Governador Zema, Minas, vai anunciar apoio a Bolsonaro

O  governador eleito em 1o turno de Minas, Romeu Zema, do Novo, disse para a CNN que confirmará a qualquer momento um movimento de amplo apoio a Bolsonaro.

Bolsonaro elegeu o senador por Minas e fortes bancadas federal e estadual.

Zema disse que impõe algumas condições para apoiar Bolsonaro, entre as quais o apoio dos 9 deputados estaduais eleitos pelo PL.

Bolsonaro perdeu a eleição em Minas, mas por poucos votos (48% a 43%). Minas tem o 2o maior eleitorado do Brasil, com 16,2 milhões de votos.O apoio de Zema, eleito com 68% dos votos no 1o turno, virará o resultado no 2o turno.

Moro também anuncia apoio a Bolsonaro

O ex-juiz Sérgio Moro, eleito senador pelo Paraná, teria telefonado para Bolsonaro, avisando que dará apoio a ele no 2o turno.

A informação é da coluna Radar, de Veja.

Nas suas redessociais, a jornalista gaúcha Karim Miskulim também confirmou a notícia.

Esta tarde, o procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, o deputado federal mais votado do Paraná, anunciou apoio a Bolsonaro.

"Pingos nos Is", agora, ao vivo, analisa os resultados das eleições de ontem no Brasil

 

"Votar no Lula é o mesmo que dizer que ele pode voltar a roubar", diz Fernão Lara Mesquita

 

RS concede a Bolsonaro o título da cidade mais bolsonarista do Brasil

Nova Pádua, RS, 2.500 eleitores, é de novo a cidade mais bolsonarista do Brasil.

O presidente levou 84% dos votos.

Eleito deputado mais votado do Paraná, Deltan Dallagnol abre apoio a Bolsonaro

Segundo deputado mais votado da história do Paraná, Deltan Dallagnol (Podemos) declarou apoio a Jair Bolsonaro no 2º turno. 

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o ex-procurador citou os fatores que motivaram sua decisão:

- Corruptos, vocês não vencerão. Eu agora vou fazer oposição à candidatura do Lula ou ao seu governo por sete razões: mensalão, petrolão, aumento da violência, saque às estatais, defesa da censura, apoio a ditaduras e a maior crise econômica da história. No segundo turno meu voto vai ser em Bolsonaro, contra Lula e o PT. Nós precisamos unir o centro e a direita no Congresso em torno do combate à corrupção.

No vídeo, o ex-procurador também disse que a Lava Jato “renasceu como uma fênix”, se referindo às vitórias de Sergio Moro (União Brasil), eleito senador pelo Paraná, e de Rosângela Moro (União Brasil), que conquistou uma vaga na Câmara por São Paulo.

Começou nova oportunidade para acabarmos com o Eixo do Mal

Recomendado - Alugue este apartamento de Gramado, RS. O complexo trem até shopping center.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

PSDB vai liberar seus eleirores. Eles poderão votar em Lula ou em Bolsonaro.

O PSDB reunirá amanhã a sua cúpula partidária e decidirá liberar seus eleitores para votar em Lula ou Bolsonaro.

Rede Globo insiste e anuncia nova pesquisa do Ipec para esta quarta-feira

Apesar dos monstruosos erros do 1o turno, todos relevados pela rede Globo, o Ipec, ex-Ibope, levou novo contrato e apresentará nesta quarta-feira a primeira pesquisas de votos para o 2o turno

Cineasta proíbe uso de seu material por parte da Brasil Paralelo

O cineasta Josias Teófilo informou que está desautorizando a Brasil Paralelo a usar o material audiovisual que ele produz. Segundo Teófilo, a razão é a participação de Henrique Viana, um dos sócios da produtora, em um jantar oferecido ao ex-presidente Lula, em São Paulo.

Segundo o cineasta, a ida de Viana é “um sinal de apoio e aproximação a essa altura da eleição”. “Peço que retirem do ar, imediatamente, os vídeos com fotos, trechos dos meus filmes, inclusive sem autorização prévia, e do depoimento que dei a eles”, comunicou Josias Teófilo, sobre a Brasil Paralelo.

