Kopschina denuncia criminalmente Tarcisio por calúnias vulgares contra a chapa do PMDB

Os candidatos Paulo Kopschina (PMDB) e Lorena Mayer (PDT) protocolaram na tarde desta segunda-feira, no Ministério Público Estadual, uma notícia-crime eleitoral contra o ex-prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) e lideranças locais do PT por calúnia e difamação promovidos durante a atual campanha eleitoral de Novo Hamburgo.

. Os crimes cometidos pelo principal líder do PT e patrono do candidato Luis Lauermann:

- Distribuição de panfletos com informações mentirosas sobre a venda de remédios falsificados na farmácia administrada por Kopschina há 40 anos.
- Acusações caluniosas feitas na Rádio ABC, segundo as quais o candidato do PMDB seria raqcista, xenófobo e nazista.
- Publicação de charges, adesivos e notícias destinadas a desqualificar a candidata a vice, que seria traíra.

. Ao contrário de Tarcísio Zimmerman, cassado por duas vezes como candidato em Novo Hamburgo, ambas por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Suja, e além disto sem nunca ter suado a testa para trabalhar como empreendedor (Tarcísio passou a vida toda militando na religião católica como padre ou como militante petista), Kopschina é homem reconhecido como líder empreendedor e político comprometido com a abertura democrática.

* A charge trata dos Fichas Sujas que querem manobrar as prefeituras por trás dos ponchos.

Piratini tenta manter a ordem unida nas tropas cada vez mais divididas

- Tarso está preocupado com os sinais emitidos pelo PSB e pelo PDT, cada vez mais indóceis diante das sucessões federal e estadual. A nota do Piratini, emitida ainda há pouco, tenta manter a ordem unida.

Manter o foco na gestão pública e executar os projetos estratégicos. Este assunto pautou a reunião da Coordenação de Governo, ocorrida nesta segunda-feira (18) no Palácio Piratini. O grupo, organizado pelo governador e pelo vice-governador, conta com os integrantes do Núcleo de Gestão e secretários que representam cada partido que compõe a Unidade Popular Pelo Rio Grande, além do líder do governo na Assembleia Legislativa.O tema da primeira reunião ordinária deste ano foi definido em função do começo dos debates políticos sobre as eleições de 2014. "As movimentações dos partidos não afetam a unidade do Governo, nem as relações de confiança do governador com todos os secretários", ressaltou Tarso Genro.A Coordenação de Governo definiu que irá se dedicar aos temas de maior interesse público, como a questão do fim das concessões de estradas, a consolidação do novo modelo de desenvolvimento econômico e a ampliação dos programas de inclusão social, deixando a discussão sobre candidaturas e alianças no âmbito das direções partidárias. Conforme Tarso Genro, independente do futuro candidato, a prioridade dos integrantes do governo será, no momento adequado, trabalhar para manter a coalizão que tem dado sustentabilidade ao projeto escolhido pelos gaúchos em 2010. A Unidade Popular Pelo Rio Grande é composta por PT, PSB, PTB, PDT, PR, PPL, PRB, PCdoB e PV.

Spírito Santo abre show room e novos escritórios nesta terça

Será nesta terça-feira, 19h,  a inauguração do novo escritório e show room  da Spirito Santo, no prédio comercial Iguatemi Corporate (em frente ao Shopping Iguatemi). Os empreendedores receberão os amigos da marca e a imprensa para mostrar o novo espaço, focado em clientes de multimarcas e franqueados. Também será apresentada uma prévia da coleção de inverno 2013 da Spirito Santo.

www.spiritosanto.com.br

Porto Alegre tem segundo maior índice de médicos para cada mil habitantes, diz Conselho Federal de Medicina

O Conselho Federal de Medicina divulgou nesta segunda-feira o estudo "Demografia Médica no Brasil". De acordo com a publicação, Porto Alegre tem 8,73 médicos para cada mil pessoas no Sistema Único de Saúde (SUS). O índice é o segundo maior do Brasil entre as capitais, perdendo apenas para Vitória (ES).

. No ranking dos Estados, o Rio Grande do Sul alcança uma média de 2,37 médicos para cada mil habitantes, ficando na quarta posição. O Distrito Federal lidera com 4,09 médicos por mil pessoas.

. Em nível nacional, há dois médicos para cada mil habitantes, segundo o estudo. Duas regiões estão abaixo do índice nacional: Norte, com 1,01 e Nordeste, com 1,23 profissionais por mil habitantes. Entre os estados, o pior índice é do Maranhão, com 0,71 médicos por mil pessoas, comparável a países da África, segundo o Conselho.

