Promotor gaúcho desabafa: “A sociedade está de saco cheio com o MST”.

É muito bom esse promotor gaúcho, Gilberto Thums, membro do Conselho Superior do Ministério Público do RS, porque pela primeira vez uma autoridade da envergadura dele diz com todas as letras o que são os delinqüentes políticos do MST e da Via Campesina:

- A sociedade brasileira está de saco cheio com este movimento, com esta bandeira. Os objetivos estão esgotados. A técnica de atuação é molestar a população.

. É isto mesmo: está todo mundo de saco cheio com o MST, com o deputado Marcon e essa turma toda que se abriga na ilegalidade de movimentos políticos sem personalidade jurídica, cujo objetivo final é dobrar pela violência os adversários, impondo a ditadura política e a estatização total da economia, portanto violando o estado democrático de direito.

. As sociedades democráticas podem e devem defender-se, sem permitir que os inimigos da liberdade usem da liberdade para acabar com ela.

. É a hora de falar e dar aos bois os nomes que têm os bois.

. A reportagem e a entrevista estão neste link:
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2969059-EI6578,00.html

A "descoberta" da tribo isolada da Amazônia foi uma farsa

Você lembra daquelas imagens e fotos da tribo isolada da Amazônia, mostrada ao mundo como uma descoberta recente, capaz de emocionar quem ainda não achava que é preciso manter os brancos longe das florestas ?

. Pois era tudo mentira.

. A tribo é isolada mesmo, mas sua localização já estava definida desde 1930.

. A farsa das fotos e das imagens foi montada pela Funai, com o apoio de uma ONG internacional das mais safadas, a Survivor. Essa gente é capaz de qualquer coisa.

LEIA a reportagem que conta tudo, do The Guardian, de Londres:

http://www.guardian.co.uk/world/2008/jun/21/amazon?gusrc=rss&feed=worldnews

Morre a ex-primeira dama Ruth Cardoso

Morreu na noite desta terça-feira (24), a ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ela havia sido internada no último fim de semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas recebeu alta no dia seguinte após ter sido submetida a um cateterismo.

. Ruth já teve problemas cardíacos antes e estava internada para realização de vários exames, a pedido de seu cardiologista. A assessoria da ex-primeira-dama informou no dia seguinte ao da internação que os resultados do cateterismo mostraram que não haveria necessidade de uma intervenção cirúrgica.

. Por causa da internação de Ruth, FHC não compareceu no último domingo à Convenção Municipal do PSDB em que o partido definiu apoio à candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin a prefeito da capital paulista, contra a adesão ao prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato a permanecer no cargo.

. As informações acima são do jornal O Estado de São Paulo.

Promotora Marchesan: "Chegou a hora da tolerância zero com os pichadores"

Clipping / Jornal Zero Hora / Terça-feira, 24 de junho

Vandalismo: "Eles precisam ter a certeza da punição"
Entrevista: Ana Maria Marchesan, Promotora de Justiça do Meio Ambiente