IBGE: em dois meses, Censo entrevistou mais de 104 milhões de pessoas

 O editor foi recenseado esta manhã.

Desde o início da operação do Censo Demográfico 2022, em 1º de agosto, foram recenseadas 104.445.750 pessoas, em 36.567.808 domicílios no país. Destas, 42% estavam na Região Sudeste; 27% no Nordeste; 14,3% no Sul; 8,9% no Norte e 7,8% no Centro-Oeste. Até o momento, 48% da população recenseada eram homens e 52%, mulheres.

Este é o segundo balanço da coleta do Censo, divulgado hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inflação do IPC-S foi de 0,02% em setembro, diz FGV

 O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou inflação de 0,02% em setembro deste ano.

A alta de preços foi observada depois de duas quedas seguidas de preços: em julho (-1,19%) e em agosto (-0,57%).

CLIQUE AQUI para saber mais.

Sinduscon do RS revela novos valores do CUB (preços dos materiais de construção)

O Sinduscon-RS divulgou hoje o CUB/m² – Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção de setembro. Os materiais de construção que mais subiram em setembro último foram: Concreto fck=25 Mpe (6,06%), Placa de gesso (5,02%), Telha fibrocimento ondulada 6 mm (3,70%), Tubo de ferro galvanizado com costura Ø 2 1/2" (3,46%),  Emulsão asfáltica impermeabilizante (2,24%) e Cimento CP-32 II (1,35%). 

Entre os materiais que tiveram variação negativa, destacam-se : Chapa compensado plastificado 18mm (-3,76%) , Fechadura para porta Interna, em ferro, acabamento cromado (-2,86%),  Porta lisa p/pintura  (-2,48%), Bacia sanitária branca com caixa acoplada (-2,10%), Placa cerâmica (azulejo) 3Ocm x 4Ocm, PB II ( -1,92%) e Esquadria de correr tamanho 2,00 x 1 ,40m , em alumínio (-1,87%).

No acumulado do ano...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Taxa de desemprego despenca para 8,9%, a menor taxa desde 2015

A taxa de desemprego alcançou 8,9% no trimestre encerrado em agosto, o menor patamar desde 2015, em linha com o esperado. 

A informação passou despercebida em função das eleições.

Segundo estimativas de economistas como os do Bradesco, que esta manhã mandarm informes ao editor, descontando os efeitos sazonais e na métrica mensalizada, a taxa de desemprego recuou de 8,8% para 8,5%. A população ocupada atingiu 99 milhões de pessoas, o maior nível desde o início da PNAD Contínua, em 2012. Por fim, a massa de renda real efetiva alcançou R$ 276,7 bilhões no período.

Agora, ao vivo, análise das eleições "Boa Tarde, Brasil", com Júlio Ribeiro. Rádio Guaíba.

 

Veja como Moro e Dallagnol destruíram a organização criminosa liderada por Lula para corromper o Brasil

 - Trata-se da série O Mecanismo, em exibição na Netflix.

Opinião do editor - Trair Bolsonaro revelou-se um mau negócio

Alguns dos políticos mais conhecidos e que de uma forma ou de outra traíram o presidente Bolsonaro depois de eleitos, resultaram fragorosamente derrotados.

Os casos mais notáveis:

São Paulo
Joyce Hasselmann e Alexandre Frota, SP (Joyce tentou reeleger-se e Frota tentou a Assembleia, porque achava que não se reelegeria)
Irmãos Weintraub, também SP (ambos foram candidatos a deputado federal)
Janaína Paschoal, que tentou o Senado.

Mato Grosso do Sul
Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que disputou o Senado.Santa Catarina

Governador Carlos Moisés, que tentou a reeleição.

RS
Nereu Crispim, deputado federal, que tentou a reeleição e não levou.

Saiba quem se elegeu governador ou quem irá para o 2o turno

 CLIQUE AQUI, também, para saber em quais Estados venceram Lula e Bolsonaro.

