Servidores de Porto Alegre entrarão em greve na segunda-feira

Os servidores públicos municipais de Porto Alegre decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 7h de segunda-feira, 2 de junho.

. Eles querem reajuste de 20%.

. E garantiram manter os serviços essenciais. 

Demora de Cairolli em apoiar Sartori está ligada ao seu compromisso de apoiar Dilma, diz Eliseu Padilha

Muita gente não entendeu esta declaração do deputado Eliseu Padilha, o mais recente dilmista de carteirinha no PMDB:

- Cairolli é um homem de palavra. Está lutando para manter o compromisso nacional do seu Partido.

. A declaração de Eliseu Padilha é uma inconfidência sobre a demora do presidente do PSD em se definir por José Sartori, PMDB, porque ele quer liberação para defender a candidatura de Dilma dentro da chapa majoritária, algo que nem em sonho é negociável dentro do Partido.

. Se José Cairolli integrar a chapa majoritária peemedebista, terá que apoiar Eduardo Campos.

. Neste caso, a valer o que disse Padilha, ele não será mais um homem de palavra.

Aécio Neves é o convidado do Roda Viva desta segunda-feira

Em edição que vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República fala de corrida eleitoral e do seu plano de governo para o Brasil

Acabou o reinado do PT no maior fundo de previdência privado do Brasil, o Previ, do BB

Assim como ocorreu na Funcef, o PT sofreu uma derrota expressiva nas eleições de ontem para o conselho deliberativo da Previ, segundo informou esta tarde o jornalista Lauro Jardim na sua coluna Radar, www.veja.com.br 

. O PT dominou o Previ durante 14 anos, beneficiando seus dirigentes e fazendo jogo pesado em favor do Partido e dos governos Lula e Dilma. O Partido que disputava a eleição concentrado na chapa 4, perdeu uma eleição na Previ pela primeira vez em quatorze anos. Teve 22% dos votos. Ficou atrás da chapa 3, ligada a Valmir Camilo, ex-presidente da associação nacional de funcionários do Banco do Brasil. que conseguiu a preferência de 31% dos eleitores. Camilo sempre foi opositor da turma de Luiz Gushiken, que entrou em 2000 e reinou até ontem.

. São bilhões de reais em investimentos e benefícios, que agora escaparam ao controle do PT. 

Juremir diz que Correio do Povo, Rádio Guaíba, Zero Hora, Folha e O Globo ajudaram a dar o golpe de 64

Autor de livros como "Getúlio", o jornalista Juremir Machado da Silva apresenta sua nova obra: "1964 – Golpe Midiático-Civil-Militar", na qual afirma que o golpe não teria ocorrido sem os meios de comunicação. Todas as rádios, jornais como Correio do Povo, Rádio Guaíba, Zero Hora, Jornal do Comércio, Diário de Notícias, estes de Porto Alegre, mais a Folha, O Estadão, O Globo, Tribuna da Imprensa, Estado de Minas e Diários Associado contribuíram ativa e apaixonadamente para a eclosão do golpe e muitos deles para a sustentação da ditadura militar. 

. O jornalista e escritor falou em entrevista ao blog Café na Política, conforme áudio e imagem do link a seguir. 

. O programa  é transmitido pela TV Cidade Livre de Brasília – Canal 12 da NET -, às segundas, às sete da manhã, às quartas, às 19:30, e às quintas-feiras, às 13 horas).

CLIQUE AQUI para ver e ouvir. 

Gabinete Digital do governo Tarso difama Lasier Martins pelo Twitter

Governo Tarso usa dinheiro público para
promover baixarias contra Lasier.



Apenas 24h depois que o PT anunciou que substituirá a insípida candidatura da comunista Emilia Fernandes, colocando em seu lugar o ex-governador Olívio Dutra, o chamado Gabinete Digital do governo do RS, ligado diretamente ao gabinete do governador Tarso Genro, PT, publicou mensagem depreciativa contra o adversário do PT, o jornalista Lasier Martins, PDT, fazendo ironia contra um choque que ele sofreu durante uma das edições da Festa da Uva.

. O cacho da uva foi desenhado com a estampa de Olívio Dutra.