CLIQUE AQUI para examinar o levantamento do CFM.

Cerca de 8 milhões de famílias da classe média querem comprar um imóvel nos próximos dois anos

7,9 milhões de famílias da classe média pretendem comprar um imóvel nos próximos dois anos. É o que demonstra um levantamento do Data Popular, empresa especializada no mercado popular do Brasil.

. De acordo com a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, oito em cada dez famílias pretendem adquirir seu imóvel através de linhas de financiamento habitacional. Já as demais planejam pagar à vista com recursos próprios ou consórcios.

. O total de famílias da classe média é de 31,4 milhões, representando 54% dos domicílios brasileiros. 75% têm imóvel próprio, 18% pagam aluguel e 7% vivem em moradia cedida, diz o levantamento.

Vieira reage contra pichações: "Isto é falta de caráter dos irmãos Brizola"

* Clipping www.,zerohora.,com.br

Diversos muros de Porto Alegre amanheceram nesta segunda-feira com pichações ofensivas contra o deputado federal Vieira da Cunha e o presidente nacional do PDT,Carlos Lupi.

. Aliados dentro da sigla, os dois são alvos de constantes e ferrenhas críticas dos irmãosBrizola, que irão enfrentar os desafetos na eleição à presidência nacional do partido no próximo mês de março.
Três pichações foram inscritas no muro de uma oficina mecânica inativa, em frente ao diretório estadual do PDT, na Rua Félix da Cunha. A maioria das intervenções ataca a honra de Lupi e Vieira.
Perto da sede da sigla, na Rua Santa Rita, foi pichada a expressão "Fora Lupi" sobre uma propaganda remanescente da campanha eleitoral do prefeito José Fortunati.

. Outras inscrições foram feitas em vias públicas como a Bento Martins, a Praia de Belas e a Mauá, fazendo comparações entre Lupi e Vieira, com graves acusações.

— Pichações ofensivas nos muros de Porto Alegre só confirmam o caráter — ou a falta de — dessa turma. São rasteiros de despreparados, como todo mundo tá vendo — afirmou Vieira, no Twitter, em uma indireta aos irmãos Brizola, atribuindo a eles as inscrições.

Yoani desembarca em Recife. Patrulhas do PT não a intimidam no aeroporto: "Isto é democrático. Também quero isto para meu País".

A blogueira cubana Yoani Sánchez desembarcou hoje em Recife e foi recebida por amigos brasileiros, seus anfitriões, como também por meia dúzia de mercenários colocados a serviço do Palácio do Planalto e do PT, conforme denúncia feita na edição de hoje da revista Veja (leia abaixo).

. Diante dos protestos, disse a cubana aos jornalistas, conforme reportagem do Jornal Hoje, desta tarde, da TV Globo:

- Encaro as manifestações como manifestação democrática. Também quero isto para o meu País.

. Yoani irá também a Salvador. Em abril, ela virá a Porto Alegre para participar do Fórum da Liberdade.

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem desta tarde.

Indicador da Serasa Experian aponta normalização da inadimplência do consumidor

Indicador de perspectiva divulgado hoje pela Serasa Experian aponta que os índices de inadimplência do consumidor devem se normalizar em 2013.

. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor ficou estável no mês de dezembro, em 100,1 pontos. Segundo a Serasa, isso sinaliza uma normalização ao longo desse ano, após as altas registradas em 2011 e 2012. Os resultados se devem ao aquecimento do mercado de trabalho, manutenção de taxas de juros mais baixas e rigidez na concessão de crédito.

. Já para as empresas, o indicador mostra queda de 0,8% em dezembro, para 94,0 pontos, o que aponta para a redução da inadimplência das empresas durante o ano. A queda é resultado da aceleração do crescimento econômico, normalidade da inadimplência do consumidor e taxas de juros em patamares mais baixos, diz a Serasa.

Governador mente ao informar que quebrou a espinha dos terroristas em SC. Situação continua alarmantre no Estado. Ônibus e escolas contigenciam adotam toque de recolher.

