Dica do editor - Conheça esta descoberta científica sobre a morte dos neurônios no âmbito da doença de Alzheimer

 Cientistas do Reino Unido e da Bélgica acreditam ter finalmente entendido como as células cerebrais morrem na doença de Alzheimer. Há décadas, este é um mistério e fonte de intenso debate científico. As descobertas foram descritas como “interessantes” e “excitantes”, pois abrem caminho para novas ideias para o tratamento da doença.

Em artigo publicado na revista Science, a equipe associou as proteínas anormais que se acumulam no cérebro com a “necroptose” – uma forma de suicídio celular.

CLIQUE AQUI para saber mais (o material é do G1 de hoje, sábado).

No seu novo world tour, Lula da Silva fala mais abobrinhas, desta vez em Havana

Nas redes sociais, os constantes tours de Lula da Silva já são ironizados através de memes.

Lula da Silva cobrou neste sábado, condenou o embargo dos Estados Unidos sobre Cuba.

Ele está em Havana.

E disse que o apoio financeiro de países ricos precisam custear a transição energética sustentável e o pagar a “dívida histórica” das nações desenvolvidas com o aquecimento global. 

Lula da Silva  deu a declaração durante reunião da cúpula de líderes do G77, com a participação da China como convidada, em Havana, capital de Cuba. “O princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, permanecem válidos. É por isso que o financiamento climático tem que ser assegurado a todos os países em desenvolvimento segundo suas necessidades e prioridades”.

Depois de Havana, o líder lulopetista irá para Nova Iorque.

No orçamento do ano que vem, não há dinheiro para quem sofreu com as águas, diz o deputado Rodrigo Lorenzoni

O deputado Rodrigo Lorenzoni mandou dizer ao editor que o governo Eduardo Leite não prevê investimentos nos municípios que sofreram com as enchentes no orçamento do Estado para 2024. O que explica o parlamentar: "Diz o governo que documento já estava "praticamente pronto" quando o desastre aconteceu. A morosidade e a inabilidade de lidar com situações adversas, que fogem do padrão, demonstram mais uma faceta dá má gestão do governo estadual". Veja o vídeo que o editor recebeu pelo Whats 51.999435.9810:

Alexandre Garcia atende AGU e lê direito de resposta sobre cheias do Taquari-Antas

O jornalista leu, ontem, o direito de resposta do governo lulopetista. Foi no programa Oeste sem Filtro. Veja:

Saiba o que houve com a cara de Dallagnol

O ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol surpreendeu seus seguidores nas redes sociais ao aparecer com o rosto "avariado", segundo explicação que ele mesmo deu. 

Acontece que Dallagnol levou um tombo de bicicleta em Curitiba, onde mora. Ele estava levando sua filha até a escola. 

O acidente ocorreu no mesmo dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para manter a cassação de seu mandato na Câmara dos Deputados.

Nas redes sociais lulopetistas, a versão é de que espancaram o ex-procurador.

UOL, Secom e Janja dizem que não eram canetas, mas lápis. E que Lula da Silva não é ladrão.

O UOL, que é da Folha, acionou seu serviço de checagem e constatou que é falso um vídeo que circula nas redes sociais, sugerindo que Lula teria furtado canetas no encerramento da 18ª edição do G20, em Nova Délhi, na Índia.

As imagens mostram Lula embolsando as canetas (lápis, segundo Janja e Secom), uma lembrança do evento, segundo a versão oficial. O vídeo viralizou por causa dos antecedentes do líder lulopetista.

Diz o UOL que o ídeo mostra, na realidade, Lula entregando à primeira-dama alguns lápis de madeira. A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) informou, em nota, que os objetos que estavam na mesa, que foram utilizados por ele, eram de uso particular do líder brasileiro, na verdade uma recordação do evento.

O valor, segundo Janja, Secom e UOL, é apenas estimativo e o conjunto não precisa ser devolvido ao patrimônio da União.

Antonio Cabrera, ex-ministro da Agricultura, visita Belarus, a última ditadura da Europa. Ele fala sobre o direito de propriedade.

 Neste novo vídeo, Antonio Cabrera demonstra na prática de que modo a falta do direito de propriedade sustenta a ditadura e, portanto, a inexistência de liberdade em Belarus. O editor recebeu o vídeo pelo seu Whats 51.99945.9810 e disponibilizou-o no seu próprio Canal do You Tube.

Desembargador que confrontou A. de Moraes pede orações ao Brasil

 Este material é da Folha Política.

Publicidade - Há vagas para o feriadão do dia 20 no RS. Alugue, hoje, por temporada: Gramado, RS. Conheça o apartamento.

Este é o edifício.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Vá até o site.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.
Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS.

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Memória - "Perdeu, mané", diz Barroso ao cidadão que o confronta em Nova Iorque.

Miocroentrevista, Joel Cândido - O Poder Judiciário está inexoravelmente desenganado

MICROENTREVISTA
Joel Cândido, advogado, RS.

O livro ao lado é uma das obras do dr. Joel Cândido.