A promotora de Justiça do Meio Ambiente Ana Maria Marchesan diz que vai recomendar que os pichadores sejam processados por um artigo do Código Penal que leva à prisão. Para ela, é hora de dar um basta às depredações. Confira a entrevista:Zero Hora - Por que estes jovens pichadores estão há tantos dias presos?Ana Maria Marchesan - Porque eles tinham antecedentes penais e também por outro motivo: mudou o enquadramento legal do crime que eles praticaram. O costumeiro é que o depredador seja enquadrado no crime de pichação, previsto na Lei de Crimes Ambientais e que estabelece de seis meses a um ano de prisão. Na prática, o jovem é preso e liberado em seguida, basta que o advogado requisite liberdade provisória. Desta vez foi diferente. O delegado da Polícia Civil enquadrou os delinqüentes por dano qualificado (ao patrimônio público), que prevê detenção por um período de seis meses a três anos. Aí fica mais difícil saírem do presídio no mesmo dia.ZH - A senhora concorda com esse enquadramento?Ana Maria - Concordo e vou recomendar que sejam processados por esse artigo do Código Penal. O poder público investiu muito naquele viaduto, assim como nos monumentos que são pichados por toda a cidade. Dá muita dor de cabeça consertar o estrago que esses jovens fizeram, porque até para pintar de novo o viaduto, via de regra, é necessária licitação. Enquanto isso eles se divertem repetindo o crime. É hora de dar um basta. A prefeitura tem gasto três vezes mais com pintura, colocando um verniz antipichação, para prevenir a ação desses vândalos. Isso não pode continuar.ZH - A senhora prega uma espécie de Tolerância Zero, como aconteceu em Nova York?Ana Maria - Com certeza. É uma pena que no Brasil não tenha chegado essa doutrina da Tolerância Zero. Se os pequenos delitos fossem punidos, talvez não tivéssemos grandes crimes. Os delinqüentes têm de ter certeza da punição, mesmo quando praticam atos de pequeno potencial ofensivo, como uma pichação. É pequeno, mas custa caro... E temos contado com a colaboração da Guarda Municipal e da população, denunciando, o que é muito bom.

Base aliada quer Malmann fora da secretaria da Segurança

A base aliada já rifou o secretário da Segurança do RS, José Francisco Mallmann. O espaço na administração, reivindicado por PMDB, PP, PSDB, PTB e PPS faz da sua pasta uma das mais cobiçadas. Alia-se a isso a mágoa com a Polícia Federal, origem de Malmann, e o uso político de suas informações na CPI do Detran.

. O ideal para todos seria que o próprio secretário pedisse para sair, com o objetivo de tocar seus projetos pessoais e profissionais dentro da PF, como assumir uma vaga de adido policial no exterior.

. Malmann não se entrega.

. Até absorveu o desprestígio de não ser convidado pelo novo comandante da Brigada Militar no RS, coronel Paulo Roberto Mendes, para um encontro, na sexta passada, da corporação com sindicatos e a governadora Yeda Crusius. Malmann nega publicamente, mas cobrou pessoalmente de Mendes a falta de convite.

. O PMDB é o partido mais próximo de assumir a Segurança. O deputado federal Mendes Ribeiro Filho é lembrado dentro do partido e no governo. Aliás, foi por intervenção de Mendes Ribeiro junto ao relator da CPI do Sistema Carcerário, Domingos Dutra, do PT mineiro, que Malmann não foi indiciado por suposta responsabilidade no caos que é o Presídio Central de Porto Alegre.

Maluf: "JK e JQ foram presos. Quem mais ?". Repórter: "O senhor".

OPINIÃO DO LEITOR

Mando trechos das entrevistas de Fernando Henrique e Paulo Maluf. Ambos estão no rumo da vitória. A desfaçatez dos dois políticos não parece ter limites.
Interessante a entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao jornal "Valor" desta sexta-feira. Transcrevo esta pérola.

Valor- Se a eleição fosse hoje, qual seria a bandeira do PSDB?
FHC- Nós fazemos melhor e com menos corrupção.


É de se prever uma enxurrada de votos. Bom, pode-se acrescentar que ele não fala "menas corrupção". Muito boa também a entrevista de Maluf na Folha. A repórter Cátia Seabra merece um prêmio pela melhor mensagem em três letras apenas. Veja o trecho.

Maluf- Minha biografia foi feita pelas obras que fiz. Minha biografia não é a Folha que vai fazer. São meus 41 anos de trabalho. Depois que eu morrer, a Folha vai dizer que sou bonzinho, que vou fazer muita falta. Washington Luís foi prefeito, governador, presidente, foi preso e deportado. Getúlio Vargas, se não tivesse se suicidado, seria preso. Juscelino foi preso, deportado, exilado. Jânio Quadros foi preso 90 dias em Mato Grosso. Quem mais foi preso?
Folha- O senhor.


