Mourão entrou em quarentena porque pode estar contaminado por vírus chinês

Depois de manter contato com um servidor diagnosticado como portador de vírus chinês, portanto infectado, o vice Hamilton Mourão fez teste para saber se também está doente, permanecendo em quarentena no Palácio Jaburu, pelo menos até que saiam os resultados.

Sua mulher, Paula Mourão, também cumprem quarentena.

O gabinete do vice informou em nota que ele não dará expediente na segundas-feira, aguardando os resultados dos exames.

Dica do editor - Veja a série The Looming Tower, Amazon. É a trajetória rumo ao 11/9.

O editor começou a ver, ontem, este documentário que mostra a verdadeira trajetória dos eventos que culminaram no atentado às torres gêmeas, Nova Iorque, e bastante da responsabilidade do FBI e da CIA na prevenção. Uma série altamente dramática, tensa e com elenco de primeiro time.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a série.

Gramado ressurge das cinzas e se apresenta em todo o esplendor neste sábado

Esta equipe

da TV Record esteve hoje em Gramado, a cidade turística mais importante do RS e que reabriu seu comércio, seus hotéis e restaurantes de duas semanas para cá (os hotéis só reabriram no dia 8).

A equipe filma diante da igreja católica, zona mais central.

Neste sábado, a cidade recuperou boa parte do seu esplendor e da sua vitalidade, já que deu para perceber com clareza um afluxo interessante de turistas e visitantes que possuem residências na cidade. Um movimento equivalente a 60% do que acontecia antes da pandemia. Lojas como a Renner, chegaram a registrar filas de ingresso no meio da tarde (as lojas exigem máscaras dos consumidores, distanciamento de 1,5 metros entre um e outro, proibição de uso de provadores). Restaurantes e hotéis também cumprem medidas mitigatórias de restrições sanitárias.

A cidade está bela e acolhedora como sempre, com boas ofertas e preços bem menores do que aqueles que eram praticados antes da pandemia.

Queiroz Galvão demitiu 30 trabalhadores da obra da nova ponte do Guaíba

A Queiroz Galvão demitiu 30 trabalhadores da sua obra da nova ponte do Guaíba, Porto Alegre.

Artigo, Rodrigo Constantino - A cada disparo fora do alvo, Bolsonaro se fortalece

Boa parte da imprensa se tornou torcedora e luta para derrubar o governo.

O desejo de destruir o inimigo é maior do que a vontade de construir pontesO desejo de destruir o inimigo é maior do que a vontade de construir pontes

Os liberais e conservadores sempre compreenderam esse tipo de estratégia usada pela mídia como viés esquerdista. Curiosamente, a mesma tática vem sendo usada no caso da pandemia, sob o silêncio conivente de uma "direita" que passou a odiar o governo Bolsonaro mais do que amar a verdade. As manchetes colocam o Brasil em destaque nos casos de morte por covid-19, sempre destacando números absolutos!

Esta semana vimos: Brasil já passa Alemanha e França em quantidade de óbitos. Mas a Alemanha tem 83 milhões de habitantes e a França tem 67 milhões, enquanto o Brasil tem 210 milhões. Qual o sentido de usar dados absolutos, portanto ? Países mais populosos do mundo: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Paquistão, Nigéria e Brasil. Alguma surpresa de sermos o sexto em mortes de covid-19 ? E vale notar que os dados oficiais da China, sob uma ditadura, não são nada confiáveis.
O que muitos já perceberam é que boa parte da imprensa se tornou torcedora e luta para derrubar o governo. Enxerga na pandemia uma oportunidade para pintar o presidente como alguém insano e precisa, então, destacar o pior da crise. Há muitos motivos legítimos para criticar Bolsonaro, mas esse tipo de artimanha chama a atenção e acaba criando resistência: mesmo críticos do presidente ficam na defensiva por considerarem injusto o tratamento da mídia.

Um site conhecido chega ao ápice de dedicar várias manchetes sensacionalistas por dia contra o governo. Tudo é "bomba", a "pá de cal", o "fim próximo" do presidente. O tiro sai pela culatra. A cada disparo fora do alvo, o presidente se fortalece. E parte da imprensa perde credibilidade.