Os julgamentos desta semana no âmbito do STF, causaram perplexidade. Por que razão ?
Julgamentos ideológicos ou com ódio levam a equívocos grosseiros de tipicidade penal. 

A tipificação de crimes desconexos, resultaram em condenações exageradas
Erros não corrigidos na exata identificação dos tipos penais conduzem a penas hilárias quando não de extermínio. 

O que está acontecendo com o Poder Judiciário do Brasil ?
Esse triste conjunto de que trata a Sociologia Jurídica, nos revela que o Poder Judiciário está moribundo ou já inexoravelmente desenganado.

STF manda Justiça de Brasília abrir os autos do processo iniciado contra Renan Bolsonaro

O ministro Nunes Marques, do STF, garantiu à defesa de Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o direito de acesso aos autos de investigação da qual foi alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos em Brasília e em Balneário Camboriú (SC) em 24 de agosto. 

Os advogados de Renan relataram que a solicitação de acesso foi feita no mesmo dia em que os mandados foram cumpridos. A pretensão foi negada pela 5ª Vara Criminal de Brasília.

CLIQUE AQUI para examinar os fundamentos da decisão do ministro.

Publicidade - Neste sábado, programe-se com seu pessoal e vá ao Bier Markt, Porto Alegre. E reserve happy hours para a semana que vem.

Vale a pena usar o WhatsApp e agendar o seu dia e a sua hora para combinar seu happy hour. O Bier Markt aceita reservas para happy hour.

Abre as 17h.

Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para: Happy hours/ Aniversários/ Casamento/ Formatura/Encontro de amigos.

Whats
993882401
993887265. 

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento

Dica do editor - Reserve para esta noite "O oficial e o espião" (o caso Dreyfus) de Roman Polansky.

 CLIQUE AQUI para saber mais sobre o filme. O editor viu ontem a noite e recomenda.

Esta entrevista de Milei a Tucker Carlson bateu todos os recordes do X. Foi esta semana. Veja o vídeo.

Está tudo em espanhol. Ainda não há versão em português. Javier Milei, o candidato de direita que provavelmente vencerá as eleições presidenciais de outubro, detona Lula da Silva e seus aliados comunistas.  

Opinião do Editor - Os Mantovani viraram vítimas do aparato sedicioso do Eixo do Mal

Roberto Mantovani e a mulher, submetidos a vexames e insultos públicos, querem que Moraes se explique.

No dia 14 de julho, o ministro Alexandre de Moraes denunciou ter sido hostilizado pela família Mantovani no aeroporto de Roma, o que provocou reação imediata da presidente do STF, Rosa Weber, que mandou a Polícia Federal ir para cima dos acusados.

A família negou tudo, entregou seu próprio vídeo do incidente e aguardou pelo vídeo do aeroporto, que chegou há duas semanas.

Apesar de pedidos reiterados do advogado dos Mantovani, a Polícia Federal, Moraes, a PGR e o STF não mostram nada.

E a mídia alinhada não cobra nada.

Os Mantovani, investigados, chamados a depor na PF, sujeitos a buscas e apreensões, difamados por acusações não comprovadas até agora, transformam-se em vítimas do aparato sedicioso do Eixo do Mal.

Artigo, Valterlucio Bessa Campelo - A maior das virtudes do advogado é a coragem (Ruy Barbosa)

Este artigo e a ilustração estão no Blog do Puggina.

 Esta semana foi pródiga em fatos que demonstram o horror de viver sob regimes tangentes à democracia. A lista é extensa. Tivemos, assim, por cima: as estrepolias do Lula da Silva e da Janja em viagem à Índia; o menosprezo do presidente à tragédia gaúcha; as declarações horrorosas e mal remendadas em favor de Putin; os mentidos e desmentidos dos ministros Dino (Justiça) e do Toffoli (STF) em relação aos documentos da ODEBRECHT; as acusações de que agentes do governo na CPMI de 8 de janeiro combinam depoimentos com inquiridos; as novas incursões do STF na seara parlamentar do Congresso Nacional visando a normalizar o aborto, precarizar a propriedade privada e financiar sindicatos; a compra pelo governo de apoio com novos e desnecessários ministérios, cargos e emendas parlamentares.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Opinião - Saiba por que Lula pode ficar com as joias de luxo e Bolsonaro não pode, por Paulo Capelli

 O jornalista Paulo Capelli, site Metrópoles, tenta explicar por que razão Lula da Silva pode ficar com as joias que ganhou quando era presidente, mas Bolsonaro não pode. Escreve o jornalista: "O Tribunal de Contas da União (TCU) não investigará Lula por ficar com presentes de luxo recebidos em seu primeiro mandato na presidência da República, como relógios suíços e um cordão de ouro branco. O motivo? Sorte".

CLIQUE AQUI para entender - ou não entender.

Ex-chanceler Ernesto Araújo desmascara Lula da Silva no caso do Tribunal Penal internacional. Veja o vídeo.

 Este material é da Folha Política.

