Justiça Federal do RS fustiga quotas e manda Ufrgs matricular seis novos alunos

Representando seis alunos da Ufrgs, a advogada gaúcha Wanda Siqueira conseguiu um êxito inédito no julgamento da ação ordinária que ajuizou na Justiça Federal contra o sistema de quotas raciais.

. A juíza Maria Isabel Pezzi Klein não mandou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul desconsiderar as matrículas que fez em observação ao regime de quotas raciais, mas ordenou que os seis alunos sejam matriculados. Todos os seis foram classificados no vestibular de 2008, mas a Ufrgs resolveu manda-los para casa para dar lugar a alunos negros.

. “Trata-se do processo contra o desvirtuamento do sistema de cotas da UFRGS, o qual, por critérios mal estabelecidos, acabou por criar novas formas de discriminação”, disse na noite desta quinta-feira ao editor o aluno Delson Vetromilla, um dos beneficiados. Com ele, serão matriculados Cristiano Aguzzoli, Gabriel Mendez, Felipe Lahiguera, Thiago Farias e Natália Cavalheiro.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da sentença de mérito.

Assembléia decide que servidor grevista não vai ter salário no RS

Por 27 votos sim e 21 não, a Assembléia Legislativa do RS manteve o veto da governadora Yeda Crusius à emenda que concedeu anistia aos professores estaduais grevistas.

. A oposição precisava de 28 votos e só conseguiu 21. As manobras comandadas pelo Cpers nos últimos dias foram infrutíferas.

- Apenas dois deputados da base aliada trairam o governo que dizem apoiar, no caso Nelson Harter, do PMDB, e Cassiá Carpes, do PTB. Os dois deputados aliaram-se claramente à oposição. A votação também soldou a aliança indestrutível da direita mais neoliberal gaúcha, o DEM, com a esquerda socialista mais neomarxista representada pelo PT e PC do B. Os deputados da base nunca estiveram tão unidos, o que é resultado dos êxitos mais recentes do governo, a retomada dos investimentos nos municípios e a maior experiência. A oposição e o Cpergs facilitaram a unidade da base, porque a movimentação política dos dois grupos foi grosseira e provocativa. O episódio do telefonema disparado para a casa da mãe do presidente do PP, Jerônimo Gorgen, demonstra a que extremos de grosseria pode chegar a direção do Cpergs, que nunca aprendeu nada e também não consegue esquecer nada.

Crise já afeta vida pessoal dos leitores desta página

Os números ainda não são devastadores, mas é significativo que 48% dos leitores desta página considerem-se muito ou regularmente atinigos pela crise global.

. Eis os resultados da enquete, que perguntou “de que modo a crise global atingiu sua vida pessoal e profissional”: muito, 25%/ mais ou menos, 23%/

Pouco, 23%/ nada, 27%.

- O grupo dos que não perceberam mudança alguma é o mais expressivo.

Conclui Complexo Ceran. Mais 350 MW para o RS.

Já começou a operar em regime de geração comercial a segunda turbina de 50 MW da Usina 14 de Julho, instalada no rio das Antas, RS, pela Ceran. A primeira das duas usinas entrou em funcionamento em dezembro.

. A energia vai toda para o Sistema Interligado Nacional.

. Todo o chamado Complexo Ceran é de 360 MW. Ele inclui a usina 14 de Julho e mais as usinas Monte Claro e Castro Alves.

. A usinas fica entre os municípios de Cotiporã, Veranópolis e Bento. A barragem tem 362 metros de extensão e queda bruta de 33,5 metros.

Paim abiscoita conta da TIM no Sul do Brasil

A Paim, de Porto Alegre, passou a atender a conta publicitária da TIM na região Sul do Brasil.
. A sede da TIM fica em Curitiba.


. No Paraná, a Paim já atende os supermercados Mercadorama, do grupo Wal Mart.

Prefeito de Gramado demite Horst Volk e perde chefe de imprensa

O ex-deputado estadual e fundador da Ortopé, Horst Volk, foi demitido do cargo de diretor executivo da ACTG (Associação de Cultura e Turismo de Gramado), entidade responsável pela captação de recursos de eventos como o Natal Luz e o Festival de Cinema. A demissão saiu do gabinete do prefeito Nestor Tissot que, assim como Volk, pertencem ao PP.

. Desconsiderada, a esposa de Volk, a competente jornalista Rosa Helena pediu demissão da assessoria de comunicação da prefeitura de Gramado.