Recomendado - Peça para entregar na sua casa as cervejas artesanais e hamburgers do Bier Markt Vom Fass, agora, neste momento, Porto Alegre

PEÇA AGORA (das 17h até as 22h). Entrega na sua casa.
10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero de melhor carta de cervejas artesanais.

CLIQUE AQUI para examinar o cardápio de hamburguers, pizzas e a lista de cervejas artesanais e bebidas.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender exclusivamente por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais, pizzas e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

Madero reabriu em Curitiba (Em Porto Alegre, não) mas clientes evaporaram

Madero demitiu 600 empregados durante este período de pandemia.

O empresário Júnior Durski, dono da rede de restaurante Madero, que tem restaurantes também no RS, inclusive Porto Alegre, se disse surpreso com a falta de clientes em sua lanchonete após a reabertura dos seus restaurantes de Curitiba. Em Porto Alegre, continua tudo fechado.

Em entrevista à Band News, Durski disse que terá de se reinventar. Na loja que recebia 400 pessoas por dia, agora recebe no máximo 30.

O empresário disse que apesar da liberação para reabertura do comércio com distanciamento de 1,5 a 3 metros e uso de máscaras, a população ainda está com medo de sair de casa.

No entanto, admitiu que vai ter que repensar o valor do lanche vendido em seu restaurante, o menor valor é de R$ 40,00. Quando tudo voltar ao normal, ele acredita que o cliente de R$ 40,00 vai voltar. “É hora da gente se reinventar”, disse.

Embora aberto, Mercado Público de Porto Alegre já perdeu 50% das vendas por causa da pandemia

O Mercado Público de Porto Alegre está aberto, mas não consegue recuperar as vendas perdidas em função da pandemia.

A média de quebra nas vendas é de 50%.A estimativa é da Associação dos Comerciantes do Mercado Público.

Governo lança campanha e pede atenção aos casos de violência doméstica

O governo federal lançou, ontem, a Campanha de Conscientização e Enfrentamento à Violência Doméstica e alertou que esse tipo de violência tem crescido em meio à pandemia, em razão das medidas de isolamento social. Com o lema Denuncie a Violência Doméstica - Para Algumas Famílias, O Isolamento Está Sendo Ainda Mais Difícil, a campanha aborda não somente a violência contra a mulher, mas também contra idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.

“Nossa campanha é para dizer para todo mundo denunciar, nós garantimos o anonimato. O objetivo é de despertar a urgência em exercitar o dever cívico de informar às autoridades sobre as situações de violência dentro dos lares. O objetivo é incentivar os vizinhos. Vizinhos, por favor, enfiem a colher em briga de marido e mulher. Comecem a denunciar”, disse a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

O governo disponibiliza os canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100, o Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil, responsáveis por receber, ouvir e encaminhar denúncias de violações aos direitos humanos. Pelo aplicativo é possível, inclusive, enviar fotos e vídeos que, segundo Damares, já antecipam a prova do crime. Todos esses canais também estão acessíveis em Libras, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Leitores deste blog, pela ordem, estão no Brasil, EUA, Ucrânica, Hong Kong, Índia, Alemanha, Portugal, Argentina e Noruega

Os números a seguir, desta semana, mostram quais são os 10 Países nos quais estão localizados os leitores deste blog. O Google Analytics não detalha apenas quem está por trás da quarta posição.

O Top 10 inclui Brasil, Estados Unidos, Ucrânia, Hong Kong, India, Alemanha, Portugal, Argentina e Noruega.

Brasil
398988
Estados Unidos
19946
Ucrânia
10663
Região desconhecida
4826
Hong Kong
4650
Índia
2128
Alemanha
1194
Portugal
894
Argentina
789
Noruega
485

Conheça os números sobre números de leitores deste blog

Este blog atualiza informações desde as 8h30min da manhã até a última hora da noite.

O editor trabalha absolutamente sozinho, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Este é o blog independente de maior número de leitores e de maior credibilidade do Sul do Brasil, especializado em economia e política do País e do RS.