. Pior ainda: na esteira  da mensagem ilegal, adversa e cretina publicada na noite desta quarta-feira, o Gabinete Digital usou de palavras de baixo calão, próprias do pessoal da área, para atingir Lasier:

-  Teve gente que levou um 'cagaço' com o anúncio da candidatura do companheiro Olívio”. 


. Apanhado em flagrante delito, o  administrador da conta, no caso o governo Tarso Genro, alegou “erro no login”, pediu desculpas aos seguidores e removeu o tweet. Minutos depois, o vídeo no YouTube também foi deletado. 

. Nenhum dos bandoleiros digitais do governo do Estado foi punido. 

. A candidatura de Lasier Martins incomoda de modo extraordinário o PT e o governo. 

-  Esta não é a primeira vez que o Gabinete Digital se envolve em polêmica. No dia 1° de abril, a equipe publicou uma nota no Facebook dizendo que a estátua do ex-governador Leonel Brizola tinha sumido. O post era ilustrado com uma fotomontagem do pedestal, sem a estátua, mas tudo não passava de uma pegadinha. Em novembro, a imagem de Tarso também apareceu saltando entre as obras listadas na galeria do site do Gabinete Digital. Inicialmente, o Piratini confirmou que a brincadeira era uma ação do próprio governo, mas depois desmentiu a informação, alegando que o site havia sido invadido por hackers.

CLIQUE AQUI para examinar o video falsificado pelo Gabinete Digital.

Setor gráfico gaúcho passa por tensão inédita

O setor gráfico do RS passa por tensões inéditas.

Esta noite, vá num dos dois Bier Markt. Endereços em www.biermarkt.com.br Pelo 5o ano o melhor de Veja na categoria.

No segundo reajuste do ano, Corsan quer, agora, mais 11,5% pela água fornecida aos gaúchos

A Corsan, estatal estadual gaúcha da área de saneamento, pediu hoje à Agergs um aumento de tarifas de água até o valor de 11,5%.

. O índice é o dobro da inflação de um ano.

. É a segunda pedida de aumento feita pela Corsan este ano, que desta vez alega estar buscando reequilíbrio econômico-financeiro, depois de 5 anos de defasagem.

O governo do PT tenta a mudança de regime por decreto

Em editorial de hoje, o jornal "O Estado de S. Paulo" informa que a presidente Dilma Rousseff quer modificar o sistema brasileiro de governo. Leia o que sobre isto diz o jornal:

 Dilma desistiu da Assembleia Constituinte para a reforma política - ideia nascida de supetão ante as manifestações de junho passado e que felizmente nem chegou a sair do casulo - e agora tenta por decreto mudar a ordem constitucional. O Decreto 8.243, de 23 de maio de 2014, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), é um conjunto de barbaridades jurídicas, ainda que possa soar, numa leitura desatenta, como uma resposta aos difusos anseios das ruas. Na realidade é o mais puro oportunismo, aproveitando os ventos do momento para impor velhas pretensões do PT, sempre rejeitadas pela Nação, a respeito do que membros desse partido entendem que deva ser uma democracia.

. A fórmula não é muito original. O decreto cria um sistema para que a "sociedade civil" participe diretamente em "todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta", e também nas agências reguladoras, através de conselhos, comissões, conferências, ouvidorias, mesas de diálogo, etc. Tudo isso tem, segundo o decreto, o objetivo de "consolidar a participação social como método de governo". Ora, a participação social numa democracia representativa se dá através dos seus representantes no Congresso, legitimamente eleitos. O que se vê é que a companheira Dilma não concorda com o sistema representativo brasileiro, definido pela Assembleia Constituinte de 1988, e quer, por decreto, instituir outra fonte de poder: a "participação direta".

. Não se trata de um ato ingênuo, como se a Presidência da República tivesse descoberto uma nova forma de fazer democracia, mais aberta e menos "burocrática".

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Esta noite, vá num dos dois Bier Markt. Endereços em www.biermarkt.com.br Pelo 5o ano o melhor de Veja na categoria.