- A presença de milhares de turistas (Florianópolis tem 470 mil habitantes, mas no verão o número vai para 700 mil), o calor abrasivo desta segunda-feira (41 graus ao sol, nos Ingleses) e até as barreiras policiais que atravancam o trânsito, nada disto parece abalar a vida dos catarinenses que moram, fazem turismo e trabalham na capital, mas os sinais de anormalidade são gritantes nas manchetes dos jornais, nas chamadas de TVs e nos noticiários das emissoras de rádio. Até os displays de supermercados são usados para passar avisos sobre a violência em Santa Catarina. Apesar da chegada de tropas da Força Nacional de Segurança, final de semana, que decretou a falência do setor de segurança do vacilante governador Raimundo Colombo, os atentados prosseguiram em todo o Estado. Os horários de ônibus nas grandes cidades continua contingenciado e as aulas noturnas foram canceladas até mesmo nas universidades. Saiba mais, lendo esta boa reportagem do site do Diário Catarinense.

A escalada dos atentados em Santa Catarina continua. De acordo com a Polícia Militar (PM), foram registrados três novos ataques entre a noite do domingo e madrugada desta segunda-feira. Em 20 dias, sobe para 111 o número de ocorrências em 36 municípios catarinenses. Por volta da 1h35min, um veículo foi parcialmente incendiado na Rua Francisco Estácio Martins, no Bairro Paranagumirim, em Joinville, Norte do Estado. O veículo estava dentro do terreno do proprietário. Segundo a PM, uma garrafa pet com combustível, colocada embaixo do motor, foi usada para ignição. Não houve vítimas e ninguém foi preso.Rio Negrinho, no Norte de SC, entrou na lista dos municípios com registro de atentados. À 0h3min, desta segunda, três ônibus foram incendiados dentro da garagem de uma empresa de turismo no Bairro São Pedro. Três homens teriam jogado um coquetel molotov contra os veículos. Dois ônibus ficaram destruídos e um parcialmente.Na noite do domingo, às 22h59min, em Palhoça,  de acordo com a PM, dois rapazes teriam ateado fogo em uma camionete que estava parada na Avenida João Born, em frente a Funerária, na via que liga bairro Ponte de Imaruim ao Centro de Palhoça.Ainda na noite do domingo foi registrada a primeira ocorrência em Água Doce, no Meio-Oeste. Por volta das 22h15min, a Base da Polícia Militar, pertencente ao 26º Batalhão da Polícia Militar, foi alvo de tiros. Um dos disparos destruiu a porta de vidro da Unidade localizada na Rua Anita Garibaldi, no Centro da cidade.No momento do disparo um policial estava no interior da Base, mas não teve ferimentos. De acordo com a PM, o policial não ouviu barulho de carro ou moto no momento da ação criminosa, e acredita que uma pessoa a pé pode ter cometido o ataque.

O fim de semana, que começou com a transferência de 40 presos para outros Estados, passou pela prisão de 25 acusados de envolvimento nos atentados e terminou com o bloqueio de todos os acessos territoriais de Santa Catarina por terra, mar e ar, ainda vai longe.A prisão de cinco advogados escandalizou a OAB, que pediu prisão especial para eles.

* A imagem é da capa do jornal Notícias do Dia, de Florianópolis. O jornal concede 11 páginas para o caso. Da mesma forma que o Diário Catarinense, Notícias do Dia também é propriedade de gente de fora do Estado. Diário é da RBS e Notícias pertence ao paranaense Mário Petrelli, dono da RCI, rede de TVs e rádios. 

NESTA SEGUNDA-FEIRA DE CALOR FORTE EM PORTO ALEGRE
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Chavez voltou de Cuba para morrer na Venezuela

- Segundo fontes independentes e da oposição que vivem e trabalham em Miami, Hugo Chavez teria voltado porque os médicos não teriam mais o que fazer com ele em Cuba. Ele já está internado no Hospital Militar de Caracas. Chavez e seus acólitos estão aflitos, porque querem que ele prestge o juramento constitucional de posse, garantindo o governo do seu vice. Dr. Marquina, o médico que trabalha na Flórida e revelou as primeiras informações sobre a doença do presidente,  já teria dito em entrevista que ele voltaria. Leia a nota a seguir sobre o regresso do coronel:

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou de surpresa de Cuba nesta segunda-feira após dois meses se recuperando de uma cirurgia contra o câncer. O líder socialista, de 58 anos, passou por uma operação com seis horas de duração em Cuba no dia 11 de dezembro. Chávez não era visto nem ouvido em público desde então, até que fotos dele foram publicadas na sexta-feira."Voltamos à terra natal venezuelana. Obrigado, meu Deus! Obrigado meu povo amado. Aqui vamos continuar o tratamento", disse Chávez no Twitter.