A lista que consta do link a seguir, apresenta os nomes dos candidatos que disputaram as eleições para os governos estaduais e que se elegeram ou irão para o 2o turno.

A lista inclui os nomes dos Partidos.

CLIQUE AQUI para examinar.

"Levanta a cabeça, gente !", pede o Canal "Te Atualizei"

 

Veja quais foram as 5 notas e comentários mais procurados neste domingo

O Top5 (:as 5 notas ou comentários mais procurados pelos leitores) deste domingo, inclui dois comentários do editor no You Tube, no caso as intervenções feitas no sábado e no domingo. 

Veja a lista:

Depois de ouvir 11 mil eleitores em 1,3 mil municípios, esta pesquisa aponta vitória de Bolsonaro

Artigo, Bernardo Kuster - Cheiro de golpe no ar

Opinião do editor - Há mau cheiro na apuração dos votos para presidente da República

Saiba por que é preciso auditar de imediato estes suspeitos resultados da eleição para presidente da República (comentário no You Tube).

Vou dizer a vocês o que eu acho que vai acontecer neste 2 de outubro (comentário no You Tube).


Comentário do editor no You Tube, sábado, véspera da eleição, acumula 310 mil visualizações

O comentário que o editor incluiu no seu canal do You Tube no sábado, falando sobre os possíveis resultados das eleições do dia seguinte, domingo, acumula 310 mil visualizações até este momento, 11h.

Ele também registra 1.670 opiniões de quem viu o material.

São recordes do ano.

Neste domingo a noite, o editor analisou os resultados das urnas (veja mais abaixo).

O canal do You Tube do editor possui 165 mil inscrito e trata exclusivamente de política.

Mercado financeiro aposta em queda ainda maior da inflação e crescimento ainda maior do PIB

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,88% para 5,74% para este ano. É a 14ª redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje.

Taxa de juros
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano no patamar atual.

PIB e câmbio
As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano de 2,67% para 2,70%.

A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana se mantenha nesse mesmo patamar.

Mercado financeiro gostou do resultado. Bolsa, neste momento, opera em alta de 3% e dólar despenca 3%.

 A Bolsa opera neste momento em alta de 3%.

O dólar cai 3%.

Segundo o jornal Valor, o mercado financeiro ficou animado com o resultado do 1o turno, porque acha que qualquer dos dois candidatos que vencer, terá que adotar políticas públicas moderadas.

Dica do editor - Se você não votou no 1o turno, poderá votar no 2o sem problema algum

Aqueles que não votaram no primeiro turno têm direito de votar no segundo. Ou seja, o eleitor que deixou de votar ontem poderá votar no dia 30, desde que o título de eleitor esteja regularizado. Isso ocorre porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trata cada turno como uma eleição independente. Dessa forma, o eleitor poderá votar se estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral, ou seja, o título eleitoral não pode estar cancelado ou suspenso. O título é cancelado quando o eleitor falta às urnas por três eleições seguidas e não justifica a ausência nem paga a multa.

Bolsonaro apoiou 20 e elegeu 14 senadores; Lula apoiou 27 e elegeu 8

Ao lado, gráficos que representam os tamanhos das bancadas na Câmara e no Senado.

Bolsonaro, se vencer, terá maioria mais sólida, principalmente no Senado.

É isto.

O presidente Jair Bolsonaro  conseguiu eleger 14 senadores dos 20 candidatos que apoiou para a Casa.  

O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) puxou 8 nomes para o Senado. O petista apadrinhou 27 postulantes ao cargo. 

O PL ficará  com a maior bancada, com 13 senadores.

Dica do editor - O RS demonstrou, ontem, que é bolsonarista.