Joaquim Barbosa anuncia que esta saindo do STF


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, informou ontem a presidente Dilma, que irá se aposentar em junho deste ano, durante o recesso do judiciário. 

. A assessoria de imprensa do STF afirmou não ter sido informada da decisão de Barbosa. O mandato do magistrado na presidência do Supremo se encerraria em novembro próximo.

. Mesmo com a aposentadoria, Barbosa não poderá concorrer a algum cargo nas próximas eleições, já que o prazo para que ele deixasse a Corte para se candidatar se encerrou em 5 de abril.

Ministério do Trabalho tem novo superintendente no RS

O novo superintendente do ministério do Trabalho no RS será  Neviton Nornberg. Ele assume o cargo até então ocupado por Flávio Zacher.

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,40. Nos antigos
túneis da Brahma, shopping TOTAL. 

Assembléia devolverá o mandato a 40 deputados cassados pela ditadura militar

Restituir, mesmo que simbolicamente, os mandatos dos deputados cassados em razão do regime militar é o objetivo da proposição apresentada pelo deputado Adão Villaverde (PT), por meio do Projeto de Resolução 9 2014. Quarenta parlamentares e suplentes, legitimamente eleitos na época, devem ser homenageados com a aprovação da matéria.

. “Não restaura, mas resgata a memória desses parlamentares”, acredita Villaverde. 

Villaverde explica que a resolução não tem caráter patrimonial, indenizatório ou previdenciário. Não serão beneficiados os deputados Sereno Chaise, eleito prefeito de Porto Alegre à época, Carlos Lima Aveline e Marino Rodrigues dos Santos, que já tiveram seus mandatos restituídos por um projeto de autoria do deputado Raul Carrion (PC do B) e Ary Delgado, que não teve sua cassação motivada pelas razões dessa proposição.   

Serão homenageados os seguintes parlamentares:
• Álvaro Petracco da Cunha (PTB)
• Antônio Simão Visintainer (PTB
• Beno Orlando Burmann (PTB)
• Hélio Ricardo Carneiro da Fontoura (PTB)
• João Caruso Scuderi, Presidente do PTB
• José Lamaison Porto (PTB)
• Justino da Costa Quintana (PTB)
• Rubens Dario Porciúncula (PTB
• Seno Frederico Ludwig (PTB)
• Wilmar Corrêa Taborda (PTB)
• Wilson Vargas da Silveira (PTB)
• Cândido Norberto dos Santos (MTR)
• Flávio da Costa Franco (PTB)
• Her Agapito da Luz (PTB)
• José Teiltelrott (PTB)
• Ulisses Camara Villar (PTB)
• Osmar Lautenschleiger (MTR)
• Alberto Schroetter (ARS)
• Jorge Alberto Campezatto (ARS)
• Ottomar Ataliba Dillemburg (ARS)
• Edson Medeiros (ARS)
• Jair de Moura Calixto (ARS)
• Nelson Amorelli Vianna (ARS)
• Guilherme do Valle Tonnigues (ARS),
• Bruno Segalla (ARS)
• Fúlvio Petraco (ARS)
• Vicente Martins Real (ARS)
• Clovis Morais Rodrigues (MDB)
• Darcilio Ivo Giacomazzi (MDB)
• Darcy Von Hoonholtz (MDB)
• Flávio Antônio Lopes Ramos (MDB)
• João Brusa Netto (MDB)
• Lauro Hagemann (MDB)
• Moab Caldas (MDB)
• Mozart Bianchi Rocha (MDB)
• Pedro Gomes Nunes (MDB)
• Renato Souza (MDB)
• Rubem Machado Lang (MDB)
• Siegfried Emmanuel Heuser (MDB)
* Terezinha Gisela Irigaray Chaise (MDB

Esta noite, vá num dos dois Bier Markt. Endereços em www.biermarkt.com.br Pelo 5o ano o melhor de Veja na categoria.

Hospitais começam a bloquear leitos e serviços por conta dos jogos da Copa

Muitos hospitais já começaram a bloquear 20% das suas vagas por conta de possíveis internações em massa durante os jogos da Copa.

. Os leitos e macas são cada vez mais escassos.

. Perdem os naturais.