(Reportagem de Andrew Cawthorne

Tarso, Poppi, Gilberto Carvalho, todos unidos para servir ao despótico regime de Cuba

- Enquanto o governador Tarso Genro recebe às claras e às escondidas, fora da agenda, a visita do assassino e terrorista italiano Cesare Battisti, seus amigos do PT, ministro Gilberto Carvalho à frente, articulam armadilhas políticas escabrosas para desmoralizar a blogueira cubana Yoani Sánchez, que esta semana visitará o Brasil. Leia as denúncias que faz no artigo a seguir a leitora paulsitga Mara Mongtezuma Assaf, inclusive sobre o papel que Tarso costuma jogar quando se trata de ajudar os criminosos dirigentes de Cuba.

:Sponholz
Os petistas começaram os ataques desde que a cubana Yoani Sánchez divulgou em seu blog o Movimento das Damas de Blanco,  que ainda hoje buscam justiça para os presos políticos cubanos; e desde que morreu Orlando Zapata Tamayo em 23 de fevereiro de 2010,  depois de mais de 80 dias de greve de fome em protesto ao regime castrista (justo no dia festivo em que Lula visitava Raul e Fidel Castro e foi fotografado sorridente em foto, insensível ao drama que ocorria em Havana) . Daí em diante, a jornalista blogueira passou a receber críticas intensas pela internet , com os esbirros do PT levantando dúvidas sobre a sua verdadeira posição política e ideológica , insinuando até que ela servia aos propósitos do regime de Fidel Castro . Criaram muitas dúvidas nas cabeças dos internautas mais crédulos,  mas hoje sabemos até de onde partiram estas mensagens: Augusto Poppi Martins, um dos coordenadores da secretaria-Geral da Presidência, é auxiliar direito do ministro Gilberto Carvalho. Poppi , recentemente, esteve presente à reunião realizada na embaixada de Cuba, na qual se organizou uma tramoia para desqualificar Yoani. O rapaz saiu de lá levando um disquete com um dossiê contra a cubana. Uma de suas especialidades é justamente a guerra na Internet", segundo Reinaldo Azevedo. Não bastasse isto, durante o governo de Lula da Silva  o Brasil devolveu aqueles atletas cubanos que buscaram refúgio no Brasil, por decisão de Tarso Genro, na época ministro da Justiça. Agora Dilma vai , não só permitir, como patrocinar, este patrulhamento dos militantes cubanos dentro de nosso território ? Eu estive em Cuba em 1990, quando a ilha ainda apresentava alguns resquícios da ajuda recebida do governo soviético...e mesmo assim encontrei um caos. Dali para frente,  imagino o inferno em que se transformou o "paraíso" cubano,  mas os filhotes guerrilheiros, instruídos e criados pelo governo de Fidel na década de 60, jamais vão admitir quer o regime cubano nasceu e está a morrer  falido. Jamais! Nem José Dirceu e muito menos Dilma Rousseff, não é? Muito ruim saber que estes cubanos atuam livremente em território brasileiro...que casa da mãe Joana virou isto aqui!

Diament é o novo diretor de Marketing da Claro

A Claro acaba de contratar Gustavo Diament para assumir a diretoria de Marketing e Estratégia da empresa. O executivo, que irá se reportar diretamente ao presidente Carlos Zenteno. Gustavo tem mais de 18 anos de atuação em Marketing, Planejamento Estratégico e Inovação, em empresas como Nextel, Diageo, AOL e Unilever.

CEEE abre a semana com microapagões em Porto Alegre

O leitor é o repórter
- Os leitores podem enviar suas notícias para polibio.braga@uol.com.br Elas serão conferidas e publicadas, dependendo da atualidade e relevância.

Na região do Shopping Total Porto Alegre, que compreende basicamente o populoso bairro Floresta,  falta luz intermitentemente desde as 9h16min. A intervalos de 10 minutos a energia falta por 1 ou 2 segundos e volta.

. A CEEE não presta informações sobre os microapagões. As lojas registram  lucro cessante no início da semana.

- Os microapagões da mamute energética do governo estadual são novidade, porque até agora a CEEE vinha se dedicando a praticar apagões de verdade. A estatal está sob o comando do governo Tarso Genro, que acaba de implementar uma nova estatal, esta totalmente inútil, a EGR, cujo objetivo anunciado é administrar as estradas pedagiadas, mas que servirá apenas para engordar o caixa único de onde o governo petista saca a descoberto e sem controle algum.