Elegeu:

Presidente
Jair Bolsonaro, PL (1o turno)

Governador
O ex-ministro Onyx Lorenzoni, 1o turno (PL)

Senador
Vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos, aliado do PL)

Deputado federal mais votado
Tenente-Coronel Luciano Zucco (Republicanos, aliado do PL)

Depurado estadual mais votado
Jornalista Gustavo Victorino (Repugblicanos, aliado do PL0

Lava Jato elege Moro (senador) e Dallagnol (deputado federal)

Os dois mais importantes protagonistas da Lava Jato, o ex-juiz Sérgio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol, lideraram as eleições das quais participaram:

- O ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) foi eleito neste domingo para ocupar uma cadeira no Senado Federal pelo estado do Paraná nos próximos oito anos. A mulher de Moro, Rosângela, elegeu-se deputada federal por São Paulo.

- Deltan Dallagnol foi o deputado federal mais votado.

A Lava Jato terá seus dois mais importantes líderes no Congresso.

Há em andamento uma ruptura histórica dentro das 4 linhas, diz Paulo Moura

 

Direita elege 273 deputados e esquerda fica com 138

O PL terá a maior bancada da Câmara em 2023. Com 99 deputados eleitos no pleito de domingo, o aumento foi de 23 congressistas em relação à bancada atual. O União Brasil e o PP fizeram 59 e 47 cadeiras, respectivamente. O PSD, de Gilberto Kassab, conquistou 42 vagas. 

Ao todo, partidos do Centrão ou de centro-direita ficaram com 273 deputados. 

Por outro lado, o PT e os partidos à esquerda conseguiram 138 cadeiras. A federação do partido de Lula conseguiu eleger 79 deputados, uma alta de 3 cadeiras em comparação com a soma que tinham PT, PC do B e PV antes. Outros partidos da coligação de 10 legendas que apoiam o petista, somados com o PDT, obtiveram 59 vagas. 

A base de esquerda será de 138 deputados.

25% dos 156 milhões de eleitores não foram votar (21%) ou votaram em branco e nulo (4%)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que entre os 80% dos eleitores que compareceram às urnas foi registrado um número de 4,20% de votos brancos e nulos. Nas eleições de 2018, o índice foi 8,8%. 

O índice de abstenção ficou em 20,89% e ficou na média de pleitos anteriores, que costuma ficar em torno de 20%. 

Bolsonaro apoiou 16 governadores eleitos ou em vantagem para o 2o turno. Lula, ajudou 14.

Bolsonaro apoiou 16 nomes já eleitos ou que disputarão o segundo turno ao cargo de governador, mas quatro dos 5 deles são dos maiores colégio eleitorais do País: SP, Rio, Paraná, RS. O de Minas é do Novo, não apoiou Bolsonaro, mas concederá este apoio no 2o turno.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajudou 14 nomes.

Dos 14 governadores já eleitos neste primeiro turno, seis são afilhados políticos de Bolsonaro, cinco são ligados ao ex-presidente Lula e três buscam se desvincular de ambos os nomes, mostram dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Afilhados de Bolsonaro também estão mais presentes entre quem tentará a vitória no segundo turno. Dos 26 candidatos a governador que concorrerão no fim de outubro, 10 são ligados ao atual presidente, nove são apadrinhados por Lula e sete se desvinculam de ambos

RS terá dia de sol e temperatura muito agradável

 O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas algumas regiões amanheceram sob nuvens ou neblina forte, como é o caso da Capital.

 Entre a madrugada e de manhã muitas nuvens baixas cobrem o Centro e o Leste gaúcho com chance até de nevoeiro e chuvisco em alguns pontos, mas depois a nebulosidade diminui e o sol predomina.No Oeste e no Noroeste, tempo muito aberto desde cedo com céu claro na maioria das cidades. 

O dia começou frio, mas, com a presença do sol, aqueceerá rapidamente. Com isso, a tarde desta segunda será muito agradável.

Dica do editor - Sine de Porto Alegre oferece 1,3 mil vagas de empregos

 O mês de outubro começa com 1.297 vagas disponíveis no Sine Municipal. Para participar do processo de seleção é preciso retirar a carta de encaminhamento na unidade da av. Sepúlveda, s/nº (esquina com Mauá - Centro Histórico), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CLIQUE AQUI para saber quais são as vagas disponíveis.