Unimed não quer saber de assumir como operadora da Fifa nos jogos de Porto Alegre

A Fifa não conseguiu convencer até agora a Unimed Porto Alegre para que ela assuma a responsabilidade pelas internações de pacientes de qualquer plano de saúde que necessitarem de serviços médicos e hospitalares durante os jogos da Copa.

. A maior preocupação é em relação aos estrangeiros.


. As operadoras de saúdem resistem muito, porque temem intervenções de grande porte e de grandes proporções, o que causaria rombos financeiros enormes no caixa de qualquer delas. 

Boatarias sobre vida pessoal de Aécio enervam mercados em SP.

A enorme boataria que desde o meio desta semana corre no mercado financeiro paulista é de que um dossiê devastador e de caráter pessoal sobre o senador Aécio Neves estaria na iminência de ser distribuído a qualquer momento.

. É a mesma história que levou uma repórter da RBS TV a questionar o candidato tucano em Porto Alegre, na Assembléia, perguntando algo sobre as difamações que circulam nas redes sociais sobre o consumo de drogas.

. Aécio respondeu de pronto:

- Isto parte de uma organização criminosa que se instalou na cibernética, obra de baixa política. Como não podem me chamar de ladrão, apelam para baixaria.

. Dois dias depois, segunda-feira, os advogados de Aécio identificaram os IPs dos computadores dos quais a quadrilha criminosa disparava suas mensagens, atacou-a judicialmente e ajuizou ações judiciais contra seus autores e a prefeitura petista de Guarulhos.

. O PT e sua candidata, Dilma Roussef, não terão pruridos no uso de armas heterodoxas para atacar Aécio.

CLIQUE na imagem a seguir para ouvir e ver o editor, cujo comentário tem o seguinte título: Boatarias sobre vida pessoal de Aécio enervam mercados em SP.

PIB dos Estados Unidos recua 1% no primeiro trimestre, diz New York Times

A economia americana  registrou recuo de 1% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013.

. A informação é do Departamento de Comércio e foi divulgada nesta quinta-feira.

. De acordo com o jornal The New York Times, trata-se do primeiro recuo em três anos do Produto Interno Bruto (PIB) americano no primeiro trimestre. O governo havia estimado anteriormente expansão do Produto Interno Bruto (PIB) a uma taxa de 0,1%. Não é incomum que o governo faça revisões nos números do PIB, já que não tem em mãos dados completos quando faz as estimativas iniciais. Economistas esperavam que a revisão mostrasse uma contração de 0,5% do PIB.

Hoje, quinta, ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
Nos túneis da antiga Brahma, shopping TOTAL.
Não há nada igual em Porto Alegre. 
www.famigliafacin.com.br

IGP-M, a inflação do aluguel, cai 0,13% em maio

Queda de preços no mercado atacadista ajudou a baixar o índice no mês, que caiu 0,13%, segundo FGV

A partir de hoje o nome da Bettanin é InBetta

Desde hoje o grupo gaúcho Bettanin, Canoas, pode ser chamado de inBetta. Isto inclui as seis empresas:  Betanin, Atlas, San Remno, Primafer, Ordene e SuperPro. O grupo tem 2.600 empregados e exporta para 50 países.

Novo site: www.inbetta.com.br

PP quer coligação na proporcional com PSDB e SDD, mas PSDB prefere aliança com SDD e PSD

O PP do RS gostaria de ir coligado com PSDB e SDD para as proporcionais (deputados), mas o PSDB gostaria de ir coligado apenas com SDD e PSD.

. Nas últimas eleições, forçado pelo PP, o PSDB coligou na proporcional para deputado Federal e com isto perdeu uma cadeira, a do deputado Claudio Diaz, que agora, paradoxalmente, é do PP e disputa nova vaga. Ele é primeiro suplente de Marchezan Júnior, que jamais concedeu-lhe um só dia de mandato.

Hoje, quinta, ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
Nos túneis da antiga Brahma, shopping TOTAL.
Não há nada igual em Porto Alegre. 
www.famigliafacin.com.br

Top of Mind RS: Oi é a marca mais lembrada em banda larga e telefonia fixa

A revista Amanhã publicou nesta quarta-feira, em Porto Alegre, sua lista das marcas Top of Mind 2014, estudo que aponta quais são as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos.