A estranha lógica da vereadora Sofia Cavedon

A vereadora Sofia Cavedon (PT) faz coro com as redes sociais contra o corte das árvores pela prefeitura de Porto Alegre, para a duplicação da avenida Beira-Rio.

. Disse ela, no final de semana, que essas árvores têm maior importância para a cidade que as centenas que Tarso Genro, à época prefeito da Capital, teve de cortar para a construção da 3ª Perimetral, sobre as quais ela não chiou.

. Este editor espera que a vereadora explique essa lógica estranha.

Deputado socialista desabafa: “A reforma política virou lenda”

O governo Dilma Rousseff tem ampla maioria na Câmara dos Deputados. Nada acontece se o governo não quiser. E quando quer, a coisa anda, já que é quem dá as cartas.

. Por isto, não deixa de ser interessante o mea culpa que fez em seu Twitter o deputado estadual Miki Breier, do PSB, partido da base do Planalto.

Os que deveriam realizar uma reforma política decente querem que tudo permaneça exatamente como está. Por isso, nada muda. Novos partidos vão surgindo porque o Congresso não consegue fazer andar algum esboço de reforma política. Já virou lenda este tema.

NESTA SEGUNDA-FEIRA DE CALOR FORTE EM PORTO ALEGRE
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Goergen quer que o Piratini se posicione sobre a Ferrosul

Vice-presidente da Comissão Parlamentar das Ferrovias da Câmara Federal, o deputado Jerônimo Goergen (PP) está preocupado com a falta de mobilização do governo gaúcho pela viabilização da Ferrovia da Integração, a Ferrosul.

. Ele acredita que o Piratini não encara a obra – cujo projeto prevê a ligação dos três estados do Sul, mais o Mato Grosso do Sul –, como prioridade.

. Para sanar a dúvida, Goergen sugeriu neste domingo à deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) que peça uma audiência pública para cobrar uma posição clara de Tarso Genro. 

Comissões permanentes da AL começam a trabalhar esta semana

A partir desta terça-feira, as comissões permanentes da Assembleia Legislativa iniciam as atividades. Na nova composição, o PT detém a maioria dos cargos. Confira a seguir quem são os novos presidentes:

Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo: Edson Brum (PMDB)

Comissão de Assuntos Municipais: José Sperotto (PTB)

Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável: Luis Lauermann (PT)

Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia: Ana Affonso (PT)

Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais: Alvaro Boessio (PMDB)

Comissão de Saúde e Meio Ambiente: Adilson Troca (PSDB)

Comissão de Segurança e Serviços Públicos: Nelsinho Metalúrgico (PT)

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos: Jeferson Fernandes (PT)

Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular: Dr. Basegio (PDT)

Comissão de Constituição e Justiça: Heitor Schuch (PSB)

Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle: Marlon Santos (PDT)

Após tragédia em Santa Maria, 33 pessoas seguem hospitalizadas

33 pessoas ainda estão internadas após a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria. Os números são de balanço da Secretaria Estadual da Saúde. Na quinta-feira, 37 vítimas estavam hospitalizadas.

. 27 pacientes estão internados em Porto Alegre, a maioria no Hospital de Clínicas e Hospital Cristo Redentor. Os outros seis pacientes estão no Hospital de Caridade de Santa Maria. Dos feridos, seis seguem em ventilação mecânica, todos em Porto Alegre.

. O incêndio da Boate Kiss ocorreu em 27 de janeiro. 239 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridos.

NESTA SEGUNDA-FEIRA DE CALOR FORTE EM PORTO ALEGRE
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Na tentativa de fazer uma boa ação, Villaverde vai longe demais

Ainda sob o calor da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, que vitimou 239 pessoas, o deputado Adão Villaverde (PT) exagerou na dose.

. É dele o primeiro projeto de lei a dar entrada este ano, na pauta da Assembleia Legislativa. O foco são os fogos de artifício. Villaverde quer proibi-los em ambientes fechados. Até aí, muito bem.

. Mas o PL vai mais longe e pretende impedir a realização de shows pirotécnicos de qualquer natureza também em ambientes externos, mesmo aqueles controlados por especialistas.

. Entre outras coisas, será o fim da linda queima de fogos que tradicionalmente ocorre na Usina do Gasômetro, na virada do ano, em Porto Alegre. Sem esquecer que torcedores de futebol terão de encontrar outra maneira de comemorar a vitória de seus times.