Eis os últimos números de leitores, conforme Google Analytics deste momento, 16h:

Visualizações de página de hoje
31.253
Visualizações de página de ontem
59.290
Visualizações de página do mês passado
1.874.550
Histórico de todas as visualizações de página
87.510.873
Seguidores

A organização perde o pudor e apresenta o "Plano Lula para o Brasil"

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores anunciou neste sábado o ‘Plano Lula para o Brasil’, um "projeto de retomada da economia, dos empregos, da reconstrução do Estado brasileiro e da soberania nacional".

À frente da coordenação da tarefa está o ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad.

A organização PT e seu líder, o ex-presidiário Lula da Silva, condenado em dois processos, duas instâncias, tudo como corrupto da pior espécie, e solto por seus amigos do STF, perderam completamente o pudor.

Como se sabe, Lula deveria estar cumprindo pena como criminoso e a organização que lidera já deveria estar proscrita.

CLIQUE AQUI para ler a nota do PT, caso você tenha estômago.

Idosos reclamam de grosserias nos postos de saúde de Porto Alegre

O pessoal dos postos de saúde de Porto Aletre tem agido com grosseria ao atender gente do grupo de riscos que busca vacinar-se contra a gripe.

Regina Duarte reage aos ataques das víboras da esquerda e da direita

Esta postagem é da atriz Regina Duarte, secretária nacional de Cultura.

Ela tem sido atacada pela esquerda e também pela direita incapaz de ser tolerante sequer com auxiliares escolhidos por Bolsonaro.

Regina Duarte diz que é vítima de matérias venenosas e falsas, mas na verdade é vítima de ousados assassinos de reputação.

Ela pede que aguardem para ver os resultados do seu trabalho na secretaria nacional de Cultura.

Não é muito fácil lidar com víboras da esquerda e da direita.

Bolsonaro foi quem escolheu a atriz e quem, na semana passada, em almoço privado, reafirmou a certeza da sua escolha.

Delegado do caso do atentado de Juiz de Fora, conta história da carochinha e diz a Bolsonaro que Adélio Bispo agiu sozinho.

O delegado Rodrigo Morais apresentou ao presidente Bolsonaro o resultado das investigações que fez sobre o atentado realizado em Juiz de Fora.

Ele disse ao presidente que Adélio Bispo agiu sozinho.

Nem chapeuzinho vermelho acredita nesta história da carochinha.

A reunião foi ontem.

A Folha foi quem passou a notícia, mas não revelou qual foi a reação de Bolsonaro, a vítima do ex-militante do Psol.

Adélio, como se sabe, foi declarado louco pelo juiz do caso e está internado numa prisão de segurança máxima do Mato Grosso.

Valdir Fiorini, do pessoal do site sujo The Intercept, tenta difamara o general Villas Bôas

O pessoal do site sujo The Intercept, inunda as redes sociais com informações destinadas a difamar o general Villas Bôas, comandante do Exército nos governos Dilma e Temer.

O fulcro da difamação é a tentativa de apresentar como irregular a nomeação da filha do general, Adriana, para função em cargo de comissão no ministério de Damares Alves.

O remetente não é um robô, mas alguém que se assina Valdir Fiorini, apaniguado do americano Glenn Greenwald.

The Intercept vem movendo campanha de difamação contra os militares.

Secretários apelam a Bolsonaro, mas o presidente quer que os governadores façam o beija-mão

Os secretários estaduais da Fazenda assinaram carta pedindo que Bolsonaro assine a lei de ajuda aos Estados.

Bolsonaro quer que os governadores façam pessoalmente o pedido.

Em carta assinada também por Doria, Witzel e Camilo Santana.

99% dos infectados pelo coronavírus geram anticorpos, conta El País

O jornal El País conta que médicos e cientistas de todo o mundo estão à procura de super-heróis disfarçados de gente normal. São pessoas que, depois de infectadas pelo coronavírus, desenvolveram anticorpos de grande eficácia para neutralizar esse agente patogênico. Seu plasma sanguíneo é um dos possíveis tratamentos para salvar a vida de outros pacientes.