Luiz Virginho Valente, Porto Alegre, RS.

Coronel Mendes aos senadores: "O MST não é mais uma questão do governo, mas uma questão de Estado"

Ao completar um roteiro de audiências e conversas na Assembléia e na Brigada Militar, o senador Paulo Paim falou em nome dos seus companheiros da Comissão de Direitos Humanos do Senado e se queixou:

"A Brigada está usando de força excessiva pra cima dos movimentos sociais, sobretudo o MST."

. Adão Praiani, o ouvidor da Segurança Pública do RS, e o secretário da Segurança, José Luiz Malmann, reagiram indignados diante das declarações de Paim.

. A Comissão de Direitos Humanos do Senado veio montar seu circo em Porto Alegre. Na Assembléia, contou com a colaboração do presidente da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo do RS, adivinhem quem ?, o deputado Dionilson Marcon, o mesmo que dedurou o ex-apenado Hermann.

. Os senadores estiveram à tarde na Brigada Militar. A idéia dos senadores era conversar com o coronel Paulo Mendes, o novo comandante, mas Mendes chamou para a reunião algumas testemunhas importantes, porque já sabia o que estava sendo armado. Ele pediu a visita do Promotor de Justiça Militar, o Promotor da Justiça Federal, ambos focados nas questões do MST, e também chamou a presidente do Tribunal da Justiça Militar do RS. Mais quem ? O Conselho Superior da Brigada e as entidades representativas do pessoal da Brigada.

. Todo mundo falou.

. Ao final e ao cabo, o coronel Paulo Mendes avisou aos senadores:

"O problema do MST é que a questão não é mais com o governo do Estado, mas com o Estado. O Estado não quer mais saber dessa gente no RS."

Leia tudo o que ocorreu (inclusive depoimentos) na CPI do Detran

Mais de 210 horas de transcrições da CPI do Detran já estão disponíveis no site da Assembléia. Os arquivos estão em PDF. CLIQUE e vá à esquerda, no ling Atividades Legislativas:

www.al.rs.gov.br

Ayaan, a somali jurada de morte, falará nesta segunda na Ufrgs

A escritora e ex-deputada holandesa, a somali Ayaan Hirsi, autora do livro “A Infiel”, falará nesta segunda-feira a noite no Salão de Atos da Ufrgs. Antes, as 14h30m, Ayaan concederá entrevista coletiva no Hotel Sheraton, de Porto Alegre, as 14h30m.

. A segurança para a coletiva será rigorosíssima. Ayann, que vem protegida por dois guarda-costas, é jurada de morte por fundamentalistas islâmicos.

. Não há mais lugar para a palestra que ela fará à noite.

Senhores, o Ministério Público do RS resolveu dar um basta ao MST !

OPINIÃO DO LEITOR

Só não entendo, no fax da ata, porque querem tornar o MST fora da lei, pois ele nem na Lei está... Coisas de nosso Brasil... Um abraço e continue assim. Renato Lopes, Tramandaí, RS.

As coisas estão mudando muito no Rio Grande do Sul - e para muito melhor. Não se trata apenas do exemplo que o Estado passa ao País neste caso da tolerância zero em relação aos motoristas que dirigem com qualquer dosagem de álcool no sangue.

. A notícia a seguir foi postada esta manhã neste mesmo espaço, mas ainda não se sabia que tipo de armação os deputados do PT estavam armando para a reunião ocorrida na Assembléia do RS.