Polícia prende traficante que vendia cocaína no estacionamento do STF

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, nesta sexta-feira um eletricista que prestava serviços para o Supremo Tribunal Federal (STF) e vendia cocaína no estacionamento do prédio da Corte em Brasília.

O traficante, de 36 anos, foi preso em casa, em Águas Lindas de Goiás, cidade do entorno do Distrito Federal, que fica a 55 quilômetros do STF.

Ele vendia drogas nos estacionamentos do STF, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Câmara dos Deputados.

Evento do STF quer a volta do diploma de jornalista

Foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil. A foto não é do evento de ontem e é usada aqui como mera ilustração.

A formação adequada para o exercício do jornalismo profissional é requisito básico para que a veiculação de informações de qualidade ajude no combate à desinformação promovida pelas fake news. Nesse sentido, especialistas defendem que o Supremo Tribunal Federal (STF) reveja a decisão, tomada em 2009, de retirar a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão.

Esta é uma das conclusões do painel Jornalismo e agências de checagem na defesa da democracia, do seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, promovido pelo STF em parceria com universidades públicas.

O evento do STF, combinado com discurso único dos participantes, terminou ontem.

RS terá sábado de verão. Temperatura irá a 30o em Porto Alegre.

RS, 9h - Porto Alegre, Anta Gorda, Gramado e Uruguaiana, 13o/ Xangri-Lá, 16o

Este sábado será dia de verão no Rio Grande do Sul, registrando temperaturas de até 30°C em muitas regiões.

Conforme a MetSul, ar mais quente começa a ingressar no Estado no transcorrer das horas. As temperaturas mais altas tendem a ser registradas no Oeste, Noroeste, Centro, Vales e na Grande Porto Alegre. 

Em Porto Alegre, a temperatura máxima será de 30°C. 

Dica do editor - El Niño ainda causará muitos danos até novembro

 O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, alerta que o El Niño ainda não atingiu a intensidade máxima e não descarta que situações similares como o ciclone registrado na semana passada no Rio Grande do Sul possam se repetir nos próximos meses. A previsão é de chuvas acima da média para o Sul do Brasil, pelo menos até novembro. O fenômeno ocasionou a tragédia das águas no RS. Choveu em 5 dias o dobro do historicamente registrado para todo o mês de setembro.

Um dos efeitos do El Niño no padrão climático regional para a América do Sul é o aumento das chuvas no Sul do Brasil e de seca nas regiões Norte e Nordeste. 

MP do RS atende Eduardo Leite e abre processo contra Jean Wyllis

Em resposta às injúrias, Leite chamou Wyllis de ignorante e abriu processo contra ele.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre, denunciou o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) pelo crime de injúria cometido contra o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).

Em julho, Wyllis disse que Leite "um gay com homofobia internalizada".

A injúria custou ao ex-deputado o cargo que ele teria na Secom, governo Lula da Silva.

Leite não quis falar, mas Jean Wyllis voltou a insultar o governador, embora por via oblíqua, conforme demonstra o texto ao lado, no caso uma resposta a pedido de entrevista feito por um jornalista.

O ex-deputado disse que não tem tempo para "mau-caratismo", numa referência indireta ao episódio.

O processo correrá todo ele em Porto Alegre.

Eduardo Leite pede a condenação e uma indenização.


Lula da Silva já está em Havana. Além da Cúpula G77+China, agenda inclui caso do calote de Cuba.

 Na sua 21a. viagem internacional desde que tomou posse,  Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (15) em Havana, capital cubana, onde irá participar da cúpula do G77+China, grupo que reúne 134 países em desenvolvimento além da China.

Depois da cúpula, ele viajará para Nova Iorque, onde participará da Assembleia Geral da ONU.

Ontem, o principal tema relacionado com a viagem a Cuba, foi o pedido do governo comunista sobre a dívida que ele tem com o BNDES e que alega não poder pagar. Cuba deve e não paga ao Brasil empréstimos de US$ 577 milhões.

CLIQUE AQUI para saber o que é o G77.

Com a morte de dona Elba, número de óbitos pela tragédia das águas subiu para 49

A morte contabilizada ontem refere-se a uma idosa do município de Roca Sales que estava hospitalizada e faleceu.De acordo com familiares, Elma Clara de Souza tinha insuficiência renal e o caso foi agravado por um quadro de hipotermia. Aposentada estava internada no Hospital São Camilo, em Encantado, e havia expectativa de que ela recebesse alta.Dona Elma ficou agarrada durante 9 horas num parreiral de Roca Sales e foi salva das águas.

As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 48 mortes no Rio Grande do Su, uma a mais do que no dia anterior.

9 pessoas continuam desaparecidas.

Multidão aplaude Bolsonaro na sua saída do hospital Nova Star, São Paulo. Foi ontem.

 Este material é do UOL, site da Folha de S. Paulo, inimigo jurado de Bolsonaro.

Agora, 4h da madrugada, "Acorda Brasil", com Alfredo Bessowe. Tudo sobre a viagem de Lula a Cuba.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/