Encontrar os melhores anticorpos é uma tarefa de dimensões cosmológicas. Cada pessoa tem mais de um bilhão de células imunológicas B, cada uma delas capaz de fabricar um tipo de anticorpo específico, único.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Editorial - Onde foram parar os freezers para mortos e os milhares de mortos em Bagé, Caxias, Pelotas e Porto Alegre ? Nem mortos há em Pelotas e Bagé, Caxias tem apenas 2 óbitos e a Capital tem 21.

No dia 8 de abril o governador Eduardo Leite foi enganado pelo seu pessoal de apoio da área da saúde e quis enviar  quatro contêineres freezer para Porto Alegre, Bagé, Pelotas e Caxias do Sul.

Naquele momento, o governo estadual foi vítima de uma campanha estúpidas, alarmista, irracional e politicamente destinada a causar o caos e fragilizar o governo Bolsonaro, tudo sob o comando dos governadores Doria e Witzel e no comando da batuta da Rede Globo e RBS.

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara reagiu de imediato e repeliu o contêiner. Ele usou discurso de grande indignação.

O editor soube que o pessoal de apoio de Eduardo Leite chegou a trabalhar com uma projeção irracional de mortos para Bagé:

- Seriam 2 mil mortos em poucos dias.

Hoje, sábado, eis os números de mortos por vírus chinês nas quatro cidades, passados quase três meses do primeiro caso registrado no RS:

Porto Alegre, 1,4 milhão de habitantes, 21, a mais baixa taxa de letalidade por vírus chinês do Brasil.
Caxias do Sul, 500 mil habitantes, 2 mortos
Pelotas, 306 mil habitantes, zero mortes
Bagé, 121 mil habitantes, zero mortes

CLIQUE AQUI para examinar casos de infectados e mortes no RS, município por município.

Veja como trabalha o Coveiro de Lojas do Iguatemi

Bruno Covas manda instalar contêineres refrigerados para armazenar corpos de vítimas do vírus chinês

O prefeito Bruno Coas mandou instalar dois contêineres refrigerados para armazenar corpos de mortos atingidos por vírus chinês.

Ambos estão no cemitério da Vila Formosa.

Governo federal quer trocar ajuda por reabertura da economia nos municípios e Estados

O governo federal poderá usar a ajuda aos governos municipais e estaduais como moeda de troca para que eles busquem abertura gradual e imediata das atividades humanas e econômicas.

O governo gaúcho esperava receber R$ 450 milhões da primeira de três parcelas, mas isto não aconteceu.

No caso do RS, a pedida do governo federal não faz sentido, porque a reabertura não só já vem acontecendo, como governos estaduais e municipais seguem modelo claro de políticas públicas sobre a reabertura.

Paulo Guedes faz balanço dos 500 dias de governo Bolsonaro

Esta tabela foi montada por este blog e mostra o sucesso do RS no combate ao vírus chinês

Esta tabela ao lado foi formata pelo editor e refere-se a números do dia 13.

CLIQUE AQUI para examinar melhor a tabela. O editor colocou tudo num link especial.

O leitor peceberá que o RS ocupa a 22a. posição entre os 27 Estados do Brasil, quando o cálculo é feito por cada grupo de 100 mil habitantes, dividido pelos números de casos e de mortes por vírus chinês.

O RS vive um case de sucesso no combate à pandemia.

Os cientistas, médicos, políticos e jornalistas especializados não conseguem explicar por que razão suas projeções apocalípticas não se concretizaram, quase três meses depois do início da pandemia.

O RS registra relação de 1,05 mortes por cada trupo de 100 mil habitantes, contra 29,80 do Amazonas, por exemplo, a pior situação. O Estado e a prefeitura do histérico prefeito Arthur Virgilio, envolvidos em históricos escândalos de corrupção e de desvios de dinheiro público da área da saúde, explicam tudo.