. Nesta terça-feira, na Assembléia do RS, a Comissão de Direitos Humanos do Senado tentou aprontar um factóide tendo o deputado Dionilso Marcon como protagonista, mas foi surpreendida com a divulgação de um documento de três páginas surrupiado do Conselho Superior do Ministério Público do RS, onde fica claro que os procuradores gaúchos decidiram acabar com a organização criminosa intitulada MST e suas práticas igualmente criminosas. O ponto alto da audiência foi a divulgação da ata do Conselho Superior do Ministério Público que deliberou a formulação de uma política de intervenção do MP pelo fim do MST, de suas escolas, pela investigação do Incra, da Conab e da Via Campesina. Em determinado trecho o MP indica a investigação e a criminalização do MST. O documento de três páginas sugere o impedimento de marchas, de deslocamentos dos agricultores, assim como a desativação de acampamentos. Também sugere o cancelamento do alistamento eleitoral dos agricultores sem terra nas regiões em conflito e a formulação de uma política oficial do MP com a finalidade de “proteção da legalidade no campo”.

. O MST tenta há muitos anos tornar reféns a sociedade e o governo brasileiros, mas nos últimos meses ultrapassou todos os limites da legalidade, produzindo provocações de toda ordem. Nem o governo Lula aguenta mais o MST.

CLIQUE AQUI para examinar o fac simile da ata do Conselho Superior do Ministério Público do RS.

Militar petista convidado por Malmann cai do cargo na secretaria da Segurança do RS

Há duas semanas, esta página informou que o tenente-coronel Eduardo Lindenmeyer, ex-ajudante de ordens do governador Olívio Dutra, estava exercendo um cargo de alta confiança na Secretaria da Segurança Pública. Convidado pelo próprio secretário José Francisco Mallmann, era secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que gerencia as atividades da Pasta.

. É a primeira queda de importância na secretaria. O próprio secretário tem recebido sinais de que o governo gostaria de vê-lo fora do cargo.

. Com a repercussão da informação, que destacava a presença de um militante do PT em cargo em comissão de alta importância no governo de Yeda Crusius, o tenente-coronel pediu exoneração da SSP.

. Ao secretário Mallmann, teria justificado sua saida como para dedicar-se ao trabalho em uma campanha eleitoral, provavelmente a de Maria do Rosário (PT) à prefeitura de Porto Alegre.

Começam esta semana as obras do frigorífico Diplomata no RS

O Frigorífico Diplomata, sexto maior abatedouro do país, investirá R$ 45 milhões no frigorífico que construirá em Trindade do Sul, município de 6,4 mil habitantes, localizado no Norte do RS. As obras iniciam ainda esta semana.

. A planta gaúcha abaterá 70 mil aves por dia. A maior parte da produção será destinada à exportação.

. Sediado em Cascavel, no Paraná, onde possui três unidades, o Diplomata conta ainda com uma planta em Santa Catarina, todas de aves, e Mato Grosso do Sul, de gado bovino. Em 2007, o frigorífico teve um faturamento bruto de R$ 700 milhões.

. Também ontem, embora numa área diversa de carne, a prefeitura de Montenegro, confirmou que o grupo Wal Mart fechou o Frigonal, o frigorífico de carne bovina que tinha na cidade. Foram demitidos 176 trabalhadores.

* A equipe desta página foi atrás da informação na prefeitura de Trindade do Sul, porque no governo estadual ninguém sabia nada sobre o assunto.

Zona Sul terá pista dupla, pela beira do rio, até o centro de Porto Alegre

O prefeito José Fogaça já decidiu duplicar a estrada beira-rio que construiu o prefeito Alceu Collares em 1988. Ela fará junção à avenida Diário de Notícias, que o BarraShoppingSul duplica diante do seu shopping.

. As obras de duplicação da avenida Diário de Notícias serão entregues em outubro.

. Será uma opção de pistas duplas para a Zona Sul (a outra é a 3ª. Perimetral), pelo menos a partir de que mora no bairro Assunção.

