- A notícia a seguir foi passada aos leitores na terça-feira por esta página. A seguir, vão mais detalhes esclarecedores sobre o assunto. O material é do jornal Valor de hoje:
* Clipping Valor
Por Sérgio Ruck Bueno e Gustavo Brigatto | De Porto
Alegre e São Paulo
A J&F, holding controladora do frigorífico JBS e o
grupo de mídia gaúcho RBS anunciaram, ontem, um acordo envolvendo o Canal
Rural, com programação dedicada ao agronegócio. O Valor PRO, serviço de
informações em tempo real do Valor, apurou que o negócio foi fechado por R$ 40
milhões. O valor equivale ao investimento necessário para a construção de um
frigorífico de médio porte, com capacidade para abater mil cabeças por dia.A venda do Canal Rural começou a ser negociada há um ano,
disse ao Valor o presidente executivo do grupo de mídia RBS, Eduardo Sirotsky
Melzer. Segundo ele, a decisão de passar adiante o comando da emissora lançada
em novembro de 1996 foi tomada porque o grupo decidiu concentrar os
investimentos nas operações de televisão, rádio e jornal no Rio Grande do Sul e
em Santa Catarina, nas empresas digitais (de mídia, tecnologia, comércio
eletrônico e serviços móveis) e na educação executiva.
"O Canal Rural não fazia parte dessa
estratégia", disse o empresário. Sirotsky Melzer não revelou o valor da
operação, mas disse que o montante será pago à vista após aprovação pelo
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e será usado para bancar
investimentos do grupo.
Em 2012, a RBS teve receita bruta de R$ 1,38 bilhão, com
alta de 5% sobre 2011. A maior parte, cerca de 70%, veio da área de rádio, TV e
jornais. As empresas digitais, que contribuíram com 20%, apresentam a maior
taxa de expansão graças ao crescimento orgânico e à política de aquisições. A
HSM Educação respondeu por 10%. "Foi um ano sólido", disse o
empresário, que prevê alta de 12% neste ano.
- O Canal Rural é transmitido por satélite e pelas
operadoras Net, Sky, Claro TV, e pelas associadas à Neo TV. A emissora produz
conteúdo jornalístico especializado no agronegócio, transmite leilões de
animais, promove fóruns e seminários setoriais. Segundo a RBS, o Canal Rural é
uma operação rentável e teve receita de R$ 50 milhões em 2012.Em nota, a J&F afirmou que o Canal Rural é o meio de
comunicação com "maior alcance e audiência" no segmento, com
"aproximadamente 110 milhões de telespectadores potenciais". No
comunicado, o presidente da empresa, Joesley Batista, disse que emissora "irá
agregar muito para o nosso grupo, que já tem uma importante atuação no
agronegócio brasileiro".Segundo o presidente da RBS, com a venda do Canal Rural o
grupo vai ampliar a cobertura do setor de agronegócios nos seus demais meios de
comunicação.