Esta é a vitória do paciente e da equipe que o tratou no Hospital Universitário de Canoas

A prefeitura de Canoas divulgou, ontem, este vídeo que mostra a vitória do paciente infectado por vírus chinês e dos profissionais de saúde que o atenderam. Este blog incluiu o material no seu canal do You Tube e disponibiliza o material, que é edificante:

 

Campanha política e midiática da RBS contra Bolsonaro atingiu níveis mórbidos de oposição

Desde que assumiu, Bolsonaro cortou todas as verbas publicitárias federais, inclusive BB, Caixa e BNDES para os veículos da RBS, que se filiou à campanha golpista movida por O Globo.

O jornal Zero Hora deste sábado bate todos os recordes de mau humor explícito, tudo por conta da campanha politicamente histérica que move contra o governo Bolsonaro.

Ao lado, charge do principal jornal da RBS vai de novo para cima do presidente, usando figuração mórbida e desrespeitosa em relação aos brasileiros que suportam a epidemia do vírus chinês.

Na capa do jornal, os colunistas David Coimbra, Rosane Oliveira e Rodrigo Lopes, ocupam-se de fornecer "conteúdos" para o chargista. Coimbra diz que "ninguém se importa com as opiniões de Bolsonaro", mas os dois outros avisam que o "presidente tritura os ministros que não dizem amém ao que ele quer" e que o "mundo está espantado com o Brasil".

Dica do editor - Morador de Porto Alegtre já pode usar WhatsApp para agendar data para obter Carteira de Identidade

Os agendamentos para extração de Carteiras de Identidade para moradores de Porto Alegre já podem ser feitos por WhatsApp, mas apenas para grupos de risco, pelos telefones (51) 9841-78646 ou (51) 9842-20125, das 8h às 18h. Os números só recebem mensagens de texto e podem ser usados também para cancelar as marcações. Os telefones (51) 3223-6122 e (51) 3223-2727 seguem atendendo normalmente.

Transcrição da reunião ministerial prova que Bolsonaro falou a verdade e que Moro viajou

O jornal Estadão de hoje, vazou parte dos diálogos da reunião ministerial na qual Bolsonaro teria ameaçado demitir Moro. O caso central é a acusação de Moro sobre interferência de Bolsonaro nas atividades da Polícia Federal, tudo em seu benefício. Isto fica claro que não houve na reunião ministerial. Leia:

A primeira intervenção do presidente reproduzida pela AGU foi aproximadamente aos 30 minutos da reunião. A segunda, mais adiante, cerca de 50 minutos depois da primeira fala.

Leia abaixo as falas:

PRIMEIRO TRECHO:

“Eu não posso ser surpreendido com notícias. Pô, eu tenho a PF que não me dá informações; eu tenho a inteligência das Forças Armadas que não tem informações; a Abin tem os seus problemas, tem algumas informações, só não tem mais porque tá faltando realmente... temos problemas... aparelhamento etc. A gente não pode viver sem informação. Quem é que nunca ficou atrás da... da... porta ouvindo o que o seu filho ou a sua filha tá comentando? Tem que ver pra depois... depois que ela engravida não adianta falar com ela mais. Tem que ver antes.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Caixa deposita, hoje, R$ 246 milhões de auxílio de R$ 600,00

Por ordem do presidente Bolsonaro, a Caixa disponibilizará R$ 246 milhões da segunda parcela do auxílio emergencial para 405.163 mil pessoas neste sábado. As agências não abrirão. Serão realizados 311.637 créditos em contas da Caixa e 93.526 em contas de outros bancos.

Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento do auxílio, o número de pessoas que tiveram o benefício creditado pela Caixa ultrapassou 50 milhões, num total de R$ 35,7  bilhões, já considerando os créditos deste sábado.

Mais de 52,6 milhões de cidadãos já se cadastraram para solicitar o benefício. O site auxilio.caixa.gov.br superou  a marca de 862,5 milhões de visitas e a Central Exclusiva 111 registra mais de 159 milhões de ligações.

Uber manda seus motoristas usarem máscaras

O editor foi avisado, esta manhã, que a partir de terça-feira todos os motoristas dos serviços do Uber terão que usar máscaras.