Viaduto Leonel Brizola, alças de apoio e duplicação da Dona Teodoro serão entregues em outubro

Serão entregue em outubro as obras do viaduto Leonel Brizola (R$ 9,3 milhões), suas duas vias de acesso (R$ 7,3 milhões) e mais a duplicação da avenida Dona Teodoro (R$ 10,3 milhões), que integram o Projeto Integrado de Entrada da Cidade, o Piec.

. As obras não fazem parte do complexo da 3ª Perimetral, que está totalmente concluído, mas se robustecem e adquirem consistência com ele, já que se projetam exatamente sobre seu início, abrindo acesso para os bairros Humaitá e Navegantes, com saída para a freeway. No bairro Humaitá ficará o estádio de R$ 1 bilhão que o Grêmio construirá para a Copa de 2014.

. “O entorno do aeroporto e a integração de uma parte importante da cidade, que estava isolada pela linha do trem, mudarão a fisionomia de Porto Alegre”, foi o que disse nesta terça-feira o secretário da Smov, CássioTrogildo. Trogildo, do PTB, administrador de empresas pela Ufrgs, substituiu Maurício Dziedricki, que é candidato à reeleição (vereador).

A ponte sobre o rio Jacuí seria melhor alternativa do que a duplicação da ponte sobre o Guaíba

Um leitor desta página avisou que a via alternativa à ponte do Guaíba, em Porto Alegre, único modo de se comunicar via rodoviária com o Sul do RS, inclusive Uruguai, já poderia existir desde o governo de Antonio Britto, se houvesse sido encarada como prioridade.

. O Daer tem pronto, desde 1997, um edital de licitação para a contratação do projeto de uma travessia sobre o rio Jacuí, um dos cinco rios que formam o lago Guaíba, implementando uma nova rodovia entre São Leopoldo, Triunfo e São Jerônimo, até a BR-290.

. O trecho também serviria para desafogar a BR-116, no sentido Norte-Sul, sobretudo de caminhões que viriam das regiões Nordeste e Serra, com destino ao porto de Rio Grande, evitando a passagem por Porto Alegre.

. O valor do projeto, à época, era de R$ 2 milhões, mas não houve interesse em levá-lo adiante.

Comissão aprova aval para empréstimo de US$ 1,1 bi ao RS

A Comissão de Assuntos Econômicos acaba de aprovar o projeto de resolução com autorização para que o Rio Grande do Sul contrate com o Banco Mundial um empréstimo no valor de US$ 1,1 bilhão. A proposta vai para votação no Plenário em regime de urgência.

. Foi uma vitória pessoal, novamente do senador Pedro Simon (leia mais abaixo). Desde sexta-feira o editor desta página tem chamado a atenção para a decisiva atuação do senador, porque ele estava informado de que o governo procrastinaria o envio e a aprovação do pedido de aval. Esta página contou em detalhes as manobras.

. O presidente da Comissão, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), adiou a votação de ontem, alegando falta de quórum. Estas manhã, o senador gaúcho Pedro Simon (PMDB) saiu a campo, fez pressão e conseguiu reunir o número mínimo de senadores para aprovar o projeto.

. Depois da aprovação do Senado, o Banco Mundial ainda precisa fazer uma análise final da proposta. O Piratini quer tudo pronto até o dia 22 de julho. A partir daí governo do Estado, governo federal e Banco Mundial assinam o contrato.

. A governadora Yeda Crusius quer trazer a Porto Alegre o presidente do Banco Mundial para assinar o contrato, que é o maior da história do banco para um ente público da América Latina.

Conheça o modo cruel e criminoso com que a Sky trata seus clientes

OPINIÃO DO LEITOR

A reclamação a seguir é contra a SKY, mas a NET não é melhor. Há um cartel odioso funcionando nesta área de TV a Cabo. As empresas controladoras dos dois serviços perderam completamente a compostura, lixam-se para as regras do mercado competitivo e desrespeitam de maneira cruel todos os seus clientes, que além disto estão desprotegidos.