Vacinação contra covid-19, gripe e pólio é retomada em Porto Alegre

Foto de Cristine Rochol, PMPA.

A Secretaria Municipal de Saúde retoma nesta segunda-feira, 3, a aplicação da primeira dose contra Covid-19.

Adultos - A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia (até as 16h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza).

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, shoppings João Pessoa e Lindoia.

Pólio - A vacinação contra a pólio ocorre nas 123 unidades de saúde.

Estes são os candidatos que se elegeram deputados estaduais no RS

A renovação foi de 49%.

O jornalista Gustavo Victorino, Rede Pampa, que também é advogado, foi o deputado estadual mais votado no RS, com 111.920 votos. Ele fez dobradinha com o mais votado para a Câmara, o tenente-coronel Luciano Zucco, que também ajudou a eleger o irmão, o delegado Zucco.

Veja a lista dos que venceram, além de Victorino:

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Zucco foi o mais votado para a Câmara. Veja a lista dos que foram eleitos no RS.

O Republicanos elegeu quatro deputados federais e o  tenente Coronel Zucco (Republicanos), foi o mais votado do RS (foto ao lado).

Marcel Van Hattem (Novo), foi o segundo mais votado.

Além deles, foram eleitos: Paulo Pimenta (PT)/ Fernanda Melchionna (PSOL)/ Giovani Cherini (PL)/ Maria do Rosário (PT)/ Mauricio Marcon (Podemos)/ Bohn Gass (PT)/ Marcon (PT)/ Alceu Moreira (MDB)/ Lucas Redecker (PSDB)/ Any Ortiz (Cidadania)/ Pedro Westphalen (PP)/ Covatti Filho (PP)/ Afonso Hamm (PP)/ Osmar Terra (MDB)/ Carlos Gomes (Republicanos)/ Pompeo de Mattos (PDT)/ Márcio Biolchi (MDB)/ Danrlei de Deus (PSD)/ Alexandre Lindenmayer (PT)/ Daiana Santos (PC do B)/ Sanderson (PL)/ Marlon Santos (PL)/ Marcelo Moraes (PL)/ Heitor Schuch (PSB)/ Daniel da TV (PSDB)/ Afonso Motta (PDT)/ Luiz Carlos Busato (União Brasil)/ Denise Pessôa (PT)/ Franciane Bayer (Republicanos).

CLIQUE AQUI para saber o tamanho de cada bancada.

Onyx vence com folga no 1o turno e contraria previsões da RBS. Segundo turno será contra Eduardo Leite.

Por muito pouco o candidato do PT, Edegar Pretto, deixou de ir para o segundo turno. Eduardo Leite venceu-o por 3 mil votos apenas: Leite, 1.702.761 votos; Edegar Pretto, 1.700.270 votos.

No Rio Grande do Sul haverá segundo turno para as eleições ao governo do estado. Com 100% das urnas apuradas, o candidatos Onyx Lorenzoni (PL) obteve 37,50% dos votos válidos e o governador Eduardo Leite ficou em segundo lugar, com 26,81% dos votos válidos.  

O resultado contrariou todas as pesquisas de intenções de votos, com ênfase para as pesquisas do Ipec, contratado pela RBS, que passu o tempo todo apontando amplo favoritismo de Eduardo Leite.

Ipec e RBS erraram também nos resultados que vinham apresentando para o Senado, apostando em Olívio Dutra e Ana Amélia, contra Mourão, que se elegeu.


Veja como Bolsonaro reagiu aos resultados da eleição deste domingo

Após a definição de um segundo turno, dia 30, entre Lula (PT), 48,39% dos votos válidos, e Jair Bolsonaro, com 43,23%, os dois candidatos à Presidência da República falaram com a imprensa na noite de hoje (2). Lula fez um breve pronunciamento em São Paulo enquanto Bolsonaro falou na entrada do Palácio da Alvorada, em Brasília. Nenhum dos dois festejou os resultados, mas Lula apareceu sorridente e Bolsonaro concedeu coletiva bastante sério. Veja a fala do presidente:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/