Banrisul é quem melhor projeta a inflação no Brasil

O Banrisul foi o grande vencedor do ranking Top 5 de fevereiro para as projeções de inflação pelo IPCA de curto prazo. As informações foram divulgadas pela gerência executiva de Relacionamentos com o Investidor (Gerin), do Banco Central, responsável pela compilação das projeções fornecidas pelo mercado. A equipe de analistas do Banrisul, da Unidade Financeira, venceu o ranking ao apresentar uma projeção para o IPCA de fevereiro com uma margem de erro de apenas 0,05 ponto percentual em relação à taxa de inflação efetiva para o período, que foi de 0,55%, segundo o IBGE.

Ouvidor acha que foi vítima de intrigas palacianas

Demitido pelo Diário Oficial, o ouvidor da secretaria da Segurança Pública do RS acha que foi vítima de uma armação palaciana.

. Adão Paiani responsabiliza os chefes de gabinete de Yeda e do general Goularte.

- O ouvidor quer que Yeda demita os dois.

Cadáver sem utilidade

O cadáver de Marcelo Cavalcante já não vale muita coisa para o PSOL e o PT do RS.

Líderes do PT envolvidos nas emboscadas assassinas de Estãncia Velha

Conheça todos os aspectos do caso no site Vide Versus de hoje. CLIQUE:
http://www.videversus.com.br/index.asp?SECAO=89&SUBSECAO=0&EDITORIA=13954

Nem de longe personagens como a cafetina Jeanne Mary Córner e clientes como Rogério Buratti e Antonio Palocci, que disputaram a mesma mulher, são casos isolados dentro do PT ou se resumem a escândalos dos apart hotéis de Brasília.

. É que no pequeno município gaúcho de Estância Velha, 30mil habitantes, 35 minutos de Porto Alegre, os atentados praticados há tres anos contra o jornalista Mauri Martinelli e o vereador Duduzinho, também incluíram raposas felpudas do PT e cafetinas de grosso quilate. Mauri e Duduzinho foram atacados de morte porque criticavam severamente a administração do PT.

. Martinelli levou 7 tiros e não morreu, enquanto que Duduzinho escapou da emboscada que o mataria. O pistoleiro dos dois casos foi preso.

. O caso só andou depois que o editor e o jornalista Vitor Vieira denunciaram o corpo mole das investigações. As denúncias tiveram o apoio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

. Nesta quinta-feira a tarde, enviados do editor a Estância Velha tomaram conhecimento do relatório final do inquérito remetido há uma semana para o Fórum. O processo 095/209.0000179-3 corre em segredo de Justiça. O juiz da cidade se considerou impedido e mandará o caso para Ivoti.

. A lista dos acusados é liderada pelo ex-chefe de gabinete do prefeito do PT, Jayme Schneider, pelo ex-presidente do PT e atual vereador Luís Carlos Soares, pela cafetina Ana Cloni Campos e pelo empresário Jauri de Matos, fornecedor da prefeitura do PT. São todos apontados como mandantes do crime ou membros da quadrilha.

- A lista dos acusados já era conhecida em Estância Velha. O PT está por trás dos dois crimes. Os eleitores de Estância Velha, no ano passado, puseram fim ao reinado de horrores do Partido, que já durava oito anos.


Comércio vende 2% mais em fevereiro e inadimplência ainda é baixa em Porto Alegre

Você pode até bater de frente com os números, mas isto será apenas uma perda de tempo e não conduzirá à compreensão do que ocorre neste exato momento com a economia, mas os dados sobre as vendas e sobre a inadimplência de fevereiro em Porto Alegre, são os seguintes:

1) vendas, mais 2%.

2) Inadimplência, 11,6%.

. Em janeiro, as vendas recuaram 2% e a inadimplência bateu em 11,2% (este dado do SPC vale para todo o Estado).

. Vale a pena sublinhar que neste momento ocorre o pior cenário produzido pelo desembarque da crise global no Brasil, mas mesmo assim os números acima nem de longe são desastrosos (um deles é até muito melhor, o da inadimplência). No ano passado, em fevereiro, as vendas cresceram 4,7% e a inadimplência era maior, de 12,1%.

. Vilson Noer, o presidente da CDL de Porto Alegre, com quem o editor conversou as 15h, mostrava-se animado e otimista com o cenário local da economia, até porque acaba de conduzir uma exitosíssima liquidação municipal, o Liquida Porto Alegre.

- A economia gaúcha, que cresceu 7% em 2007 e 3,8% em 2008, poderá avançar alguma coisa como até 3% este ano, apesar da crise global, puxada por nova supersafra de grãos (com bons preços) e graças aos investimentos públicos estaduais já garantidos para 2009. O setor de serviços vai caminhando bem. Só a produção industrial inspira graves preocupações por enquanto, porque os primeiros números de janeiro e fevereiro são desastrosos (com a safra na rua, a tendência é que a agroindústria reverta as brutais quedas do bimestre). A economia local está descolada da crise nacional que ameaça derrubar o PIB para perto dos zero por cento este ano.

