também teve forte atuação na ACM.
CLIQUE AQUI para verificar a atuação de Chaves na secretaria do Turismo.
Trump Media e Rumble acabam de investir de novo contra ordem de Moraes
Nesta segunda-feira, há poucas horas, a plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media enviaram uma petição ao Tribunal Distrital de Justiça da Flórida, nos Estados Unidos, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. O documento, apresentado nesta segunda-feira, 14, questiona uma nova decisão de Moraes, em que pede, dessa vez, a retirada do ar da conta do jornalista Rodrigo Constantino do Rumble.
A decisão do ministro data da última sexta-feira, 11, dois dias após o anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.Na petição, acessada pelo jornal Folha de S. Paulo, as empresas consideram que a decisão de Moraes é irregular. O ministro prevê uma multa diária de R$ 100 mil caso a Rumble não cumpra com o bloqueio da conta de Constantino e não envie os dados do usuário à Justiça brasileira.
O Rumble informa que Constantino é considerado cidadão americano, por isso, não poderia enviar seus dados para não infrigir leis dos EUA.
Dica do editor - Sine do RS oferece 10,1 mil vagas de empregos nesta segunda-feira
A partir desta segunda-feira, as Agências Fgtas/Sine do RS, administradas pela Fgtas, oferecem 10.147 oportunidades de emprego. Os trabalhadores interessados em se candidatar às oportunidades de emprego podem comparecer na unidade mais próxima com documento de identificação com CPF e foto ou acessar Portal Emprega Brasil ou CTPS Digital. A relação de endereços das unidades está disponível no site da Fgtas.
Em Porto Alegre e Região Metropolitana, as agências da Fgtas possuem 3.107 vagas de trabalho
Quase metade de Porto Alegre ficará sem água até quarta-feira
637 mil pssoas, quase a metade da população de Porto Alegre, ficarão sem água até quarta-feira, dia 16, segundo informa, hoje, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os serviços, segundo o Dmae, são destinados a melhoria do abastecimento nas zonas Norte e Leste. Os objetivos são a melhoria operacional do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João, visando o verão.
O sistema será religado após a conclusão dos serviços, na madrugada da terça-feira, 15. Nas partes altas e/ou distantes do sistema, a normalização pode ocorrer somente na quarta, 16.
Bairros atingidos - Anchieta, Auxiliadora, Boa Vista, Chácara das Pedras, Costa e Silva ...
CLIQUE AQUI para conhecer mais bairros atingidos.
Depois do seu aliado Lula, STF tira carta para se defender das denúncias de Trump
CLIQUE AQUI para ler a defesa do STF, que levou quase uma semana para se tocar da gravidade do que o ameaça.
Depois que o governo Lula, PT, abriu sucessivas tentativas de desqualificar a cartas enviada por Trump ao próprio Lula, o próprio STF resolveu vir a público para se defender das acusações de que persegue oposicionsitas e tudo com ênfase ao caso de Bolsonaro.
O presidente do STF, tirou carta pública escapista e na qual não cita diretamente o governo americano.
No momento de maior mistificação, escreveu Luiz Roberto Barroso
- No Brasil de hoje, não se persegue ninguém. Realiza-se a justiça, com base nas provas e respeitado o contraditório. Como todos os Poderes, numa sociedade aberta e democrática, o Judiciário está sujeito a divergências e críticas.
Nada mais falso.
Opinião do editor - Governo bota Lula na sombra e escolhe Alckmin para abrir contatos com os EUA
O governo do PT tenta restringir o caso a uma condição unicamente econômica, mas ela é também políica e envolve os desmandos do STF.
Esnucado pelo governo Trump e sem condições de diálogo direto com os americanos, Lula da Silva passou o encargo da rendição brasileira para seu vice Geraldo Alckmin.
É o que se depreende do noticiário deste final de semana.
Lula parou com sua retórica beligerante e o tom, agora, é do vice.
Isto é o que mostra, hoje, a principal publicação do governo lulopetista (CLIQUE AQUI para ver), que anuncia que ogoverno federal vai trabalhar para reverter a imposição de tarifas comerciais sobre as exportações do Brasil aos Estados Unidos.
Semana abriu com tempo nublado e temperatura mais amena no RS
A Semana começou com sol e nuvens no Rio Grande do Sul.
A MetSul não descarta chuva isolada em alguns poucos locais do interior gaúcho até o fim do dia, como na região Oeste. No Sul, nuvens baixas podem tardar a se dissipar.
Há previsão de retorno da chuva na quinta-feira.
O dia não começou com temperatura ainda baixa, mas os termômetros apontarão marcas mais elevadas durante o dia e a tarde, com as máximas acima dos 20o em todo o Estado
Em Porto Alegre, a temperatura irá ficar entre 12ºC e 22ºC.
Trump derrota Lula na Comissão interamericana de Direitos Humanos (23 x 3)
A disputa foi por uma cadeira na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA
Foi na sexta-feira.
Trata-se do resultado da eleição, que ocorreu no fim da manhã desta sexta-feira, 11, que selou a derrota brasileira: o mexicano José Luis Caballero Ochoa venceu com 23 votos, contra apenas 3 do brasileiro Fábio Sá.
O governo do PT recolheu outro desasrre da sua política externa anti-americana e foi derrotado justamente pelo govesrno Trump.