LEIA:

O senhor é a oitava pessoa, do chamado Serviço de Atendimento ao Cliente da SKY que responde aos meus questionamentos. E, por isso, talvês não saiba que a SKY reconhece que em 14/3/2008 eu fiz o cancelamento da minha assinatura, mudei-me da cidade da Lapa para Curitiba e passei a usar a NET. Assim sendo, não necessito mais provar nada. Tenho apenas de saber:
1. vão devolver o dinheiro que receberam indevidamente de mim?
2. caso sim, quando e como ?
3. caso não, isso deve ser dito com todas as letras porque permitirão que eu tome medidas mais enérgicas visando coibir uma fraude.
E não adianta cada resposta da SKY ser assinda por uma pessoa diferente.
Você tem Ouvidor? Quero acessá-lo.
Bolivar Madruga Duarte.

Quem do tal Serviço de Atendimento ao Cliente SKY já respondeu meus e-mails:
David Cavalcante, Fabiano Martins, Claudio Quagliotti, Katy Paro, Wilson Junior, Kelly Silva,
Neide Lima

Cpergs tem chance de mudar nas eleições desta quarta-feira

Sairão nesta quarta-feira as eleições para a nova direção do Cpergs, o maior sindicato de professores da América Latina. Concorrerão quatro chapas. Na oposição, a chapa com mais chances é a chapa 4, liderada por Alex Saratt.

. Alex Saratt acha que a atual direção perdeu a capacidade de lutar e mobilizar a categoria. Ele é vinculado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

. Há 25 anos o Cpergs é dominado pelo PT e por seu braço sindical, a CUT. Durante este quarto de século, o sindicato só se compôs com um único governo, o do PT, de quem virou aparelho chapa branca, quando seus dirigentes foram todos transformados em pelegos.

GlovalNova, VoIP e cartões pré-pagos, está chegando ao RS

Já está com um pé no RS a GlobalNova. A empresa catarinense, que tem operações também nos EUA, opera na área de VoIP e cartões telefônicos pré-pagos para DDD e DDI.

. A GlobalNova começou no RS, há dez anos, com o nome de Telenova.

Gaúcho é o mais cotado para o lugar de Meirelles no Banco Central

O nome mais cotado para o lugar de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central é o do economista gaúcho Alexandre Tombini. Tombini, PhD pela Universidade de Illinois, é diretor de Normas do Banco Central.

. Meirelles sairá em outubro do ano que vem, quando terminará o prazo de filiação de candidatos às eleições de 2010. Ele avisou que é candidato ao governo de Goiás.

Simon dobra todo mundo e consegue quorum para empréstimo ao RS.

Apesar da choradeira histérica e das ameaças cretinas que fez a senadora Ideli Salvati, relatora da concessão de aval federal ao pedido de empréstimo do governo do RS, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) conseguiu reunir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAS) do Senado e obteve quorum qualificado de 15 senadores (um a mais do que o necessário) para votar a autorização para o empréstimo internacional ao Rio Grande do Sul. A reunião iniciou às 12h15min.

. A senadora Ideli Salvati, relatora, e o presidente da Comissão, Aloisio Mercadante, tentaram sem sucesso criar novas dificuldades, mas foram dobrados pela obstinação de Simon.

. Como se lembram os leitores, na sexta-feira o senador gaúcho promoveu vigilia implacável no Senado, obrigando o governo a protocolar o pedido, sem o que a sessão desta tarde nem poderia ter ocorrido.

. Todos os jornais, rádios e TVs, esta manhã, informaram que o Senado tinha ingressado num período de recesso branco. A senadora Ideli Salvati, ontem, avisou que criaria problemas.

FGV: inflação recua em Porto Alegre e mais cinco capitais

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A desaceleração mais intensa foi registrada em São Paulo, capital com o maior peso na formação do IPC-S.

. Na capital paulista os preços subiram 0,97% no levantamento de 22 de junho, depois de terem sofrido elevação de 1,23% no índice anterior (de 15 de junho).

. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (24), houve recuo de preços no Rio de Janeiro (de 1,09% para 0,88%); em Belo Horizonte (de 0,49% para 0,41%); em Recife (de 1,10% para 1,03%); em Porto Alegre (de 0,71% para 0,56%); e em Brasília (de 1,11% para 0,98%). A única capital onde a inflação avançou foi Salvador (de 1,04% para 1,14%).

Conselho de promotores do RS pede fim do MST

O Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul aprovou relatório que pede a "dissolução" do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e já serviu de base para oito ações judiciais contra sem-terra, que incluem proibição de marchas e autorização de despejos e deslocamento de acampamentos.

. Os promotores, além de mirar na intervenção de escolas ligadas ao movimento, buscam agora um mecanismo jurídico para apresentar à Justiça o pedido de dissolução do MST. As ações atuais têm o apoio também do governo gaúcho, segundo os sem-terra.

Criado em 1984, o MST não existe juridicamente, portanto não é simples a tarefa de extingui-lo. Numa estratégia de blindagem, justamente contra ações como a do Ministério Público, não há um CNPJ para ser anulado nem presidente para ser preso ou processado.

. A idéia do Ministério Público do Rio Grande do Sul é chegar ao ponto de proibir qualquer órgão do Estado de negociar contratos e convênios, com o movimento. "Cabe ao Ministério Público agir agora. Quebra a espinha dorsal do MST", diz um dos trechos do relatório.


. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Brasil é o 3º país com maior crescimento de milionários

O Brasil foi o terceiro país do mundo que registrou o maior crescimento do número de pessoas que possuem patrimônio de pelo menos US$ 1 milhão em 2007. O número de pessoas que possue grandes fortunas no País subiu de 120 mil em 2006 para 143 mil, uma expansão de 19,16%. Este é o resultado do "12º Relatório Anual sobre a Riqueza Mundial" realizado pela Merrill Lynch e CapGemini. De acordo com o estudo, as condições do Brasil foram impulsionadas pela expansão da economia de 5,4%, aumento dos investimentos das empresas, incremento do mercado de capitais e o fortalecimento da produção agrícola.

. O estudo destaca ainda que o desenvolvimento de obras em infra-estrutura e incentivos do governo brasileiro para o setor de construção civil, como a queda de impostos sobre materiais de construção, geraram um "boom" do segmento no País. Além disso, a Merrill Lynch e CapGemini ressaltam que também colaboraram a redução do desemprego e a valorização do câmbio, que reduziu os custos de importações de máquinas e bens de consumo. Os juros elevados também foi um fator atraente para o aumento dos investimentos, especialmente em aplicações de renda fixa.

Brasil Telecom e Governo do RS firmam parceria no Projeto Oficinas Digitais

Com a presença da governadora Yeda Crusius, dos secretários da Educação, Mariza Abreu, e da Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, e do diretor da Brasil Telecom no RS, Marco Antônio Alves, foi oficializada nesta terça-feira (24), na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), a execução do projeto Oficinas Digitais.

. O projeto é uma parceria entre a BrT e o Governo do Estado. Nesta primeira fase, a empresa promoveu a implantação de laboratórios de informática em cinco escolas com um investimento de R$ 300 mil por laboratório - R$ 1,5 milhão nas cinco unidades. O ineditismo da proposta é a inclusão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pasqualini, da Fase.

. A empresa treinou professores e promoveu a reforma e adaptação dos prédios (ar-condicionado, fios, cabos, computadores, banda larga, impressora). Cada laboratório tem uma câmera digital. Durante 18 meses, a BrT fará a manutenção de toda a infra-estrutura do laboratório. Após esse prazo, o Estado assumirá as unidades. Essa ação da companhia de telefonia envolve a instalação de laboratórios em cinco escolas de nove estados e o Distrito Federal.