. Se aprovado o projeto, foguetório, nunca mais.

Beto não acusa o golpe e critica indecisão de Tarso Genro

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) não vestiu a carapuça depois que o jornal Zero Hora deste domingo fez críticas ao governador Tarso Genro sobre a demora em dar uma solução ao início da construção da ERS-010, na região metropolitana de Porto Alegre.

. Nesta segunda, logo cedo, o parlamentar apressou-se em largar nota em que afirma que “o que atrasa as coisas é não fazer. (...) Se eu fosse o governador, essa obra já teria começado”.

Mercado reduz expectativas para IPCA e crescimento do PIB

Economistas reduziram a estimativa para o IPCA e crescimento do PIB em 2013, de acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira.

. A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto foi reduzida de 3,09% na semana passada para 3,08%. Há um mês, a estimativa era de avanço de 3,19%.

. Já a estimativa para o IPCA ficou em 5,70%, mantendo-se estável em relação à última semana, quando a expectativa dos analistas consultados pelo BC era de 5,71%. No último mês, a projeção era de 5,65%. Para 2014, o prognóstico segue em 5,50%.

Trânsito brasileiro terá seu próprio “Big Brother” a partir deste ano


Nos próximos meses, os motoristas brasileiros passarão a ser monitorados em tempo real pelos órgãos de trânsito através de um sistema de antenas que será espalhado por vias urbanas e estradas do país.

. O Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav) é um chip de rastreamento que já está equipando os carros novos e deverá estar instalado em toda a frota nacional até julho de 2014, ao custo de R$ 5,00, em valores de hoje. Destina-se a localizar veículos e cargas roubados, verificar sua situação legal e monitorar o tráfego, além de outras funções agregadas.

. O sistema utilizará antenas fixas ou móveis. Usual na Europa, também será usado para controlar a velocidade dos veículos, desta maneira: se o tempo gasto entre duas antenas for menor que o estipulado, disparará multa automaticamente.

Venda de máquinas agrícolas registra recorde em janeiro

Em janeiro, foram vendidas 5.859 unidades de máquinas agrícolas em todo o país, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O valor é recorde.

. O incremento nas vendas se deve à valorização das commodities, principalmente milho e soja, assim como a renovação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) pelo Governo Federal. A situação do clima no Rio Grande do Sul, que não registrou seca neste começo de ano, também ajudou a aumentar a comercialização de máquinas.

. Do total negociado em janeiro, 965 eram colheitadeiras e 4.262 tratores, além de outros implementos, 32,6% a mais que o registrado no mesmo período de 2012.

Governo tem pronto projeto para acabar com fator previdenciário, mas proposta pode ficar para depois de 2014

Caso o Congresso Nacional coloque em pauta a votação do fim do fator previdenciário, o Governo Federal já tem pronta uma proposta para substituir o mecanismo.

. A fórmula, chamada 95/105, soma idade e tempo de contribuição ao INSS para obter a aposentadoria, sendo 95 anos para mulheres e 105 anos para homens. A previsão do Governo é que o cálculo seja instituído em um prazo de 12 anos, a partir de sua aprovação.

. No entanto, se o fim do fator não for retomado pelo Congresso, o novo projeto deve ficar para depois das eleições de 2014. Até lá, o Governo quer trabalhar uma proposta mais próxima do que defendem as centrais sindicais, contrárias à fórmula 95/105. Dentro do Governo, há quem diga que "melhor com o fator do que sem o fator".

. O rombo da previdência, que em 2012 foi de R$ 40,8 bilhões, só não foi maior pelo aumento da arrecadação do INSS e pelo fator previdenciário.

Mensalidades nas escolas e universidades gaúchas estão mais caras

As mensalidades nas instituições de ensino fundamental, médio e superior no Rio Grande do Sul estão mais caras no começo de 2013. É o que mostra um levantamento feito pelo jornal Zero Hora, junto às 10 maiores escolas e universidades particulares do Estado.

. O aumento médio foi de 9,26% nas escolas particulares e de 7,62% nas universidades privadas. Entre os colégios, a elevação variou entre 7,68% e 11,49%, de acordo com a pesquisa. O valor médio está 57,5% acima da inflação registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

. Já nas universidades, o aumento foi de 6% a 8,5%. Para o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado do Estado, o valor maior das mensalidades tem como causa principalmente o aumento da carga horária, o que implica em maiores custos com pessoal e estrutura.