Yeda se pinta com as cores de guerra para a disputa de 2010

A governadora Yeda Crusius admitiu nesta quinta-feira que é candidata à reeleição. Yeda sempre tratou o assunto de forma oblíqua, mas nesta quinta resolveu fazer declarações peremptórias.

. Yeda se pintou com as cores de guerra para a disputa de 2010.

. Sobre as declarações de guerra feitas pela governadora na Federasul, eis o que avisou a assessoria de Yeda: 1) Yeda não declarou guerra, mas avisou que não fugirá dos combates que seus adversários produzirem. 2) No Piratini não são aguardados movimento de tropas inimigas para os próximos dias.

- O editor recomenda ao governo o livro “Guerra Revolucionária”, de Mao Tse Tung. O estudo do livro ajudará a entender alguns aspectos relevantes da oposição em curso no RS.

Ministério Público começa a ouvir implicados no caso Salazar x Bohn Gass x Pont

Já tem 17 volumes o inquérito que move o Ministério Público Estadual no caso Paulo Salazar x Raul Pont x Elvino Bohn Gass. Salazar, ex-tesoureiro da DS (Democracia Socialista, fração neotrotskista do PT), denunciou os deputados Bohn Gass e Pont pelo confisco de parte dos seus salários na Assembléia, cobranças de diárias indevidas, formação de caixa 2 e lavagem de dinheiro. O caso está também na 9ª. Vara Criminal e na 1ª. Delegacia de Polícia. O ex-tesoureiro já obteve um acordo com a DS na Justiça do Trabalho.

. A principal testemunha de acusação no processo, Milton Kruger, foi assassinada em Canoas. Ele também lavava dinheiro.

- O inquérito no Ministério Público está sendo tratado com prioridade. Todos os implicados serão ouvidos a partir da semana que vem. O caso tramita no âmbito da Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público, conforme verificou nesta quinta-feira de manhã o editor.


- Estas informações são todas exclusivas. O caso está sendo acompanhado unicamente por esta página. Na Assembléia do RS, os deputados sequer cogitam de examinar as denúncias, porque ali há um pacto de silêncio que entrava as discussões.

Bovespa em leve alta de 0,05%; dólar cai 1,23%

Depois de cair mais de 1,3% pela manhã, por volta das 14h15, o Ibovespa tinha leve alta de 0,05%, aos 38.822 pontos.

. Já o dólar comercial recuava 1,23%, para R$ 2,322 na venda.

Genros duelam no caso do delegado Protógenes Queiroz

Vida familiar:

- O pai, o ministro Tarso Genro, é o mais novo verdugo do delegado Protógenes Queiroz.

- A filha, a deputada Luciana Genro, é o mais velho anjo da guarda do delegado Protógenes Queiroz.

- Na política nordestina é comum as famílias colocarem um dos seus membros em cada Partido, porque sempre estarão bem situados. O caso da família Sarney não é o único. Roseane, que já foi do PFL e hoje é do PMDB, tem o pai no PMDB e o irmão, Sarneyzinho, no PV. Renan Calheiros, do PMDB, tem um irmão no PC do B. E la nave va. No RS, a prática torna-se comum, o que caracteriza a recente nordestização da política gaúcha.

Genro usa imunidade parlamentar que condena nos outros casos

A curta e grossa defesa da deputada Luciana Genro na Comissão de Ética da Câmara, nem de longe faz referência a qualquer desejo da deputada por ir à luta sem abrir mão da sua imunidade parlamentar. Na iminência de responder no STF duas queixas crimes (Aod Cunha e Humberto Busnello), a deputada bem que poderia evitar que o caso subisse até lá, bastando abrir mão da imunidade parlamentar - o que não fez e nem fará.

- Genro é uma velha inimiga dos parlamentares que usam sua imunidade parlamentar para escapar de atos criminosos.

Giuliani (ex-Casa Civil de Olívio) está com um pé fora do PT

Ex-subchefe da Casa Civil no governo Olívio Dutra, o advogado Ricardo Giuliano está com um pé fora do PT.

. O advogado, que foi vetado pela bancada petista na Assembléia antes de assumir o cargo de CEO, quer continuar fumando em paz seus charutos cubanos e tripulando sem dor de consciência o seu carro importado.

- Aliás, Ricardo Giuliano ajuíza queixa-crime junto ao STF contra a deputada Luciana Genro, do PSOL. Genro acusou o cliente de Giuliano, Humberto Busnello, que vem a ser vice-presidente da Fiergs, de ter adiantado dinheiro para o caixa 2 do PSDB.