. Até 2010, a Brasil Telecom pretende chegar a 500 computadores, ou 50 computadores por escola participante da parceria. Cada laboratório está dotado de um número variável entre 16 a 22 computadores. Um computador serve para o uso de dois alunos.

Conselho Universitário anunciará vitória de Netto na Ufrgs

Se a ex-reitora Wrana Pannizi tivesse lido "Muito barulho por nada", de Shakespeare, ou prestado atenção nas aulas de matemática, teria percebido que sua tentativa de ganhar as eleições no tapetão não passa de um medíocre jus sperninandi. É que esta tarde, as 15h, o Conselho Universitásrio não terá alternativa senão reconhecer a vitória do professor Carlos Alexandre Netto, que encabeçará a lista tríplice que será enviada ao ministro da Educação para escolher o novo reitor da Ufrgs.

. A equação legal montada para as eleições (70% dos votos para professores, 15% para técnicos e 15% para os alunos), oferece um resultado único: Netto venceu a disputa com 41,79% dos votos. Pannizi ficou com 35,5%.

. É só fazer as contas.

. A lei se impõe mesmo sobre os melhores acordos fechados antes das eleições, até porque acordos contra legem, sabem os alunos do primeiro ano do curso de Direito, não valem nem a primeira fala da pior peça de Shakespeare, justamente "Muito barulho por nada".

PT e governo Lula obstruem pedido de empréstimo de US$ 1,1 bilhão

Muita gente que criticou a vigília do senador Pedro Simon na sexta-feira, considerando que tudo não passou de um factóide produzido pelo presidente do PMDB do RS, só agora se dá conta de que o PT e o governo Lula usaram e usarão de toda a manha para jogar para depois das eleições a aprovação do aval da União ao empréstimo de US$ 1,1 bilhão que o governo gaúcho buscará junto ao Banco Mundial. O dinheiro é para repactuar parte da dívida pública com a União, melhorando os termos do serviço da dívida e economizando pelo menos R$ 300 milhões por ano.

. O ministério da Fazenda e a Casa Civil fizeram mesmo jogo de corpo durante toda a semana passada. Os atores nas duas áreas são dois gaúchos, no caso Arno Augustin e Dilma Roussef. Nenhum dos dois admite isto, mas eles cozinharasm tanto quanto puderam o envio do pedido ao Senado, rendendo-se apenas diante do escândalo armado por Simon.

. Na semana passada, o senador Aloísio Mercadante chegou a fazer a seguinte proposta ao senador Paulo Paim, entre brincando e sério: "Quem sabe tu também cria algum obstáculo para este pedido ?". Paim não gostou da idéia e passou seu sentimento adiante. Simon soube disto e agiu.

. Agora é a vez da senadora Ideli Salvatti, uma das figuras mais repulsivas do Senado. Ela declarou (ela é relatora do pedido) que vai politizar a discussão do pedido:

- Quero que o governo (Yeda) explique, antes, a crise da CPI do Detran. Só depois disto recomendarei a aprovação.

. O Senado não se reunirá esta semana e talvez nem volte a se reunir antes das eleições. Neste caso, o governo do RS não poderá receber o empréstimo que pediu.

Mudanças no governo Yeda ocorrerão até esta sexta-feira

Até esta sexta-feira a governadora Yeda Crusius quer bater o martelo e fechar a rosca da recomposição do seu governo.

. Foi o que ela disse ontem a noite na reunião do seu Conselho Político.

. Além da substituição dos secretários interinos, como no Planejamento e Ciência e Tecnologia, a governadora precisa também preencher inúmeros cargos abertos em estatais, como CEEE e Cesa, Fundações, como TVE, e outros órgãos do governo, como é o caso da Metroplan . No secretariado, as mudanças poderão ser apenas cosméticas. Está neste caso a su bstituição de Luiz Fernando Zacchia, na Sedai. Zacchia quer sair.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/