. A Oi foi vencedora nas categorias “banda larga” e "telefonia fixa". Este é o terceiro ano consecutivo que a Oi vence na categoria banda larga, a mais lembrada com 31,6%. Na categoria telefonia fixa, com 68,9%, a Oi já é a preferida há vários anos dos consumidores do Rio Grande do Sul.

. Já na categoria “telefonia móvel”, a Oi foi a empresa que mais cresceu na pesquisa (+ de 50%) nos últimos três anos, sendo que na região metropolitana de Porto Alegre já é a segunda colocada.

. Para continuar sendo lembrada como a melhor empresa desses segmentos a Oi investiu R$ 62 milhões no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2014, são mais de R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.

CLIQUE aqui para conferir todos os vencedores.

PSD não dá sinais claros sobre o que fará no RS

O PSD do RS nunca deixou de conversar com o PP de Ana Amélia Lemos. PMDB, PDT e candidatura própria também estão na mesa das negociações.

. Mas o que mais move o PSD gaúcho é a necessidade de eleger deputados.

. É por aí que sairá qualquer decisão de coligação.

Hoje, quinta, ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
Nos túneis da antiga Brahma, shopping TOTAL.
Não há nada igual em Porto Alegre. 
www.famigliafacin.com.br

Sindilojas de Porto Alegre faz workshop para explicar como lojistas não devem pagar o Difa

Com a recente recuperação da liminar da DIFA que isenta os lojistas associados ao Sindilojas Porto Alegre de pagarem o tributo sobre produtos adquiridos em outros Estados, o Sindicato vai promover um evento para esclarecer as dúvidas dos empresários. No workshop sobre DIFA, no dia 4 de junho, o Dr. Eduardo Plastina, advogado especialista em Direito Tributário.

. O workshop acontece das 8h30 às 10h no Centro de Capacitação do Sindilojas (Rua dos Andradas, 1234 - 9º andar). Inscrições são gratuitas para lojistas associados e podem ser feitas pelo telefone (51) 3025-8300 ou pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br até o dia 03 de junho. As vagas são limitadas.

Congelamento dos juros básicos em 11% é só manobra eleitoreira de Dilma

O empresário não diz com todas as letras o que fica evidente na leitura da decisão de ontem do BC, mas ao congelar os juros básicos em 11%, o governo tenta livrar a cara de discursos da oposição contra sua política econômica escapista e recessiva. 


O presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Fabio Arruda Mortara, o anúncio feito pelo Copom de manter em 11% a taxa de juros básicos, a Selic, é cortina de fumaça: não reverte a tendência já cristalizada de baixa produção industrial nem impacta a pressão inflacionária. Eis o que ele mandou dizer ao editor, esta manhã:

- Isto pode ser reflexo mais do medo de que um novo aperto monetário agrave o quadro de desaceleração do crescimento da economia  do que do fim da fantasia de que a medida basta para conter a inflação, principalmente em um cenário de gastos públicos elevados. Já está evidente que a inflação fechará o ano batendo (ou até superando) o teto de 6,5% e não se espera resultado melhor em 2015, para quando os interesses eleitorais prometem empurrar a inevitável recomposição dos preços de petróleo e energia elétrica. Significará aumento da pressão inflacionária e necessidade de arroxo monetário. O mercado sabe disso e já age segundo a lógica de que aumentos nos juros podem ser esperados para depois das eleições.

.  Segundo ele, porém, esse não é o único inibidor de investimentos no capital fixo: “As empresas receiam ampliar a capacidade produtiva por inúmeros motivos. Há o risco hídrico e energético, o último já pressionando os preços dos contratos de fornecimento no mercado livre; o atraso nas obras de infraestrutura e um ambiente externo ainda desfavorável às exportações. Somam-se aí, o mercado interno pressionado pelo alto endividamento das famílias e a persistente prática de concessão de benefícios segmentados, que favorecem algumas atividades, mas desequilibram o mercado e geram inseguranças tributárias e jurídica.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/