PT e PMDB jogam juntos na Assembléia do RS

OPINIAO DO LEITOR

PT e PMDB jogam juntos na Assembléia do RS

Na verdade, o deputado Ivar Pavan, em suas próprias palavras, "encerou" a Ordem do Dia. Como bem e honestamente disse, colocou um monte de cera no chão para essa base aliada, tão sem autoestima, escorregar mais uma vez. A saída de plenário do dep. Alberto Oliveira, braço-direito do Gov. Germano Rigotto, que foi o sinal para o pedido de verificação de quorum por um deputado-fantasma do PT, atualmente com livre trânsito em Brasília, e que não teve sua presença contada para efeito de quorum, significa que parte do PT e do PMDB, a começar pelo próprio Rigotto, espera que o ex-governador seja novamente candidato, agora com o suporte do PT e de seus partidos tradicionalmente aliados? Enio Cardoso Marques, Porto Alegre, RS.

Deputado italiano pede a Tarso que pare de fazer "previsões de loteria" sobre Battisti

O deputado italiano Luca Volonté, da coalizão União de Centro, pediu nesta quarta-feira ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que pare de fazer "previsões de loteria esportiva", referindo-se a declarações dadas ontem pelo brasileiro sobre o caso do ex-ativista Cesare Battisti.

. Ontem, Tarso havia declarado que "se o Supremo Tribunal Federal (STF) mantiver o mesmo juízo que teve sobre quatro casos semelhantes, vai manter a decisão", anunciada por ele próprio no dia 13 de janeiro, de conceder o status de refugiado a Battisti, cuja extradição é pedida pela Itália.

. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, para Volonté, o ministro brasileiro deve ser "mais respeitoso em sua função institucional". O parlamentar, que é membro da Comissão de Assuntos Constitucionais da Câmara dos Deputados, ressaltou que o caso Battisti é "uma partida que ainda está aberta".
"Antecipar o resultado [da decisão do STF] é grave e ultrajante à dignidade da magistratura brasileira", argumentou o deputado.

CCJ do Senado aprova fim da prisão especial

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem projeto que acaba com o direito a prisão especial para quem tem curso superior completo. O texto também retira esse direito de padres, pastores e bispos evangélicos.

. O texto vai agora para votação no plenário do Senado.O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, teve origem na proposta elaborada, em 2000, por uma comissão de juristas criada pelo Poder Executivo. O substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) restringe a prisão especial a uma lista mais restrita.

Dois candidatos e as mesmas receitas para crise

Um dia após a divulgação da queda de 3,6% do PIB brasileiro no último trimestre de 2008, os dois principais pré-candidatos à Presidência pregaram, lado a lado, uma receita parecida contra a crise econômica: diminuir a taxa de juros e aumentar os investimentos públicos.

. Em evento em São Bernardo do Campo, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), disse que a crise econômica "é uma oportunidade única para o Brasil passar a ter juros civilizados". "Nós iremos baixar os juros básicos e iremos pelo menos criar uma referência para os "spreads" no Brasil", disse Dilma, que discursou por cerca de 40 minutos, afirmando que a crise é "sistêmica" e de "trilhões".

. Já o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou que o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo e que a redução da taxa básica deveria ter sido adotada há seis meses, quando os efeitos da crise começaram a atingir a economia interna.

Aécio começa segunda-feira giro pelo País em defesa das prévias

Para forçar o PSDB a realizar prévias para a escolha do concorrente do partido à Presidência, o governador de Minas, Aécio Neves, montou uma agenda de candidato. Ele começa segunda-feira, no Recife, um giro pelo Brasil em busca de apoio dos tucanos para fazer a consulta e de votos para derrotar o governador de São Paulo, José Serra, na briga pela vaga de candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

. Depois de afirmar que "não se constrói um projeto de País de alguns gabinetes ou da Avenida Paulista", o governador mineiro decidiu confrontar o movimento de setores do PSDB para descartar a consulta interna, apressando o início da campanha para ser escolhido.

. Já o governador José Serra disse ontem, em evidente resposta a Aécio, que "a gente tem de trabalhar para enfrentar a crise. Não dá tempo de governar e fazer campanha. Eu escolho governar".

CPI convoca Protógenes e Paulo Lacerda

Prorrogada pela quinta vez na véspera, a CPI dos Grampos começou ontem novo capítulo de atividades convocando para prestar depoimento o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda.

. Também foram convocados agentes de inteligência, entre os quais Lúcio Fábio Godoy de Sá e Jerônimo Jorge da Silva Araújo, que confirmaram a participação da Abin na Operação Satiagraha, cujo principal alvo era o banqueiro Daniel Dantas.

. Depois de quase 15 meses de existência, a CPI também aprovou ontem convite ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, supostamente vítima de operação ilegal feita por Protógenes, segundo a revista Veja. Quem também será convidado a comparecer na CPI é o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal, além do delegado da PF Amaro Vieira Ferreira.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/