Já não era sem tempo.

Sul do Brasil continua apresentando números baixos de mortes

No RS, o primeiro registro da doença aconteceu em 26 de fevereiro, há quase três meses.

O RS, 11,3 milhões de habitantes, emplacou, ontem, 3.597 casos de vírus chinês, com 126 mortes.

No Sul, os números são todos muito parecidos:

SC, 8,5 milhões de habitantes, 3.597 casos e 79 mortos
Paraná, 11,2 milhões de habitantes, 2.139 casos, 120 mortos

Caem os números de óbitos no Brasil

O número de mortes é ligeiramente menor que o divulgado nesta quinta-feira, quando o Brasil registrou 844 óbitos e 13.944 casos confirmados.

O Brasil registrou 824 mortes por vírus chinês nas últimas 24 horas.

O número de vítimas fatais da doença subiu para 14.817.

O Ministério da Saúde também atualizou para 218.223 os casos confirmados da doença. De ontem para hoje, foram 15.305 diagnósticos positivos — um novo recorde.


Porto Alegre emplaca mais de dois meses com apenas 21 óbitos por vírus chinês

O prefeito Marchezan Júnior vem sendo apontado como o gestor público de melhor desempenho entre os prefeitos de Capitais, tudo na questão da condução do combate ao vírus chinês. Porto Aletre é a Capital de mais baixo índice de letalidade do Brasil.

A foto é de Mauro Schaeffer, Correio do Povo, e está disponibilizada no Google.

Porto Alegre prossegue com números muito baixos de óbitos por vírus chinês, conforme pode ser examinado pelos dados apresentados abaixo pela secretaria municipal da Saúde:

▶ 794 casos confirmados
▶ 1.702 casos suspeitos
❌ 2.200 casos negativos
🔄 463 recuperados
▶ 21 óbitos

▶ 36 pacientes confirmados em UTI
▶ 24 pacientes suspeitos em UTI

Conceição recebeu, ontem, 540 mil EPIs

O Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, recebeu, ontem, 540 mil Equipamentos de Proteção Individual, EPIs, para proteger seu pessoal e os pacientes.

O material foi enviado pelo ministério da Saúde e custou R$ 1,3 milhão.

Latam demitiu 1.200 empregados

A Latam demitiu, ontem, 1.200 dos seus empregados.

RS terá outro dia sem chuvas, com céu azul, sol claro e muito frio

Porto Alegre, 8h30min, 12 graus

O Rio Grande do Sul abriu o sábado sob céu azul e sol claro.

Ainda haverá frio: a madrugada foi gelada.

De acordo com a MetSul Meteorologia, com a presença do sol, a temperatura subirá rapidamente, com tarde agradável. No entanto, voltará a esfriar muito ao entardecer.

Em Porto Alegre, o sol predominará ao longo do dia. Na Capital, a temperatura mínima foi de 9°C e a máxima chegará aos 22°C.

Prefeito de Uruguaiana acaba de ser infectado pelo vírus chinês

O prefeito de Uruguaiana, RS, Ronnie Peterson, 37 anos, está com vírus chinês.

Ele está sendo tratado em casa e despacha dali.

Nos últimos dias, Uruguaiana foi atingida por surto inesperado de vírus chinês, conforme informações recebidas pelo editor.

Câmara cassou o mandato do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, PDT

A Câmara de Vereadores de Farroupilha, RS, cassou o mandato do prefeito Claiton Gonçalves, PDT.

O pedido de impeachment foi protocolado pela OAB.

Ontem a noite a OAB mandou nota ao editor para comemorar o ato.

Bolsonaro falará esta noite em cadeia de rádio e TV

O presidente Jair Bolsonaro falará esta noite em cadeia nacional de rádio e de TV.

A fala será sobre o combate ao vírus chinês e a necessidade de reabrir as as atividades econômicas.

Será uma pressão direta sobre governadores  e prefeitos que insistem em medidas restritivas demais, o que não é o caso do governo do RS e dos prefeitos do Estado, mas de São Paulo, Rio e a maioria dos Estados do Nordeste e do Norte.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/